• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA CINEMA E TEATRO À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA CINEMA E TEATRO À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA CINEMA E TEATRO

À SERVIÇO DA CIDADANIA E DO COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL

O projeto pretende oferecer aos jovens a oportunidade de atuarem como agentes culturais da comunidade a que pertencem, oferecendo oficinas de capacitação, encontros, debates e workshops, orientados por profissionais dos segmentos do teatro e do audiovisual, capacitando-os para a criação, produção e realização de eventos teatrais e cinematográficos, além da implementação de um cine clube e um grupo teatral, como mola mestres de um ponto de cultura permanente na comunidade.

Oficinas de Cine Clube

Aulas teóricas e pratica sobre história do cinema, linguagens cinematográficas, cinema brasileiro, onde serão exibidos filmes, de longa e curta-metragem, de todos os gêneros.

Aulas teóricas e práticas visando o conhecimento básico da atividade cinematográfica: argumento, roteiro, produção, direção, fotografia e câmera, montagem e finalização.

Aulas sobre os diversos formatos e mídias de exibição, práticas de distribuição cinematográfica entrando por fim em conceito de cineclube, funcionamento e sustentabilidade dessa atividade, a fim de formar e capacitar gestores de cineclubes na comunidade,

Oficinas de Teatro

As aulas teóricas e práticas pretendem não só formar, estimular e desenvolver aptidões e talentos dos participantes como atores e atrizes, mas também no exercício das demais funções profissionais dos diversos segmentos do fazer teatral, Os participantes aprenderão fazendo, como se organiza um grupo teatral e como se produzem e realizam espetáculos teatrais.

Os participantes das oficinas também serão instrumentalizados para planejar, desenvolver e realizar no futuro, novas e inéditas iniciativas artístico-culturais bem como potencializar ações já desenvolvidas na comunidade o que também servirá para estimular os membros da comunidade a buscar e a participar de realizações e atividades dentro ou mesmo fora da comunidade.

(2)

Seleção de Participantes

Serão selecionados até 120 pessoas da comunidade por intermédio de segmentos locais. Os selecionados se distribuirão em três grupos de formação:

 30 para formação de agentes culturais em cinema e cineclube, sem idade limite, porém com idade mínima de 16anos;

 60 para atividades de teatro e pós-seleção de 20 como agentes culturais em teatro e artes cênicas, sem idade limite, porém com idade mínima de 14 anos;

 30 para formação em agentes em comportamento sustentável na comunidade, sem idade limite e com idade mínima de 16 anos.

Programação

CINEMA E CINECLUBE

Exibição de filmes para a comunidade, oficinas de conhecimento básico da atividade audiovisual e criação de Cineclubes nas comunidades

1. Exibições de filmes na comunidade

Exibição de doze sessões abertas ao público, a serem realizadas quinzenalmente, em fins-de-semana, abrangendo pelo menos 300 pessoas da comunidade por vez. Serão exibidos doze filmes brasileiros de épocas, propostas e linguagens diversas. Após as sessões serão realizados debates abertos ao público, com a participação dos alunos, dos professores e de convidados especiais.

A partir de determinado momento, essas sessões serão organizadas pelos próprios alunos, com acompanhamento e orientação dos professores da Oficina, de forma a prepará-los para dar continuidade aos eventos depois do término do projeto.

A programação e a exibição de filmes fazem parte de um trabalho maior de construção do pensamento cinematográfico e cultural de um país.

2. Oficina para formação de gestores de cineclubes na comunidade

Módulo 1:

O curso fornecerá um quadro introdutório ao cinema, com ênfase no cinema brasileiro. Esse recorte é um diferencial que nos parece fundamental para criar no aluno o necessário envolvimento com as características da produção cultural do país em que ele vive, bem como estimular a inter-relação entre as questões de formação do pensamento, da difusão das obras e da produção de filmes e vídeos.

(3)

Nas aulas serão exibidos filmes e trechos de filmes de diversas procedências e estilos, relativamente aos tópicos desenvolvidos.

Programa do módulo 1:

A Oficina está estruturada em 16 aulas divididas nos seguintes tópicos: 1. O que é “história do cinema”?

2. Cinema: arte e indústria 3. Cinema e crítica

4. Produção, distribuição e exibição 5. Linguagem do cinema – I; II e III 6. Cinema brasileiro e gêneros

7. O cinema brasileiro de curta-metragem 8. O documentário no Brasil

9. O que é “cinema popular”? 10. O cinema moderno brasileiro

11. Cinema brasileiro contemporâneo – I;II e III Módulo 2:

Apresentar o conceito de cineclube, funcionamento e sustentabilidade da atividade a fim de formar agentes culturais capazes de promover sessões de cinema, principalmente brasileiro, em locais fechados ou abertos.

A nossa escolha pelo cinema brasileiro reflete-se também na crença de que os cineclubes, vistos aqui como centros de difusão do pensamento sobre o audiovisual, não precisam e nem devem estar apartados dos núcleos de produção. Assim, é importante que o aluno perceba que ele pode fazer parte de um diálogo mais rico e intenso com outros núcleos de pensamento e de produção do audiovisual que atualmente espalham-se pelo Rio de Janeiro.

Programa do Módulo 2:

Serão necessários três grupos de aulas para este módulo da oficina:

Grupo de aula 1 - Um panorama da atividade, iniciando com a história do movimento cineclubista no Brasil. Em um segundo momento, será abordada a organização de um cineclube, desde as instituições que disponibilizam filmes licenciados até a sustentabilidade do mesmo – passando pela produção da sessão, divulgação, apresentação, mediação e tecnologias de exibição. Finalizando o grupo, como registrar um cineclube e a regulamentação brasileira atual.

Aula1 – Breve história recente do Movimento Cineclubista Brasileiro Aulas 2 e 3 - A organização do Cineclube

(4)

2.1. Curadoria e Programação: como adequar a programação ao público e onde conseguir filmes licenciados para exibição

2.2. Produção das Sessões: da escolha e preparação do local às autorizações necessárias 2.3. Divulgação das sessões

2.4. Apresentação e Mediação de debate 2.5. Tecnologias de Exibição

2.6. Sustentabilidade / Captação de parcerias locais Aula 4 - Como registrar um Cineclube / Regulamentação

Grupo de Aula 2 - 2 aulas preparatórias para a realização de exibições. Exemplos práticos e orientações técnicas para que os alunos tenham segurança para produzir exibições em locais abertos ou fechados.

1. Orientações Técnicas (equipamento necessário e outros cuidados) 2. Dicas de Produção

3. Itens de segurança e conforto dos espectadores 4. Registro da sessão

5. Condução de debates sobre os temas propostos nos filmes

Grupo de Aula 3 - Realização de três sessões públicas abertas para a comunidade, totalmente produzidas e conduzidas pelos alunos.

Serão realizadas ao todo 25 oficinas semanais para um grupo de até 30 alunos, sendo 16 do módulo 1 e 9 do módulo 2.

TEATRO – ARTES CÊNICAS

Projeto de Oficina de Artes Cênicas

Nosso projeto pretende, durante 25 semanas, realizar encontros semanais com duração de 3 horas cada um, onde nestes encontros, os participantes serão iniciados em práticas interpretativas e processos de criação artística através de informações teóricas e exercícios práticos. Pretendemos formar, estimular e desenvolver aptidões e talentos dos participantes nas artes cênicas, não só como artistas, mas também orientá-los quanto a formação de grupos de teatro, bem como quanto ao exercício das demais funções dos diversos segmentos de produção de um espetáculo.

Os participantes aprenderão fazendo, como se organiza um grupo teatral e como se produzem e realizam espetáculos teatrais.

Oficinas de artes cênicas são um excelente meio de socialização, integração e desenvolvimento educacional e cultural de toda uma comunidade proporcionando aos seus participantes uma série de benefícios, dentre os quais podemos destacar:

(5)

 Desenvolvimento da vivência e aprendizagem artística  Melhoria da qualidade de vida e da saúde física e emocional;  Aumento da autoestima, crescimento interpessoal e afetivo;

 Conscientização corporal, uma vez que através das artes cênicas usamos o nosso próprio corpo como instrumento;

 Desenvolvimento da criatividade e memorização, pois a prática artística promove sinapses cerebrais, assim como o desenvolvimento cognitivo do indivíduo;

 Desperta a sensibilidade bem como desenvolve a capacidade de concentração;

 Construção da cidadania (Indivíduo-Sociedade), pois ao participar de uma atividade que envolva o fazer artístico, o indivíduo desenvolve a capacidade de trabalhar em conjunto com outras pessoas, onde cada uma é uma parte importante dentro de um todo, o que desperta a autoestima, o senso de responsabilidade e solidariedade, fazendo com que o indivíduo aprenda a refletir sobre sua importância no meio social;

 Possibilidade de um novo horizonte profissional.

COMPORTAMENTO SUSTENTÁVEL

Formação em Comportamento Sustentável Objetivo

Promover treinamento na área comportamental humana para o pessoal indicado, visando a integração e uniformização de suas ações.

Metodologia

O treinamento se dará em duas etapas: a primeira envolve o treinamento básico onde são enfatizadas as questões relacionais, a estrutura do comportamento físico e mental e a criatividade para solução de problemas; a segunda envolve o treinamento superior, com ênfase na questão da decisão e comunicação.

Carga Horária

O treinamento será desenvolvido em 64 horas em dois períodos de 32h cada, sempre aos sábados e domingos em horário integral em quatro semanas, sendo duas consecutivas por período e um intervalo de um fim de semana entre os períodos.

Programação

O treinamento básico será ministrado em forma de workshop, com 32 horas de atividades, segundo a programação que se segue:

T1. O Reconhecimento de Limites

(6)

T3. Impressão e Expressão Corporais T4. Consciência Corporal

T5. Os Sentidos

T6. Bioenergética e Couraça Muscular T7. Concentração e Sensibilidade T8. Percepção e Vínculos

T9. Emocionalidade e Representação T10. Harmonização e Interiorização T11. Vivência Tátil, Material e Cromática T12. Vivência Musical e Ambiental T13. Vivência do Relaxamento e Stress

O treinamento da segunda etapa será ministrado no total de 32 horas, compreendendo a seguinte programação:

T1. Hemisférios Cerebrais

T2 Harmonização e Interiorização T3. Memorização e Resposta T4. Precisão e Movimento

T5. Vivência do Relaxamento e Stress T6. Processo Decisório

T7. Frustração Sistêmica T8. Avaliação e Decisão T9. Ousadia e Conquista

T10. Criatividade, Decisão e Resultados T11. Conflitos e Negociação

T12. Comunicação e Expressão T13. Comunicação do Cotidiano T14. Linguagem, Voz e Palavra T15. Toque e Gestualidade

Referências

Documentos relacionados

(Uma casa vazia, as paredes com um papel de parede importado, muito clássico e caro, mostrando toda a opulência do local a anos atrás, atualmente a velhice do papel

Naipi – Leo, procure ter cuidado e só traga frutas que você perceba que os animais comem também, pois como na vida, há também as árvores que não dão bons frutos.. Alguns são até

(VÃO PEGAR FLOQUINHOS) S. GERALDO - Aqui na fonte existe apenas um floquinho. PROFESSOR LIBÓRIO - E não está saindo nenhum da fonte. GERALDO - Pelo tempo que ficamos aqui a fonte

MINISTRO DO TRABALHO- Vossa Excelência, Excelentíssima, mais que grande Presidente, que isso!!! Aquilo que o senhor ouviu de maneira nenhuma era ronco. Era uma

Pedro – Claro! Quando eu estava na ilha de Bora-Bora encontrei com um grande feiticeiro, o Sangue de Dragão, um feiticeiro conhecido em todo Oceano Atlântico. Bolota – Mas a ilha

PEQUENO PRÍNCIPE – Bem, depois que encontrei a raposa foi que te encontrei, mas agora tenho que ir, preciso cuidar da minha rosa, ela deve estar muito gripada com todos esses

(quando Raposão esta pegando o Pinóquio, vem a Baleia e vai arrastando o Raposão para o mar. Ele pega o corpo de Pinóquio tentando evitar que a Baleia o leve para dentro do mar,

Cinco – Cuidado três! Não deixe cair tinta em cima de mim. Três – Precisamos pintar logo estas rosas. Desculpe! Não deu para evitar! O sete empurrou meu cotovelo. Sete –