• Nenhum resultado encontrado

Boletim DIREITO GV - julho - 2007

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Boletim DIREITO GV - julho - 2007"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

B O L E T I M I N F O R M A T I V O D A E S C O L A D E D I R E I T O D E S Ã O P A U L O D A F U N D A Ç Ã O G E T U L I O V A R G A S

: SEMINÁRIO “ESTRATÉGIAS, TÉCNICAS E MÉTODOS DIDÁTICOS”

: PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DOCENTE GVlaw

: GOVERNANÇA DA INTERNET

: ESTÁGIOS PARA AO ALUNOS DE GRADUAÇÃO

: NOVO NÚMERO DO PERIÓDICO PONTES

: EVENTO PROPRIEDADE INTELECTUAL E ACESSO AO CONHECIMENTO NO BRASIL.

:CASOTECA

CONFIRA A LISTA DOS CASOS SELECIONADOS

: DIREITO GV ENTRE OS FINALISTAS DO PRÊMIO JABUTI 2007

: DESTAQUES DO MÊS : SEÇÕES

: 01 : 02 : 03 : 04 : 05 : 06

RUA ROCHA, 233 SÃO PAULO SP BRASIL

TEL (11) 3281.3310 (11) 3281.3306 : WORKSHOPS

: METODOLOGIA

: NOTÍCIAS : GRADUAÇÃO

: DIREITO GV NA MÍDIA : PONTES

: EVENTOS : CASOTECA

(2)

: WORKSHOPS DE PESQUISA

ANO

4

OS WORKSHOPS ESTÃOSUSPENSOSNO MÊS DEJULHO. AS ATIVIDADES SERÃORETOMADASEMAGOSTO.

: NOTÍCIAS

:A Direito GV acaba de contratar Marta Rodriguez de Assis Machadocomo Professora de Tempo Integral. A professora Marta é Mestre e Doutora em Direito pela Universidade de São Paulo e pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do CEBRAP. Foi pesquisadora visitante da Universidade de Barcelona e do Instituto Max Planck de Direito Penal. É membro do conselho editorial do Boletim do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (2007). Autora do livro “Sociedade do Risco e Direito Penal: uma avaliação de novas tendências político-criminais” (IBCCRIM, 2005).

A professora Marta assumirá suas funções a partir de 01 de agosto de 2007.

:Os professores Ronaldo Porto Macedo Jr. (Direito GV) e Caio Mario da Silva Pereira Neto participaram do SELA(Seminario en Latinoamerica de Teoria Constitucional y Politica) 2007, em San Juan de Porto Rico. O professor Caio apresentou o paper “A Crise da Pesquisa em Direito no Brasil: Armadilhas e Alternativas ao Formalismo Jurídico”, em co-autoria com Paulo Mattos.

:O grupo de história do direito constitucional da Direito GV convidou a historiadora Marília Schneiderem 18 de julho para palestra sobre a história do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

: Eurico Marcos Diniz de Santi(Direito GV), Marta Rodriguez de Assis Machado (Direito GV), José Rodrigo Rodriguez(Direito GV) e Viviane Muller Prado(Direito GV) apresentaram trabalhos no VII Congresso Tributário do Nordeste Brasileiroorganizado por Oyama de Santana Brandão Teles (Presidente do Instituto Sergipano de Direito Tributário) e José Anselmo de Oliveira, Juiz de Direito. O congresso ocorreu entre 03 e 06 de Junho em Aracaju (SE) e teve como tema: "Responsabilidade Tributária".

: METODOLOGIA

No dia 20/06/2007 ocorreu a última reunião de trabalho de metodologia de ensino deste semestre. Nela foram discutidos os projetos dos artigos dos professores da DIREITO GV, que comporão a obra coletiva "Experiências didáticas no ensino do direito", cujo lançamento está previsto para o final deste ano. A próxi-ma reunião está prevista para o dia 22/08/2007, quando serão apresentadas as versões finais dos artigos pelos professores que participam do projeto.

As reuniões de trabalho de metodologia de ensino são mensais e ocorrem sempre às quartas-feiras, das 14:30 às 17:00, na sala de reuniões do 10º andar. Esses encontros acontecem desde o início de 2003 e têm diversas funções, entre as quais: programa perma-nente de formação de quadros e de aperfeiçoamento docente, fórum sobre educação jurídica, espaço coleti-vo de debates, oficina de materiais e conferência com educadores. A participação de toda a comunidade DIREITO GV é fundamental para o aprimoramento do ensino na instituição.

(3)

:Nos dias 20, 21 e 22 de junho ocorreu o seminário "Estratégias, técnicas e métodos didáticos: a via do ensino-aprendizagem". Organizado pelo Centro de Metodologia de Ensino e Aprendizado da DIREITO GV, o seminário foi realizado pelos professores Alexandre dos Santos Cunha (Direito GV), Normann KestenbaumeRonaldo Porto Macedo Jr. (Direito GV) e contou com a participação de 27 pesquisadores e professores da DIREITO GV e convidados.

:O Professor Ronaldo Porto Macedo Jr.(Direito GV) vai compor a Banca Examinadora do 14º Concurso de Juiz Federal Substituto, na qualidade de representante das Faculdades de Direito.

:Nos dias 15 e 29 de junho os Professores Mario Gomes Schapiro(Direito GV) e Rafael Vanzella(Direito GV) participaram como expositores do evento "Sala de Aula em Foco", voltado à capacitação dos professores do GVlaw.

:Nos dias 21 e 22 de junho, a pesquisadora Mônica Steffen Guise Rosina (Direito GV) participou do Encuentro Hemisferico – Derechos de Propiedad intelectual y

Desarrollo Sostenible en Latinoamérica, realizado na cidade de San Salvador, El Salvador. Na ocasião, a pesquisadora proferiu palestra sobre a experiência brasileira em matéria de patentes e saúde pública.

:Os professores Oscar Vilhena(Direito GV), Alexandre Cunha(Direito GV) e Rafael Alves (Direito GV) participaram do XVI Encontro Preparatório ao Congresso Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito (CONPEDI), ocorrido em Campos dos Goytacazes, RJ, de 13 a 15 de junho.

:No dia 29 de junho, o Programa de Educação Continuada e Especialização GVlaw encerrou a primeira turma do curso de capacitação docente “Sala de aula em foco: aprender fazendo”. O curso teve início em março de 2007 e, ao longo de 07 encontros, tratou de questões relativas à atividade docente, tais como: (i) planejamento da aula; (ii) estratégias e atividades de aprendizagem; (iii) métodos participativos de ensino, com destaque para a construção e aplicação do método do caso; (iv) avaliação discente; (v) escolha e preparação do material didático e bibliográfico.

As oficinas foram coordenadas pelos Professores: Daisy Grisolia, Mário Gomes SchapiroeRafael Vanzella.

:Já consta do site da DireitoGV o resultado do processo seletivo da Turma I do Programa de Capacitação Docente GVlaw(PCD). O PCD tem por objetivo capacitar profissionais para ministrar aulas na Rede de Conveniados GVlaw e será composto por duas etapas: a capacitação no método de ensino e a capacitação no conteúdo dos módulos. Foram cerca de 400 candidatos de todo o país, de modo que o programa, inicialmente previsto para um único encontro em junho, teve de ser ampliado e agora terá três turmas ainda neste segundo semestre de 2007. O resultado do processo seletivo para as Turmas II e III será divulgado no site nos dias 02 de julho e 06 de agosto, respectivamente.

(4)

<< volta Contribuição das Avaliações para a Qualidade do Ensino Básico e Superior, realizada em Belo Horizonte, no dia 14 de junho de 2007.

:Nos dias 25 a 27 de julho, os pesquisadores da DIREITO GV, Leonardo Arquimimo de CarvalhoePriscila Spécieparticipam, em Brasília (UnB), do 1º Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais. Durante este encontro, o pesquisador Leonardo Arquimimo de Carvalho coordena o painel “Desafios Regulatórios na Repolitização do Sistema Internacional”que conta com a apresentação do artigo “Mecanismos de Participação Direta para Atores Não Estatais na ONU e o Projeto de Reforma”de autoria da Profa. Michelle Ratton Sanchez e da pesquisadora Priscila Spécie.

:O Núcleo de Tributação e Finanças Públicas da Direito GV realizou em 22 de junho mesa de debates com o Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy. O Secretário apresentou o projeto de Reforma Tributária proposto pelo Governo de Luis Inácio Lula da Silva.A mesa contou com a presença dos professores das Escolas de Direito, Administração e Economia da FGV, além de especialistas em finanças públicas. Este evento

se insere no contexto dos trabalhos que o Núcleo vem desenvolvendo. O grupo se reúne periodicamente às segundas-feiras, para tratar dos temas "Federalismo, Responsabilidade Fiscal e Desenvolvimento" e "Índice de Jurisprudência". O grupo ainda desenvolve a linha de pesquisa “Tributação e Crime” em conjunto com o Núcleo Crime e Pena, tendo como foco crimes contra a ordem tributária e as condições necessárias para sua verificação.

Além da participação dos integrantes do Núcleo de Tributação, há convidados dos setores público e privado. Mais informações com Maria Eugênia P. Fortunato, no emaileugenia.fortunato@fgv.br

:Aconteceu na Direito GV, dia 15 de junho, o evento sobre propriedade intelectual e acesso ao conhecimento no Brasil. Financiado pela Fundação Ford, o evento contou com a participação de diversos nomes da academia e de organizações da sociedade civil e governo. Aos interessados, o Núcleo de Prática Jurídica coordenará grupos de trabalho em Biodiversidade, Fármacos, Cópia de Livros e Software Livre, que tem como proposta a pesquisa nessas áreas e o desenvolvimento de projetos de lei a serem encaminhados ao Congresso.

: DIREITO GV ENTRE OS FINALISTAS DO PRÊMIO JABUTI 2007

OLIVROCURSO DEHISTÓRIA DODIREITODEJOSÉ

REINALDO DELIMALOPES(DIREITOGV), RAFAELMAFEI

RABELOQUEIROZ(DIREITOGV) ETHIAGO DOSSANTOS

ACCA(DIREITOGV) (ED. MÉTODO), FOI CLASSIFICADO EM PRIMEIRO LUGAR DENTRE OS FINALISTAS DOPRÊMIO JABUTI2007 NA CATEGORIA"LIVRO DE DIREITO". TAMBÉM FOI CLASSIFICADA COMO FINALISTA DESTA CATEGORIA ACOLEÇÃOPROFESSORGILMARMENDES,

CUJO SEGUNDO VOLUME É DE AUTORIA DOPROFESSOR

DIMITRIDIMOULIS(DIREITOGV) ED. MÉTODO.

: GRADUAÇÃO

E

STÁGIOS DE FÉRIAS

A Coordenadoria de Prática Jurídica e Atividades Complementares realizou no mês de junho o processo seletivo dos alunos para o programa dos “estágios de férias”. Nas férias de julho de 2007 estão previstos estágios em organizações não-governamentais, escritórios de advo-cacia e instituições de justiça pública. Nossos parceiros para a realização dos estágios são os seguintes: Ação Educativa, Instituto Pro Bono, Conectas Direitos Humanos, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas – ITCP-FGV, continua >>

(5)

<< volta RENAP – Rede Nacional de Advogados Populares, Instituto Latino-americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente – ILANUD, Associação Pro Teste de Defesa do Consumidor (1º semestre); Ernesto Tzirulnik Advocacia, Mattos Filho Veiga Filho Marrey Jr. e Quiroga Advogados, Rodante e Sharlack Advogados, Demarest

e Almeida Advogados Associados, Limongi e

Wirthmann Vicente Advogados Associados, Levy & Salomão Advogados, Neumann, Salusse e Marangoni Advogados (3º semestre); Juízo da 3ª Vara de Família e Sucessões do Foro Regional de Santo Amaro e Promotoria de justiça criminal do Fórum Criminal da Barra Funda (5º semestre).

E

SCRITÓRIO

M

ODELO

Foram definidas as clínicas que inaugurarão o Escritório Modelo de prática jurídica da Direito GV no primeiro semestre de 2008. Na área de Negócios e Desenvolvimento Econômico (área I), as clínicas em funcionamento serão: Assessoria jurídica às empre-sas; Regulação do sistema financeiro; Energia e infra-estrutura; e Meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Para a área de Interesse Público e Direitos Humanos (área II), estão previstas as seguin-tes clínicas: Metrópole, urbanismo e serviços públi-cos; Direito à informação; Advocacia em saúde; e Direitos humanos.

F

EIRA DE ESTÁGIOS

A Coordenadoria de Prática Jurídica e Atividades Complementares confirmou para o próximo semestre a realização da Feira de Estágios direcionada aos alunos do terceiro ano do curso da Direito GV. A Feira incluirá pales-tras de orientação profissional e aconselhamento de car-reira, e a colocação dos alunos nos estágios se dará pre-ferencialmente em grandes escritórios de advocacia, e departamentos jurídicos de empresas e instituições finan-ceiras, previamente selecionados pela equipe organizado-ra. Datas e procedimentos de participação serão defini-dos e divulgadefini-dos em breve.

: DIREITO GV NA MÍDIA

:O professor Carlos Ari Sundfeld(Direito GV) foi citado na matéria de 1 de junho da Folha de São Paulo, “Com decreto, Serra tenta pôr fim a crise em universidades”.

:A Gazeta Mercantil publicou em 4 de junho comentário jurídico do Professor Ary Oswaldo Mattos Filho (Direito GV),“O Estado de Direito”.

:O Valor Econômico de 14 de junho publicou o artigo de autoria do Professor Rabih Nasser (GVlaw),“O Brasil e a cúpula do G-8”.

:O Professor Carlos Ari Sundfeld(Direito GV) foi entrevistado em 5 de junho pelo Jornal da Gazeta. O tema da conversa foi a passeata de protestos dos trabalhadores de casas de bingo.

:O Professor Rabih Nasser (GVlaw) foi citado na matéria do Valor Econômico de 13 de junho: “Fazenda aplica antidumping disfarçado a têxteis da China”.

:A Professora Viviane Muller Prado (Direito GV) foi citada na matéria “Executivos na mira de investidores”do Valor Econômico de 18 de junho.

:Publicado o artigo “O Brasil e o licenciamento compulsório de medicamentos”do Professor Salem Nasser (Direito GV) na Revista Conjuntura Econômica, em 15 de junho. Em 21 de junho, o professor Salem foi entrevistado no Jornal da rádio Eldorado.

(6)

: PONTES

Nos dias 04 e 18 de junho foram publicados, respectivamente, os números 6 e 7 do volume nº 2 do Pontes Quinzenal.Confira, neste último número, as seguintes notícias:

Notícias multilaterais:

* CÚPULA DO G-8: MAIOR COOPERAÇÃO SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA, ÁFRICA E RODADA DOHA

* TRIP’S: AINDA NÃO HÁ CONSENSO

* POLÍTICA COMERCIAL DA ÍNDIA PROMOVE

CRESCIMENTO, MAS PRECISA DE REFORMAS ADICIONAIS

Notícias regionais:

* AVANÇA A INTEGRAÇÃO COOPERATIVA NO MERCOSUL

* XXXVII ASSEMBLÉIA GERAL DA OEA: CONSENSO EM TEMAS DE ENERGIA E POUCO AVANÇO EM DIREITOS HUMANOS

Breves multilaterais:

* OMC DIVULGA RELATÓRIO FINAL SOBRE A DISPUTA DOS PNEUS

Breves regionais:

* LANÇADAS NEGOCIAÇÕES DO ACORDO DE ASSOCIAÇÃO CAN-UE

* CRESCE O INVESTIMENTO DIRETO DE PAÍSES EMERGENTES NO BRASIL

Também foi publicado no início de junho, o número 3 do volume nº 3 do Pontes Bimestral, que conta com os seguintes artigos:

* O G-20 E AS NEGOCIAÇÕES AGRÍCOLAS DA OMC

* EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E O PROBLEMA DE ACESSO A MERCADOS

* NEGOCIAÇÕES EM NAMA INVESTIGAM BARREIRAS NÃO-TARIFÁRIAS

* SERVIÇOS: FOCO SETORIAL

* POR QUE OS PRODUTOS ESPECIAIS E O MECANISMO ESPECIAL DE SALVAGUARDA SÃO ESSENCIAIS PARA A CHINA?

* TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA: NOVOS RUMOS

* ENERGIA: NOVO PILAR DA INTEGRAÇÃO REGIONAL SUL-AMERICANA?

* ACORDOS BILATERAIS DE LIVRE COMÉRCIO DO CHILE: UM EXEMPLO A SER SEGUIDO?

* ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A UNASUL

* INTEGRAÇÃO ECONÔMICA OU IDEOLÓGICA? O PAPEL DO PARLAMENTO DO MERCOSUL NOS RUMOS DO BLOCO

* A PRIMEIRA LICENÇA COMPULSÓRIA DE MEDICAMENTO NA AMÉRICA LATINA

O próximo número do Pontes Quinzenal será publicado no dia 02 de julho, e o do Pontes Bimestral, no dia 03 de agosto. Os interessados

em receberem as publicações Pontes gratuitamente devem enviar mensagem eletrônica para o endereço pontes@ictsd.ch com a indicação do periódico que desejam assinar, nome completo e profissão. Para maiores informações sobre o projeto, enviar mensagem para cecilia.oliverio@fgv.br.

: EVENTOS

[03 e 04/07]:GOVERNANÇA DA INTERNET

Em parceria com a Direito Rio, Nupef e IGF, a Direito GV promove o evento em que serão realizadas palestras e grupos de trabalho, contando com a participação de palestrantes internacionais. Maiores informações no site www.nupef.orgou escreva para graciela@rits.org.br

[06/07]:PROJETO CAFÉ METODOLÓGICO GVlaw

(7)

EXPEDIENTE

JOSÉ RODRIGO RODRIGUEZ COORDENADOR DE PUBLICAÇÕES

ANA MARA MACHADO REDAÇÃO E EDIÇÃO

ULTRAVIOLETA DESIGN PROJETO GRÁFICO

: CASOTECA

Resultado da Segunda fase do Processo Seletivo

Foram selecionadas quatro propostas de casos didáticos na modalidade narração de situação problema reale duas propostas de casos na modalidade relato e reconstrução de jurisprudência, cujo objeto de decisão envolva direito e política pública.

MODALIDADE:

NARRAÇÃO DESITUAÇÃOPROBLEMAREAL

“O fluxo de atenção/atendimento às vítimas brasileiras de tráfico de pessoas encontradas/ libertadas na Espanha”

Gilberto Marcos Antonio Rodrigues e Verônica Maria Teresi

“O caso das papeleras - ação das usinas de celulose no rio Uruguai, entre Argentina e Uruguai” Paula Wojcikiewicz Almeida

“O caso da MERCAL na Venezuela” Sandro Alex de Souza Simões e Bárbara Lou da Costa Veloso Dias

“Implantação do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPPT) na região de Campinas” Yi Shin Tang

e Rogério dos Santos Acca

MODALIDADE:

RELATO ERECONSTRUÇÃO DEJURISPRUDÊNCIA

“A revisão dos contratos de leasing com cláusulas indexadas ao dólar: implementação do Direito do Consumidor pelo Poder Judiciário no Brasil“ Maria Paula Costa Bertran

“Caso Ximenes Lopes versus Brasil”

Giovanna Maria Frisso, Cristiano Paixão e Janaína Lima Penalva da Silva

Referências

Documentos relacionados

negócios, o Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação (GEPI) da DIREITO GV, com apoio da Buscapé Company, realizou em São Paulo, em 17 e 18 de maio, o evento “A Estratégia do Novo

Oscar Vilhena Vieira, diretor da DIREITO GV, passou a ser o único brasileiro a integrar o Conselho Mundial da Human Rights Initiative, responsável pela orientação de toda a

A DIREITO GV participou da Comissão de Avaliação do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, pro- movido em 17 de setembro pelo grupo O Estado de S.Paulo,

A parceria firmada entre a DIREITO GV e o grupo Estado para a cobertura da Ação Penal 470, que julga os acusa- dos no processo do Mensalão, começou em 2 de agosto com a publicação de

Se a informação for analisada segundo o nível de renda, entre os que ganham até 2 salários mínimos, 73% afir- mam que a possibilidade de conciliação contribui para o aumento

: O jornal Valor Econômico publicou matéria sobre as leis de saneamento, com participação do professor Carlos Ari Sundfeld ( DIREITO GV ).. A reportagem foi replicada no site

O Núcleo de Tributação e Finanças Públicas da Direito GV apresentou em 26 de outubro no auditório da Escola os resultados parciais da pesquisa sobre a (in)correta destina- ção

Destaque para o texto de David Trubek: “Max Weber sobre Direito e Ascensão do Capitalismo”, trabalho de referência para os temas de Direito e Desenvolvimento e para especialistas na