• Nenhum resultado encontrado

Ana Cláudia Melo dos Santos Damille Rodrigues Amaral Lurislane Klafke Turma: GFCA 01/2017. Plano de Negócios E- Commerce de Alimentos Saudáveis

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Ana Cláudia Melo dos Santos Damille Rodrigues Amaral Lurislane Klafke Turma: GFCA 01/2017. Plano de Negócios E- Commerce de Alimentos Saudáveis"

Copied!
46
0
0

Texto

(1)

Ana Cláudia Melo dos Santos Damille Rodrigues Amaral

Lurislane Klafke Turma: GFCA 01/2017

Plano de Negócios – E- Commerce de Alimentos Saudáveis

Curitiba 2019

(2)

Plano de Negócios

E- Commerce de Alimentos Saudáveis

Por

Ana Cláudia Melo dos Santos Damille Rodrigues Amaral

Lurislane Klafke Turma: GFCA 01/2017

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso MBA em Gestão Financeira: Controladoria e Auditoria

Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização Programa FGV

CURITIBA 2019

(3)

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

CURSO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA

O Trabalho de Conclusão de Curso

Plano de Negócios – E- Commerce - FlashLight Alimentação Saudável

Elaborado pelo grupo: Ana Cláudia Melo dos Santos, Damille Rodrigues Amaral e Lurislane Klafke da Turma GFCA 01/2017 e aprovado pela Coordenação Acadêmica do curso MBA em Gestão Financeira: Controladoria e Auditoria, foi aceito como requisito parcial para a obtenção do certificado do curso de pós-graduação, nível de especialização, do Programa FGV.

Data: 10 de outubro de 2019.

___________________________________

José Carlos Franco de Abreu Filho Coordenador Acadêmico Executivo

(4)

DEDICATÓRIA

“É bom comemorar o sucesso, mas

é mais importante prestar atenção

às lições do fracasso”.

Bill Gates

(5)

AGRADECIMENTOS

Primeiramente agradecemos a Deus, por ter nos dado a possibilidade de sonhar e nunca desistir da educação / capacitação permanente.

A nossas famílias, que por muitas vezes se privaram de nossas companhias para que hoje um sonho pudesse se concretizar.

Ao Professor Orientador, José Carlos Franco de Abreu Filho pelos conhecimentos e ensinamentos partilhados.

(6)

RESUMO

O objetivo de um plano de negócios de uma loja virtual é de inicialmente dar uma visão geral de como o negócio se posiciona no mercado, bem como de elaborar um instrumento de minimização de riscos, onde o empreendedor estuda a viabilidade do negócio a ser aberto, analisa o mercado e os potenciais clientes em busca da melhor estratégia de implantação, desenvolvimento e lucratividade.

O conceito de loja virtual pode basicamente ser definido como sendo um site na internet ou um aplicativo onde os clientes acessam de qualquer local, em qualquer horário e efetuam suas compras, recebendo esses produtos no endereço cadastrado no ato da compra, salvo em exceções para compras realizadas pela internet e retirada do produto na loja física, não sendo essa nossa proposta no momento.

Nesse projeto será ofertando nesse início de negócio a possibilitando de o consumidor adquirir sua alimentação saudável elaborada através de ultra- congelamento apenas pela internet e aplicativo sendo o raio de entrega nesse primeiro momento apenas na Capital de São Paulo – SP.

As ações ligadas ao planejamento estratégico, o diferencial competitivo, a visão de mercado, o foco no retorno do investimento e lucratividade, a segurança financeira do cliente e a sustentabilidade do negócio serão os principais pilares para que nosso negócio possa prosperar.

Nesse caso, a escolha pelo negócio virtual também faz parte da estratégia de menor investimento e tempo de estruturação da loja, o qual utilizará o marketing visual, a sustentabilidade e a saúde como principais fontes e atrativos de vendas.

Palavras-chave: plano de negócios – alimentação saudável - marketing visual

(7)

ABSTRACT

The objective of a business plan for an online store is initially to give an overview of how the business is positioned in the market, as well as to elaborate a risk minimization instrument, where the entrepreneur studies the viability of the business to be opened, analyzes the market and potential customers for the best deployment strategy, development and profitability.

The concept of online store can basically be defined as a website or an application where customers access from anywhere, at any time and make their purchase, receiving these products at the address registered at the time of purchase, except for exceptions for purchases. made through the internet and withdrawal of the product in the physical store, which is not our proposal at the moment.

This project will be offering this start-up business enabling consumers to acquire their healthy food elaborated through ultra-freezing only through the internet and application being the radius of delivery in this first moment only in the Capital of São Paulo – SP.

Strategic planning, competitive advantage, market vision, focus on return on investment and profitability, customer financial security and business sustainability will be the main pillars for our business to thrive.

In this case, the choice for the virtual business is also part of the strategy of lower investment and store structuring time, which will use visual marketing, sustainability and health as the main sources and sales attractions.

Keywords: business plan - healthy eating - visual marketing

(8)

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Certificação E-Bit ... 20 Figura 2- Evolução dos consumidores virtuais no Brasil ... 21

(9)

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - Matriz de análise dos concorrentes da empresa Zappy Alimentação

Saudável. ... 16

Tabela 2 - Matriz FOFA/SWOT da Empresa. ... 18

Tabela 3 - Cardápio da FlashLight Alimentação Saudável. ... 22

Tabela 4 - Descrição do Investimento Inicial: pré-operacionais, ativos fixos e operacionais. ... 24

Tabela 5 - Detalhamento Custos Operacionais. ... 26

Tabela 6 - Detalhamento Estoque inicial. ... 27

Tabela 7 - Detalhamento Folha de Pagamento Mensal. ... 28

Tabela 8 - Detalhamento Folha de Pagamento Anual. ... 29

Tabela 9 - Preço estimado para os produtos: Aproximação dos valores veiculados no mercado. ... 30

Tabela 10 - Faturamento Estimado: 2020-2024. ... 31

Tabela 11 - Detalhamento do Balanço Patrimonial Projetado: Ativos. ... 32

Tabela 12 - Detalhamento do Balanço Patrimonial Projetado: Passivos ... 33

Tabela 13 - Detalhamento da Demonstração dos Resultados do Exercício Projetada: 2020-2024. ... 34

Tabela 14 - Detalhamento do Fluxo de Caixa Projetado: 2020-2024. ... 35

Tabela 15 - Indicadores envolvidos com Análise Econômica do Negócio. ... 37

Tabela 16 - Memória de Cálculo: payback simples, payback descontado, TIR e VPL. ... 38

(10)

SUMÁRIO

1 SUMARIO EXECUTIVO ... 11

2 DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO ... 11

3 MISSÃO, VISÃO E VALORES ... 13

4 ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA ... 13

4.1 ANÁLISE AMBIENTAL INTERNA ... 17

5 MATRIZ ANALISE SWOT ... 17

6 REVISÃO DA LITERATURA E DE MERCADO ... 19

7 Core Business ... 21

8 PLANO FINANCEIRO E A ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICO- FINANCEIRA ... 23

8.1 INVESTIMENTO INICIAL ... 23

8.2 FATURAMENTO ESTIMADO ... 25

8.3 BALANÇO PATRIMONIAL PROJETADO ... 32

8.4 DRE PROJETADA ... 33

8.5 FLUXO DE CAIXA PROJETADO ... 35

9 CONCLUSÃO ... 40

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ... 42

(11)

1 SUMARIO EXECUTIVO

O propósito do conhecimento do plano de negócios é o de remeter maior assertividade no empreendimento, servindo como ferramenta crucial de análise e diretrizes nas tomadas de decisão. Tais conhecimentos serão pesquisados, analisados e evidenciados através de referências positivas e concretas existentes no mercado, bem como autores citados nas referências deste.

2 DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO

A FlashLight Alimentação Saudável é uma empresa do ramo alimentício focada no nicho de mercado da alimentação saudável, os produtos por ela oferecidos serão refeições completas e lanches preparados segundo os maiores e melhores parâmetros de qualidade higiênica, sanitária e nutricional, possuindo como diferencial de mercado a forma de embalar e distribuir suas refeições.

As refeições produzidas pela FlashLight Alimentação Saudável serão cozidas à vapor e embaladas à vácuo e, inicialmente, apenas poderão ser adquiridas através de pedidos por meio do site ou do aplicativo da empresa, sendo entregues por profissionais terceirizados (motoboys para pedidos menores ou um pequeno caminhão refrigerado para pedidos maiores), ou seja, um serviço de delivery de comida saudável e congelada através do método de ultra - congelamento que promoverá maior conservação às preparações e manutenção de suas propriedades nutricionais.

Segundo pesquisa Ipsos/PayPal, realizada em 2015, 13% do total gasto online no mundo se deu via smartphone. Ainda em expansão, o comércio eletrônico móvel, também conhecido como m-commerce ou mobile commerce, já tem registrado grandes números em algumas categorias. Moda, por exemplo, já registrou em 2015, mais de 40% de suas vendas via mobile. Seguindo as tendências do comércio mobile, é fundamental ainda, que as lojas virtuais invistam em sites responsivos, se adaptando, automaticamente, ao dispositivo do usuário.

Atualmente o elevado interesse de clientes que buscam a comodidade de compra por meio virtual vem despertando o interesse de empreendedores que também crescem na mesma proporção, portanto, o grande desafio neste meio é o de

(12)

criar visualização do negócio, o que pode ser comparado a estratégia de localização de uma loja física e, a obtenção de novos clientes e fidelização dos antigos.

Um dos grandes problema das empresas que atuam neste nicho de mercado é o pequeno raio de distribuição que elas alcançam, a FlashLight Alimentação Saudável vem para este ramo com o intuito de dirimir esta problemática em médio / longo prazo e atingir o maior número de pessoas possíveis, de forma rápida, acessível e sustentável.

Todas as refeições ofertadas serão produzidas com produtos orgânicos e adquiridos em polos de agricultura familiar, garantindo excelência no sabor e qualidade associados à responsabilidade social de apoiar produtores locais. Ademais, e em função do método de ultracongelamento dos alimentos, não será necessária a adição de qualquer tipo de conservante, corante ou aditivos.

O quadro de pessoal da FlashLight Alimentação Saudável será fundamental para o alcance do ideal de qualidade dos alimentas propostos, sendo esses profissionais de nutrição, engenharia de alimentos e de engenharia da produção, auxiliando na perpetuação da missão organizacional, do alcance da visão e efetivação de seus valores primordiais.

Por fim, é de relevância destacar que as instalações da empresa contarão com:

sala de reuniões, setor de RH, setor de logística, setor de laboratório (para testes de qualidade e nutricionais), ambiente de produção, embalamento e armazenamento dos produtos finais (refrigerado).

O justificativa principal de efetuar um plano de negócio é a assertividade no empreendimento, servindo como ferramenta essencial de análise para tomadas de decisões baseadas em dados e informações oficiais daquele segmento de mercado.

A elaboração do plano nos leva a realizar o planejamento de forma organizada, estimulando questões como: quem é o comprador de meu produto? É possível produzi-lo a um custo comercialmente viável? Quem é meu público-alvo? Como chegarei até ele? E muitas outras questões a serem analisadas, são determinantes para o sucesso ou fracasso do empreendimento. A busca por essas respostas vai levá-lo a um maior conhecimento do negócio, diminuindo incertezas e, consequentemente, os riscos inerentes.

(13)

3 MISSÃO, VISÃO E VALORES

A missão da FlashLight Alimentação Saudável é proporcionar refeições práticas, saborosas e saudáveis para clientes com um dia a dia extremamente corrido e ativo, auxiliando na busca por um estilo de vida saudável.

A visão da FlashLight Alimentação Saudável é tornar-se, a curto prazo, referência no mercado de alimentação saudável com pedidos realizados apenas através da plataforma online. Por sua vez, a longo prazo, deseja-se expandir o portfólio de produtos, amadurecendo o negócio e projetando novos investimentos como lojas físicas e franquias.

Os valores da FlashLight Alimentação Saudável são:

 Saúde, que é a base da oportunidade do negócio e dos produtos que serão ofertados;

 Praticidade, que se reflete na forma como os produtos serão embalados, distribuídos e preparados pelos clientes e

 Compromisso, com os aspectos sanitários, higiênicos e nutricionais.

4 ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA

Alimentos frescos ou minimamente processados embalados à vácuo são produtos atrativos a uma vasta gama de clientes que procuram manter uma alimentação saudável e balanceada e que, além de saborosas sejam, simultaneamente, práticas e rápidas de preparar (SANTOS, SILVA, 2010).

Desta feita, fatores como a manutenção das baixas temperaturas de refrigeração (ultracongelamento) durante a manipulação destes alimentos é de extrema importância, seja na etapa de processamento, armazenamento, distribuição e comercialização é essencial, afinal, produtos frescos minimamente processados são altamente perecíveis por não possuir qualquer tipo de aditivo ou conservante (SANTOS, SILVA, 2010).

Com o aumento da demanda por opções de refeições minimamente processadas, surgem empresas especializadas em produzir esta forma rápida e prática de alimentação, mantendo os alimentos saborosos, livres de contaminação e

(14)

com preparação mínima (aquecimento em micro-ondas ou em banho-maria), mesmo após decorridos vários dias entre a etapa de processamento e o consumo final (RAGAERT et al., 2007; ALLENDE et al., 2006).

Importante destacar que os autores Santos e Silva (2010) alertam para o fato de que as técnicas para embalar os alimentos passaram por grandes evoluções nos últimos anos, em resposta à demanda de manutenção da segurança alimentar, incremento de sua vida útil, relação custo-benefício e correspondendo às exigências ambientais cada vez mais recorrentes e urgentes.

Alimentos com forte diferencial de mercado, como os processados, embalados, orgânicos e desidratados, atingem cada vez mais as parcelas populacionais, seguindo uma espiral consumistas que abrange todas as classes sociais (SANTOS, SILVA, 2010). Cabe denotar que alimentos minimamente processados, em sua maioria, passaram por processos de seleção, classificação, pré-lavagem, corte, fatiamento, sanitização, enxágue, centrifugação, cozimento simples (geralmente a vapor), embalagem e rotulagem (EMBRAPA, 2003).

Ademais, e em concordância com os dados disponibilizados pela EMBRAPA (2003), alimentos minimamente processados, comercializados em território brasileiro, correspondem a aproximadamente 5 a 8% do total de produtos frescos vendidos, numa perspectiva mundial este número é bem mais significativo, crescendo para 20 a 25%.

Relevante destacar que a introdução destes alimentos no Brasil se deu a cerca de 20 anos, inicialmente utilizados em massa pelos restaurantes "fast food" pela praticidade, mas que agora preenchem os espaços dos “sacolões” e supermercados por todo o país (EMATER, 2007).

Nas circunstâncias geradas pela sociedade moderna, padrões de consumo alimentar vêm se transformando profundamente, sobretudo em função dos estilos de vida assumidos pelas populações, inicialmente houve um massivo consumo de produtos altamente processados com muito lipídio e sódio e hoje denota-se uma mudança nesta realidade, os sujeitos buscam cada vez mais por alimentos saudáveis, frescos e orgânicos (VASCONCELOS, 2005).

(15)

Outros fatores que constroem esta realidade da sociedade atual e influenciam seus hábitos alimentares são, por exemplo, a crescente entrada da mulher em meio ao mercado de trabalho associada a redução da execução de trabalho doméstico (sobretudo no que tange à preparação de alimentos, sendo esta uma função geralmente relacionada à figura da mulher), as mudanças nos desejos e preferências populacionais, os maiores volumes de tempo destinado ao lazer, a relevância da segurança alimentar para o cliente, o aumento significativo do poder de compra dos consumidores, as crescentes refeições realizadas fora de casa e, até mesmo, as novas e eficazes ferramentas de marketing e de publicidade (VASCONCELOS, 2005).

Vasconcelos (2005) ainda dimensiona que a sociedade atual tem como característica presente e forte uma preocupação com a saúde, exercícios e alimentação saudável visando a manutenção ou o incremento no seu bem-estar geral.

Tais transformações conduzem ao consumo de produtos de fácil utilização ou preparação, mas que mantêm suas propriedades nutricionais, sendo os produtos minimamente processados um grande exemplo.

Especificamente no Brasil, Silva e Vieira (2017) evidenciam que o mercado dos alimentos frescos minimamente processados ganhou espaço com o advento da década de 90, quando aconteceu uma massiva atração de organizações para este novo nicho mercadológico em resposta à procura do público por tais produtos, restando ao mercado investir neste segmento a fim de atender os anseios do consumidor.

Em âmbito internacional, em nações como os Estados Unidos, a Europa e o Japão, a demanda por estes produtos é antiga, individual e institucionalmente, decorrendo de uma procura cada vez maior por uma alimentação rápida e auxilie na persecução de hábitos saudáveis em geral (SILVA, VIEIRA, 2017).

O ambiente externo no qual a empresa está inserida pode ser utilizada a fim analisar as estruturas da concorrência, assim utilizaremos a ferramenta denominada de “Cinco Forças de Porter”. Com base nas Cinco Forças de Porter (1996) ou ainda as influências externas pontuadas por Porter verifica-se os impactos sobre a lucratividade em um determinado setor ou empresa, destaca-se que tais influências externas seriam: as ameaças de novos entrantes (novas empresas no mercado ou novos serviços disponibilizados); o poder de negociação (das empresas concorrentes)

(16)

com os fornecedores; o poder de negociação dos compradores (clientes externos organizacionais); as ameaças de serviços substitutos (serviços semelhantes àqueles que são promovidos pela organização); e a rivalidade entre as empresas existentes (sendo esta alta, média ou baixa).

Com base nos direcionamentos de Porter desenvolvemos uma avaliação sobre acerca dos principais concorrentes da empresa. Selecionamos os 10 (dez) empreendimentos do ramo de delivery de refeições saudáveis congeladas no Estado de São Paulo-SP face o presente negócio estar inserido nesse Município e pelos tipos de produtos e sua importância mercadológica (maiores empresa baseada em seu Capital e já consolidadas).

Desta forma, tem-se:

Tabela 1 - Matriz de análise dos concorrentes da empresa Zappy Alimentação Saudável.

Concorrente

Poder de barganha

com

fornecedores

Poder de barganha com os clientes

Ameaça de novos entrantes

Ameaça de produtos substitutos

Rivalidade

LivUp Alto Alto Alta Alta Alta

Keep Light Alto Alto Alta Alta Alta

Orgânico

Gourmet Alto Alto Alta Alta Alta

A Tal da

Marmita Alto Alto Alta Alta Alta

LightChef Alto Alto Alta Alta Alta

Fitleve Alto Alto Alta Alta Alta

Panelinha Fit Baixo Médio Média Média Média Congelados da

Sônia Baixo Baixo Média Média Média

Peg Skent Médio Alto Média Alta Alta

Lucco Fit Baixo Médio Média Média Média

FONTE: Elaborado pelo autor.

Assim, por meio das disposições elevadas na tabela acima, sobretudo, no que diz respeito à rivalidade (que teve como resultados apenas os graus alto e médio), compreende-se que os principais concorrentes da empresa são: LivUp; Peg Skent; A Tal da Marmita; Orgânico Gourmet; Keep Light; LightChef; Fitleve; Panelinha Fit;

Lucco Fit e Congelados da Sônia, organizadas por grau de rivalidade.

(17)

É possível depreender que os principais concorrentes da ‘FlashLight Alimentação Saudável’ em todos os fatores (territorial, público-alvo, infraestrutura e serviços disponibilizados) seriam a LivUp (por sua grande disseminação no mercado, muitos influenciadores digitais importantes divulgam a marca) e a Peg Skent (pelas inúmeras opções de refeições no cardápio, alcançando diferentes públicos e necessidades, são mais de 200 tipos de produtos).

4.1 ANÁLISE AMBIENTAL INTERNA

Fundamental esclarecer que o entendimento sobre o ambiente interno é de importância essencial para que a organização compreenda suas forças (vantagens internas da empresa em relação aos seus concorrentes) e suas fraquezas (desvantagens internas em relação à concorrência), demandando uma avaliação crítica acerca das políticas e procedimentos que são estabelecidos dentro da empresa (OLIVEIRA; PEREZ JUNIOR; SILVA, 2005).

5 MATRIZ ANALISE SWOT

O referencial teórico do presente plano de negócio estará embasado principalmente em pesquisa de mercado, onde será evidenciada a realidade de aceitação e a fatia de mercado potencial cliente que teremos a possibilidade de captar.

Oliveira, Perez Junior e Silva (2005) depreendem e enfatizam que a chamada análise SWOT ou FOFA refere-se a uma ferramenta desenvolvida para análise deste ambiente, servindo especificamente para as etapas de gestão e planejamento de uma organização e, assim, acaba auxiliando na definição da posição estratégica organizacional dentro do seu ambiente mercadológico de atuação.

De acordo com Kotler e Keller (2012, p. 45) denomina-se análise SWOT (ou análise FOFA) como sendo a “avaliação global das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de uma empresa”. A expressão SWOT tem origem no inglês, pois são empregados os termos: Strenghts, Weaknesses, Oportunities, Threats. Ainda

(18)

segundo os autores, a análise SWOT diz respeito a um meio de monitorar os ambientes externos e interno.

Tabela 2 - Matriz FOFA/SWOT da Empresa.

FONTE: Desenvolvido pelo autor.

Em conformidade com a tabela construída anteriormente, são pontos fortes da organização os fatores de: possuir equipe técnica e administrativa especializada, preço competitivo frente ao mercado, contando com profissionais chaves como nutricionista, engenheiro de alimentos e engenheiro de produção, além de atendimento personalizado aos clientes no site e no aplicativo utilizado para a realização do pedido das refeições.

Por sua vez, elevam-se como pontos fracos: a grande concorrência mercadológica e a consolidação de diversos concorrentes, pela grande demanda pelo mercado acompanhada de uma oferta também crescente – quanto mais consolidado, mais confiança e clientes a empresa terá.

Passando às oportunidades, cabe depreender que, mesmo existindo muitas empresas concorrentes em meio a este mercado, elas são marcadas por pouca inovação (afinal, todas as organizações acabam fazendo a mesma coisa, não

FORÇAS

Equipe técnica e administrativa especializada;

Preço competitivo;

Atendimento personalizado.

FRAQUEZAS Grande concorrência;

Concorrentes consolidados.

OPORTUNIDADES

Alta concentração de clientes em potencial;

Mercado pouco inovador (todas as empresas fazem a mesma coisa).

AMEAÇAS Novos concorrentes;

Momento econômico atual do país.

SWOT

(19)

possuindo grandes diferenciais de mercado) e, de forma concomitante, os clientes em potencial encontram-se em ascendência cada vez mais pronunciada.

Por fim, as ameaças compreendidas na análise foram a entrada de novos concorrentes no espaço mercadológico de atuação da empresa e o atual momento econômico de crise no país.

6 REVISÃO DA LITERATURA E DE MERCADO

A consultoria do Sebrae aponta para determinadas estratégias relevantes na estruturação do plano de negócios de um e-commerce. Algumas questões se referem ao mercado e setor e outras se referem a características de sua empresa.

 Quais as características do mercado online para esse produto no mundo?

 Que parcela das vendas do produto são conduzidas por e-commerce?

 Em que países se encontram concentrada a maior parte dos clientes potenciais para vendas online desse produto?

 Que tipos de clientes compram por esse meio e quais os seus hábitos de compra?

 Que concorrentes utilizam a internet como canal de vendas? Qual o seu tamanho e suas características?

 Quais os requisitos técnicos e regulatórios para as vendas online.

 A empresa dispõe dos processos de produção e logística necessários a uma operação de e-commerce?

 As questões técnicas relacionadas ao e-commerce foram resolvidas?

 As formas de pagamento a serem aceitas já foram decididas?

 A forma de divulgação do site já foi considerada?

 A empresa dispõe dos recursos humanos e financeiros necessários à implantação do e-commerce?

 Os gestores estão plenamente comprometidos com a implantação e operação do e-commerce?

 As pessoas na empresa estão conscientes das mudanças necessárias à implantação do e-commerce? Estão comprometidas com essas mudanças?

(20)

 Foi dado treinamento aos empregados, ou está previsto realizar algum tipo de treinamento?

 Existe algum gestor encarregado da operação de e-commerce?

 Quais os custos iniciais e de operação com que a empresa terá de arcar?

Sendo que, se inicialmente, algumas das questões indicadas não foram respondidas, o próprio plano deve delinear as respostas, em termos de ações a serem realizadas. (Plano de Negócios, SEBRAE).

Outro ponto relevante é o conhecimento da legislação que delimita um planejamento, seja no âmbito nacional ou mercado internacional, dependendo do objetivo, é essencial deter os conhecimentos regulatórios daquilo que se pretende empreender, para que não existam surpresas inesperadas quando da prática.

A análise que compreende todo o planejamento inicial do negócio, que envolve suprimentos, logística, recursos humanos, produção, marketing e finanças deverá ser o mais específico possível, uma vez que se trata da base do plano.

Outra fonte de pesquisa confiável é o E-Bit, que se trata de uma associação representativa e pioneira na realização de pesquisas online, com a finalidade de análise e entendimento do perfil dos compradores virtuais. Tal associação também é responsável pela grande maioria de certificações de lojas virtuais, através de parâmetros que medem a qualidade destes empreendimentos e os qualifica, na escala demonstrada na Figura 01, e serve de “confiabilidade ao cliente” quando da escolha pelo e-commerce até então desconhecido.

Fonte: E-BIT (2017)

De acordo com o relatório WebShopper da E-Bit, em 2015 o setor de comércio virtual registrou um crescimento nominal de 15% no faturamento, movimentando R$

Figura 1 - Certificação E-Bit

(21)

41,3 milhões. Em análise atual, com a figura 2 pode-se observar que o comércio virtual evolui de maneira crescente e significativa, demonstrando o otimismo no segmento.

Figura 2- Evolução dos consumidores virtuais no Brasil

7 Core Business

Vale ressaltar que, em conformidade com Zook (2010), o core business de uma empresa decorre do conjunto de produtos, segmentos de clientes e tecnologias com os quais a mesma pode proporcionar a geração da maior vantagem competitiva possível para manter-se em meio ao mercado, sendo assim, complementarmente: “O core business reúne os clientes mais leais e rentáveis, e é o gerador do crescimento da empresa” (ZOOK, 2010, p. 10).

Sendo assim, o core business da FlashLight Alimentação Saudável são as refeições preparadas com produtos orgânicos, com o uso do cozimento à vapor, acondicionamento à vácuo e ultracongelamento dos produtos finais, visando o alcance da excelência na qualidade, sendo detalhado a seguir através do cardápio.

Segundo Veiros e Proença (2003), o cardápio é o resultado final aprovado por um nutricionista – profissional de extrema importância para a persecução dos processos e o alcance de sucesso da FlashLight Alimentação Saudável –, colocando- se no papel de administrador de saúde, podendo ser utilizado como ferramenta para auxiliar na educação alimentar, na promoção da saúde e na qualidade de vida das pessoas.

(22)

Nesse sentido, o profissional pode aproveitar o cardápio e os alimentos nele utilizados para conscientizar as pessoas, ensinando-as e mostrando-as quais as melhores escolhas em relação aos alimentos, as opções mais saudáveis, exemplificando a interferência direta da alimentação em nossa saúde e consequentemente, na qualidade de vida das pessoas.

A seguir, na Tabela 3, tem-se o detalhamento do cardápio da FlashLight Alimentação Saudável:

Tabela 3 - Cardápio da FlashLight Alimentação Saudável.

NOME DESCRIÇÃO

Hambúrguer de patinho Hambúrguer de patinho acompanhado de batata doce assada e brócolis

Almôndega de carne com molho de tomate

Almôndegas de carne com molho de tomate acompanhadas de purê de batata e ratatouille rústico

Frango empanado com linhaça

Filés de frango empanados com linhaça acompanhados por brocólis e mix de legumes cozidos no vapor

Frango ao curry Frango ao curry acompanhado de arroz integral com amêndoas e brocólis cozido no vapor

Filé mignon suíno com molho de abacaxi

Filé mignon suíno com molho de abacaxi acompanhado de purê de batata e brocólis

Nhoque de batata doce Nhoque de batata doce com molho de tomate Ravioli integral de ricota Ravioli integral de espinafre recheado de ricota

com molho de tomate

Salmão simples Salmão acompanhado de batatas rústicas e brocólis cozido no vapor

Salmão especial Salmão acompanhado de ragu de cogumelos e arroz de couve-flor

Coxinha de frango Salgado de frango com massa de batata doce.

Empanado com farinha de milho. Assado.

Salgado de carne seca Salgado de carne seca com massa de batata doce. Empanado com farinha de milho. Assado.

Brownie 80% cacau

Brownie com gotas de chocolate 80% cacau, açúcar mascavo, goma de tapioca, gema de ovo, clara de ovo, nozes, manteiga clarificada, sal rosa.

FONTE: Desenvolvido pelo autor.

(23)

8 PLANO FINANCEIRO E A ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICO- FINANCEIRA

O planejamento financeiro é um dos principais tópicos a serem abordados em um plano de negócios, trata-se do plano financeiro. Salim et al. (2005) dispõem que o plano financeiro se propõe a apresentar a maneira como a empresa se comportará (financeiramente) ao longo do tempo. Nele são dispostos valores em tabelas, partindo de dados já coletados ao longo da operação e também projetar o futuro a partir de hipóteses e pressuposições.

Com base no plano financeiro, são realizados cálculos e análises de indicadores que servem para avaliar a viabilidade e lucratividade do negócio. Tais dados podem viabilizar a projeção de cenários futuros, sendo pensados a fim de que se obtenha informações e planos de ações para quaisquer cenários. (ROBSON, 1997;

OLIVEIRA, 2001).

8.1 INVESTIMENTO INICIAL

O investimento inicial para a abertura de um negócio divide-se em:

investimentos pré-operacionais, investimentos fixos e investimentos operacionais.

Encontram-se incluídos em meio aos gastos ou investimentos pré-operacionais todos aqueles custos compreendidos e efetivados antes da abertura do negócio e em momento anterior ao seu faturamento inicial, a exemplo, cabe depreender que podem ser considerados investimentos pré-operacionais despesas empregadas para a reforma do imóvel, valores para a condução de pesquisas de mercado, despesas com honorários publicitários e advocatícios e taxas de registro da marca e/ou da empresa (GERART, 2009).

Passando aos investimentos fixos, há o entendimento de que estes são correspondentes a todos os bens comprados para que o funcionamento do negócio de maneira apropriada, sendo empregados para a compra de equipamentos, máquinas, móveis, utensílios, ferramentas e veículos a serem adquiridos, sendo necessário explicitar as quantidades necessárias, valores de cada item e, por fim, o total que deve ser desembolsado (GERART, 2009).

(24)

Os investimentos financeiros referem-se àqueles destinados para compor a formação de capital de giro do negócio, sendo este o valor de recursos em dinheiro (disponível em caixa) necessário para o funcionamento normal de uma organização, compreendendo a compra de matérias-primas ou de mercadorias, o financiamento das vendas, pagamento de salários (mensal) e demais despesas de caráter operacional (GERART, 2009).

Tabela 4 - Descrição do Investimento Inicial: pré-operacionais, ativos fixos e operacionais.

Investimentos pré-operacionais Valor

Pesquisas de mercado R$ 300,00

Registro da marca R$ 320,00

Honorários publicitários para o desenvolvimento da marca R$ 400,00 Registro da empresa em Junta Estadual R$ 160,00 Práticas e divulgação em marketing R$ 10.000,00 Honorários advocatícios para a abertura da empresa R$ 500,00

TOTAL R$ 11.680,00

Investimentos em bens (Ativos fixos) Valor Reforma para adequação dos ambientes de manipulação de

alimentos R$ 15.000,00

Mesa de reunião com 8 cadeiras (1) R$ 1.349,00

Televisor 32'' (1) R$ 759,90

Mesa de escritório (6) R$ 1.200,00

Cadeiras (12) R$ 1.500,00

Cadeiras giratórias de escritório (6) R$ 3.180,00 Computadores (6 para os escritórios e 3 para operações

logísticas) R$ 11.331,00

Seladoras à vácuo de uso comercial (5) R$ 3.345,00 Mesa para as operações logísticas com 3 cadeiras (1) R$ 675,00 Liquidificador industrial (1) R$ 350,55 Balança industrial digital, até 15kg (3) R$ 1.795,23 Fogão industrial 4 bocas 30x30 com forno e chapa (4) R$ 4.139,84 Mesa de manipulação de alimentos (4 para a cozinha e 1 para

o laboratório de alimentos) R$ 2.430,60 Equipamentos de laboratório específicos para Bromatologia R$ 15.000,00 Utensílios de cozinha diversos R$ 5.000,00 Geladeira/Refrigerador Comercial 4 Portas (4) R$ 17.446,80

Coifas com exaustor (4) R$ 2.396,00

Estantes de aço cromado com 5 prateleiras para

armazenamento (3) R$ 1.485,00

TOTAL R$ 88.383,92

(25)

Investimentos Financeiros (Gastos Operacionais ou Iniciais de

Capital de Giro) Valor

Folha de Pagamento MENSAL R$ 73.443,20

Pró-Labore (Administrativo) R$ 15.000,00 Prestação de serviços (Contador) R$ 2.000,00

Prestação de serviços R$ 2.000,00

Materiais de escritório R$ 1.000,00

Contas (Água, Luz, Telefone, Internet, Aluguel, Estoque) R$ 19.385,77

TOTAL R$ 112.828,97

Investimentos pré-operacionais R$ 11.680,00 Investimentos em bens (Ativos Fixos) R$ 88.383,92 Investimentos Financeiros (Gastos Operacionais ou Iniciais de

Capital de Giro) R$ 112.828,97

INVESTIMENTO TOTAL R$ 212.892,89

FONTE: Desenvolvido pelo autor.

O investimento total para a abertura do negócio compreende o valor de R$

210.729,02 (duzentos e dez mil, setecentos e vinte e nove reais, dois centavos), a ser financiado por recursos próprios do empreendedor, descriminado em meio à tabela acima e distribuído entre investimentos pré-operacionais, em bens (ativos fixos) e financeiros.

8.2 FATURAMENTO ESTIMADO

Para realizar a projeção de vendas da empresa é necessário observar e esclarecer as principais despesas organizacionais, sejam elas fixas (água, luz, telefone, internet, folha de pagamento e aluguel) ou variáveis (estoques, que serão calculados em conformidade com a demanda de pedidos).

A teoria clássica do custo de produção colocava-se enquanto objetiva no que se refere ao sentido em que ocorria a suposição de que as mensurações desenvolvidas externamente dos custos comparativos fossem dimensionadas como sendo capazes de proporcionar a geração de prognósticos relacionados do valor de troca de mercadorias que, portando, se comportaria como sendo uma grande vantagem competitiva em termos práticos (BUCHANAN, 1993).

Raineri et al. (2015) objetiva que o processo de aplicação dos conceitos básicos da teoria econômica ao cálculo dos custos de produção, como é o caso do chamado custo de oportunidade, depreende-se enquanto imprescindível para o que ocorra o

(26)

desenvolvimento de modelos e metodologias de cálculo de custos adequadas a cada realidade de negócios, sendo assim, é preciso, por exemplo, a computação de todos os itens no cálculo, ao contrário do hábito que frequentemente pode vir a ser verificado a campo que corresponde ao fato de não compreender inclusão em meio aos mais diversos grupos de custo na análise organizacional necessária a gestão dos mesmos.

Lima (2014) esclarece que no que tange à Contabilidade de Custos, aplicada a todas as atividades empresariais, esta esfera de gerenciamento de custos reflete-se utilmente como instrumento gerencial tanto nas etapas de planejamento, quanto nas de controle, atuando e auxiliando principalmente no âmbito da tomada de decisão.

Importante destacar que os custos fixos ou as despesas fixas consistem em todos os gastos que não passam por alterações em razão do volume de produção ou da quantidade vendida em meio a determinado período, compreendendo, por exemplo, contas como aluguel, água, energia, telefone, internet, serviços terceirizados (limpeza, segurança, etc.) e salários, que permanecerão constantes independentemente da quantidade que está produzindo ou da receita que estiver sendo auferida pela organização (GERART, 2009).

A Tabela 5 a seguir detalha e descrimina os custos operacionais principais da FlashLight Alimentação Saudável.

Tabela 5 - Detalhamento Custos Operacionais.

Custos operacionais (MENSAL)

Água R$ 500,00

Luz R$ 1.500,00

Telefone R$ 150,00

Internet R$ 250,00

Aluguel R$ 8.000,00

Estoques R$ 8.985,77

TOTAL

R$

19.385,77 FONTE: Desenvolvido pelo autor.

O estoque inicial da empresa encontra-se descriminado e detalhado na Tabela 6, abaixo, importante mencionar que os valores para frutas, legumes, verduras e hortaliças foi obtido no site da Ceagesp, para o mês de julho de 2019.

(27)

Tabela 6 - Detalhamento Estoque inicial.

Estoque Inicial

PRODUTO

QUANTIDADE em kg ou

unidade

VALOR UNITÁRIO

em kg ou unidade

VALOR TOTAL Filé de frango 53 kg R$ 15,99 R$ 847,47 Carne de patinho moída 43 kg R$ 26,90 R$ 1.156,70 Posta de salmão 26 kg R$ 49,41 R$ 1.284,66 Filé mignon suíno 21 kg R$ 18,32 R$ 384,72 Carne seca 10 kg R$ 29,90 R$ 299,00 Ricota 3 kg R$ 23,50 R$ 70,50 Ovo 1000 unidades R$ 0,38 R$ 375,00 Mix de cogumelos 4 kg R$ 46,75 R$ 187,00 Couve-flor 4 kg R$ 4,50 R$ 18,00 Espinafre 4 kg R$ 6,89 R$ 27,56 Batata doce 42 kg R$ 3,84 R$ 161,28 Batata 41 kg R$ 4,99 R$ 204,59 Brocólis 81 kg R$ 3,00 R$ 243,00 Tomate 13 kg R$ 3,50 R$ 45,50 Beringela 5 kg R$ 5,00 R$ 25,00 Cebola 50 kg R$ 4,00 R$ 200,00 Abobrinha 5 kg R$ 3,00 R$ 15,00 Cenoura 5 kg R$ 2,75 R$ 13,75 Pimentão 5 kg R$ 2,75 R$ 13,75 Abacaxi 4 kg R$ 4,00 R$ 16,00 Sal rosa 5kg R$ 10,90 R$ 54,50 Azeite 20 unidades R$ 15,00 R$ 300,00

Temperos secos diversos 3 kg - R$ 100,00

Arroz integral 10 kg R$ 5,39 R$ 53,90 Amêndoas laminadas 3 kg R$ 57,00 R$ 171,00 Farinha de linhaça 3 kg R$ 10,00 R$ 30,00 Farinha de milho 4 kg R$ 1,20 R$ 4,80 Farinha de trigo integral 8 kg R$ 3,50 R$ 28,00 Goma de tapioca 4 kg R$ 4,00 R$ 16,00 Gotas de chocolate 80% 5 kg R$ 158,09 R$ 790,45 Açúcar mascavo 6 kg R$ 9,49 R$ 56,94 Manteiga clarificada 7 kg R$ 100,00 R$ 700,00 Mix de nozes 8 kg R$ 64,90 R$ 519,20

Itens de limpeza diversos - - R$ 250,00

Embalagens de fechamento à vácuo personalizadas para a marca

645 R$ 0,50 R$ 322,50 TOTAL R$ 8.985,77 FONTE: Desenvolvido pelo autor.

(28)

Dentre as despesas fixas mensais e anuais mais relevantes para o andamento de um negócio encontra-se a folha de pagamento dos funcionários fixos (atividades terceirizadas ou de prestação de serviço foram definidas na tabela anterior), para o empreendimento aqui desenvolvido e projetado foram definidas as seguintes vagas:

um engenheiro de alimentos, um engenheiro de produção, um nutricionista, um especialista em RH, dez cozinheiros, dez embaladores, um especialista em logística, três operadores logísticos, quatro vigilantes e três profissionais que prestam serviços gerais.

Em meio à tabela 7 abaixo, está demonstrado o resumo da folha de pagamento mensal (compreendendo os valores referentes ao salário bruto, FGTS, INSS, vale refeição e vale transporte) e anual (contemplando a adição de férias e 13º salário) da empresa.

Tabela 7 - Detalhamento Folha de Pagamento Mensal.

Função Quant. Salário

Unit. FGTS INSS Vale Refeição

Vale

Transporte

Total por funcionário Engenheiro

de Alimentos 1 R$

3.500,00 R$

280,00 R$

700,00 R$

300,00 R$ 228,00 R$

5.008,00 Engenheiro

de Produção 1 R$

3.500,00 R$

280,00 R$

700,00 R$

300,00 R$ 228,00 R$

5.008,00 Nutricionista 1 R$

2.000,00 R$

160,00 R$

400,00 R$

300,00 R$ 228,00 R$

3.088,00 Especialista

em RH 1 R$

2.000,00 R$

160,00 R$

400,00 R$

300,00 R$ 228,00 R$

3.088,00 Cozinheiros 10

R$

998,00 R$

79,84 R$

199,60 R$

300,00 R$ 228,00 R$

1.805,44 Embaladores 10

R$

998,00 R$

79,84 R$

199,60 R$

300,00 R$ 228,00 R$

1.805,44 Especialista

em Logística

1 R$

2.000,00 R$

160,00 R$

400,00 R$

300,00 R$ 228,00 R$

3.088,00 Operadores

Logísticos 3 R$

998,00 R$

79,84 R$

199,60 R$

300,00 R$ 228,00 R$

1.805,44

(29)

Serviços gerais

3 R$

998,00 R$

79,84 R$

199,60 R$

300,00 R$ 228,00 R$

1.805,44 Vigilantes 4 R$

998,00 R$

79,84 R$

199,60 R$

300,00 R$ 228,00 R$

1.805,44 FONTE: Desenvolvido pelo autor.

Tabela 8 - Detalhamento Folha de Pagamento Anual.

Total por funcionário

Total de

salários Férias 13º salário TOTAL POR FUNCIONÁRIOS

R$ 5.008,00 R$ 5.008,00 R$ 4.550,00 R$ 3.500,00 R$ 68.146,00 R$ 5.008,00 R$ 5.008,00 R$ 4.550,00 R$ 3.500,00 R$ 68.146,00 R$ 3.088,00 R$ 3.088,00 R$ 2.600,00 R$ 2.000,00 R$ 41.656,00 R$ 3.088,00 R$ 3.088,00 R$ 2.600,00 R$ 2.000,00 R$ 41.656,00 R$ 1.805,44 R$ 18.054,40 R$ 2.974,00 R$ 9.980,00 R$ 239.606,30 R$ 1.805,44 R$ 18.054,40 R$ 2.974,00 R$9.980,00 R$ 239.606,80 R$ 3.088,00 R$ 3.088,00 R$ 2.600,00 R$ 2.000,00 R$ 41.656,00 R$ 1.805,44 R$ 5.416,32 R$ 3.890,20 R$ 2.994,00 R$ 71.882,04 R$ 1.805,44 R$ 5.416,32 R$ 3.890,20 R$ 2.994,00 R$ 71.882,04 R$ 1.805,44 R$ 7.221,76 R$ 5.189,60 R$ 3.992,00 R$ 95.842,72 TOTAL

MENSAL

R$ 71.753,60 TOTAL ANUAL R$ 980.080,40

FONTE: Desenvolvido pelo autor.

Abaixo, a Tabela 9 demonstra os valores estimados e sugeridos para os produtos a serem comercializados pela empresa, sendo considerados os valores da mão de obra necessária para a produção e os insumos empregados para a confecção.

(30)

Tabela 9 - Preço estimado para os produtos: Aproximação dos valores veiculados no mercado.

PRODUTOS - FLASHLIGHT ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

NOME DESCRIÇÃO PESO

ESTIMADO

PREÇO ESTIMADO Hambúrguer de

patinho

Hambúrguer de patinho acompanhado de batata doce assada e brócolis

350g R$ 22,90 Almôndega de carne

com molho de tomate

Almôndegas de carne com molho de tomate acompanhadas de purê de batata e ratatouille rústico

350g R$ 24,90

Frango empanado com linhaça

Filés de frango empanados com linhaça acompanhados por brocólis e mix de legumes cozidos no vapor

350g R$ 22,90

Frango ao curry

Frango ao curry acompanhado de arroz integral com amêndoas e brocólis cozido no vapor

350g R$ 24,90 Filé mignon suíno

com molho de abacaxi

Filé mignon suíno com molho de abacaxi acompanhado de purê de batata e brocólis

350g R$ 24,90 Nhoque de batata

doce

Nhoque de batata doce com

molho de tomate 350g R$ 19,90 Ravioli integral de

ricota

Ravioli integral de espinafre recheado de ricota com molho de tomate

350g R$ 19,90 Salmão simples

Salmão acompanhado de

batatas rústicas e brocólis cozido no vapor

350g R$ 24,90 Salmão especial

Salmão acompanhado de ragu de cogumelos e arroz de couve- flor

350g R$ 27,90 Coxinha de frango

Salgado de frango com massa de batata doce. Empanado com farinha de milho. Assado.

100g R$ 8,90 Salgado de carne

seca

Salgado de carne seca com massa de batata doce.

Empanado com farinha de milho.

Assado.

100g R$ 8,90

Brownie 80% cacau

Brownie com gotas de chocolate 80% cacau, açúcar mascavo, goma de tapioca, gema de ovo, clara de ovo, nozes, manteiga clarificada, sal rosa.

50g R$ 8,90

(31)

FONTE: Desenvolvido pelo autor.

Considerando um cenário realista, que corrobora com a venda de cerca de 645 produtos no primeiro ano de atuação da empresa e que cresce entre 50% a 100% a cada ano que se passa, foi construído o faturamento estimado em meio à Tabela 10, abaixo:

Tabela 10 - Faturamento Estimado: 2020-2024.

FATURAMENTO ESTIMADO

2020 2021 2022 2023 2024 Jan R$ 12.150,50 R$ 20.616,00 R$ 33.996,00 R$ 57.186,00 R$ 53.986,00

Fev R$ 13.138,50 R$ 22.244,00 R$ 35.141,00 R$ 58.429,00 R$ 52.461,00 Mar R$ 15.317,00 R$ 22.503,00 R$ 33.996,00 R$ 52.908,00 R$ 56.186,00

Abr R$ 17.178,00 R$ 19.726,00 R$ 35.828,00 R$ 48.677,00 R$ 58.431,00 Mai R$ 14.268,00 R$ 24.364,00 R$ 38.645,00 R$ 44.446,00 R$ 60.621,00

Jun R$ 14.060,00 R$ 22.732,00 R$ 38.925,00 R$ 58.757,00 R$ 59.476,00 Jul R$ 15.504,00 R$ 22.503,00 R$ 36.947,00 R$ 50.171,00 R$ 61.466,00

Ago R$ 16.239,00 R$ 23.975,00 R$ 38.580,50 R$ 52.845,00 R$ 68.526,00 Set R$ 14.691,00 R$ 25.657,00 R$ 34.225,00 R$ 54.705,80 R$ 63.111,00

Out R$ 15.727,80 R$ 22.732,00 R$ 45.247,50 R$ 48.751,20 R$ 62.113,60 Nov R$ 14.725,00 R$ 24.422,00 R$ 35.061,00 R$ 49.255,00 R$ 68.781,00

Dez R$ 15.333,00 R$ 29.767,00 R$ 46.736,00 R$ 50.858,00 R$ 78.086,00 TOTAL R$ 178.331,80 R$ 281.241,00 R$ 453.328,00 R$ 626.989,00 R$ 743.244,60

FONTE: Desenvolvido pelo autor.

(32)

8.3 BALANÇO PATRIMONIAL PROJETADO

Em conformidade com Barbosa (2010), o Balanço Patrimonial compreende aquilo que é de propriedade da empresa (ativo) e o que a empresa deve (passivo), além de demonstrar a diferença entre ativo e passivo que coloca-se como sendo o patrimônio líquido organizacional, ou seja, o patrimônio dos proprietários.

Aqui, para uma melhor visualização, o BP foi dividido em Ativos e Passivos, que seguem demonstrados em meio às tabelas abaixo para os anos 2020 a 2024:

Tabela 11 - Detalhamento do Balanço Patrimonial Projetado: Ativos.

Ativo 2020 2021 2022 2023 2024

Circulante 350.522 468.782 662.714 863.988 1.014.537 Disponibilidades 178.332 281.241 453.328 626.989 743.245 Contas a receber 8.722 8.124 8.532 8.625 8.432 Estoques 102.138 122.566 147.079 176.494 211.793 Impostos a

Recuperar 6.330 4.051 2.593 1.659 1.062

Despesas

antecipadas 50.000 46.500 43.245 40.218 37.403

Outros 5.000 6.300 7.938 10.002 12.602

Não Circulante 339.740 123.404 123.888 133.279 156.904 Realizável a Longo

Prazo 34.297 37.212 45.318 61.519 91.221

Depósitos Judiciais 11.680 8.760 6.570 4.928 3.696 Impostos a

Recuperar 6.330 5.254 4.361 3.619 3.004

Ativo Judicial 8.652 11.334 14.848 19.450 25.480 Créditos Partes

Relacionadas 2.635 2.714 2.795 2.879 2.966

Outros Ativos Não

Circulante 5.000 9.150 16.745 30.642 56.076

Investimentos 210.729 - - - -

Imobilizado 88.384 79.546 71.591 64.432 57.989

Intangível 6.330 6.647 6.979 7.328 7.694

Total do Ativo 690.262 592.186 786.603 997.266 1.171.441 FONTE: Desenvolvido pelo autor.

(33)

Tabela 12 - Detalhamento do Balanço Patrimonial Projetado: Passivos

Passivo 2020 2021 2022 2023 2024

Circulante 279.777 256.024 256.790 283.699 331.075

Empréstimos 100.000 69.000 47.610 32.851 22.667

Fornecedores 51.069 43.919 37.771 32.483 27.935

Impostos e Contribuições

Sociais 4.976 5.473 6.020 6.623 7.285

Obrigações Sociais e

Trabalhistas 46.151 55.381 66.457 79.749 95.699

Adiantamentos 20.585 26.761 34.789 45.225 58.793

Dividendos a pagar 50.666 50.426 60.092 83.528 116.103

Outros 6.330 5.064 4.051 3.241 2.593

Não Circulante 193.947 126.406 292.761 417.501 554.989 Empréstimos/Debêntures 100.000 120.000 154.000 184.800 221.760

Fornecedores 51.069 55.879 68.084 87.828 113.298

IR e CSLL Diferidos 6.330 11.774 21.899 40.733 65.645 Obrigações Tributárias 20.000 17.200 14.792 12.721 17.940

Provisões 13.878 18.458 24.549 53.678 65.392

Outros 2.670 5.020 9.437 37.741 70.954

Patrimônio Líquido 216.538 209.755 237.051 296.068 285.379 Capital Social 88.384 87.331 94.750 104.432 78.509 Reservas de Lucro 12.654 12.274 14.765 17.322 16.803 Outros Resultados

Abrangentes 5.500 8.250 14.375 26.563 39.844

Lucros Acumulados 100.000 90.000 99.000 128.900 127.790 Part Acionistas 10.000 11.900 14.161 18.852 22.433 Total do Passivo 690.262 592.186 786.603 997.266 1.171.441

FONTE: Desenvolvido pelo autor.

8.4 DRE PROJETADA

Martello et al. (2015) compreendem que as organizações devem estar amparadas, no que tange aos procedimentos de tomada de decisões, por ferramentas e técnicas de gestão financeira de forma que seus recursos possam ser efetivamente gerenciados, neste ínterim, destaca-se que os relatórios mais comuns na gestão financeira são três, a saber: (i) o Balanço Patrimonial (BP), (ii) a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) e (iii) a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC).

(34)

Sobre a Demonstração do Resultado do Exercício, Braga (1989) enfatiza que esta “demonstração é evidenciada a formação do lucro ou prejuízo do exercício social, mediante a confrontação das receitas realizadas e das despesas incorridas” (BRAGA, 1989, p. 52). Portanto, na tabela abaixo encontra-se dimensionada a demonstrações dos resultados do exercício projetada para a empresa para os anos entre 2020 a 2024.

Tabela 13 - Detalhamento da Demonstração dos Resultados do Exercício Projetada: 2020-2024.

DRE PROJETADA

2020 2021 2022 2023 2024 Receita líquida de venda 178.332 281.241 453.328 626.989 743.245 Custo dos produtos vendidos -90.665 -

107.784 -

175.688 -206.372 - 236.386 Lucro operacional bruto 87.667 173.457 277.640 420.617 506.859 Receitas (despesas) operacionais

líquidas

Vendas -750 -870 -1.009 -1.171 -1.171

Gerais e administrativas -18.912 -30.826 -50.246 -81.901 - 133.499 Outras receitas (despesas)

operacionais, líquidas -1.583 -1.583 -2.882 -5.244 -5.244 Resultado de equivalência

patrimonial - - - -

-21.245 -33.279 -54.137 -88.316 - 139.914 Lucro operacional antes do

resultado financeiro 66.422 140.178 223.503 332.301 366.945 Resultado financeiro

Receitas financeiras -25.000 -50.000 -75.000 -75.000 - 112.500 Despesas financeiras -26.697 -26.697 -21.357 -21.357 -17.086 Variação cambial líquida -2.500 -2.499 -2.624 -2.624 -2.755

-54.197 -79.196 -98.981 -98.981 - 122.341 Resultado antes do imposto de

renda e da contribuição social 12.225 60.982 124.522 233.320 244.604 Imposto de renda e contribuição

social

Corrente -7.641 -7.640 -7.640 -7.640 -7.640 Diferido -3.167 -3.167 -3.167 -11.774 -11.774

-10.807 -10.806 -10.806 -19.414 -19.414 Lucro líquido do período 1.418 50.176 113.716 213.907 225.191

FONTE: Desenvolvido pelo autor.

(35)

8.5 FLUXO DE CAIXA PROJETADO

Especificamente sobre a Demonstração de Fluxo de Caixa, os autores Barbosa (2010) destacam que esta ferramenta “mostra todo o dinheiro que flui para dentro e para fora da empresa em determinado período” (BARBOSA, 2010, p. 84).

O fluxo de caixa é um esquema que representa as entradas e saídas de caixa ao longo do tempo. Em um fluxo de caixa, deve existir pelo menos uma saída e pelo menos uma entrada. Em uma operação financeira, ocorrem entradas e saídas de dinheiro. É o instrumento que permite ao administrador financeiro planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado período. (ZDANOWICS, 2004).

Desta maneira, segue demonstrado o fluxo de caixa projetado para a FlashLight Alimentação Saudável para os anos de 2020 a 2024.

Tabela 14 - Detalhamento do Fluxo de Caixa Projetado: 2020-2024.

2020 2021 2022 2023 2024 Saldo Inicial de

Caixa

-

R$

178.331,8 0

R$

459.572,8 0

R$

912.900,80

R$

1.539.889,8 0 (+) Recebimentos

Recebimento de Vendas

R$

178.331,80

R$

281.241,0 0

R$

453.328,0 0

R$

626.989,00

R$

743.244,60 Total de Caixa

Disponível (a)

R$

178.331,80

R$

459.572,8 0

R$

912.900,8 0

R$

1.539.889,8 0

R$

2.283.134,4 0 (-) Desembolsos

Mão-de-Obra

-R$

901.914,20

-R$

901.914,2 0

-R$

901.914,2 0

-R$

901.914,20

-R$

901.914,20 Despesas

Operacionais

-R$

18.911,50

-R$

18.911,50

-R$

18.911,50

-R$

18.911,50

-R$

18.911,50 Aquisição de

Maquinário/Softwa re

-R$

88.383,92 - - - -

Imposto - -R$

5.940,00

-R$

5.940,00

-R$

13.860,00

-R$

13.860,00

(36)

Total de

Pagamentos (b)

-R$

1.009.209,6 2

-R$

920.825,7 0

-R$

920.825,7 0

-R$

920.825,70

-R$

920.825,70

Saldo Final de Caixa (a-b)

-R$

830.877,82

-R$

461.252,9 0

-R$

7.924,90

R$

619.064,10

R$

1.362.308,7 0 FONTE: Desenvolvido pelo autor.

8.6 ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA

Compreende-se que, para Salas (2005), a análise das demonstrações financeiras-contábeis de uma organização, também conhecida como análise econômico-financeira, análise de balanços ou ainda análise contabilística, consiste em um conjunto de técnicas a serem viabilizadas para promover o diagnóstico da situação geral e econômica da empresa, além de rever as perspectivas da entidade – especialmente desenvolvendo projeções – com a finalidade de auxiliar na adequada tomada de decisões.

As ferramentas de gestão financeira destacadas correspondem às de maior importância para a análise e interpretação no processo decisório. Estas corroboram para o entendimento de como a empresa apresenta-se econômica e financeiramente, além de disponibilizarem dados para planejamento de futuras ações. Demonstram a situação patrimonial em determinado período de tempo, o lucro ou prejuízo incorrido no exercício social, e evidenciam as entradas e saídas de caixa (MARTELLO et al., 2015, p. 5).

Tal como explica Pereira da Silva (2010), evidencia-se a percepção de que “a análise financeira de uma empresa consiste num exame minucioso dos dados financeiros disponíveis sobre a mesma, bem como das condições endógenas e exógenas que afetam financeiramente a empresa” (PERREIRA DA SILVA, 2010, p.

6).

Ademais, Salas (2005) ainda evidencia que tal análise, quando observada numa perspectiva intrinsecamente interna, permite que áreas de alta administração, direção e gerência das empresas direcionem de forma mais adequada a tomada de decisões e medidas, de forma que corrijam seus pontos fracos e os amenizem para que seu futuro ao mesmo tempo que tire proveito dos pontos fortes, dirima as

(37)

fragilidades existentes e que se colocam como barreiras significativas de crescimento.

Destarte, numa perspectiva externa a análise em questão tem, também, grande utilidade, especialmente para os agentes interessados ou influenciados de alguma forma na empresa (stakeholders).

Para a análise da viabilidade econômica da proposta de negócio aqui desenvolvida é essencial a utilização e o cálculo de alguns indicadores, como por exemplo, Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), payback simples e payback descontado, que seguem definidos e demonstrados em meio à tabela abaixo:

Tabela 15 - Indicadores envolvidos com Análise Econômica do Negócio.

Técnica Fórmula Breve Descrição

Valor presente

líquido (VPL)

= +

1 + + ⋯ 1 +

Fórmula matemática- financeira utilizada para calcular o valor presente de uma série de pagamentos futuros descontando uma taxa de custo de capital estipulada.

Taxa interna de

retorno (TIR)

= 0 =

+ 1 +

Fórmula matemática- financeira utilizada para calcular a taxa de desconto que teria um determinado fluxo de caixa para igualar a zero seu Valor Presente Líquido.

Payback simples =

é

Método mais simples para se analisar a viabilidade de um investimento. É definido como o número de períodos (anos, meses, semanas etc.) para se recuperar o investimento inicial.

(38)

Payback

descontado =

1 +

Neste método, todos os fluxos de caixa futuro

deverão ser descontados por esta

taxa em relação ao período ao qual o fluxo está atrelado.

FONTE: Adaptado de BENETTI et al. (2007).

Na tabela a seguir, tem-se o resumo do cálculo de tais indicadores, levando em consideração o negócio proposto com a FlashLight Alimentação Saudável e a memória de cálculo disposta em meio às seções anteriores.

Tabela 16 - Memória de Cálculo: payback simples, payback descontado, TIR e VPL.

Ano Fluxo de

Caixa Saldo Fluxo

Descontado Saldo

0 -R$

210.729,02

-R$

210.729,02 -R$ 210.729,02 -R$

210.729,02

1 -R$

830.877,82

-R$

1.041.606,84 -R$ 791.312,21 -R$

1.002.041,23

2 -R$

461.252,90

-R$

1.502.859,74 -R$ 418.369,98 -R$

1.420.411,21

3 -R$

7.924,90

-R$

1.510.784,64 -R$ 6.845,83 -R$

1.427.257,03

4 R$

619.064,10

-R$

891.720,54 R$ 509.305,57 -R$

917.951,47

5 R$

1.362.308,70

R$

470.588,16

R$

1.067.404,51 R$ 149.453,05 Taxa de

desconto (i) 5,00%

VPL

R$

149.453,05

TIR 8%

Payback simples 5,65 Payback

descontado 5,86

FONTE: Desenvolvido pelo autor.

A viabilidade econômico-financeira da organização foi definida em conformidade com as disposições contidas nesta seção de análise do investimento,

(39)

tal como esclarecido anteriormente. Os indicadores elucidam tal viabilidade, pois tomando como base a taxa de desconto (i) de 5% e os valores projetados para o fluxo de caixa da empresa para os próximos 5 anos de funcionamento (período entre 2020 e 2024), foi perceptível que o VPL (Valor Presente Líquido) alcançou o valor positivo de R$ 149.453,05 (cento e quarenta e nove mil, quatrocentos e cinquenta e três reais, e cinco centavos), com uma TIR (Taxa Interna de Retorno) de 8%, corroborando com a eficácia das atividades da organização.

O payback simples – retorno do investimento inicial do negócio – foi de, aproximadamente, 5 anos e 6 meses, um valor relativamente baixo e semelhante com o cálculo do payback descontado – que fora de 5 anos e 8 mês –, proporcionando o alcance do retorno do investimento inicial do empreendimento (R$ 210.729,02 - duzentos e dez mil, setecentos e vinte e nove reais, dois centavos) em tempo rápido e hábil para a recuperação do capital de giro organizacional gasto para a abertura do negócio e demonstrando a grande rentabilidade do mesmo.

(40)

9 CONCLUSÃO

O objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso foi elaborar um plano de negócios para implantar uma loja virtual da empresa FlashLight Alimentação Saudável a qual atuará na comercialização de alimentos saudáveis, utilizamos o plano de negócios para obtermos uma análise mais detalhada e assertiva para validar nossa ideia de abertura desse novo empreendimento, bem como para dimensionar a demanda de vendas na região de Curitiba e quais produtos a serem lançados.

A meticulosa e criteriosa elaboração e estruturação de um planejamento sólido permite que o empreendedor tenha mais confiança e conhecimento na tomada de decisão. Utilizamos fundamentos teóricos através de buscas de conceitos e definições de diversos autores para aprimorarmos nossos subsídios para implementar este projeto, pois o fato de empreender torna-se muito desafiador e temos como pilar de sustentação o conhecimento e principalmente as análises das informações de mercado, assim após estas análises de viabilidade de nosso negócio o fator determinante para o sucesso do negócio depende de boas decisões que são fatores determinantes para o sucesso ou não de seu negócio.

Através deste plano de negócios concluído, avaliamos a relação aos riscos e retornos da abertura da empresa em comparação com as previsões de ganhos é mais objetiva e segura. Também conseguimos detalhar e mensurar os pontos fortes e fracos do negócio atentando para possíveis soluções no que devemos fazer para minimizá-los. A tratativa cuidadosa dos pontos fracos que é a grande concorrência mercadológica e a consolidação de diversos concorrentes, pela grande demanda pelo mercado acompanhada de uma oferta também crescente – quanto mais consolidado, mais confiança e clientes a empresa terá.

O plano de negócios proporcionou possibilidade de visão global do negócio associada ao planejamento e desenvolvimento do futuro do nosso empreendimento o qual disponibilizou fundamental fator para a obtenção de maior segurança na decisão de empreender e, com as análises estratégicas, analises de mercado, do plano de marketing, do plano operacional, das previsões financeiras e suas projeções realizadas neste estudo, se tornou possível compreender que o negócio no ramo de alimentos saudáveis é de baixo investimento inicial demonstrando um retorno de ganhos futuros bem otimista, uma vez que adentrará um mercado de imensas

(41)

potencialidades, pois atualmente as pessoas estão com foco em uma vida mais saudável com longevidade.

(42)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALLENDE, A.; MCEVOY, J. L.; LUO, Y.; ARTES, F.; WANG, C. Y. Effectiveness of two-sided UV-C treatments in inhibiting natural microflora and extending the shelf-life of minimally processed “Red Oak Leaf” lettuce. Food Microbiology, London, vol. 23, nº 3, p. 241-249, 2006.

BARBOSA, H. M. A análise de demonstrativos financeiros como ferramenta para tomada de decisão nas micro e pequenas empresas. Scientia FAER, nº 2, vol. 2, jan./abr. 2010.

BENETTI, C.; DECOURT, R. F.; TERRA, P. R. The practice of corporate finance in Brazil and in the USA: comparative survey evidence. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE FINANÇAS, 7., 2007, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: EBF, 2007.

BRAGA, R. Fundamentos e Técnicas de Administração Financeira. 3. ed. rev.

atual. São Paulo: Altas, 1989.

BUCHANAN, J. M. Custo e escolha. 2. ed. São Paulo: Inconfidentes /Instituto Liberal, 1993.

EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Iniciando um pequeno grande negócio agroindustrial: Hortaliças minimamente processadas. Brasília:

Embrapa Informação Tecnológica/SEBRAE, 2003.

GERART, P. Plano de negócios: Planejando o seu negócio. 2009. Disponível em:

<http://projetos.unioeste.br/projetos/gerart/apostilas/apostila4.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2019.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

LIMA, E. B. Contabilidade de Custos. Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CRC-RJ, 2014.

LONGENECKER, J. G.; MOORE, C. W.; PETTY, J. W. Administração de Pequenas Empresas – Ênfase na Gerência Empresarial. 15. ed. São Paulo: Makron Books, 1997.

MARTELLO, A.; BOGONI, N. M.; LUZ, R. M.; MARCON, A. Indicadores de gestão financeira: um estudo de gestão financeira realizado em empresas de pequeno e médio porte no município de Paraí-RS. In: CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL, 15., 2015, Bento Gonçalves. Anais [...]. Bento Gonçalves:

CCRS, 2015.

OLIVEIRA, D. P. R. Planejamento Estratégico – Conceitos, Metodologias e Práticas. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

Referências

Documentos relacionados

considerado sujeito de direito, pois era propriedade do dominus. O trabalho escravo continuava no tempo, de modo indefinido, mais precisamente enquanto o escravo vivesse ou deixasse

O objetivo deste trabalho foi avaliar, in vitro, os efeitos anti-helmínticos do extrato aquoso das folhas e do extrato metanólico dos frutos de algaroba sobre cultivos de larvas de

Júri de Seleção de trabalhos Ginecologia/ Obstetrícia Hélder Ferreira Luís Guedes Martins Júri de Prémio CO Ginecologia/ Obstetrícia Anabela Branco José Cabral Luísa Vieira

No experimento 2, os resultados antes da aplicação sequencial (B) não foram eficientes no controle do capim-amargoso, entretanto aos 35 dias após aplicação B, os tratamentos

O uso de jogos para este grupo se torna uma ferramenta eficaz, pois muitos destes profissionais tem baixa formação escolar além de estarem há muito tempo fora das salas

tidos para o Coefi ciente de Efi cácia Protéica para o leite de búfala, vaca e caseína como padrão, verifi caram que a caseína e o leite de vaca, não apresentaram diferença

Diante das consequências provocadas pelas intempé- ries climáticas sobre a oferta de cana-de-açúcar para a indústria, a tendência natural é que a produção seja inferior

No período de primeiro de janeiro a 30 de junho de 2011, foram encaminhadas, ao Comitê de Segurança do Paciente da instituição sede do estudo, 218 notificações de