• Nenhum resultado encontrado

A Universidade Federal de Santa Catarina no ano 2000

Esta universidade tem como missão:

... produzir, sistematizar e socializar o saber filosófico, científico, artístico e tecnológico, ampliando e aprofundando a formação do ser

humano para o exercício profissional, a reflexão crítica, a solidariedade nacional e internacional, na perspectiva da construção de uma sociedade justa e democrática e na defesa da qualidade da vida (UFSC, Planejamento Institucional 2000/2004, p.7).

Com sede em Florianópolis, capital do Estado, a UFSC foi criada em 1960 pela Lei nº 3.849, de 18 de dezembro de 1960, e oficialmente instalada em 12 de março de 1962. A sua constituição como Universidade deu-se pela reunião das Faculdades de Direito, Medicina, Farmácia, Odontologia, Filosofia, Ciências Econômicas, Serviço Social e Escola de Engenharia Industrial. Dessas, a única pública federal era a Faculdade de Direito, as demais eram de natureza privada.

A idealização dessa Universidade foi do articulador e diplomata, João David Ferreira Lima, nomeado primeiro Reitor, que conduziu sua institucionalização e consolidação no período 1961 a 1972. Na visão de alguns entrevistados, o prof. Ferreira Lima foi um verdadeiro líder, cuja visão empreendedora pode ser percebida a partir da idéia de criação de uma universidade federal, no momento em que a sociedade catarinense discutia a criação de uma universidade estadual: antevendo dificuldades intransponíveis em assegurar a dotação de recursos pelo Governo, o prof. Ferreira Lima articulou a classe política, inclusive unindo as forças divergentes em torno da consolidação de uma universidade federal (SILVIO COELHO20, ENTREVISTA, 29.8.2001).

A construção do campus Universitário foi iniciada em 1961, em terreno doado à União pelo Governo do Estado, numa área de um milhão de metros quadrados. Atualmente a UFSC dispõe de 588.287 m2 de área edificada na sede do campus e de mais 266.940 fora dele, em espaços físicos que totalizam 17.058.143 m2. O

campus transformou-se em uma cidade universitária com ampla infra-estrutura, onde

estão concentradas as atividades acadêmicas, científicas e administrativas e as dependências das atividades acadêmicas, como: salas de aulas e laboratórios.

A sua estrutura formal é composta por:

20 O prof. Silvio Coelho é antropólogo, pesquisador e fundador do Instituto de Antropologia,

atualmente Museu de Antropologia. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação na gestão 1980-84 e Pró-Reitor de Ensino de Graduação no período de 1984-86.

I- Órgãos Deliberativos - Conselho Universitário; Câmaras de Ensino de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e Conselho de Curadores.

II- Órgãos Executivos - a Reitoria, a Vice Reitoria, as Pró-Reitorias e as Secretarias Especiais.

III- Órgãos Suplementares: o Hospital Universitário; a Biblioteca Universitária; o Escritório de Assuntos Internacionais; o Restaurante Universitário, a Imprensa Universitária; o Museu Universitário, a Editora Universitária; o Biotério Central; o Núcleo de Processamento de Dados.

IV- Órgãos de apoio - Fundações de Apoio à Pesquisa e à Extensão; o Colégio de Aplicação; o Núcleo de Desenvolvimento Infantil; o Escritório Modelo de Assistência Jurídica; e o Centro de Convivência. V- Unidades Universitárias – Centros e Departamentos.

Dentre os espaços físicos incorporados à UFSC para servir de suporte as atividades de ensino, pesquisa e extensão, destacam-se: áreas de preservação de espécies marinhas, como os mangues; e os de preservação histórico cultural, como a Fortalezas de Santa Cruz, localizada na Ilha de Anhatomirim, a Fortaleza de Santo Antônio, localizada na Ilha de Ratones e a Fortaleza de São José da Ponta Grossa, localizada no norte da ilha de Santa Catarina.

Essa Universidade tem ainda: dois colégios agrícolas, o colégio Agrícola de Camboriú e o Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, em Araquari; e o Colégio de Aplicação e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil.

Com a Reforma Universitária implantada em 1971, as faculdades isoladas que deram origem à universidade foram extintas e a UFSC passou a ter a uma nova estrutura didática e administrativa. Atualmente, há 11 Centros - que correspondem às Unidades Universitárias e agrupam as atividades de ensino e pesquisa básica, congregando as áreas fundamentais de conhecimento humano (art. 9º do Estatuto).

Esse complexo de Unidades Universitárias oferecem através dos seus 58 Departamentos, 39 Cursos de Graduação com 52 habilitações e 67 opções. No ensino de Pós-Graduação são ofertados 24 cursos de Doutorado, sendo que 21 cursos funcionam na sede e três oferecem suas atividades fora da sede; estão em funcionamento 112 Cursos de Mestrado: 40 instalados na sede e 70 cursos que

desempenham atividades fora da sede e, dois cursos de mestrados profissionalizantes. Em nível de Especialização são oferecidos 98 cursos, dos quais 61 são realizados na sede e 37 cursos realizados fora da sede.

A comunidade estudantil é formada por cerca de 17.000 alunos no ensino de Graduação, cerca de 10.000 alunos nos cursos de Pós-Graduação e 1.580 alunos do Ensino Básico e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil, perfazendo um total de cerca de 29.000 alunos matriculados no ano de 2000. (UFSC/BOLETIM, 2001)

A Universidade contava em 2000 com 1.658 professores efetivos e mais 207 professores substitutos. Cerca de 92% dos docentes efetivos dedicam-se exclusivamente às atividades universitárias e 87% possuem o título de mestre e doutor.

A maioria dos 2.912 servidores técnico-administrativos tem escolaridade em nível médio (UFSC, 2001).

Em 2000, a UFSC ofereceu 3.802 vagas iniciais para o ensino de graduação. Este número de vagas foi ampliado em 4% em relação ao ano anterior. O número de candidatos inscritos para o vestibular neste ano foi de 31.314, perfazendo uma relação de 8,24 candidato/vaga (UFSC, 2001).

A qualidade do ensino de graduação é muito boa, haja vista que cerca de 50% dos 17 cursos avaliados alcançaram conceito A, e 41% o conceito B, no ENC de 2000 (UFSC, 2001).

Em relação ao Ensino de Pós-Graduação a avaliação é realizada pela CAPES. Na edição do ano 2000, os 133 cursos avaliados receberam conceitos conforme estão demonstrados na ilustração 9.

CONCEITO NIVEL DO CURSO

3 4 5 6

TOTAL

Mestrado na Sede 17 12 7 4 40

Mestrado Fora da Sede 19 14 29 8 70

Mestrado Profissionalizante - - - 2 2

Doutorado na Sede - 8 6 4 18

Doutorado Fora da Sede - - 3 - 3

TOTAL 36 34 45 18 133

Ilustração 9 - Avaliação da Pós-Graduação da UFSC Fonte: (UFSC, 2001)

Em relação às atividades de pesquisa a UFSC é reconhecida tanto no Brasil, quanto em outros países latino-americano, sendo referência na área tecnológica. O total de publicações no ano de 2000 foi de 1.774, distribuídas entre livros, capítulos de livros, periódicos. Na extensão, esta Universidade se destaca, entre outros serviços prestados à comunidade, pelo atendimento de qualidade feito pelo Hospital Universitário e pelo Escritório Modelo de Assistência Jurídica na prestação de serviços à comunidade carente, destacando-se 576 processos ajuizados pelo Fórum/UFSC no ano de 2000.

A sua biblioteca está entre as dez melhores das universidades brasileiras com uma acervo composto por 129.459 títulos e 264.754 volumes e mais de 9.000 periódicos (impressos e eletrônicos), além de contar com um sistema de informatização com acesso ao usuário (UFSC/2001).

A UFSC é uma instituição que escolheu sua vocação para a Pós-Graduação e Pesquisa e, historicamente, tem sido referência de qualidade dentre as universidades federais brasileiras. Atualmente, ela está colocada entre as dez melhores universidades brasileiras pelos diferentes critérios de avaliação como os resultados do ENC, para o ensino de graduação e os conceitos emitidos pela Capes, para o ensino de Pós-Graduação.