• Nenhum resultado encontrado

Variáveis e critérios aplicados à composição da amostra

2.3 Subgrupo entrevistado: a dimensão qualitativa

2.3.1 Composição da amostra: os professores entrevistados e seus grupos familiares

2.3.1.1 Variáveis e critérios aplicados à composição da amostra

Para a realização das entrevistas foi constituída, então, uma amostra “intencional”, composta por 40 pais professores, selecionados do universo total de 114 sujeitos da pesquisa35. A seleção se deu mediante alguns critérios.

a) Sexo

Com base em estudos que vêm discutindo a divisão sexual do trabalho educativo no seio do casal e suas implicações nas práticas educativas parentais (NEYRAND, 2000; ALMEIDA 2003), levou-se em conta a variável “sexo” dos genitores, assegurando homens e mulheres na amostra. Ocorre que — como vimos na Tabela 1 acima — apenas 13 homens compunham o universo pesquisado e que um deles não aceitou participar desta etapa da pesquisa, foi feita a seleção de 12 pais professores do sexo masculino. Em relação às mulheres, selecionamos 28 dentre as 101 anteriormente investigadas.

b) Instituição de formação superior

Na seleção da amostra, outra variável foi levada em consideração: a instituição de formação superior. Buscou-se garantir não somente a presença do único professor com formação superior realizada em instituição pública federal (Universidade Federal de Minas Gerais), como também dos três professores formados na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, entendendo-se que as referidas universidades são reconhecidas socialmente por seu prestigio acadêmico. A utilização dessa variável visou propiciar a observação da influência da instituição de formação na aquisição de um capital cultural que pudesse ser convertido em benefícios para a escolarização dos filhos. O trabalho de Setton (1994) sobre as

35 A amostra “intencional” se caracteriza por compor-se de sujeitos selecionados intencionalmente pelo

investigador, segundo critérios previamente determinados porque se considera que esses sujeitos possuem características típicas ou representativas do grupo populacional que se quer investigar (BAUER, Martin W.; AARTS, B.A, 2002). Além disso, é importante esclarecer que, no caso dessa investigação, a amostra composta não é representativa do universo de professores do município de Itaúna.

disposições culturais dos professores brasileiros revela que os docentes formados em faculdades de grande reputação nacional, reconhecidas como centros de excelência acadêmica, apresentam certas características no tocante ao processo de construção de seu capital cultural. Assim, optou-se por verificar os efeitos da formação acadêmica dos professores sobre as práticas educativas que eles desenvolvem, cotidianamente, no processo de escolarização dos filhos.

c) Área de formação e atividade profissional

Buscou-se ainda garantir, no subgrupo pesquisado, uma representatividade em relação ao campo disciplinar de formação e atividade profissional.

QUADRO 6

Professores da amostra segundo campo disciplinar de formação Sexo

Campo disciplinar de Formação

Matemática Letras Geogr. História Ciências Pedagogia Química Sem formação pedagógica Homens Mulheres Total 3 6 9 2 9 11 0 4 4 1 3 4 5 4 9 0 1 1 0 1 1 1 0 1 Fonte: Questionário aplicado a 114 professores do município de Itaúna-MG, nos meses de abril, maio e junho de 2009

Como revela o quadro 6 acima, dentre os 40 sujeitos selecionados, nove eram formados em Matemática, onze em Letras, quatro em Geografia, quatro em História, nove em Ciências, um em Pedagogia, um em Química e um não possuía formação pedagógica, tendo cursado Arquitetura.

Além da consideração da variável instituição de formação superior, optou-se pela inserção na amostra dos quatro professores detentores do título de mestre. Dos quatro casos, dois pais cursaram Mestrado em Matemática, e os outros dois, o Mestrado em Educação.

e) Rede de ensino

A seleção considerou, igualmente, a variável rede de ensino da docência (pública e/ou privada). No que tange a essa variável, como vimos acima (cf. item 2.1.3), mais de 70% dos professores do universo pesquisado trabalhavam nas duas redes de ensino, pública (estadual ou municipal) e particular. Apenas três sujeitos (2,6%) atuavam somente na rede particular, e 27%, somente na rede pública. Optou-se, assim, por conservar, no subgrupo, os três professores que atuavam somente na rede particular e selecionar mais três professores que trabalhavam exclusivamente na rede pública. Essa opção se justifica com base em pesquisas sociológicas recentes que vêm mostrando que a docência em escolas públicas acarreta experiências que marcam a visão dos professores sobre a escolarização, interferindo na escolha da escola dos filhos (REIS, 2006; ANDRADE, 2006, SANTANA, 2005). Assim, foram selecionados 34 professores que atuam nas duas redes de ensino, três professores que exercem a docência apenas na rede particular e três que trabalham unicamente na rede pública, como se vê no quadro abaixo.

QUADRO 7

Professores da amostra segundo rede de ensino de atuação

Sexo Rede de ensino de atuação do professor

Pública e particular Pública Particular

Homens 11 1 0 Mulheres Total 20 31 5 6 3 3

Fonte: Questionário aplicado a 114 professores do município de Itaúna-MG, nos meses de abril, maio e junho de 2009

f) Situação escolar dos filhos

O uso do critério relacionado à situação escolar dos filhos se deu em razão de um importante dado obtido por meio do questionário aplicado junto aos pais professores: a trajetória escolar de seus filhos se revelava extremamente regular, sem atrasos ou interrupções e, em 10% dos casos, até mesmo apresentando avanço da relação idade/série, como se vê na Tabela 40 abaixo.

TABELA 40

Total de 202 filhos frequentando a escola em 2009, sendo 12 na Educação Infantil, 144 no Ensino Fundamental, 40 no Ensino Médio e 6 no Ensino Superior, segundo relação

idade/série

Relação idade/série dos filhos dos professores N. %

Filho com idade prevista para a série frequentada 180 89,1 Filho com idade inferior à prevista para a série frequentada 21 10,4 Filho com idade superior à prevista para a série frequentada 1 0,5

Total 202 100,0

Fonte: Questionário aplicado a 114 professores do município de Itaúna-MG, nos meses de abril, maio e junho de 2009

Levando-se em conta que esta pesquisa tem como pressuposto inicial a hipótese de que os pais professores, justamente pela natureza de sua ocupação, desenvolvem estratégias que favorecem a escolarização dos filhos, tornava-se proveitosa uma observação mais acurada das famílias cujos filhos apresentavam antecipação ao ritmo escolar, objetivando uma análise qualitativa aprofundada das práticas educativas desenvolvidas por essas famílias. Assim, foram selecionados seis professores que tinham filhos em situação de avanço escolar, sendo três homens e três mulheres.