• Nenhum resultado encontrado

Unidade “Concepções de futuros professores de Matemática sobre ensino e

3 METODOLOGIA DA PESQUISA

3.6 Procedimentos adotados nas unidades de análise

3.6.2 Unidade “Concepções de futuros professores de Matemática sobre ensino e

O foco desta unidade são as concepções sobre ensino e aprendizagem com TDIC dos licenciandos, partindo-se do pressuposto que comportam indícios da formação para o uso das tecnologias vivenciada por esses sujeitos no curso. Os dados aqui analisados são oriundos do questionário. Foram coletados pelas perguntas abaixo explicitadas.

− Sobre o uso de tecnologias na escola, o que você pensava no início do curso e o que pensa hoje?

124 Com base em Gil (2011), considera-se que a simples manipulação dos planos de ensino com finalidade de confirmação ou refutação de inferências não configura análise documental, porque não investiga de modo aprofundado o conteúdo dos mesmos.

− Quando for professor, pretende utilizar tecnologias em suas aulas? Se você assinalou “sim”, responda com que frequência, de que modo e para que?

− Você se sente seguro para ensinar matemática usando o computador? Justifique sua resposta.

− Você utiliza recursos tecnológicos como computador e Internet nas atividades acadêmicas que desenvolve na universidade?

Cite os softwares que conhece para ensinar matemática na escola básica. Há algo que um professor de matemática deva avaliar em um software que pretende usar no ensino fundamental ou médio? Se você respondeu “sim”, indique o que deve ser avaliado. − Ao utilizar o computador e a Internet para planejamento e preparo de suas aulas, o

professor está fazendo uso pedagógico das tecnologias? Justifique sua resposta.

− Você concorda com a afirmação: “o uso de tecnologias está voltado mais à aprendizagem do que ao ensino”? Justifique sua resposta.

− Pense em uma aula de Matemática a ser desenvolvida no Ensino Fundamental ou Médio, na qual você, como professor, trabalharia determinado conteúdo com os seus alunos utilizando tecnologias. Em seguida, escreva o que pensou, explicitando: nível em que ocorreria (se Fundamental ou Médio); conteúdo matemático; objetivo(s), desenvolvimento (como começaria, desenvolveria e concluiria), avaliação (como avaliaria), seu papel na aula.

Os dados são analisados separadamente, de modo que cada seção privilegia uma pergunta, sendo “cruzados” na última (sétima, acima indicada). Em relação a esse procedimento, cabe observar que, analisados isoladamente, permitiram inferências que não seriam obtidas, por exemplo, pelo “contraste” entre eles, no final. Constatou-se a importância de analisar os mesmos dados de dois modos distintos.

Os apêndices M e N permitem vislumbrar o tratamento conferido aos dados relativos às concepções dos alunos do CM2 e do CM1, respectivamente.

3.6.3 Unidade “Concepções de professores e coordenadores de curso de Licenciatura em Matemática sobre ensino com TDIC”

As concepções são também o objeto de análise desta última unidade, porém aqui os sujeitos são professores formadores e coordenadores. Ao investigá-las, pressupõe-se que, assim como as práticas informam concepções subjacentes, ainda que declaradas, essas, por sua vez, contêm indícios da formação vivenciada pelos sujeitos no curso de licenciatura.

O corpus analisado é constituído por dados da entrevista com os professores e as coordenadoras. As perguntas que o originaram encontram-se a seguir, iniciando pelas pertinentes aos professores.

− O(a) senhor(a) se sente preparado(a) para ensinar com tecnologias? Por quê?

− Com base em sua experiência de professor do Ensino Superior, poderia nos dar a sua opinião sobre o que é ensinar usando tecnologias?

− Na sua opinião, o que um professor do Ensino Fundamental ou Médio precisa saber para ensinar Matemática com tecnologias?

− No meio educacional, algumas pessoas não estão convencidas de que tecnologias, como o computador, possam trazer algum benefício ao processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares. O que o(a) senhor(a) pensa a respeito?

− Disciplinas como a que ministrou teriam contribuições a dar à formação para o uso das tecnologias?

Também constituem o corpus as respostas fornecidas pelas coordenadoras às perguntas a seguir.

− A senhora acredita que as tecnologias possam transformar o ensino? − Na aula, quem faz uso das tecnologias, o aluno ou o professor? − Numa aula com tecnologias, qual o papel do professor?

− Poderia descrever brevemente uma experiência bem sucedida de uso de tecnologia por um dos professores do curso, informando o nome da disciplina?

− É possível afirmar que toda prática pedagógica que inclui tecnologia é inovadora? O que torna uma prática inovadora?

Em seu conjunto, tais perguntas são relevantes à análise do objeto privilegiado nesta unidade, uma vez que indagam os sujeitos, indiretamente, sobre o que pensam acerca de assuntos relacionados ao objeto investigado. Em todas, busca-se evidenciar se, ao tratar do assunto, o professor ou a coordenadora fornece indício de suas concepções sobre ensino com TDIC no curso e quais são elas. Para tanto, focaliza-se o papel que atribuem às tecnologias, ao professor e ao aluno, tomando-se esses papéis como indícios da abordagem pedagógica, e o que dizem sobre a presença e o uso das tecnologias no ensino como indício da abertura.

O tratamento dos dados está disponível nos apêndices O e P, intitulados “Mapeamento das concepções encontradas no corpus fornecido pelos professores e coordenadoras” do CM2 e do CM1, respectivamente.

3.6.4 Unidade “Situações de aprendizagem envolvendo TDIC presentes na formação dos futuros professores”

Os dados analisados nesta unidade são oriundos do questionário e das entrevistas. As perguntas que constituem o corpus encontram-se no apêndice Q, organizadas do seguinte modo: perguntas por instrumento e perguntas por categoria/objeto de análise. Não são aqui indicadas, a exemplo do que é feito na primeira unidade, pela extensão do corpus e pela necessidade de um espaço diferenciado na página (configuração no modo paisagem) para a organização do contingente, pela qual se pretendeu para facilitar a visualização.

No referido apêndice, as perguntas por instrumento estão organizadas em: questionário; entrevista com professor; entrevista com coordenador de um curso e de outro, separadamente e em conjunto. Já as perguntas por categoria/objeto, encontram-se distribuídas em:

− Aprender sobre o uso de tecnologias; − Aprender com o uso de tecnologias; − Aprender a ensinar com tecnologias; − Ensinar com tecnologias;

− Infraestrutura e formação do professor universitário para uso das tecnologias no curso; − Intencionalidade da formação para o uso das TDIC nas disciplinas do curso.

Essa organização contempla as categorias eleitas para a unidade (quatro primeiros itens) e elementos que contribuem para melhor interpretar as situações analisadas (dois últimos).