• Nenhum resultado encontrado

Jovem que morreu enforcado usava tornozeleira e estava em liberdade assistida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jovem que morreu enforcado usava tornozeleira e estava em liberdade assistida"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

Jovem que morreu enforcado

usava tornozeleira e estava

em liberdade assistida

(Foto Reprodução Ilustrativa) – Rogian Mikael

Vargas de Freitas, 23 anos, morreu enforcado em

Novo Progresso, respondia processo na Justiça

do estado do Mato Grosso.

Rogean Mikael Vargas Freitas de 23 anos, cometeu suicídio por enforcamento, na noite desta quinta –feira ,22 de Dezembro de 2016, em uma propriedade rural (fazenda Bom Sucesso), distante quatro quilômetros da vicinal celeste no Município de Novo Progresso.

Noticia publicada pelo Jornal Gazeta Digital (MT) em 2013>

Rogian foi preso em 2013, na cidade de Várzea grande (MT), com ele mais duas pessoas incluindo um menor, segundo a Polícia Militar de Várzea Grande , foram presos em flagrante,

(2)

acusados de participação em vários roubos realizados na região do bairro Júlio Domingos de Campos, naquela cidade.

Tornozeleira (Foto Policia Militar)

Leia Também:Jovem de 23 anos comete suicídio por enforcamento na vicinal celeste

No momento da prisão, foi encontrado e com eles e recuperados dezenas de peças de roupas novas levadas de uma vítima que as comercializava, cerca de 2,540 reais que teriam sido levados da distribuidora de bebidas e vários aparelhos eletrônicos. Rogeam e os comparsas foram detidos e encaminhados a Central de Flagrantes onde foram reconhecidos pelas vítimas do assalto a residência e também pelo proprietário da distribuidora.

Tornozeleira

Rogeam foi preso em 2013, e recentemente conseguiu liberdade assistida. Para isto foi preciso a implantação do uso de tornozeleira eletrônica para ficar com liberdade assistida. A informações que Rogeam tinha família em Novo Progresso e estava de passagem pela cidade.

Os motivos que o levaram a cometer suicídio não foi divulgado, a policia investiga o caso.

Da Redação Jornal Folha do Progresso

(3)

chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

Progressense que sobreviveu

de acidente, permanece com

saúde estável no MS.

(Juvinal Lunardi Foto Reproduçpão internet ) – Sobrevivente de a c i d e n t e e m R i o B r i l h a n t e r e s p i r a c o m a j u d a d e aparelhos,divulga jornal.

De acordo com Jornal Correio do Estado (MS), é Considerado estável estado de saúde de Jones Lunardi, de 44 anos, sobrevivente do acidente ocorrido na tarde do dia 20 de Dezembro de 2016, no quilômetros 375 da BR-163, em Rio Brilhante (MS).

Leia Também:BR-163-Empresário de Novo Progresso morre em acidente no Mato Grosso do Sul

Jones foi levada para o Hospital da Vida, em Dourados, deu entrada com diversas fraturas pelo corpo, como braço direito e perna esquerda.

Já foi examinado pelos médicos e respira com a ajuda de aparelhos. Somente com melhora do quadro de saúde é que será possível realizar algum tipo de procedimento cirúrgico. Este laudo medico saiu dois dias após o acidente – o Jornal folha do Progresso tentou contato com hospital aonde Jones esta

(4)

internado e possivelmente amanhã quarta- feira (28) teremos novas informações sobre estado de saúde do sobrevivente.

Jones era passageiro no veículo Honda Civic, que tinha como condutor, Jovinal Lunardi, de 40 anos, morador de Novo Progresso (PA), que chegou a ser socorrido mas morreu no hospital de Rio Brilhante.

O veículo que os dois ocupavam aquaplanou e bateu de frente com caminhão. Chovia forte no momento do acidente. Vítimas foram socorridas por equipes de resgate da concessionário CCR MSVia.

Da Redação Jornal Folha do Progresso com Rio Brilhante em Tempo Real

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

Prefeitura de Novo

Progresso-Salário em dia e finaliza

gestão marcada pelo respeito

e valorização do servidor

O prefeito de Novo Progresso, Ubiraci Soares

(PSC), vem cumprindo com o pagamento do salário

dos servidores municipais em dia.

(5)

Segundo Macarrão, o pagamento dos salários dentro do mês trabalhado sempre foi prioridade durante todos os meses de sua gestão, mesmo com a crise econômica que atinge inúmeros estados e municípios brasileiros. Neste mês, a folha de pagamento é de aproximadamente R$ 5,3 milhões, em valores líquidos.

Prefeito Macarrão e Zequinha Marinho

“Nós cumprimos o nosso compromisso com os servidores. Pagamos 100% das folhas em dia e cumprimos com o 13º salário. Creio que isso foi um ganho importante para os servidores e para o município, porque salário em dia e condições de trabalho estimulam os servidores a desempenhar melhor o seu papel na administração pública”, afirmou o prefeito.

As medidas são reflexos de uma boa administração, que reconhece os servidores como principal patrimônio da Prefeitura de Novo Progresso e atua na busca por estimular o fomento da economia local, especialmente nesta época de crise. A reportagem buscou opinião na rua, para saber como anda a gestão do atual prefeito Macarrão, em conversa com comerciante encontramos a resposta – “Pagar os servidores que vão colocar o dinheiro para circular neste momento tão delicado, melhora a p o s s i b i l i d a d e d e o c o m é r c i o t e r u m m a i o r l u c r o e consequentemente, o município ter maior arrecadação de impostos sobre serviços. É o governo intervindo na renda, que

(6)

volta ao mercado e depois volta para o governo através do imposto”, explicou comerciante Evandro Dias.

Faz tempo que não tínhamos um final de mandato tranquilo em nosso município, pelo que observamos pelo menos os servidores e os fornecedores pararam de reclamar, isto é muito bom para cidade, disse o varejista Evandro.

Para o Prefeito Macarrão as dificuldades existem, mais priorizar o servidor do município foi sua dedicação, como uma pessoa vai trabalhar se não recebe o salário, indagou o prefeito! Em meu governo isto é prioridade, disse.“Os servidores sempre tiveram tratamento diferenciado na nossa gestão. Sempre priorizamos o pagamento da folha e das recomposições salariais, para depois realizarmos o pagamento das demais despesas da prefeitura. Pagamos muitas divida da gestão anterior, o município tava um caos hoje está finalizando o ano com as contas praticamente controladas,

afirmou Macarrão.

“O intuito de tudo o que nós fizemos em prol da valorização do servidor, ao longo desses oito meses, foi prestar o melhor serviço à sociedade, porque são os servidores que representam o Executivo Municipal no dia a dia, concluiu Prefeito.

Da Redação Jornal Folha do Progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

(7)

Saiba

o

horário

de

funcionamento dos bancos na

semana de Ano Novo e como

pagar contas

Por conta das festas de final de ano, as agências bancárias abrirão para atendimento ao público somente até esta quinta-feira (29). Elas permanecem fechadas na sexta-quinta-feira (30) e voltam a abrir na segunda-feira (2).

Em comunicado, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) esclareceu que as contas referentes ao consumo de água, luz, TV a cabo e carnês cujo vencimento seja entre os dias 30 ou 1 de dezembro poderão ser pagas na segunda-feira (2) sem que seja cobrada multa por atraso no pagamento. Os tributos, segundo a Federação, “já vem com data ajustada em relação ao calendário de feriados (federais, estaduais e municipais)”. Outros canais de atendimento fora as agências, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone, agências dos Correios, casas lotéricas e outros, poderão ser utilizados nos dias 30, 31 e 1 para realizar operações bancárias.

Por InfoMoney

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

(8)

Escola Waldemar

Lndermayer-Matrículas para a rede

estadual de ensino estará

aberta em janeiro de 2017

Novo Progresso -As matrículas para escola da rede

estadual de ensino de Novo Progresso terá inicio a

partir do mês de janeiro de 2017.

Conforme divulgação da direção da escola Waldemar Lindermayer em Novo Progresso as matriculas direto na escola terão inicio no dia 09 de janeiro de 2017. O prazo final será dia 20 de Janeiro de 2017.

(9)

A solicitação de novas vagas deve ser realizada exclusivamente por meio do site de matrículas até o dia 5 de janeiro de 2017. A Secretaria Estadual de Educação Cultura e Esporte (Seduce) alerta que somente novos alunos da rede devem fazer a matrícula.

(10)

Você que vai precisar fazer a inscrição na rede estadual do Pará para 2017 deverá fazer o seguinte:

– Assim que o prazo for aberto que provavelmente será em J a n e i r o d o p r ó x i m o a n o v o c ê d e v e r á a c e s s a r http://www.seduc.pa.gov.br/prematricula/. Preencha o formulário com dados do estudante, dados dos pais e dados da escola em que deseja a vaga de forma correta e com atenção porque através dessas informações entrarão em contato sobre a vaga que será reservada na escola.

INSCRIÇÃO E RESULTADO

Após a pré-matrícula e o resultado todos os inscritos deverão comparecer na escola acompanhado dos pais ou apenas a presença do responsável para que a matrícula seja confirmada. Todo o processo desde a abertura de inscrições até o início das aulas será divulgado no cronograma. Leve a seguinte documentação:

Certidão de Nascimento ou Casamento; Histórico Escolar ou Ressalva; Comprovante de Residência; duas fotos 3×4 ; Atestado de Conclusão do Ensino Fundamental; Comprovante de Trabalho para o aluno do noturno.

Para alunos da educação especial ou com alguma deficiência é preciso apresentar o laudo técnico.

Acompanhe tudo sobre a matrícula para o Pará no site: http://www.seduc.pa.gov.br/prematricula/.

Da Redação Jornal Folha do Progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

(11)

Prefeitura conserta e entrega

ambulância para o atendimento

do SAMU

(Foto Ambulância na oficina)- A Prefeitura de

Novo progresso através do Prefeito Macarrão

(PSC), consertou e entregou nesta sexta-feira

(23) a ambulância para o atendimento do SAMU.

(12)

Ambulância consertada

A ambulância estava parada no pátio do hospital municipal com câmbio estragado e por falta de recurso para manutenção. O veiculo (único) usado pra atendimento de emergência e no

(13)

auxilio no transporte dos pacientes de seu domicílio até o Hospital e ainda em demais serviços de saúde do SUS, estava a mais de dois meses parada e o atendimento estava sendo feito com outra ambulância usada nas comunidades. A oposição estava u s a d o a i m a g e m d a a m b u l â n c i a p a r a d a p a r a c r i t i c a r administração.

Leia Também:Abandono e descaso- Lixo, buracos e mato tomam conta das ruas e calçadas da cidade

*DESCASO NA SAÚDE – Vereadores visitam Hospital para averiguar denúncia

O Prefeito assim que o veiculo ficou pronto postou no

facebook e disse, ”pronto está entregue AMBULÂNCIA, agora vamos trabalhar para melhorar ainda mais nosso município” – ‘novo ano vem ai’. Boas Festas a todos!

Da Redação Jornal Folha do Progresso

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93-9 8 4 0 4 6 8 3 5 ( C l a r o ) E -mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

Jovem de 23 anos comete

suicídio por enforcamento na

vicinal celeste

O Jovem “Rogean Mikael Vargas Freitas” de 23

anos, foi encontrado na noite desta

(14)

quinta-feira (22), pendurado na varanda da residência

com uma corda amarrada ao pescoço. A cena

chocou familiares, amigos e populares que se

dirigiram ao local do suicídio.

O jovem Rogean usava tornozeleira eletrônica , usada em preso em regime semi-aberto. Conforme informações ele respondia por crime na justiça do estado do Mato Grosso.

Rogean Mikael Vargas Freitas de 23 anos, cometeu suicídio por enforcamento, na noite desta quinta –feira ,22, em uma propriedade rural (fazenda Bom Sucesso), distante quatro quilômetros da vicinal celeste no Município de Novo Progresso. As Polícias Militares Sargento Pimentel , Cabo Marcos e Jonatham , foram acionados e compareceram ao local da ocorrência para tomar os procedimentos cabíveis ao fato. A ocorrência foi registrada por volta das 23 horas desta quinta -feira ,22 de Dezembro de 2016.

(Atualizado as06:37:35)

Da Redação Jornal Folha do Progresso Fotos Policia Militar

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

(15)

combustível pega fogo no

Jardim do Ouro

Residência destruída pelo fogo

Um caminhão tanque pegou fogo na manhã desta

quinta-feira (22) na comunidade do Jardim do ouro -as chamas se

espalharam rapidamente.

Um caminhão carregado de combustível pegou fogo dentro de um posto de abastecimento na comunidade do jardim do Ouro p r ó x i m o d o d i s t r i t o d e M o r a e s A l m e i d a n a r o d o v i a Transgarimpeira.

De acordo com o a informação ele foi descarregar a carga no momento que explodiu , uma casa o posto de combustível e um veiculo foi totalmente destruído.

Funcionários e a população conseguiram conter as chamas e controlaram o incêndio.

Testemunhas contaram que o caminhão foi descarregar a carga de gasolina no posto quando as chamas começaram. Não há registro de feridos.

As causas do incêndio não foi divulgada.

Da Redação Jornal Folha do Progresso Fotos WhatsApp

(16)

até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

Fotógrafo “Ricardo Stuckert”

faz registro raro de tribo

isolada em floresta no Acre;

veja imagens

(Fotos:Foto: Ricardo Stuckert Por BBC Brasil) – O céu escureceu e uma forte chuva obrigou o helicóptero que sobrevoava uma floresta no Acre a pousar. O temporal demorou para passar e a tripulação decidiu voltar ao ponto de partida antes de escurecer.

A chuva frustrou a viagem, mas proporcionou um registro raro e histórico de uma tribo indígena isolada, próximo à fronteira com o Peru. “É como achar uma agulha no palheiro. Pura sorte”, definiu o fotógrafo Ricardo Stuckert.

(17)

Foto: Ricardo Stuckert

A BBC Brasil teve acesso a parte dos registros feitos por Stuckert no último domingo. Ele viajava para a aldeia Caxinauá (também no Acre), onde faria uma sessão de fotos para o livro Índios Brasileiros . A obra vai documentar a rotina de 12 tribos brasileiras e será lançada no dia 19 de abril de 2017 – Dia do Índio.

Mas ele estava acompanhado do experiente sertanista José Carlos Meirelles, que trabalhou para a Fundação Nacional do Índio (Funai) durante 40 anos, e a dupla resolveu investigar uma área da mata com mais calma.

(18)

Foto: Ricardo Stuckert

“Depois da chuva, a gente voltou e viu umas malocas feitas de palha. A gente estava voando muito rápido, mas vimos plantações e decidimos voltar. Encontramos a tribo e eu comecei a fotografar”, relata o fotógrafo.

Ao identificar uma possível ameaça, os índios reagiram. Os olhares de surpresa e raiva contra o helicóptero foram registrados pelas poderosas lentes de longo alcance de Stuckert. A tribo atirou dezenas de flechas na tentativa de afastar a aeronave, que sobrevoou a região durante sete minutos.

(19)

Foto: Ricardo Stuckert

O próprio Meirelles avalia o voo como algo invasivo à comunidade isolada. “É um registro importante, mas é uma certa agressão. Por isso, a gente toma o cuidado de não voar baixo para não assustar tanto. Por outro lado, o mundo precisa saber que eles existem e que precisamos de políticas para conservá-los”, disse Meirelles, que demarcou áreas de tribos isoladas durante os 20 anos que trabalhou na região.

(20)

Foto: Ricardo Stuckert

Ele estima que a tribo, identificada apenas como “Índios do Maitá”, por estar próxima ao rio de mesmo nome, é composta por cerca de 300 pessoas. O número, segundo ele, é bem grande para uma aldeia isolada.

Algodão

Segundo o sertanista, não há nenhum relato ou documento de aproximação dessa tribo com povos civilizados e até mesmo outros grupos.

Após o sobrevoo e uma primeira análise das fotos de Stuckert, José Carlos Meirelles identificou detalhes que revelam alguns costumes dos índios isolados.

“As mulheres usam uma saiota e eles têm plantações de algodão. São sinais de um povo que tece e fia. Parte deles também possui um cabelo incomum: careca até a metade da cabeça e comprido da metade para trás”, relatou.

(21)

Foto: Ricardo Stuckert

O sertanista afirmou que os índios são mais altos que a média e os homens amarram o pênis a uma espécie de cinta. O especialista também identificou que a tribo planta milho, banana, mandioca e batata.

O grupo fotografado vive numa área de 630 mil hectares onde estão três reservas indígenas: Kampa Isolados do Envira, Alto Tarauacá e Riozinho do Alto Envira. O sertanista disse que, apesar do completo isolamento, a localização aproximada da tribo já era conhecida.

Nas fotos, não foram identificados objetos ou características que possam ter sido influenciadas ou levadas a eles por outros povos.

Um dos fatores apontados pelos especialistas para a sobrevivência da tribo é o fato dela estar localizada numa região de difícil acesso de madeireiros, garimpeiros e seringueiros.

(22)

Stuckert, que trabalhou como fotógrafo da Presidência da República durante oito anos e tem 28 anos de experiência na profissão, disse que o registro dos índios está entre “os mais emocionantes” de sua carreira.

“Eu gostaria de voltar lá, mas acho que a gente não pode ter contato. Precisamos preservar isso e quero que as minhas fotos mostrem que a gente tem que mapear tudo o que está perto e protegê-los para que não tenham problemas externos”, afirmou.

Foto: Ricardo Stuckert

O fotógrafo disse ter ficado “maravilhado” por registrar pela primeira vez na sua carreira uma população que nunca teve contato com uma população isolada.

O sertanista José Carlos Meirelles também demonstra felicidade por ter visto os índios isolados, mas se disse preocupado com o possível avanço do desmatamento e de seringueiros.

(23)

Foto: Ricardo Stuckert

“Fiquei muito feliz em saber que estão bem. Foi muito bom ver que eles têm um roçado e estão no seu espaço. O problema é que ninguém sabe até quando.”

Por BBCBrasil.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

(24)

Chefe da “FLONA do JAMANXIM”

Explica Novos Limites

Alteração dos limites da FLONA do Jamanxim,

PARNA do Rio Novo, PARNA do Jamanxim e criação

da APA do Jamanxim (MPs 756 e 758 de

20/12/2016)

“Duvidas perguntas e Resposta Por Rodrigo Cambará

Printes (Chefe da FLONA do Jamanxim)”

1) Quando foi criada a FLONA do Jamanxim? Qual o seu tamanho naquela época?

Foi criada pelo Decreto Federal s/n° de 13/02/2006, com 1.301 mil hectares, sendo a maior FLONA do mundo.

(25)

tamanho?

Logo após a sua criação já iniciaram os questionamentos. O deputado Asdrúbal Bentes (PMDB/PA) foi autor do primeiro projeto de lei (PL n°2224/2006) visando à sustação dos efeitos do decreto de criação da FLONA. Em 2008, foi elaborado o PL n° 1.148/2008, com a mesma finalidade, pelo deputado Zequinha Marinho PMDB/PA. Em 2009, as associações de produtores ruraislocais, com apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Progresso e de lideranças políticas em Brasília, iniciaram dois processos no ICMBio com propostas de redefinição de limites da FLONA, são eles os processos n° 02070.002498/2009-93 e 02070.000574/2009-26.

3) Como foi esta discussão de novos limites? Envolveu a população local?

Representantes da população local já participavam desta discussão através de um grupo de trabalho que se reuniu até 2012. A partir de 2015, devido a impasses e esgotamento das ferramentas de gestão, retomamos esta discussão com a comunidade de Novo Progresso e internamente no ICMBio. Com a colaboração de lideranças, sindicatos, vereadores, prefeito, etc. começamos a elaborar novos cenários e procuramos reativar a questão com o ICMBio em Brasília. Fizemos, duas reuniões em Novo Progresso, umaocorreu na Câmara de Vereadores no dia 20/05/2016, com alguns vereadores, o prefeito e outras lideranças locais. A segunda foi realizada em 19/07/2016, com algunsreivindicantes de estabelecimentos rurais na FLONA. O grupo sugeriu 04 possíveis cenários de alteração de limite e recategorização.

Com base nos nossos estudos de geoprocessamento, resgate de processos antigos e nas contribuições das pessoas diretamente afetadas, foram elaborados 08 cenários possíveis sobre o futuro da FLONA do Jamanxim e levados à sede do ICMBio em Brasília. O falecido presidente do ICMBio, Rômulo Mello, selecionou um deles, propôs algumas alterações, e elaborou uma nova proposta, que foi enviada ao Ministério do Meio Ambiente e depois à Casa Civil, em setembro de 2016.

(26)

Os decretos saíram agora porque estão associados à desafetação de 862 hectares do Parque Nacional do Jamanxim para a passagem da Ferrogrão.

5) Como ficou a FLONA do Jamanxim?

Ela teve uma redução de 43%, passando de 1,3 milhões para 561.668 hectares. Ainda ficaram no seu interior 36 estabelecimentos rurais. No último censo, em 2009, havia 257 fazendas.

6) A outra parte da FLONA foi desafetada?

Não. Nada foi desafetado. Na região oeste, perto do Rio Novo, houve uma ampliação do Parque Nacional do Rio Novo, que passou de 538.151 hectares para 975.914 hectares, um aumento de 437.673 hectares ou 81%.

Não era possível desmatar nem fazer garimpo na FLONA e no PARQUE não pode também. Então não muda muita coisa naquela região.

7) E essa APA que criaram?

A outra parte da FLONA virou uma APA. Essa APA incluiu 304 mil hectares que eram da FLONA e mais 230 mil que eram área branca. Tem ao todo 534 mil hectares, vai até o rio Jamanxim, por isso recebeu o nome de APA do Jamanxim.

8) O que é possível fazer numa APA?

Na APA, a princípio, é possível fazer tudo o que é legalmente possível numa propriedade rural. Mas é proibido desmatar para abrir pastagem e tirar madeira. A mineração é um atividade possível, com licenciamento. Como é unidade de conservação, as multas ambientais, quando tiver, serão cobradas em dobro. O plano de manejo da APA pode estabelecer algumas restrições, mas não pode interferir no direito constitucional da propriedade.

A regularização fundiária das áreas de posse é permitida e desejável. Os estabelecimentos rurais vão poder se regularizar conforme os critérios do Programa Terra Legal. Cada pessoa só pode registrar uma área em seu nome, com no máximo 15 módulos fiscais ou 1. 125 hectares.

9) E o Parque Nacional do Jamanxim, como ficou?

(27)

mas em compensação o parque foi ampliado para oeste, em mais 51.135 hectares. No final o PARNA do Jamanxim teve um aumento de 5 % da sua área.

10) Quais as principais vantagens destas alterações?

Em termos de diminuição da tensão social, a maior parte das áreas reivindicadas (80%) ficarão fora da FLONA do Jamanxim e do PARNA do Rio Novo, podendo ser regularizadas de acordo com os critérios do Programa Terra Legal, pois estarão na APA do Jamanxim.

A concessão florestal poderá ser retomada na FLONA do Jamanxim, pois a maior parte das áreas reivindicadas estará situada na APA. A concessão pode dar um novo significado à FLONA do Jamanxim, como geradora de empregos e impulsionadora do desenvolvimento regional sustentável, a exemplo do que está ocorrendo na FLONA de Altamira, em Moraes Almeida.

Teremos mais recursos para fiscalização, pois o PARNA do Rio Novo é uma UC que tem apoio do ARPA(Programa Áreas Protegidas da Amazônia) e está sendo ampliado. Em geral, houve um aumento de mais de 10% de áreas protegidas a região.

11) Quais as principais desvantagens?

Para a proteção da Biodiversidade não vejo desvantagens. Para quem tem áreas de posse nessa região, nunca é fácil e cada é um caso em caso. As pessoas devem procurar o ICMBio para abrir seus processos de regularização fundiária. Uma solução que agrade a todos não existe. Então agora é tentar avançar na gestão deste território, a partir do que foi conquistado.

Tabela 1: Balanço das alterações nas UC do sul do Pará

UC De (ha) Para (ha) Balanço (ha) Balanço (%) PARNA do Rio Novo 538.151 975.914 + 437.763 + 81,34 FLONA do Jamanxim 1,3 milhões 561.668 – 738.332 – 43,20

(28)

PARNA do Jamanxim 859.797,04 910.070,04 + 50.273 + 5,84 Área de Proteção Ambiental do Jamanxim 0 534.284 + 534.284 – Total 2.697.948,04 2.981.936,04 + 283.988 + 10,52

(29)

Alterações das unidades de conservação pelas medidas provisórias n° 756 e 758 de 20/12/2016

(30)

Da Redação Jornal Folha do Progresso, informaçes e imagens Rodrigo Cambará Printes

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”

Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br

Referências

Documentos relacionados

Dependendo do NetBotz Appliance e do número de Rack Access Pods em cascata, uma ou mais fontes de alimentação podem ser necessárias para suporte ao hardware conectado.. A tabela

Para obter mais detalhes sobre como um servidor DHCP é usado para definir as configurações de rede do SPCV, consulte “Configuração de DHCP e BOOTP” no Guia do

vďaka tomuto ovládaču maX-LED rGB WirELEss môžete zmeniť farbu vyžarovaného svetla LED pásika ako s kúzelnou paličkou, má viacero scénických režimov. ovládač

Il relè di sorveglianza 3UG4616-1BR28-0AA1 monitora la sequenza delle fasi (disinseribile , ), la mancanza di fase di una delle tre fasi e del conduttore neutro, il superamento

significativa. Alterações: Gostaria de ter um tempo maior para selecionar mais exercícios. Impressão dos Alunos: Eles gostaram muito da aula , viram como a Estatística é

8 Compartimento para armazenagem Caixa de ferramentas Suporte do capacete Bateria Reservatório do fluido de freio traseiro Ajustador da ação do amortecedor dianteiro Janela de

Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para

Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para