• Nenhum resultado encontrado

RELATIVIDADE RESTRITA E ESPAÇO-TEMPO PLANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATIVIDADE RESTRITA E ESPAÇO-TEMPO PLANO"

Copied!
105
0
0

Texto

(1)

Cap´ıtulo 1

RELATIVIDADE RESTRITA E

ESPAC

¸ O-TEMPO PLANO

1.1

Coordenadas e Observadores Inerciais

O maior obst´aculo `a compreens˜ao da Teoria da Relatividade (Restrita e Geral) ´e a dificuldade de identificar de imediato os pressupostos subjacentes `a natureza do espa¸co e do tempo na teoria newtoniana, antes mesmo de construir o continuum 4-dimensional onde a teoria de Einstein ´e naturalmente descrita, como mostrou Herman Minkowski em 1908:

“Daqui em diante o espa¸co s´o por si e o tempo s´o por si est˜ao condenados a tornarem-se meras sombras, e s´o uma uni˜ao dos dois preservar´a uma realidade independente”.

Tanto na f´ısica newtoniana como na relatividade restrita, os observadores (ou refe-renciais) inerciais constituem uma classe privilegiada. Por´em, enquanto na f´ısica de Galileu e Newton os referenciais inerciais s˜ao considerados equivalentes para a descri¸c˜ao das leis da Mecˆanica, na relatividade restrita (RR) estes referenciais s˜ao equivalentes para descrever todas as leis f´ısicas. Para isso foi necess´ario generalizar a lei e esten-der o grupo de transforma¸c˜oes entre as coordenadas de dois observadores inerciais de modo a deixar as equa¸c˜oes de Maxwell invariantes, e com isso a pr´opria estrutura do espa¸co e do tempo foi reformulada culminando na constru¸c˜ao de um continuum 4-dimensional, o espa¸co-tempo, caracterizado por uma m´etrica pseudo-euclidiana, que automaticamente traduz os dois postulados da RR de Einstein.

Embora, na f´ısica newtoniana, falemos habitualmente do espa¸co e do tempo separa-damente e, s´o na relatividade restrita, falamos de espa¸co-tempo, em ambas as teorias

(2)

podemos falar de um espa¸co-tempo cont´ınuo, composto de acontecimentos (f´ısicos): sendo cada acontecimento definido por quatro coordenadas: (t, ~r) ≡ (t, x, y, z). Mas ´e claro, aquilo que ´e natural na RR, ´e algo artificial na Mecˆanica Newtoniana.

Todos os acontecimentos, pelo menos numa vizinhan¸ca de um dado acontecimento (ori-gem), podem ser unicamente caracterizados por 4 n´umeros reais (as suas coordenadas): dizemos que o espa¸co-tempo ´e uma variedade (diferenci´avel) 4-D, M4.

O mundo f´ısico da nossa experiˆencia, ´e agora representado por um espa¸co a quatro di-mens˜oes, o espa¸co-tempo. Cada ponto do espa¸co-tempo ´e um acontecimento f´ısico, representado por quatro coordenadas (t, x, y, z): t representa o instante e (x, y, z) d´a-nos a localiza¸c˜ao do acontecimento. Diferentes observadores (inerciais) usam coorde-nadas diferentes para o mesmo acontecimento. O conjunto de todos os acontecimentos da vida de um observador (ou de uma part´ıcula) formam uma traject´oria do espa¸co-tempo a que se d´a o nome de linha do Universo. Para os observadores inerciais as linhas do Universo s˜ao geod´esicas (neste caso, por se tratar de um espa¸co-tempo plano, linhas rectas) deste espa¸co-tempo. Se dois observadores se cruzam e tomam esse acontecimento como a origem das respectivas coordenadas de espa¸co e de tempo, a invariˆancia da velocidade da luz no v´acuo exige que

x2+ y2+ z2− c2t2 = x02+ y02+ z02− c2t02

onde (t, x, y, z) e (t0, x0, y0, z0) s˜ao as coordenadas dum mesmo acontecimento para cada

um dos observadores. `

A semelhan¸ca do que acontece com a geometria euclidiana, onde a generaliza¸c˜ao do teorema de Pit´agoras nos diz que

∆r2 = ∆x2+ ∆y2+ ∆z2

´e um comprimento invariante numa rota¸c˜ao, tamb´em a geometria do espa¸co-tempo da relatividade restrita pode ser caracterizada pelo invariante fundamental,

∆s2 = −c2∆t2+ ∆x2 + ∆y2+ ∆z2, (1.1)

que traduz a invariˆancia da velocidade da luz no v´acuo, e tamb´em ´e habitualmente interpretado como uma “distˆancia”entre dois pontos (acontecimentos) deste espa¸co-tempo a quatro dimens˜oes e, por isso, designado intervalo do Universo. Por´em, devido `a existˆencia de trˆes sinais positivos e um negativo (na linguagem matem´atica diz-se que se trata de uma forma quadr´atica indefinida) esta “distˆancia”nem sempre ´e positiva como na geometria euclidiana.

Dados dois acontecimentos cuja separa¸c˜ao espacial ´e ∆r e cuja separa¸c˜ao temporal ´e ∆t, trˆes situa¸c˜oes diferentes podem ocorrer

a) ∆r2−c2∆t2 = 0, a distˆancia entre os dois acontecimentos ´e exactamente percorrida

pela luz no intervalo de tempo que os separa. Diz-se que os dois acontecimentos formam um par tipo-luz.

(3)

b) ∆r2 − c2∆t2 < 0, a distˆancia entre os dois acontecimentos ´e menor que o espa¸co

percorrido pela luz no intervalo de tempo que os separa. Diz-se ent˜ao que os dois acontecimentos formam um par tipo-tempo.

c) ∆r2 − c2∆t2 > 0, no intervalo de tempo que separa os dois acontecimentos a luz

n˜ao pode percorrer a distˆancia que os separa. Diz-se neste caso que os dois acontecimentos formam um par tipo-espa¸co.

Todos os pares de acontecimentos que est˜ao numa rela¸c˜ao de causa-efeito pertencem `as categorias a) ou b). Nenhuma informa¸c˜ao pode ser transmitida com velocidade maior do que a da luz. Logo, dois acontecimentos que perten¸cam `a categoria c) n˜ao podem estar causalmente relacionados. Como as part´ıculas materiais viajam com uma velocidade inferior `a da luz em todos os referenciais inerciais, dois quaisquer aconteci-mentos da vida de uma part´ıcula material formam um par tipo-tempo para todos os observadores inerciais, isto ´e, a sua separa¸c˜ao temporal ´e maior do que a sua separa¸c˜ao espacial.

Como consequˆencia deste ´ultimo facto, vemos imediatamente que dados dois aconte-cimentos que formam um par do tipo tempo, eles pertencem necessariamente `a vida de uma dada part´ıcula material, e ocorrem no mesmo ponto do espa¸co no referencial pr´oprio dessa part´ıcula, isto ´e, no referencial onde a part´ıcula est´a em repouso. Por-tanto, dados dois acontecimentos que formam um par de tipo tempo, existe sempre um referencial onde eles ocorrem no mesmo ponto do espa¸co.

Por outro lado, dados dois acontecimentos que formam um par do tipo espa¸co, existe sempre um referencial onde s˜ao simultˆaneos, bastando para isso provar que eles se localizam necessariamente sobre um eixo espacial de um dado referencial inercial. Antes da teoria da RR, admitia-se que o espa¸co-tempo tinha a seguinte estrutura adicional: dado um acontecimento p do espa¸co-tempo, devia existir uma no¸c˜ao natural, independente-do-observador, de “acontecimentos que ocorrem no mesmo instante que p”(no¸c˜ao de simultaneidade com p). Mais precisamente, dados dois acontecimentos p e q, devia-se verificar uma das trˆes possibilidades mutuamente exclusivas:

[1] ´E poss´ıvel, em princ´ıpio, para um observador ou part´ıcula material, ir de um acontecimento q para outro acontecimento p: q 7→ p (diz-se, neste caso, que q pertence ao passado de p).

[2] ´E poss´ıvel, em princ´ıpio, para um observador ou part´ıcula material, ir de um acontecimento p para outro acontecimento q: p 7→ q (diz-se que q pertence ao futuro de p)

[3] ´E imposs´ıvel, em princ´ıpio, a um observador ou part´ıcula material, estar pre-sente em ambos os acontecimentos p e q (diz-se que p e q s˜ao acontecimentos simultˆaneos).

(4)

Na f´ısica Newtoniana sup˜oe-se que os acontecimentos que se encontram na terceira categoria formam um s´o conjunto 3-D e definem a no¸c˜ao de simultaneidade com p, enquanto que em RR existem infinitos conjuntos 3-D de acontecimentos simultˆaneos, nomeadamente quaisquer dois observadores inerciais distintos tˆem diferentes conjuntos de acontecimentos simultˆaneos com o acontecimento p. Em concreto, na teoria da RR tamb´em se verifica uma classifica¸c˜ao das rela¸c˜oes causais entre os acontecimentos, mas com a seguinte modifica¸c˜ao: devemos substituir (3) por

[3’] Os acontecimentos simultˆaneos com p formam mais do que um conjunto 3-D. Estes acontecimentos ainda se subdividem em:

[i] Acontecimentos que est˜ao na fronteira do conjunto de pontos que formam o futuro de p. Estes acontecimentos n˜ao podem ser atingidos por uma part´ıcula material que parta de p mas podem ser atingidos por sinais luminosos emitidos em p e formam o cone de luz do futuro de p (espa¸co 3-D).

[ii] Acontecimentos que formam o cone de luz do passado de p (espa¸co 3-D) definido de modo semelhante.

[iii] Acontecimentos que n˜ao est˜ao no futuro nem no passado de p e que se dizem espacialmente relacionados com p (os quais formam um conjunto 4-D).

O ponto essencial a destacar ´e o da ausˆencia de uma no¸c˜ao de simultaneidade absoluta em RR; n˜ao existem superf´ıcies 3-D espaciais absolutas no espa¸co-tempo, ao contr´ario do que acontece na f´ısica pr´e-relativista, onde os acontecimentos simultˆaneos com um dado acontecimento p formam uma superf´ıcie 3-D (´unica) no espa¸co-tempo. Ainda ´e poss´ıvel a um observador em RR definir acontecimentos simultˆaneos com um dado acontecimento p–definindo assim uma superf´ıcie 3-D no espa¸co-tempo–mas essa no¸c˜ao depende do seu estado de movimento.

1.1.1

Postulados da Relatividade Restrita

Em 1905 A. Einstein constr´oi a teoria da RR partindo dos seguintes postulados: Postulado 1 Os observadores inerciais s˜ao equivalentes para a formula¸c˜ao de todas as leis f´ısicas.

Postulado 2 A luz propaga-se no v´acuo com uma velocidade finita c, a mesma para todos os observadores inerciais, independentemente da velocidade relativa entre a fonte e o observador. (Princ´ıpio da Invariˆancia da velocidade da luz).

(5)

O primeiro postulado (P1), conhecido por Princ´ıpio da Relatividade de Einstein, assume a equivalˆencia dos referenciais de in´ercia (RI). E o segundo postulado (P2), afirma a invariˆancia da velocidade da luz no v´acuo.

Importa esclarecer alguns pontos. Um referencial inercial ´e um sistema de referˆencia onde as part´ıculas livres se movem com velocidade uniforme segundo linhas rectas no espa¸co (e no espa¸co-tempo). Por observador inercial entendemos um observador em repouso num referencial inercial, conhecido por referencial pr´oprio, equipado com os respectivos instrumentos de medida (rel´ogios e r´eguas).

Note que, de acordo com o Princ´ıpio da Relatividade de Galileu, os observadores iner-ciais tamb´em s˜ao equivalentes, mas s´o para as experiˆencias da mecˆanica de Galileu-Newton.

1.1.2

O efeito de Doppler e a dilata¸c˜

ao do tempo

Vamos come¸car por examinar o efeito do movimento relativo sobre a taxa de progress˜ao do tempo medido por dois observadores inerciais distintos. Consideremos ent˜ao dois observadores inerciais, sejam eles Duarte e Mariana, em movimento relativo com ve-locidade v. Vejamos como podem estes observadores medir a sua distˆancia relativa num dado instante do tempo pr´oprio de um deles, isto ´e, o tempo medido no refe-rencial onde o observador est´a parado. Comecemos por admitir que os observadores se cruzaram num instante anterior e, nesse instante, acertaram os seus rel´ogios. Para medir distˆancias e comparar os tempos dos seus rel´ogios, Duarte e Mariana podem trocar sinais “luminosos”que, de acordo com o segundo postulado, se deslocam com velocidade c em rela¸c˜ao a qualquer deles.

O Duarte poder´a medir a que distˆancia se encontra a Mariana, num dado instante do seu tempo pr´oprio, se enviar um sinal luminoso no instante tA, que ser´a entretanto

reflectido pela Mariana e chega de novo ao Duarte no instante posterior tB > tA. Dir´a

ent˜ao que a Mariana estava `a distˆancia d = (tB− tA)/2 segundos-luz (se assumirmos

c = 1, e medirmos o espa¸co e o tempo em segundos-luz) no momento em que o sinal luminoso foi reflectido pela Mariana. O instante correspondente a esse acontecimento, tC, tamb´em facilmente se calcula, no referencial pr´oprio do Duarte, em fun¸c˜ao de tA e

tB,

tC =

1

2(tA+ tB).

Mas ´e claro que a um intervalo de tempo T , no referencial do Duarte, corresponde um intervalo maior T0 = KT, k > 1 no referencial da Mariana. Se n˜ao vejamos isso com

o aux´ılio do seguinte exemplo (ver Fig(1.1)). Suponhamos que a Mariana se afasta do Duarte com uma velocidade v = 0.6(c = 1), e que o Duarte envia os seus sinais para a Mariana a intervalos regulares de 6 meses do seu tempo pr´oprio. Quando envia o primeiro sinal, estando a Mariana j´a a uma distˆancia de 0.5 anos-luz, ent˜ao o sinal leva 1.25 anos a atingi-la. Seis meses depois de enviar o primeiro sinal, Duarte envia o

(6)

T

T'=KT

D M

Figura 1.1: O Duarte envia dois sinais luminosos para a Mariana, separados de um intervalo T . A Mariana recebe esses sinais separados de um intervalo maior T0 = KT ,

onde K > 1 ´e fun¸c˜ao da velocidade relativa entre os 2 observadores inerciais. segundo sinal luminoso. Durante esse tempo T = 1

2 ano-luz, a Mariana afastou-se mais

0.3 anos-luz, de modo que o sinal luminoso vai ter de percorrer uma distˆancia maior para atingi-la. De modo que, pelo menos do ponto de vista do Duarte, ´e evidente que a um intervalo de 6 meses entre dois sinais emitidos corresponde um intervalo maior entre os dois sinais recebidos pela Mariana; concretamente, Duarte mede um intervalo entre os dois sinais recebidos pela Mariana de 1.25 anos. Isto n˜ao nos diz ainda qual o intervalo de tempo medido pela Mariana, mas ´e com certeza uma indica¸c˜ao de que esse intervalo n˜ao ser´a 6 meses, como para o Duarte. Um efeito semelhante ocorrer´a se os sinais fossem agora enviados da Mariana para o Duarte. E ´e de esperar, que sendo a velocidade relativa a mesma, que o factor K que relaciona os intervalos de tempo seja o mesmo. Como veremos a partir das f´ormulas deduzidas adiante, no nosso caso K = 2 e portanto ao intervalo de 6 meses do Duarte corresponde um intervalo de 1 ano na recep¸c˜ao desses mesmos sinais pela Mariana. E se os sinais recebidos pela Mariana forem (imediatamente) reflectidos de modo a regressarem ao Duarte, este recebˆe-los-´a separados de dois anos (ver Fig(1.2)).

Consideremos ent˜ao dois observadores inerciais em movimento relativo, que podem continuar a ser o Duarte e a Mariana. Duarte envia um sinal luminoso, espera um intervalo de tempo T do seu rel´ogio (tempo pr´oprio), e envia ent˜ao um segundo sinal. A Mariana mede um intervalo de tempo entre a recep¸c˜ao desses dois sinais como sendo

T0 = KT (1.2)

Se a Mariana estivesse em repouso em rela¸c˜ao ao Duarte, ent˜ao ter´ıamos K = 1, isto ´e, os intervalos de tempo seriam os mesmos para os dois observadores. Neste caso, as suas linhas do Universo seriam paralelas. Mas se os observadores se afastam

(7)

T

T'=KT

D M

T''=KT'

anos-luz

Figura 1.2: O Duarte envia dois sinais luminosos para a Mariana, separados de um intervalo T , e esta devolve-os assim que os recebe.

K > 1, e se os observadores se aproximam K < 1. Se soubermos a velocidade entre os 2 observadores facilmente poderemos determinar K. Na verdade, se os rel´ogios da Mariana e do Duarte foram previamente acertados, quando a Mariana se cruzou com o Duarte, ent˜ao a partir das coordenadas do acontecimento C da Fig. (1.3) poderemos relacionar K com a velocidade v,

   tC = 12(tA+ tB) = 12(K2T + T ) xC = 12(tB− tA) = 12(K2T − T ) (1.3) Logo, vem v = xC tC = K 2− 1 K2+ 1 K = s 1 + v 1 − v. (1.4)

Note-se que daqui tamb´em se pode obter a f´ormula da dilata¸c˜ao do tempo, com-parando o tempo entre 2 acontecimentos que ocorrem no mesmo ponto do espa¸co de um dado observador, e em pontos do espa¸co diferentes do outro observador. Assim, t0 C = T0 = KT com tC = (K2+ 1)T /2 vem t0 C tC = 2K K2+ 1 = 1 − v2, e portanto, T0 = t1 − v2 (1.5)

Uma das formas mais pr´aticas de medir a quantidade K ´e atrav´es da medi¸c˜ao do comprimento de onda (c.d.o.) da luz observada, ou de qualquer outra radia¸c˜ao elec-tromagn´etica, desde que se conhe¸ca o c.d.o. da radia¸c˜ao emitida. Esta ´e a base das

(8)

KT=T ' T KT ' A B C t C Duarte Mariana

Figura 1.3: No instante tA, Duarte envia um sinal luminoso para Mariana, que o devolve

imediatamente no instante tC de Duarte. Este recebe-o de volta no seu instante tB.

medidas de deslocamento para o vermelho da radia¸c˜ao emitida por um corpo que se afasta do observador.

Se um observador se afasta de n´os, o Duarte por exemplo, e envia uma radia¸c˜ao de c.d.o. λe, vamos recebˆe-la com c.d.o. dado por

λo= Kλe, (1.6)

pois o per´ıodo da radia¸c˜ao emitida ´e dado λe = c∆τe, e a este per´ıodo corresponde

∆τo = K∆τe, para o per´ıodo da radia¸c˜ao observada, de acordo com a eq.(1.2).

Esta mudan¸ca de c.d.o. ´e f´acil de medir directamente a partir do espectro da luz recebida. Pode fazer-se esta medida atrav´es da identifica¸c˜ao no espectro observado de uma linha cujo c.d.o. ´e conhecido na fonte (como ´e o caso da ‘linha α’de c.d.o. 121.5 nm do espectro do Hidrog´enio), que depois ´e comparado com o c.d.o. recebido. Com frequˆencia, o resultado da medida ´e expresso em termos do parˆametro do deslocamento para o vermelho,z, definido por

1 + z = λo λe

= K. (1.7)

Com este resultado ficamos a perceber que K, conhecido por factor de Bondi, est´a associado ao efeito de Doppler entre dois observadores inerciais em movimento relativo.

(9)

1.1.3

A adi¸c˜

ao de velocidades

Consideremos agora trˆes observadores inerciais, cujas linhas do Universo s˜ao dadas pela Fig.(1.3) Nesta figura o observador B tem velocidade v1 em rela¸c˜ao a A, e observador

T

T'

A B

T'' C

Figura 1.4: O observador B afasta-se do observador A com velocidade v1 e o observador

C afasta-se do observador B com velocidade v2

C tem uma velocidade v2 em rela¸c˜ao a B. Pretendemos saber qual ´e a velocidade

relativa, v12, de C em rela¸c˜ao a O. Atendendo `a linearidade entre K e v, ´e de esperar

que

T0 = K1T, T00= K12T.

Mas tamb´em podemos admitir que o observador B emite sinais para C separados de um intervalo T0, pelo que

T00 = K

2T0.

Combinando as rela¸c˜oes anteriores conclu´ımos que T00 = K

BCKABT e portanto

KAC = KABKBC, (1.8)

Atendendo `a rela¸c˜ao entre o factor de Bondi e a velocidade eqs.(1.4), vAC = K 2 AC− 1 K2 AC + 1 = K 2 ABKBC2 − 1 K2 ABKBC2 + 1 ou vAC = 1 + vAB 1 − vAB 1 + vBC 1 − vBC − 1 1 + vAB 1 − vAB 1 + vBC 1 − vBC + 1 = vAB+ vBC 1 + vABvBC (1.9)

(10)

Com base nesta f´ormula de composi¸c˜ao de velocidades, vemos que a velocidade da luz n˜ao pode ser ultrapassada: se uma destas velocidades vAB ou vBC ´e igual a c = 1, a

velocidade resultante vem vAC = 1.

1.1.4

Dedu¸c˜

ao das transforma¸c˜

oes de Lorentz

A partir das considera¸c˜oes anteriores, ´e f´acil obter as f´ormulas de Transforma¸c˜ao de Lorentz, ou seja, as rela¸c˜oes que permitem converter as coordenadas de espa¸co e de tempo de um acontecimento, observado num dado referencial (inercial), com as coorde-nadas correspondentes do mesmo acontecimento num outro referencial (inercial). Para isso consideremos a Fig.(1.5)

O A P P' Q Q'

Figura 1.5: Dois observadores cruzam-se no acontecimento O e acertam os seus rel´ogios. No acontecimento P ´e enviado um sinal luminoso, que se cruza com o outro observador em P0 e ´e reflectido no acontecimento, regressando ao mesmo ponto do espa¸co. No seu

(11)

Chamando S e S0 os dois referenciais, temos em S    tA = 12(tP + tQ) xA = 12(tQ− tP) (1.10) e em S0    t0 A = 12(t0P0+ t0Q0) x0 A = 12(t0Q0− t0P0) (1.11) Tendo em conta que t0

P0 = KtP e tQ= Kt0Q0, vem para um acontecimento A arbitr´ario

  

t0− x0 = K(t − x)

t + x = K(t0+ x0)

donde se deduz: −t02+ x02= −t2+ x2, bem como    t0 = 1 2(K + K−1)t − 12(K − K−1)x = γ(x − vt) x0 = 1 2(K + K−1)x −12(K + K−1)t = γ(t − vx) (1.12) com γ = 1 1 − v2.

Assim, segundo Einstein, dados dois observadores inerciais arbitr´arios, O e O0, as

coordenadas de um certo acontecimento P est˜ao relacionadas entre si por uma trans-forma¸c˜ao de Lorentz, definida no caso particular em que v s´o tem componente segundo x, e os dois referenciais est˜ao igualmente orientados por

x0 = γ(x − vt) y0 = y z0 = z t0 = γ(t − vx/c2)          transforma¸c˜ao de Lorentz (1.13) e onde γ = q 1 1 − v2/c2.

Representando as coordenadas de O0 por uma barra em vez de uma plica, e

multipli-cando a coordenada temporal pela velocidade da luz no v´acuo, c, para que todas as coordenadas fiquem com a mesma dimens˜ao espacial, podemos escrever as coordenadas do mesmo acontecimento f´ısico nos dois referenciais inerciais

xa= (ct, x, y, z) e ¯xc = (¯t, ¯x, ¯y, ¯z), com c = (0, 1, 2, 3). (1.14) e podemos escrever a transforma¸c˜ao de Lorentz como uma rela¸c˜ao matricial ¯X = L X dada por ¯ xc=X3 a=0 Lc axa, (1.15)

(12)

onde Lc

a representa a matriz da transforma¸c˜ao de Lorentz. Note que os dois ´ındices

c e a dizem respeito a sistemas de coordenadas diferentes; por essa raz˜ao talvez fosse prefer´ıvel representar a matriz da transforma¸c˜ao de Lorentz por Lc0

a e a transforma¸c˜ao

das coordenadas por

xc0 = 3 X a=0 Lca0 xa. (1.16)

1.2

Espa¸co-tempo de Minkowski

A invariˆancia da velocidade da luz no v´acuo, c, implica a invariˆancia da forma qua-dr´atica

s2 = −c2t2 + x2+ y2+ z2 = −c2¯t2 + ¯x2+ ¯y2+ ¯z2, (1.17) conhecida por intervalo do Universo. Esta forma quadr´atica caracteriza um espa¸co 4-dimensional a que chamamos espa¸co-tempo de Minkowski, M4

0, en honra de Hermann

Minkowski que o propˆos em Setembro de 1908 como o espa¸co adequado `a descri¸c˜ao da teoria da RR de Einstein.

Recordemos que, devido `a constˆancia da velocidade da luz e `a isotropia da sua pro-paga¸c˜ao no v´acuo, uma vez emitido um sinal luminoso num dado ponto do espa¸co e num dado instante, que se tomam respectivamente como origens espacial e temporal dos referenciais S e S0, este satisfaz simultaneamente as equa¸c˜oes

x2 + y2+ z2− c2t2 = ¯x2+ ¯y2+ ¯z2− c2¯t2 = 0,

ou seja, os pontos do espa¸co que num dado instante de cada referencial se encontram na mesma fase de vibra¸c˜ao formam uma onda esf´erica que est´a centrada na origem do referencial respectivo. Tendo em conta as transforma¸c˜oes de Lorentz e a relatividade do espa¸co e do tempo, escusado ser´a dizer que o conjunto dos pontos do espa¸co que est˜ao na mesma fase de vibra¸c˜ao para os observadores de S ´e diferente dos pontos do espa¸co que est˜ao na mesma fase de vibra¸c˜ao em S´. S´o assim se poder´a compreender que em ambos os referenciais os respectivos observadores vejam uma onda luminosa esf´erica em torno de cada um deles.

1.2.1

Intervalo do Espa¸co-tempo e cone de luz

A equa¸c˜ao anterior permite definir a quantidade invariante dada por (1.1), isto ´e, uma quantidade que toma a mesma forma em todos os referenciais inerciais—relacionados entre si por uma transforma¸c˜ao de Lorentz—indissoluvelmente ligada `a invariˆancia da velocidade da luz, e que no caso de 2 acontecimentos cujas coordenadas tˆem valores infinitesimalmente pr´oximos, se escreve

(13)

Este invariante pode ser entendido como uma generaliza¸c˜ao da defini¸c˜ao habitual de distˆancia a um espa¸co a quatro dimens˜oes, o conhecido por espa¸co-tempo de Minkows-ki1, e ´e conhecido por intervalo do Universo entre o acontecimento origem (ct, x, y, z)

e o acontecimento de coordenadas (c(t + dt), x + dx, y + dy, z + dz). Na verdade, tal como a f´ormula euclidiana ∆x2 + ∆y2 + ∆z2 = ∆r2 caracteriza o espa¸co ordin´ario

3-dimensional, e representa o quadrado da distˆancia entre dois pontos cujas coordenadas diferem (∆x, ∆y, ∆z), tamb´em a f´ormula ∆r2 − c2∆t2 pode servir para caracterizar o

espa¸co-tempo de Minkowski e poder´a igualmente designar o quadrado da distˆancia entre dois acontecimento cujas coordenadas diferem (∆r, c∆t), neste espa¸co-tempo 4-dimensional.

Exerc´ıcio 1 Verifique que a as transforma¸c˜oes de Lorentz (1.13)satisfazem a rela¸c˜ao de invariˆancia (1.1).

1.2.2

Pares de acontecimentos e estrutura causal

Consideremos dois acontecimentos infinitesimalmente pr´oximos. Reduzindo o espa¸co-tempo a duas dimens˜oes, uma dimens˜ao espacial e uma espa¸co-temporal, e fazendo coincidir essa direc¸c˜ao espacial com a direc¸c˜ao da velocidade relativa entre os dois referenciais, escrevemos o intervalo infinitesimal

ds2 = dx2− c2dt2 = d¯x2− c2d¯t2. (1.19)

Se os 2 acontecimentos ocorrem no mesmo ponto de S0, d¯x = 0 ⇒ ds2 < 0, e podemos

escrever (1.5) da seguinte forma

dx2− c2dt2 = −c2d¯t2 e portanto d¯t = dt s 1 − v2 c2 (1.20)

onde v = dx/dt ´e a velocidade de S0 em S.

Conclu´ımos que o intervalo de tempo ´e diferente em S e S0 e que ´e mais curto no

refe-rencial onde os acontecimentos ocorrem no mesmo ponto do espa¸co. Esse referefe-rencial, 1Hermann Minkowski foi o primeiro a mostrar em 1908 que: “daqui em diante o espa¸co s´o por si e

o tempo s´o por si est˜ao condenados a tornarem-se meras sombras, e s´o uma uni˜ao dos dois preservar´a uma realidade independente”.

(14)

neste caso S0, designa-se referencial pr´oprio para esses acontecimentos. Assim, em

qualquer referencial diferente do referencial pr´oprio o tempo ´e dilatado. Note-se ainda que embora d¯x = 0, dx = vdt 6= 0 (use as transforma¸c˜oes de Lorentz (1.13)), isto ´e, os dois acontecimentos ocorrem no mesmo ponto de S0 mas ocorrem em pontos diferentes

de S.

Consideremos agora d¯t = 0 (acontecimentos simultˆaneos em S0). Vem ds2 > 0 e usando

as TL vemos que dt = vdx/c2, logo

ds2 = dx2− c2dt2 = d¯x2 > 0 (par tipo-espa¸co).

Vemos que acontecimentos simultˆaneos em S0, e que ocorrem em pontos diferentes do

espa¸co de S0, n˜ao s˜ao simultˆaneos em S : dt 6= 0.

1.2.3

Diagramas de espa¸co-tempo

Os diagramas de espa¸co-tempo, vulgarmente conhecidos por diagramas de Minkows-ki, tˆem um papel pedag´ogico relevante na assimila¸c˜ao dos efeitos cinem´aticos da RR (dilata¸c˜ao do tempo e contrac¸c˜ao do espa¸co) e na compreens˜ao da estrutura causal do espa¸co-tempo plano. Estes diagramas s˜ao, ali´as, um bom ponto de partida para introduzir os conceitos fundamentais da RR. Mas aqui poder˜ao ter uma fun¸c˜ao com-plementar da discuss˜ao alg´ebrica anterior.

Comecemos por usar os diagramas do espa¸co-tempo para evidenciar o car´acter relativo da simultaneidade entre acontecimentos distantes no espa¸co. Observemos as figuras (1.6) e (1.7), O x x' t t' A simultaneidade em S simultaneidade em S A'

Figura 1.6: Os acontecimentos simultˆaneos em S est˜ao sobre linhas paralelas ao eixo do x. Por exemplo, os acontecimentos (O, A) s˜ao simultˆaneos em S.

(15)

onde se observam os pares (O, A) e (O, A0). O primeiro par ´e constitu´ıdo por

acon-tecimentos simultˆaneos em S e o segundo por aconacon-tecimentos simultˆaneos em S0. As

linhas de simultaneidade em cada um dos referenciais, S e S0, s˜ao paralelas aos eixos

x e x0 ≡ ¯x, respectivamente. O x x' t t' simultaneidade em S' simultaneidade em S' A' A

Figura 1.7: Os acontecimentos simultˆaneos em S0 est˜ao sobre linhas paralelas ao eixo

x0. Por exemplo, os acontecimentos (O, A0) s˜ao simultˆaneos em S0 : ¯t

A0 = ¯tO = 0. Mas

claramente, tA0 > tO = 0. Note que a plica em t0A0 refere-se ao tempo ¯t no referencial

S0.

Dilata¸c˜ao do tempo

Vimos j´a que dados dois acontecimentos que formam um par no tempo, h´a um refe-rencial onde eles ocorrem no mesmo ponto do espa¸co, o chamado referefe-rencial pr´oprio. Em qualquer outro referencial, o intervalo de tempo entre esses mesmos dois aconte-cimentos ´e maior do que o intervalo de tempo pr´oprio. E por essa raz˜ao se fala em dilata¸c˜ao do tempo. Este facto, j´a conhecido e discutido previamente em termos alg´ebricos, torna-se muito evidente com o aux´ılio do diagrama de espa¸co-tempo que se segue (1.8).

Tendo em conta a invariˆancia do intervalo do Universo, associada ao grupo de Lorentz, temos para o par temporal (O, C)

∆s2

OC = −t2C+ x2C = −t02C ⇒ t2C = x2C+ t02C (1.21)

conclu´ımos que t0

C < tC, e os acontecimentos O, C e B ocorrem todos na origem espacial

de S.

Este diagrama representa a seguinte situa¸c˜ao f´ısica: um rel´ogio de S0 desloca-se em

rela¸c˜ao a S com velocidade v = xC/tC, e no seu percurso cruza-se com dois rel´ogios

(16)

x=t C B A O –1 0 1 2 3 4 t –4 –3 –2 –1 1 2 3 4 x

Figura 1.8: O ramo de hip´erbole que passa pelos pontos A e B define o lugar geom´etrico dos pontos do espa¸co-tempo (acontecimentos) que est˜ao `a mesma distˆancia da origem do sistema de coordenadas. Logo, tA = t0B e como t0C < tB0 e tA = tC vem t0C < tC.

Tenha em aten¸c˜ao que estamos a admitir que o eixo do tempo do referencial S passa pelos pontos O e A e que o eixo do referencial S0 passa pelos pontos O, C e B.

espaciais x = 0 e x = xC. Atendendo `a figura, vemos que o rel´ogio de S0 ´e acertado

pelo rel´ogio de S colocado na origem espacial, de modo que ambos come¸cam a marcar t = 0 e t0 = 0 no mesmo acontecimento O. Quando o rel´ogio de S0 se cruza com o

outro rel´ogio de S que est´a a marcar tC, marca o tempo t0C < tC, e por isso se diz que

o rel´ogio de S0 se atrasa em rela¸c˜ao aos dois rel´ogios de S. O valor exacto do atraso ´e

f´acil de determinar a partir da equa¸c˜ao (1.21), t2

C − x2C = t02C ⇒ t0C = tC

q

1 − x2

C/t2C (1.22)

Fixemos assim esta ideia simples: na dilata¸c˜ao do tempo compara-se o intervalo de tempo entre dois acontecimentos, medido por um mesmo rel´ogio (tempo pr´oprio), com o intervalo correspondente medido por dois outros rel´ogios. Isto sup˜oe que os dois acontecimentos ocorrem no mesmo ponto do espa¸co do primeiro rel´ogio, e em pontos do espa¸co diferentes no referencial dos outros dois rel´ogios, localizados onde esses mesmos dois acontecimentos ocorrem. Sendo o movimento um conceito relativo, n˜ao podemos pois afirmar simplesmente que os rel´ogios em movimento se atrasam em rela¸c˜ao aos rel´ogios em repouso. Mas sim que havendo um movimento relativo entre um rel´ogio de um referencial e dois rel´ogios de outro, o rel´ogio do primeiro referencial atrasa-se em rela¸c˜ao aos dois rel´ogios do outro, entendendo-se que os acontecimentos em causa, cujo intervalo de tempo se est´a a medir, ocorrem no mesmo ponto do espa¸co do primeiro referencial, e em dois pontos distintos do espa¸co do segundo referencial, onde est˜ao localizados os dois rel´ogios (previamente sincronizados). A melhor forma de introduzir implicitamente a no¸c˜ao de movimento e sintetizar o resultado anterior ´e afirmar que o tempo pr´oprio entre dois acontecimentos ´e sempre mais curto que o tempo correspondente medido noutro referencial qualquer, onde os acontecimentos ocorrem em pontos do espa¸co diferentes.

(17)

Contrac¸c˜ao de Comprimentos

Pelo que vimos anteriormente, h´a uma perfeita simetria entre os diferentes referenci-ais inercireferenci-ais. A dilata¸c˜ao do tempo ocorre porque se faz uma compara¸c˜ao entre um rel´ogio de um referencial e dois rel´ogios espacialmente separados de outro referenci-al. E embora possa sincronizar quantos rel´ogios quiser de um mesmo referencial, n˜ao posso sincronizar v´arios rel´ogios de referenciais diferentes. Isto ´e uma consequˆencia do car´acter relativo da simultaneidade entre acontecimentos espacialmente separados, que naturalmente decorre da finitude da velocidade da luz (no v´acuo). De igual modo, os comprimentos na direc¸c˜ao do movimento ser˜ao sempre maiores no referencial pr´oprio e ser˜ao observados contra´ıdos em todos os outros referencias em rela¸c˜ao aos quais os objectos se movem.

Na realidade, a dilata¸c˜ao do tempo e a contrac¸c˜ao dos comprimentos n˜ao s˜ao efeitos independentes, na mesma medida em que o tempo e o espa¸co n˜ao s˜ao coordenadas independentes. Recordemos a afirma¸c˜ao de Minkowski a prop´osito da constru¸c˜ao do espa¸co-tempo. Para medir o comprimento de uma barra que se desloca longitudinal-mente, devo observar simultaneamente as suas extremidades e assim determinar as suas coordenadas.

Na Fig. (1.9) vemos que as extremidades da barra, que est´a em repouso em S0,

descre-vem duas linhas do Universo paralelas; a primeira passa pela origem O, e coincide com o eixo t0, e a segunda passa pelos acontecimentos A e B. Claramente, o comprimento

da barra em S0 ´e dado por x0

B, visto que x0O = 0, e o comprimento em S ´e xA = 1

unidade da escala, e sabemos pela observa¸c˜ao da hip´erbole que xA< x0B. Note que se

verificam as seguintes rela¸c˜oes:

x2A = x02A− t02A= x02B³1 − v2´ (1.23) xA = x0B

1 − v2 = 1 (1.24)

1.2.4

Resolu¸c˜

ao do paradoxo dos g´

emeos

Nos ´ultimos anos tˆem surgido na literatura da especialidade muitos trabalhos sobre as “M´aquinas do Tempo”, isto ´e, constru¸c˜oes geom´etricas de espa¸co-tempo, solu¸c˜oes das equa¸c˜oes de Einstein da Gravita¸c˜ao, que admitem curvas temporais fechadas: qual-quer observador que seguisse ao longo dessas linhas do Universo poderia re-visitar o seu passado. Na sequˆencia dessa discuss˜ao voltaram a aparecer artigos sobre o chamado paradoxo dos g´emeos e sua resolu¸c˜ao no ˆambito da teoria da relatividade (restrita). O paradoxo dos g´emeos (tamb´em conhecido por paradoxo de Langevin) ´e uma “expe-riˆencia de pensamento”, esquematizada na figura (1.10), onde dois g´emeos se separam num dado instante, iniciando um deles uma viagem numa nave que se desloca a uma velocidade pr´oxima da velocidade da luz (v ≈ 1) at´e uma estrela distante, e regressa logo em seguida `a Terra. Ao encontrar-se com o seu g´emeo que ficou na Terra verifica

(18)

A B x=t x’ t’ 0 1 2 3 4 t 1 2 3 4 x

Figura 1.9: O ramo de hip´erbole que passa pelo ponto A define o lugar geom´etrico dos pontos do espa¸co-tempo (acontecimentos) que est˜ao `a distˆancia de uma unidade da origem do sistema de coordenadas. Ora, os acontecimentos O e B s˜ao simultˆaneos em S0 e, por isso permitem medir o comprimento pr´oprio da barra em S0, o qual ´e

claramente maior que o comprimento medido a partir de S a partir dos acontecimentos O e A, simultˆaneos em S. Note que o ramo de hip´erbole intersecta a barra num ponto com x0 < x0

B.

que este est´a muito mais velho, significando isto que o tempo anda mais lentamente para o g´emeo viajante.

Comecemos por esclarecer dois pontos sobre os quais se teceram, sobretudo na literatura mais antiga, muitas considera¸c˜oes err´oneas que devem ser clarificadas desde o in´ıcio. Em primeiro lugar, a quest˜ao em ep´ıgrafe n˜ao ´e de modo algum um paradoxo da teoria da relatividade, e em segundo lugar n˜ao ´e necess´ario invocar a teoria da relatividade generalizada para a resolver. Estas duas confus˜oes eram justificadas com os seguintes argumentos: sendo o movimento um conceito relativo, qualquer dos g´emeos poderia admitir que estava em repouso no seu referencial e o outro em movimento. Sendo assim n˜ao se percebia a assimetria do resultado. ´E contra o senso comum admitir que dois g´emeos possam ter idade diferente. Ainda por cima isso era explicado como uma consequˆencia do movimento relativo entre os dois g´emeos. Ora, na verdade n˜ao h´a simetria entre os dois g´emeos pois um deles poder´a ser considerado inercial (o que ficou na Terra) mas o viajante, que vai e volta, sofre algures no seu trajecto uma acelera¸c˜ao para poder inverter o sentido da viagem e poder voltar `a Terra. S´o assim os dois g´emeos se poder˜ao voltar a cruzar depois de se terem separado.

(19)

t

O

x

A

B

10

3

3

Figura 1.10: Dois g´emeos separam-se no instante O, em que acertam os seus rel´ogios um pelo outro, ficando um deles em repouso no referencial do laborat´orio (Terra), com coordenadas (t, x) enquanto o outro viaja, com velocidade v = 0.8 (c = 1), at´e uma estrela a 8 anos-luz da Terra, e no instante em que l´a chega (acontecimento B) regressa de imediato ao mesmo ponto do espa¸co onde tinha ficado o primeiro g´emeo (acontecimento A).

Retomando o nosso exemplo dos g´emeos, vamos ent˜ao concretiz´a-lo para o analisar em pormenor (ver Fig.1.10). Sejam as nossas g´emeas Patty e Selma Bouvier, as irm˜as mais velhas de Marge Simpson. Admitamos que Patty fica c´a na Terra enquanto Selma se desloca numa nave espacial, at´e um planeta distante (`a procura do terceiro marido), com uma velocidade v = 0.8(c = 1), em rela¸c˜ao `a Terra (e a Patty). Se Selma se afasta da Terra durante 3 anos do seu tempo pr´oprio, τ , ent˜ao do ponto de vista de Patty, a viagem de ida ocorre num tempo dilatado e demora

t = τ

1 − v2 =

3

1 − 0.82 = 5 anos.

Como tal, Selma afasta-se uma distˆancia de 4 anos-luz, de acordo com os observadores do referencial Terra. Com estes dados podemos escrever o intervalo do espa¸co-tempo para o par de acontecimentos (O,B),

τ2 = t2− x2 → 32 = 52− 42,

que exprime a invariˆancia da velocidade da luz (no v´acuo). Note-se igualmente que, para a g´emea viajante, o espa¸co percorrido ´e uma contrac¸c˜ao do espa¸co medido por Patty, isto ´e,

x0 = x1 − v2 = 4 × 0.6 = 2.4 anos-luz.

O que est´a em concordˆancia com o tempo medido pelo rel´ogio de Selma, onde s´o tinha passado τ = x0/v = 2.4/0.8 = 3 anos. Admitindo que esta regressa de imediato `a

(20)

Terra com a mesma velocidade v = 0.8, as duas g´emeas voltam a encontrar-se passados 10(=8/0.8) anos, no referencial de Patty, ap´os a partida de Selma, mas simplesmente 4.8 anos no rel´ogio de Selma. Em resumo as duas “g´emeas”fazem agora uma diferen¸ca de 5.2 anos de idade, sendo Patty a mais velha. Este ´e sempre um resultado surpreendente, por muita familiaridade que tenhamos com a teoria da relatividade.

t

t'

T

O

x

B

x

A

C

D

t

B

B

x'

Figura 1.11: As duas g´emeos separam-se no instante O, quando t = t0 = 0; no instante

tA = 1 (ano) sai um sinal luminoso de Patty que chega a Selma no acontecimento B

(t0

B = 3 anos). Este mesmo acontecimento ´e visto por Patty no instante tC = 9 anos.

Continuando a nossa an´alise, vamos admitir que as duas g´emeas est˜ao munidas de po-tentes telesc´opios de modo a poderem observar os rel´ogios de pulso uma da outra, para procurarem compreender em que medida o tempo ´e relativo. Assim, Selma vai obser-vando o rel´ogio de Patty ao longo da viagem e regista o valor observado no momento em que atinge o afastamento m´aximo da Terra e inicia o seu regresso (acontecimento B, no diagrama da Fig.1.11). Selma vˆe o rel´ogio de Patty marcar tA= 1 ano, quando

o seu rel´ogio marca t0

B = 3 anos, pois

t0 = Kt =

s

1 + v

1 − vt = 3 × t,

atendendo ao efeito de Doppler. Por outro lado, Patty vˆe Selma atingir o acontecimento B, e a iniciar o regresso, quando o seu rel´ogio marca 9 anos, pois para Patty, a sua g´emea viajante leva 5 anos a atingir o planeta distante e a luz leva mais 4 anos a regressar `a Terra, mostrando Selma a chegar ao planeta distante. Assim para Patty o rel´ogio de Selma, que marca 3 anos, parece estar a trabalhar a um ter¸co da velocidade do seu rel´ogio (3/9). Exactamente como acontece com Selma que vˆe o rel´ogio de Patty trabalhar a um ter¸co da velocidade do seu (1/3).

Na viagem de regresso, Patty vˆe o rel´ogio de Selma passar de 3 anos para 6 anos num s´o ano do seu rel´ogio: intervalo de tempo tD − tC do rel´ogio de Patty. Ou seja, Patty

(21)

vˆe agora o rel´ogio de Selma avan¸car 3 anos num ano do seu tempo pr´oprio, o que corresponde a uma velocidade trˆes vezes maior. Por sua vez Selma vˆe, durante o seu regresso, o rel´ogio de Patty avan¸car de 1 ano para 10 anos, enquanto o seu rel´ogio marca um tempo pr´oprio de trˆes anos. Selma ´e tamb´em levada a concluir que ela vˆe o rel´ogio de Patty a trabalhar a uma velocidade trˆes vezes maior do que o seu. E ambas concordam que no fim da viagem, tˆem idades diferentes estando Patty 5.2 anos mais velha que Selma, a g´emea viajante, que n˜ao teve tempo de encontrar o terceiro marido no planeta distante. A diferen¸ca de idades deve ser entendida como uma consequˆencia da assimetria entre as duas g´emeas: Patty ficou sempre no mesmo referencial (inercial) Terra, enquanto Selma teve que mudar de referencial e, por isso, o seu referencial pr´oprio sofreu uma acelera¸c˜ao, logo Selma n˜ao ´e uma observadora inercial. Note-se ainda que Patty e Selma concordam na leitura do rel´ogio de Selma quando esta chega ao planeta distante, mas essas leituras correspondem a dois acontecimentos distintos com tempos diferentes no rel´ogio de Patty.

O

xAxB

x

A

C

t

A=

t

B B

t

5

5

4

4

3

3

Figura 1.12: Nesta figura est˜ao indicados dois caminhos poss´ıveis para o g´emeo via-jante, conforme v = 0.6 ou v = 0.8. No primeiro tA = 5 anos mas τA = 4 anos, e no

segundo temos tamb´em tB = 5 anos, mas τB = 3 anos, como no exemplo de Patty e

Selma.

Note-se ainda que se a velocidade relativa entre os dois g´emeos fosse menor, a diferen¸ca de idades no momento do re-encontro tamb´em seria menor. Por outras palavras, o g´emeo viajante pode teoricamente ir a uma velocidade t˜ao pr´oxima de c = 1 quanto se queira e assim reduzir o seu tempo pr´oprio tanto quanto se queira, fazendo assim aumentar a diferen¸ca de idades. No limite, se o g´emeo pudesse viajar como um fot˜ao, ao re-encontrar o seu irm˜ao teria a mesma idade com que partiu.

Na Fig. (1.12) vemos dois exemplos do que ficou dito atr´as, para v = 0.6 e v = 0.8. Em ambos os casos a viagem leva 10 anos para o g´emeo que ficou na Terra. Mas no primeiro caso, o g´emeo viajante afasta-se uma distˆancia de 3 anos-luz num tempo

(22)

pr´oprio de 4 anos, e no segundo caso, o g´emeo viajante afasta-se 4 anos-luz num tempo pr´oprio de 3 anos.

Fica assim resolvido, no ˆambito da teoria da relatividade restrita, o chamado “pa-radoxo”dos g´emeos. De caminho foi poss´ıvel apreciar a interliga¸c˜ao entre dilata¸c˜ao do tempo e contrac¸c˜ao do espa¸co, e o efeito de Doppler entre dois observadores em movimento relativo.

1.3

Simetrias do Espa¸co-tempo Plano

Um sistema de coordenadas em RR ´e, por defini¸c˜ao, uma correspondˆencia 1-1 entre os pontos de M4

0 e o conjunto R4 caracterizado por 4 n´umeros ordenados xc, com

c = 0, 1, 2, 3 e x0 = ct, (x1 = x, x2 = y, x3 = z) = (xi) = ~x, isto ´e,

xa= (x0, xi) = (ct, ~r)

Com esta nota¸c˜ao compacta o intervalo do Universo pode escrever-se s2 = X3 a,b=0 ηabxaxb = 3 X a,b=0 ηabx¯ax¯b

onde a matriz da forma quadr´atica, η, conhecida por m´etrica do espa¸co-tempo de Minkowski, tem os seguintes elementos diferentes de zero: η00 = −ηii = −1, com

i = 1, 2, 3.

Dados dois referenciais inerciais e as coordenadas respectivas xa e xb0

de um mesmo acontecimento f´ısico p de M4

0, admitimos que ´e sempre poss´ıvel exprimir os xb

0

como fun¸c˜oes dos xa e vice-versa:

xb0

=X

c

Lb0

cxc

de modo a preservar o intervalo s2. Pelo teorema da fun¸c˜ao inversa, diremos que

a transforma¸c˜ao de coordenadas ´e uma aplica¸c˜ao 1-1 (i.e, tem inversa) num certo dom´ınio U, se e s´o se a matriz Jacobiana ∂xb0

/∂xa tiver um determinante n˜ao nulo

nesse dom´ınio. O conjunto L das matrizes L devem assim obedecer `a seguinte rela¸c˜ao

3 X a0,b0=0 ηa0b0xa 0 xb0 = 3 X a0,b0=0 3 X c,d=0 ηa0b0La 0 cLb 0 dxcxd= 3 X c,d=0 ηcdxcxd. (1.25)

Como esta rela¸c˜ao se deve verificar para qualquer xa, conclu´ımos que

ηcd = 3 X a0,b0=0 ηa0b0La 0 cLb 0 d (1.26)

(23)

Utilizando agora uma nota¸c˜ao matricial compacta, seja X a matriz-coluna cujo ele-mento gen´erico ´e [xa], isto ´e

X =      x0 x1 x2 x3     .

Podemos agora escrever o intervalo do Universo s2 como um produto de matrizes

s2 = XTηX (1.27)

bem como a transforma¸c˜ao de Lorentz ¯

X = LX.

1.3.1

Grupos de Lorentz e Poincar´

e

Defini¸c˜ao 1 O grupo de Lorentz, L, ´e o grupo das transforma¸c˜oes lineares homog´eneas das coordenadas do espa¸co-tempo M4

0 que deixam invariante a forma quadr´atica:

XTηX = ³ x0 x1 x2 x3 ´      −1 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1           x0 x1 x2 x3      = −(x0)2+ (x1)2+ (x2)2+ (x3)2 (1.28) ou seja, ´e o conjunto das matrizes 4 × 4, L, que satisfazem a condi¸c˜ao

LTηL = η (1.29)

Nota: Se ¯X = LX, ent˜ao a invariˆancia da forma quadr´atica (5) —ou seja, a invariˆancia da velocidade da luz para todos os observadores inerciais—implica ¯XTη ¯X = XTηX ⇒

XTLTηLX = XTηX ⇔ LTηL = η.

´

E f´acil mostrar que o conjunto de transforma¸c˜oes L, com uma lei de composi¸c˜ao ade-quada, forma um grupo cont´ınuo. Em primeiro lugar notemos que sendo

η =      −1 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1      vem η2 = I. Efectivamente, Ã −1 01×3 03×1 I3×3 ! Ã −1 01×3 03×1 I3×3 ! = I4×4,

(24)

onde In×n ´e a matriz identidade num espa¸co de dimens˜ao n.

Vamos agora mostrar que o conjunto das matrizes L que satisfazem a condi¸c˜ao (1.29), juntamente com a opera¸c˜ao de multiplica¸c˜ao de matrizes, simbolicamente representado por [L, ·], goza das quatro propriedades seguintes:

1. O produto de duas transforma¸c˜oes de Lorentz (TL) L1 e L2 ´e uma TL L3. Seja

L3 = L1· L2, ent˜ao LT3ηL3 = LT2LT1ηL1L2 = LT2ηL2 = η, pois L1 e L2 obedecem

`a Eq.(3) separadamente.

2. A multiplica¸c˜ao de TL’s ´e associativa:

(L1· L2) · L3 = L1· (L2· L3)

´e uma propriedade geral do produto de matrizes! 3. A identidade ´e uma TL, i.e. ITηI = η.

4. Qualquer TL, L, tem uma inversa, L−1, que ´e tamb´em uma TL; pois, sendo

LTηL = η vem ηLTηL = η2 = I o que ⇒ L−1 = ηLTη. Por outro lado,

(L−1)TηL−1 = (ηLTη)Tη(ηLTη) = ηLη2ηLTη = ηLηLTη = ηLL−1 = G, i.e.

L−1 = ηLTη ∈ L.

Pod´ıamos ter obtido este ´ultimo resultado recorrendo a uma variante da rela¸c˜ao (1.29).

Exerc´ıcio 2 Mostre que se L ∈ L, ent˜ao LηLT = η, e L−1 tamb´em pertence a L.

J´a mostr´amos que:

• se L1, L2 ∈ L ent˜ao L1· L2 ∈ L;

• se L ∈ L ent˜ao L−1 ∈ L

• I ∈ L.

Juntando a estas propriedades a associatividade do produto de matrizes, podemos concluir que o conjunto L de todas as TL constitui um grupo em rela¸c˜ao `a opera¸c˜ao bin´aria multiplica¸c˜ao matricial.

(25)

Estrutura do Grupo de Lorentz

O grupo de Lorentz pode ser representado como um certo subconjunto do espa¸co R16

visto que uma matriz de Lorentz L (4 × 4) tem `a partida 16 elementos diferentes. Por´em nem todos s˜ao independentes, pois existem 10 condi¸c˜oes dadas pelas equa¸c˜oes

LTηL = η.

Note que G ´e uma matriz sim´etrica, o mesmo acontecendo a LTηL. Assim, qualquer

L ∈ L tem s´o 6 parˆametros reais independentes, e L d´a origem a um sub-espa¸co a 6 dimens˜oes de R16. Qualquer matriz L deve satisfazer a rela¸c˜ao

(detL)2 = 1 ⇒ detL = ±1

Como o determinante de uma matriz varia continuamente `a medida `a medida que variam os elementos de matriz em fun¸c˜ao dos parˆametros, n˜ao ´e poss´ıvel deslocarmo-nos ao longo de uma curva cont´ınua de L desde um valor de L com detL = +1 at´e um valor L0 com detL0 = −1. Ou seja, os conjuntos

L+ = {L : detL = +1} e L−= {L : detL = −1}.

n˜ao podem ser ligados por uma curva cont´ınua em L; s˜ao portanto desconexos. ´E necess´ario saltar de L+ para L− ou vice-versa, de uma maneira descont´ınua.

´

E poss´ıvel usar a condi¸c˜ao (1.29) de um modo mais eficiente, separando L em todas as suas partes desconexas. Para simplificar a escrita voltamos a representar a matriz de Lorentz por La

c sem distinguir os dois tipos de ´ındices, e escrevemos (LTηL)00 = η00=

−1, ou seja, (LT)0 0η00L00 + (LT)0iηijLj0 = −(L00)2+ 3 X j=1 (Lj0)2 = −1. temos ent˜ao, L00 = ± v u u t1 +X3 j=1 (Lj0)2, |L0 0| ≥ 1. (1.30)

A condi¸c˜ao (1.30) divide L em duas regi˜oes que, tal como acontecia antes, n˜ao podem ser ligadas por uma curva cont´ınua; s˜ao pois desconexas tamb´em. As duas regi˜oes s˜ao:

L↑ = [L : L0

0 ≥ +1], L↓ = [L : L00 ≤ −1].

As setas p˜oem em evidˆencia o efeito de L sobre a componente temporal de 4-vector (tipo-tempo). Se L ∈ L↑ ent˜ao L0

.0U0 tem o mesmo sinal que U0, mas se L ∈ L↓, ent˜ao

L0

(26)

do tempo, e por isso se chamam ortochronous (aportuguesando, diremos ort´ocronas), e L↓ ´e o conjunto das TL que invertem o sentido do tempo: transformam um vector

temporal, dirigido para o futuro (d.p.f.) num vector-temporal, dirigido para o passado (d.p.p) e vice-versa.

Podemos, portanto, dividir o espa¸co L em quatro regi˜oes: L↑+, L↑−, L↓+, L↓−,

cujo significado ´e evidente; estas quatro regi˜oes s˜ao desconexas, tal como se explicou atr´as. A TL I ∈ L↑+, a qual constitui um subgrupo do grupo de Lorentz, conhecido

por subgrupo pr´oprio ort´ocrono ou componente conexa da identidade.

Esta parti¸c˜ao de L em quatro sub-espa¸cos distintos, permite-nos reconhecer duas trans-forma¸c˜oes de Lorentz muito importantes: a paridade P = Ls e a invers˜ao no tempo

T = Lt. A TL P muda o sinal das coordenadas espaciais e preserva o do tempo,

P : (t, ~r) 7→ (t, −~r). Evidentemente, detP = −1, P0

.0 ≥ 1, pelo que P ∈ L↑−. ´E interessante notar que se

L ∈ L↑+, ent˜ao P · L ∈ L↑−, visto que

det(P · L) = det(P ) · det(L) = −1, (P · L)00 = P00· L00 = L00 ≥ +1.

Igualmente, se L ∈ L↑− ent˜ao P · L ∈ L↑+. Portanto, P permite definir uma

corres-pondˆencia 1 − 1 entre L↑+ e L↑−.

A TL invers˜ao no tempo, T , muda somente o sinal do tempo, T : (t, ~r) 7→ (−t, ~r), logo, detT = −1, T0

0 ≤ −1; a matriz T tem a forma

Ta b =      −1 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1     = diag(−1, 1, 1, 1) (1.31)

T estabelece, portanto uma correspondˆencia 1 − 1 entre L↑+ e L↓, como facilmente se verifica. Finalmente, o operador (a matriz) P T = Ls· Lttem det(P T ) = +1, (P T )0. 0=

−1; Logo, P T ∈ L↓+ e pode pois ser usado para estabelecer uma correspondˆencia 1 − 1 entre L↑+ e L↓.

Conclu´ımos que n˜ao ´e necess´ario considerar todo o conjunto L = L↑+∪ L↓+∪ L↑−∪ L↓−;

basta-nos tomar o subgrupo L↑+ das TL pr´oprias e ort´ocronas e juntar as transfor-ma¸c˜oes de Lorentz discretas P e T . Com estas transfortransfor-ma¸c˜oes podemos obter todos

(27)

os elementos de L. A distin¸c˜ao entre transforma¸c˜oes pr´oprias e impr´oprias, e entre transforma¸c˜oes ort´ocronas e as outras, ´e importante. Todos os resultados experimen-tais s˜ao invariantes em rela¸c˜ao `as transforma¸c˜oes (pr´oprias) L+ = L↑+∪ L↓+; mas, como

´e sabido, em 1957 foi descoberta a viola¸c˜ao de paridade em decaimentos radioactivos, por sugest˜ao de T.D. Lee e C.N. Yang. Assim, n˜ao devemos exigir a invariˆancia dos resultados experimentais e, portanto, das teorias que os podem prever, em rela¸c˜ao `a totalidade do grupo de Lorentz; ´e mais razo´avel exigir essa invariˆancia s´o em rela¸c˜ao ao subgrupo L↑+.

Este grupo ´e gerado por dois conjuntos de matrizes que designaremos respectivamente por LB (“boosts”) e LR(rota¸c˜oes). Um exemplo de “boost” (ou TL especial) ´e a matriz

LB(φ) =      cosh(φ) −senh(φ) 0 0 −senh(φ) cosh(φ) 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1      (1.32)

onde φ ´e um n´umero real. Esta matriz LB(φ) representa uma TL especial na direc¸c˜ao

Ox, sem rota¸c˜ao espacial e sem alterar o sentido do tempo. Por vezes, ´e designada por “rota¸c˜ao de Lorentz”, no plano (t, x), por analogia com as rota¸c˜oes espaciais. A partir da Eq.(1.32) ´e f´acil construir “rota¸c˜oes de Lorentz” nos planos (t, y) ou (t, z). Finalmente, consideremos agora as matrizes 4 × 4

LR= Ã 1 01×3 03×1 R ! (1.33) onde R ´e uma matriz 3 × 3 que ´e solu¸c˜ao de RTR = I, det(R) = 1.

Exerc´ıcio 3 Verifique que LT

RGLR= G se RTR = I.

A condi¸c˜ao RTR = I define o conjunto das matrizes ortogonais O(3) = [R : RTR = I].

Como se sabe, estas matrizes s˜ao caracterizadas por preservarem os comprimentos euclidianos. N˜ao ´e dif´ıcil mostrar que o conjunto O(3) ´e um grupo—o grupo ortogonal tri-dimensional (3-D) ou grupo das rota¸c˜oes no espa¸co ordin´ario.

O grupo O(3), tal como o grupo de Lorentz, tem duas partes n˜ao conexas, O+(3) = [R : RTR = I, det(R) = +1],

(28)

Estas duas partes est˜ao relacionadas pelo operador paridade, P P =    −1 0 0 0 −1 0 0 0 −1   

visto que se R ∈ O+(3) := SO(3) ent˜ao P · R ∈ O−(3) e se R0 ∈ O−(3), ent˜ao

P · R0 ∈ O

+(3). Vamos, portanto, considerar unicamente SO(3), que ´e a parte de O(3)

conexa com a unidade e, por isso, com estrutura de grupo.

Quando referidas a uma base n˜ao ortonormada ou, em geral, quando se usam coorde-nadas curvil´ıneas, as matrizes ortogonais s˜ao definidas pela condi¸c˜ao:

RTGR = G, (1.34)

onde a matriz G que figura na Eq. (1.34) ´e agora a matriz da forma quadr´atica positiva associada `a distˆancia Euclidiana em R3. H´a pois seis condi¸c˜oes (1.34) entre os nove

elementos que constituem cada matriz R, de modo que ficam s´o trˆes elementos de matriz independentes: os trˆes parˆametros que caracterizam uma rota¸c˜ao, tantos quantos os parˆametros do grupo SU(2). Podemos escolher, portanto, um ˆangulo θ e uma direc¸c˜ao ~n no espa¸co – a direc¸c˜ao do eixo de rota¸c˜ao (note que podemos sempre escolher ~n unit´ario: ~n · ~n = 1). A matriz correspondente R representa uma rota¸c˜ao de um ˆangulo θ em torno de ~n. Esta parametriza¸c˜ao de R torna claro o car´acter rotacional de todas as matrizes ortogonais.

O espa¸co dos parˆametros (θ, ~n) pode ser representado por pontos numa bola densa de raio π, onde cada ponto p tem coordenadas (θ, ~n), sendo θ = `a distˆancia radial | ~Op| e estando ~n apontando na direc¸c˜ao do raio vector ~Op. Como a rota¸c˜ao de um ˆangulo π em torno de ~n d´a o mesmo resultado que uma rota¸c˜ao de −π em torno de ~n, ´e necess´ario identificar os pontos opostos sobre a superf´ıcie da esfera fronteira, i.e. os pontos que se encontram nas extremidades de um diˆametro, para estabelecer um isomorfismo entre o espa¸co dos parˆametros e o espa¸co gerado por todas as matrizes R: a variedade grupo SO(3). Este grupo ´e um grupo de Lie e, como veremos mais adiante, todo o grupo de Lie ´e simultaneamente uma variedade diferenci´avel cuja dimens˜ao ´e igual `a dimens˜ao do grupo.

Grupo de Poincar´e

Todos os pontos (acontecimentos) do espa¸co-tempo de Minkowski s˜ao equivalentes para a descri¸c˜ao das leis f´ısicas. Do ponto de vista matem´atico, diremos que o espa¸co ´e homog´eneo. O grupo de simetria deste espa¸co ´e, portanto, mais vasto que o grupo de Lorentz pois deve incluir as transla¸c˜oes. No conjunto temos 10 simetrias: 4 transla¸c˜oes, 3 rota¸c˜oes e 3 transforma¸c˜oes de Lorentz puras. Por isso dizemos que as coordenadas inerciais gozam da seguinte propriedade: dados dois sistemas de coordenadas inerciais,

(29)

existe sempre uma matriz 4 × 4 n˜ao singular, L, e um vector-coluna constante A tais que para todo o ponto p de M

¯

X = LX + A, (1.35)

e inversamente

X = L−1X − L¯ −1A, onde X e ¯X s˜ao as coordenadas de p em S e ¯S.

Esta propriedade permite dar um conte´udo matem´atico ao Princ´ıpio da Relatividade, nomeadamente:

Defini¸c˜ao 2 As equa¸c˜oes que representam uma dada lei f´ısica, expressa em fun¸c˜ao das coordenadas, dever˜ao ser invariantes em rela¸c˜ao `as transforma¸c˜oes (1.35).

Defini¸c˜ao 3 O grupo de Poincar´e, P, ou grupo de Lorentz n˜ao homog´eneo, como tamb´em ´e conhecido, ´e o conjunto de todas as transforma¸c˜oes de coordenadas da forma (1.35), com

L ∈ L = [L : LTηL = η] e A ´e um 4-vector constante.

Numa teoria f´ısica, expressa em termos de coordenadas, o objecto matem´atico mais importante ´e o conjunto de todas as transforma¸c˜oes de coordenadas que deixam as leis da teoria invariantes. Este conjunto de transforma¸c˜oes formam um grupo: o grupo de simetria da teoria. Efectivamente, dadas duas transforma¸c˜oes entre coordenadas inerciais, as suas inversas s˜ao igualmente transforma¸c˜oes entre coordenadas inerciais e a composi¸c˜ao dessas transforma¸c˜oes ´e tamb´em uma transforma¸c˜ao de coordenadas inerciais; por sua vez, a transforma¸c˜ao identidade est´a inclu´ıda no conjunto dessas transforma¸c˜oes. Ou seja, dadas duas transforma¸c˜oes de coordenadas que deixam as leis da teoria invariantes, ent˜ao quer as suas inversas quer o produto dessas duas trans-forma¸c˜oes tamb´em deve deixar as leis da teoria invariantes. A ´unica dificuldade que poder´a surgir na verifica¸c˜ao dos axiomas de grupo tem a ver com o facto das leis se-rem, em geral, expressas por equa¸c˜oes diferenciais; assim, ´e necess´ario garantir que os objectos matem´aticos que representam as grandezas f´ısicas sejam suficientemente diferenci´aveis.

Partindo das equa¸c˜oes que exprimem as leis, facilmente se encontra o grupo de simetria da teoria. Mas, inversamente, conhecendo o grupo de simetria tamb´em ´e poss´ıvel retirar muita informa¸c˜ao acerca da estrutura das pr´oprias leis. Ao construir uma teoria, depois de ter sido escolhido o grupo de simetria, s´o s˜ao permitidas aquelas leis que sejam invariantes em rela¸c˜ao `as transforma¸c˜oes do grupo.

Defini¸c˜ao 4 (Covariˆancia) Diz-se que uma equa¸c˜ao ´e covariante em rela¸c˜ao a um dado grupo de transforma¸c˜oes de coordenadas se a forma dessa equa¸c˜ao ´e mantida inalterada por esse grupo de transforma¸c˜oes.

(30)

´

E claro que se os dois membros de uma equa¸c˜ao forem tensores do mesmo tipo, a equa¸c˜ao ´e manifestamente covariante. Mas as equa¸c˜oes de Maxwell, por exemplo, s˜ao covariantes em rela¸c˜ao ao grupo de Lorentz mesmo quando n˜ao est˜ao escritas numa forma tensorial. A escrita tensorial torna, simplesmente, essa covariˆancia manifesta.

1.4

Objectos geom´

etricos

Pretendemos definir os vectores como objectos geom´etricos que n˜ao dependem de um sistema de coordenadas particular. Em geral, todas as grandezas f´ısicas dever˜ao ser formuladas em termos de objectos geom´etricos bem comportados (isto ´e, com propri-edades de diferenciabilidade conhecidas) de modo a assegurar que tais leis s˜ao verda-deiras para todos os observadores e em todos os sistemas de coordenadas. Se ent˜ao seleccionarmos um sistema de coordenadas, podemos expressar os vectores ou quais-quer outros objectos geom´etricos em termos das suas componentes nesse sistema de coordenadas. Mudando de sistemas de coordenadas, estas componentes mudar˜ao de acordo com regras precisas, mas a natureza geom´etrica e independente do observador dos objectos geom´etricos utilizados assegurar´a que as leis f´ısicas no seu conjunto s˜ao invariantes relativamente a uma transforma¸c˜ao do grupo de transforma¸c˜oes da teoria (grupo de simetria da variedade base). No ˆambito da RR o grupo de transforma¸c˜oes ´e o grupo de Lorentz n˜ao homog´eneo ou grupo de Poincar´e.

No espa¸co Euclidiano 3-dimensional S ⊂ R3, qualquer par de pontos (a, b) define um

vector −→ab que os une. O vector−→ab depende somente da diferen¸ca das coordenadas dos pontos a e b, e assim um dado vector pode ser representado de muitas formas: a pode ser escolhido arbitrariamente e ent˜ao o vector −→ab determina o outro ponto b = a +−→ab. Podemos transportar esta ideia para o espa¸co-tempo de Minkowski M4

0. Associaremos

um vector a cada par de acontecimentos. E dois pares de acontecimentos (A, B) e (A0, B0) ser˜ao chamados equivalentes–(A, B) ∼ (A0, B0)–se as diferen¸cas das suas

coor-denadas s˜ao iguais

Xa(B) − Xa(A) = Xa(B0) − Xa(A0),

para um dado sistema de coordenadas inerciais xa, e portanto para qualquer sistema

inercial de coordenadas, atendendo `a linearidade das transforma¸c˜oes de Lorentz. A rela¸c˜ao ∼ ´e uma rela¸c˜ao de equivalˆencia.

Defini¸c˜ao 5 Um vector do espa¸co-tempo de Minkowski ´e uma classe de equivalˆencia de pares de acontecimentos f´ısicos (A, B), · · · , (A0, B0) para a rela¸c˜ao de equivalˆencia

definida por Xa(B) − Xa(A) = · · · = Xa(B0) − Xa(A0).

Por outras palavras, identificamos um dado vector X com a colec¸c˜ao de todos os pares de pontos para os quais a diferen¸ca das coordenadas seja igual `as componentes do

(31)

vector. O vector da classe de equivalˆencia a que pertence o par de pontos (A, B) representa-se por X ≡−→AB. Ou seja, o vector que permite associar o ponto B ao ponto A, B := A + X, tem componentes

Xc= Xc(B) − Xc(A)

Fazer uma transforma¸c˜ao de coordenadas corresponde a fazer uma transforma¸c˜ao de Lorentz, pelo que as componentes de X no novo sistema de coordenadas s˜ao dadas por

¯

Xa=X

c

La cXc

onde L representa uma matriz de Lorentz. O conjunto das componentes de um vector num dado sistema de coordenadas caracteriza completamente o vector.

Por raz˜oes que se tornar˜ao ´obvias mais adiante, quando tratarmos com espa¸cos curvos, designaremos o conjunto de todos os vectores por TpM onde p ´e um ponto arbitr´ario

do espa¸co-tempo de Minkowski. Como TpM ≡ TqM, quaisquer que sejam os pontos

p e q de M, escrevemos o espa¸co tangente num ponto do espa¸co-tempo de Minkowski simplesmente como T.M. Trata-se de um espa¸co vectorial, uma vez definidas as

opera¸c˜oes de adi¸c˜ao entre elementos de TpM e multiplica¸c˜ao por um escalar.

Assim, se X e Y s˜ao vectores de T.M, definimos o vector X + Y como aquele cujas

componentes s˜ao Xa + Ya, e de modo semelhante para o produto aX com a ∈ R.

Note-se que embora tenhamos recorrido a coordenadas para definir vectores e adi¸c˜ao de vectores, estas defini¸c˜oes n˜ao dependem de um sistema de coordenadas particular, e s˜ao portanto independentes das coordenadas.

A defini¸c˜ao de vector—segmento orientado que une dois ‘pontos’ da variedade—s´o ´e v´alida num espa¸co-tempo plano. Num tal espa¸co h´a outra maneira equivalente de defi-nir vector, mais adequada `a indispens´avel generaliza¸c˜ao deste conceito a uma variedade curva. Consideremos o segmento de recta

Γ(λ) = A + λ(B − A), λ ∈ [0, 1] ,

com λ = 0 correspondendo `a origem e λ = 1 `a extremidade, isto ´e, Γ(0) = A e Γ(1) = B. Definimos o vector tangente no ponto A de M4

0 como sendo

XA=

d

dλ[A + λ(B − A)] = B − A.

Esta defini¸c˜ao permite-nos substituir a ideia de um vector como um objecto dependendo de dois pontos por um conceito local

XA = Ã d dλΓ(λ) ! λ=0 , (1.36)

o vector tangente `a curva Γ(λ) no ponto A = Γ(λ = 0) ´e a derivada ao longo da curva no ponto A.

Referências

Documentos relacionados

CONCLUSÕES  A inflamação induzida por LPS, em explantes de vilos placentários humanos, favorece a replicação de ZIKV, com aumento da atividade enzimática de LDH, clivagem de LC3

lém da centralidade, que o coloca a poucos passos do maior Casino da Europa, do Centro de Congressos do Estoril, do Hotel Palácio e do Estoril Wellness Centre - que acolhe Termas

audiência pública deveria ser realizada como parte do processo legislativo, antecedendo, portanto, à votação neste plenário da Assembleia, ou, se ela poderia ocorrer após a

mêçÅÉÇáãáÉåíçë=ÇÉ=êÉ~ÅçåÇáÅáçå~ãáÉåíç=ÇÉ=ä~=íê~åëãáëáµå=Ó=pÉêîáÅáç=ÇÉ=Ä~åÅç NUT mêçÅÉ Çáã áÉå íçë= ÇÉ= êÉ~ ÅçåÇ áÅáçå ~ã áÉåí ç= ÇÉ =ä~= íê~

Ao planificar o professor tem que pensar na utilidade do material didático para o processo de aprendizagem, como se irá aplicar a tarefa e como irá gerir o

8.. Abrir Folha inactiva Folha activa Posição de rotação Posição de basculamento Posição de fecho Destrancar.. Basculamento da

In phase one, students were divided into groups and learned about the basics of futures studies (concepts like weak signals and Postnormal theory and the Menagerie of

Automação no Agronegócio de Pequeno Porte: Protótipo para Seleção de Morangos com uso de Visão Computacional e Inteligência Artificial.. Trabalho de Conclusão de Curso –