• Nenhum resultado encontrado

Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental Anos Iniciais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental Anos Iniciais"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Centro Educacional Sesc Cidadania

Ensino Fundamental Anos Iniciais

16º ROTEIRO DE

ATIVIDADES

5º Ano

PERÍODO DE 10/05 a 14 /05

Equipe pedagógica do 5º ano: Fabrício, Fernanda, Glaucya, Hélio, Ingrid, Jussara, Lígia, Nayron, Patrícia, Rosane, Rosimeire.

(2)

SEGUNDA-FEIRA (10/05)

MATEMÁTICA - 1ª E 2ª AULAS

Conteúdo: Geometria plana

1º momento:

Iniciaremos os estudos no capítulo 3 – Geometria plana, nas páginas 108 e 109 do livro Módulo

2. É possível observar a imagem em vitrais com mosaicos feitos com pedaços de vidros coloridos

ou pintados, que representam personagens cenas ou acontecimentos. Quando se aprecia a imagem de abertura do capítulo, lembramos de algumas formas geométricas como quadrados, retângulos, triângulos...

Para ampliar nosso conhecimento faremos a leitura do texto disponível na página 123 do livro,

Módulo 2.

2º momento:

Assista ao vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=DLSYKM6wFXU Você sabe a

diferença entre: RETA, SEMIRRETA e SEGMENTO DE RETA - Professora Ângela.

Agora que você já sabe identificar a reta, semirreta e segmento de reta, faça a leitura do texto proposto na página 110 e realize as atividades na página 111 do livro Módulo 2.

3º momento:

Realize as atividades propostas no livro de Atividades Complementares 2 - página 37 e 38.

HISTÓRIA - 3ª E 4ª AULAS

Conteúdo: Grécia Antiga: Os deuses olímpicos

1º Momento:

Nas aulas anteriores aprendemos sobre a formação da Grécia Antiga, civilização fundamental para entender o mundo em que vivemos. Vimos como as cidades-estados estavam organizadas, sobre a economia e a cultura dos povos gregos. Falamos sobre os Jogos Olímpicos que foram criados na Grécia Antiga, em meados de 776 a.C. e descobrimos que muitas das modalidades que são praticadas nas Olímpiadas, na atualidade, foram criadas pelos gregos antigos.

(3)

Para conhecer melhor esse mundo de deuses e heróis abra seu livro Módulo 2 página 237 e 238

na seção: “Roda de leitura” e realize a leitura do texto. Realizar a questão nº 1 da página 238.

2º Momento:

Assistir ao Power point “Mitologia Grega - Deuses e Seres Mitológicos” para saber um pouco mais sobre os deuses e seres mitológicos dos antigos gregos.

Fique atento(a), pois na próxima semana realizaremos atividade avaliativa N2 de História do 2º Trimestre. Você fará uma pesquisa sobre Mitologia Grega - Seres Mitológicos. Aguarde orientações.

Leia o texto página 239 e realize as atividades propostas. 3º Momento:

Livro Módulo 2 página 240: leitura e realização das atividades do texto” Se o presente é de grego, desconfie!” Antes de responder a questão nº 2 da página 241 pesquisar o significado da palavra

“malwares”

XADREZ - 5ª AULA

Conteúdo: Temas táticos: Peão avançado e atração

(4)

TERÇA -FEIRA (11/05)

CIÊNCIAS – 1ª, 2ª E 3ª AULAS

Conteúdo: A água é fundamental à vida.

1º momento:

Conteúdo Novo na Area!

Observem a imagem em nosso livro de Ciências Módulo II nas páginas 182 e 183. Atente-se para as expressões faciais das pessoas retratadas na obra de Portinari. E quanto ao ambiente o que podemos observar?

Esta obra de Candido Portinari (Os Retirantes) retrata uma família cuja a realidade é castigada pela seca.

O que vocês sabem desse período tão difícil para os nordestinos em nosso país? E as consequências da seca?

Voltem novamente o olhar para a imagem, observem com atenção e descreva as pessoas que aparecem na imagem.

Por que a falta de água afeta tanto as nossas vidas? 2º momento:

Na página 184 na seção: Roda de Leitura faça a leitura marcando as partes principais, buscando identificar o assunto abordado no texto.

3º momento:

(5)

*Em seu Caderno de atividades complementares de Ciências Módulo II respondas a página: 65

EDUCAÇÃO FÍSICA - 4ª E 5ª AULAS

Conteúdo: Dança com percussão corporal.

Olá! Na aula passada você viu que algumas danças utilizam sons de palmas ou de outras partes do corpo na coreografia. Atualmente esse tipo de atividade que mistura dança com brincadeira tem até um nome próprio: percussão corporal.

Você já parou pra perceber quantos sons diferentes são possíveis de fazer com o próprio corpo? Seja batendo as mãos, ou pulando... Tente criar sons e gestos diferentes para inventar uma música só sua.

E para você praticar mais um pouco, que tal aprender mais uma música? É o desafio “palma peito pé”. Assista e tente fazer igual.

https://youtu.be/1ttR5vmudwQ

Vídeo “Desafio palma peito pé “, disponível no canal do Youtube “Danilo Benício Batucandan”

QUARTA-FEIRA (12/05)

LÍNGUA PORTUGUESA – 1ª, 2ª E 3ª AULAS

Conteúdo: Contos, lendas e mitos.

1º momento: Nesta aula finalizaremos a leitura de O Livro dos Pássaros Mágicos. Pegue o seu livro e vamos conversar.

Depois de ter lido as belas histórias e apreciado lindas imagens de pássaros, o que mais te chamou a atenção nesse livro, quais histórias você mais gostou? Fale um pouco sobre as histórias que mais te impressionaram para a turma e por quê.

2º Momento: Abra o Suplemento de Leitura que veio dentro do seu livro, vamos fazer a leitura e responder às questões de número 2, 4, 5 e 6.

(6)

3º Momento: Histórias sobre pássaros são sempre muito interessantes, não é mesmo? Existe uma história muito legal de um menino que acreditava nos poderes dos pássaros, o nome dele é Tito e ele vive uma grande aventura, vamos conhecê-la?

Filme: Tito e os pássaros

O filme Tito e os pássaros é uma produção do cinema brasileiro de 2019. Traz a história de Tito, um menino tímido de 10 anos que vive com sua mãe. De repente, uma estranha epidemia começa a se espalhar, fazendo com que pessoas fiquem doentes quando se assustam. Tito rapidamente descobre que a cura está relacionada à pesquisa feita por seu pai ausente sobre o canto dos pássaros. Ele embarca numa jornada com seus amigos para salvar o mundo da epidemia. A busca de Tito pelo antídoto se torna uma jornada para encontrar seu pai ausente e sua própria identidade.

Você pode acessar o filme pelo link https://youtu.be/f2OrD3QDWIQ ou pelo seu Teams em arquivos > material de aula > 16º Roteiro > PowerPoint Atividades e Filme.

.

ENSINO RELIGIOSO – 4º AULA

Conteúdo: Aprendendo sobre trabalho e profissões.

1°Momento:

Abrir o livro: Empreendedorismo e Projeto de Vida, pagina 25 e vamos analisar a imagem. Em seguida discutiremos sobre o assunto profissão e trabalho.

No dia 1º de maio é comemorado o Dia do Trabalhador, em homenagens aos trabalhadores que exercem diversas profissões no mundo. Você sabe por que o dia 1° de maio comemora- se o dia do Trabalhador?

Vamos aprender juntos: https://www.youtube.com/watch?v=D4tMA9-lF_E (1:19mim)

Você acha que profissão e trabalho são a mesma coisa?

Trabalho e profissão não são a mesma coisa. Embora esses termos estejam relacionados e também envolvam a carreira de uma pessoa, eles apresentam pontos em particular. Perceba que a palavra “trabalho” é utilizada para designar incontáveis atividades. Podemos fazer um trabalho da faculdade, voluntário, social ou até mesmo doméstico. Sendo assim, trabalhar se refere a exercer uma determinada atividade que pode ou não ser remunerada.

No caso da profissão, ela está relacionada à área de atividade em que um determinado indivíduo adquire especialização. Desse modo, para se referir a si mesmo como um profissional é preciso ter

(7)

determinados pré-requisitos e adquirir competências que o tornam um especialista. Sendo assim, a profissão de uma pessoa é definida pelo conhecimento que ela adquire por meio de cursos, especializações e da experiência, que podem comprovar e formalizar as suas habilidades.

É muito importante respeitar os trabalhos feitas por outras pessoas e também valorizarmos as diversas profissões.

2°Momento:

Você já pensou na profissão que você quer seguir. Que tal assistir ao vídeo e pensar um pouco. Profissões para crianças: https://www.youtube.com/watch?v=9XN3XBs1ZDE - (10:15 mim) 3° Momento:

Dinâmica: adedonha das profissões Material: Folha de papel, lápis

Procedimento: A professora fala uma letra, e em seguida você escreve na folha o nome da

profissão que inicia com aquela letra.

Pontuação: Se não tiver a profissão repetida por outro aluno, terá pontuação 10, se tiver repetido,

terá 5.

INFORMÁTICA – 5º AULA

Conteúdo: Avaliação de Informática.

Entre na plataforma teams, na aba tarefas, imprima a avaliação, resolva poste sua resposta no mesmo local.

A avaliação ficará disponível do dia 10/05 até o dia 17/05 e qualquer dúvida deve buscar imediatamente o professor pelo canal de informática ou pelo e-mail relatando seu problema para que possa ser auxiliado e não fique sem enviar a atividade avaliativa.

A avaliação ficará postada em sua respectiva turma de lockdown.

(8)

GEOGRAFIA – 1ª, 2ª AULAS

Conteúdo: O Brasil urbano – As paisagens das cidades mudam; Cidades espontâneas ou

planejadas. 1º momento:

Avançando nossos estudos do capítulo 4, vamos analisar as mudanças ocorridas nas cidades ao longo do tempo. Para isso vamos voltar à época da colonização do Brasil, quando foram fundadas as primeiras vilas e cidades. Acesse o site do IBGE Brasil 500 anos, e conheça a história das primeiras vilas e cidades brasileiras, disponível no link https://brasil500anos.ibge.gov.br/# .

Agora, realize e leitura das páginas 268 a 272, “As paisagens das cidades mudam” e “Cidades: Espontâneas ou Planejadas”, e realize a atividade 11 da página 271.

2º momento:

Realize as atividades da página 273 e o mapa de aprendizagem da página 277.

MATEMÁTICA – 3ª E 4ª AULAS

Conteúdo: Geometria plana – Continuação.

1º momento:

Dando continuidade aos nossos estudos sobre geometria, na aula de hoje você irá conhecer a diferença entre as retas paralelas, retas concorrentes e retas perpendiculares. Assista ao vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ohrrpKt9F64 Retas concorrentes, Paralelas e

Perpendiculares 4° ano

- Vamos confirmar o que aprendemos, aprecie as informações no livro Módulo 2, página 112 e realize as atividades da página 113. (somente questão 5).

2º momento:

Faça as atividades das páginas 39 e 40 do livro de Atividades Complementares 2.

3º momento:

Atividades da página 113 do livro Módulo 2 (apenas a atividade 5) e página 114.

MÚSICA - 5ª AULA

Conteúdo: Os “sotaques” da música

Na aula dessa semana vamos começar a explorar estilos musicais característicos de países ou regiões do mundo. Preparad@ pra ampliar seu repertório musical? Leia o material com atenção, aproveite o momento da aula pra tirar dúvidas, depois faça a pesquisa proposta e poste na tarefa criada no menu “Trabalhos” (ou “Tarefas”) do canal LOCKDOWN da sua turma ATÉ O DIA 20/05. Se tiver dificuldades em postar pelo Teams, envie para o meu e-mail: jaslinayron.amorim@sescgo.com.br (também no mesmo prazo).

(9)

_______________________________________________________________________________

SEXTA-FEIRA (14/05)

LÍNGUA PORTUGUESA - 1ª E 2ª

AULAS

Conteúdo: Gráficos e tabelas.

1º momento: Nesta aula vamos ler e analisar dados que se referem a informações tabuladas e

organizadas sobre determinado fenômeno ou acontecimento. Esses dados geralmente podem aparecer nos textos, reunidos em gráficos e tabelas. Vamos iniciar comparando os dados e fazendo a leitura do Livro Módulo 02, páginas 30, 31, 32 e 33.

2º momento: Na página 34, analisaremos a tabela do projeto Lazer Comunitário, para responder as atividades das páginas 35, 36 e 37 (letras b e c).

3º momento: Assista ao vídeo e aprenda a diferenciar gráficos de tabelas. TABELAS E GRÁFICOS - Vila Educativa https://youtu.be/ETKjgzSqs70 .

No Livro Módulo 2, responder as atividades das páginas 38 e 39. E em Atividades Complementares 2, as páginas 13, 14 e 15.

(10)

ARTE - 3ª

E 4ª AULAS

Conteúdo: Cubismo- Releitura da obra: autorretrato de Picasso.

Para essa aula você irá precisar de folhas A4, material que você tiver para colorir (lápis de cor, canetinha, giz de cera, tinta guache), cola, tesoura e muita criatividade.

1° Momento:

Você sabe o que é Cubismo? É um movimento artístico vanguardista europeu, que surgiu na

França no começo do século XX e se caracteriza pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza. O artista cubista deixa de ter o compromisso em utilizar a aparência real das coisas, como acontecia durante o Renascimento.

O cubismo teve como principal característica a representação das figuras em vários planos, buscando chegar a uma "tridimensionalidade" na pintura, exibindo as formas em planos irregulares.

2° Momento:

Que tal analisarmos a pintura autorretrato de Picasso?

Quais as principais características? Quais as cores utilizadas?

(11)

3° momento:

Você sabe o que é releitura de uma obra de arte? Já ouviu falar?

Nada mais é do que a elaboração de uma obra tendo outra como base. A ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original. Ação ou efeito de reler, de ler novamente.

Que tal assistir ao vídeo, para entender o que é releitura e, quem sabe, despertar um Picasso em você!

https://www.youtube.com/watch?v=kudm-7MHXoQ 4° Momento:

Agora que já temos um pouco de conhecimento, prepare seu material e sua imaginação e faça a releitura da obra autorretrato de Picasso.

INGLÊS- 5

ª AULA

Conteúdo: Meals & Frequency Adverbs.

Hello, my darlings! Essa semana continuaremos falando sobre food = comida e sobre os advérbios de frequência. Vamos abrir nosso livro de Inglês:

Page 30:

1º passo: No exercício 1 está pedindo para observarmos as barras vermelhas ao lado e depois circularmos a frequência correta: a) always; b) usually; c) never; d) sometimes.

Page 31:

1º passo: No exercício 2 está pedindo para ouvirmos o áudio e marcarmos um X na frequência correta: a) always; b) usually; c) sometimes; d) never.

2º passo: No exercício 3 complete as sentenças com suas próprias informações: a) Eu ____ como ____ no almoço.

b) Eu ____ como ____ na janta. c) Eu ____ almoço às ____. d) Eu ____ janto com ____ .

(12)

3º passo: Exercício 4 somente para leitura.

4º passo: O exercício 5 nos encoraja a fazer o nosso próprio diário alimentar (diary food) com a ajuda da pág. 155. Podem destacá-la! Nela, nós registraremos tudo o que ingerirmos durante uma semana. O espaço é pequeno. Por isso, dê preferência para a escrita dos alimentos e, se couber, pode desenhar. Embaixo temos imagens de copos d’água e de frutas. Você irá marcar um X quando ingerir um deles no respectivo dia. A atividade começará no dia 15, sábado e terminará

dia 21, sexta. Na sexta, já terá um “Trabalho” criado na sua turma lockdown e você deverá postar a foto do seu diary food completo. É a nossa primeira N2 do 2º Trimestre. Have fun!

Kisses, teacher Patrícia.

Referências

Documentos relacionados

seguida, finalizaremos nossos estudos sobre “Estratégias para calcular multiplicações e divisões.” Para isso, realizaremos as atividades das páginas 98 a 100 do

Na aula de hoje vamos conhecer a história dos povos africanos antes da chegada dos europeus no século XV... Produzido por Thomas Roeber e Floris

• Etapas da realização audiovisual: roteiro, direção, direção de fotografia, produção, produção e criação de som, interpretação, direção de arte; • Tecnologias

No texto, alguns Temas Ideacionais (por escolhas lexicais intencionais, que estão sublinhadas na constituição do Tema grifado em negrito) apresentam também juízo de valor por parte

Centro Educacional SESC Cidadania Ensino Fundamental Anos Iniciais 3º Roteiro de Estudos – 2º Ano – 31/01 a 04/02/2022!. Queridas crianças

Informática - 3º Trimestre para o grupo II, e para os alunos on-line, iremos fazer uma revisão do uso das ferramentas do editor de textos Word, aplicados ao conteúdo

Realizar essa operação é muito fácil, e para você entender melhor, acompanhe as explicações das páginas 142 e 146 do seu livro Módulo 3 e depois assista ao vídeo:

Compete ao Presidente da República, dentro da liberdade interpretativa que decorre de suas atribuições de Chefe de Estado, para caracterizar a natureza dos delitos, apreciar o