• Nenhum resultado encontrado

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CONCURSO PÚBLICO

SERTÂNIA (PE) - NÍVEL MÉDIO (MANHÃ)

CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS

AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

ATENÇÃO!

Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com o registrado no topo de cada página e com o seu Cartão de Respostas. Caso contrário, notifique o fiscal de sala para que sejam tomadas as devidas providências.

INFORMAÇÕES GERAIS:

Você receberá do fiscal de sala o material descrito a seguir: 1.

este Caderno de Questões Objetivas, com 30 (trinta) questões de múltipla escolha; a.

um Cartão de Respostas destinado às respostas das questões objetivas formuladas na prova. b.

Ao receber o Cartão de Respostas você deve: 2.

conferir seu nome e número de inscrição; a.

ler atentamente as instruções para a marcação das respostas das questões objetivas; b.

assinar o Cartão de Respostas, no espaço reservado, com caneta de cor azul ou preta. c.

As questões são identificadas pelo número que se situa antes do seu enunciado. 3.

Durante a aplicação da prova não será permitido: 4.

qualquer tipo de comunicação entre os examinandos; a.

levantar da cadeira sem a devida autorização do fiscal de sala; b.

portar aparelhos eletrônicos, tais como telefone celular, notebook, receptor, gravador ou máquina fotográfica c.

ou equivalente.

Não será permitida a troca do Cartão de Respostas por erro do candidato. 5.

Reserve tempo suficiente para marcar seu Cartão de Respostas. 6.

Para fins de correção do Cartão de Respostas, serão levadas em consideração apenas as marcações realizadas no 7.

Cartão de Respostas.

No Cartão de Respostas, para cada questão, assinale apenas uma opção, pois atribuir-se-á nota zero a toda questão 8.

com mais de uma opção assinalada, ainda que dentre elas se encontre a correta.

O Cartão de Respostas não pode ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado nem pode conter nenhum registro 9.

fora dos locais destinados às respostas.

Quando terminar sua prova, você deverá, OBRIGATORIAMENTE, entregar o Cartão de Respostas devidamente 10.

preenchido e assinado ao fiscal da sala. Aquele que descumprir esta regra será ELIMINADO.

Não folheie a prova antes da

autorização do fiscal

NOME: INSCRIÇÃO: CPF:

(2)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Questões de 1 a 20

1 • Leia as afirmativas a seguir:

I. As ações de vigilância sanitária dirigem-se, apenas, ao controle de serviços que previnem riscos à saúde da população.

II. Conhecer a realidade das famílias pelas quais são responsáveis não é uma das atividades básicas de uma equipe de Saúde da Família.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. 2 • Leia as afirmativas a seguir:

I. A Constituição Federal de 1988 define que compete ao SUS executar ações de Saúde do Trabalhador.

II. O Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (SINASC) tem como instrumento padronizado de coleta de dados a Declaração de Nascido Vivo (DN).

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. 3 • Leia as afirmativas a seguir:

I. Os pacientes oncológicos podem apresentar efeitos colaterais do tratamento quimioterápico, causando limitações inerentes ao seu estado físico.

II. É recomendável que as gírias sejam evitadas pelo profissional de saúde no ambiente de trabalho, pois elas podem tornar a fala inconveniente.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. 4 • Leia as afirmativas a seguir:

I. O retículo endoplasmático rugoso tem como função impedir a síntese proteica.

II. As atividades de educação em saúde estimulam a promoção da saúde.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. 5 • Leia as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, é vedada a realização de exames compulsórios, sem autorização do paciente.

II. No âmbito do SUS, a vigilância em saúde não está relacionada com as ações de vigilância de doenças transmissíveis.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas.

6 • Leia as afirmativas a seguir:

I. A doença causada pelo vírus Zika se inicia com manchas vermelhas em todo o corpo e olho vermelho. Pode causar febre baixa, dores pelo corpo e nas juntas.

II. Identificar os problemas de saúde mais comuns e situações de risco às quais a população está exposta não é uma das atividades de uma equipe de Saúde da Família.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. 7 • Leia as afirmativas a seguir:

I. A Estratégia Saúde da Família busca reduzir a qualidade de vida da população brasileira e promover os fatores que colocam a saúde em risco.

II. Executar os procedimentos de vigilância à saúde e de vigilância epidemiológica não é uma das atividades básicas de uma equipe de Saúde da Família.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. 8 • Leia as afirmativas a seguir:

I. No campo da saúde, a vigilância utiliza-se apenas dos conhecimentos sobre epidemiologia para planejar e executar todas as suas ações.

II. O Zika Vírus pode ser transmitido pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. 9 • Leia as afirmativas a seguir:

I. O mosquito Aedes Aegypti é o mesmo mosquito que transmite a dengue, a chikungunya e a febre amarela.

II. A vigilância epidemiológica não atua no reconhecimento das doenças de notificação compulsória.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. 10 • Leia as afirmativas a seguir:

I. Preservar a autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral não é um dos princípios de atuação das entidades que compõem o SUS.

II. A Catapora (varicela) é uma doença que se manifesta com maior frequência em crianças.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas.

(3)

11 • Leia as afirmativas a seguir:

I. A principal característica clínica da Catapora (varicela) é o polimorfismo das lesões cutâneas (na pele).

II. As lesões cutâneas (na pele) da Catapora (varicela) se apresentam nas diversas formas evolutivas (máculas, pápulas, vesículas, pústulas e crostas), acompanhadas de prurido (coceira). Marque a alternativa CORRETA:

a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. 12 • Leia as afirmativas a seguir:

I. A doença causada pelo vírus Zika apresenta risco para o desenvolvimento de complicações neurológicas, como encefalites e a Síndrome de Guillain Barré.

II. Os arbovírus são os vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente mosquitos.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. 13 • Leia as afirmativas a seguir:

I. No campo da saúde, a vigilância busca promover a saúde dos cidadãos sem atuar sobre os mecanismos para prevenção de doenças.

II. Garantir a universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência não é um dos princípios de atuação das entidades que compõem o SUS.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. 14 • Leia as afirmativas a seguir:

I. A Catapora (varicela) é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, mas geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zoster.

II. A febre por vírus Zika é descrita como uma doença febril aguda, autolimitada, com duração de três a sete dias, em geral.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. 15 • Leia as afirmativas a seguir:

I. A Estratégia Saúde da Família busca intervir em fatores críticos para a saúde, como a falta de atividade física e a má alimentação. II. A função das mitocôndrias é impedir a respiração celular. Marque a alternativa CORRETA:

a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas.

16 • Leia as afirmativas a seguir:

I. A equipe do NASF I pode incluir um fisioterapeuta e um fonoaudiólogo.

II. A mitose dá origem a células com a metade do número de cromossomos.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. 17 • Leia as afirmativas a seguir:

I. A iniciativa privada pode participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.

II. O único sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. 18 • Leia as afirmativas a seguir:

I. O cansaço e a fadiga não são sintomas possíveis da tuberculose. II. O emagrecimento não é um dos sintomas possíveis da tuberculose.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. 19 • Leia as afirmativas a seguir:

I. A vigilância em saúde, no âmbito do SUS, não está relacionada às ações de prevenção de doenças transmissíveis.

II. O citoplasma é a membrana que protege a célula contra agentes externos.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas. 20 • Leia as afirmativas a seguir:

I. A sudorese noturna não é um dos sintomas possíveis da tuberculose.

II. A AIDS se caracteriza pelo enfraquecimento do sistema imunológico do corpo humano.

Marque a alternativa CORRETA: a) As duas afirmativas são verdadeiras. b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. d) As duas afirmativas são falsas.

CONHECIMENTOS GERAIS Questões de 21 a 30

21 • Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA: a) O resultado da expressão 131 + 74 + 61 é 204.

b) O resultado da expressão 128 + 81 + 52 é 223. c) O resultado da subtração 454 - 73 - 147 é igual a 234.

(4)

22 • Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA: a) O resultado da soma 201 + 33 + 187 é igual a 421. b) Seis hectômetros correspondem a mais de 1km. c) O resultado da expressão 134 + 67 + 70 é 248. d) O resultado da expressão 30 + (10 : 10) é 4.

23 • Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA: a) A raiz quadrada de 961 corresponde a 36.

b) O resultado da divisão 180 / 36 é igual a 18. c) Cinco centímetros correspondem a 0,5% de 1m. d) O resultado da divisão 418 / 19 é menor que 27.

24 • Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA: a) O resultado da divisão 342 / 38 é igual a 9.

b) A raiz quadrada de 289 corresponde a 21. c) O resultado da soma 202 + 85 é 266.

d) O resultado da multiplicação 61 x 2 x 6 é maior que 809. 25 • Leia as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA: a) O resultado da expressão 10 - (8 : 2) + 3 é 17.

b) O resultado da multiplicação 3 x 3 x 7 é igual a 93. c) Uma dúzia corresponde a 12% de 24 unidades.

d) O resultado da multiplicação 95 x 3 x 5 é maior que 1.302. Conduta

Em dezembro do ano passado, o Ministério do Turismo lançou o código de conduta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. O documento busca orientar e regular a conduta ética de empresas e prestadores de serviços turísticos, seus funcionários e colaboradores, para que adotem ações de enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes.

Fonte: www.turismo.gov.br

26 • Leia o texto 'Conduta', analise as assertivas a seguir e marque a opção CORRETA:

a) O texto traz instruções sobre como realizar a declaração do imposto de renda.

b) O código de conduta citado no texto busca orientar empresas e prestadores de serviços turísticos.

c) De acordo com o texto, o Exército é contrário à reforma da previdência.

d) O tema central do texto é o aumento da taxa básica de juros. 27 • Leia o texto 'Conduta', analise as assertivas a seguir e marque a opção CORRETA:

a) A iniciativa do Ministério do Turismo citada no texto busca estimular o combate à exploração de crianças e adolescentes. b) O texto traz estatísticas sobre a taxa de natalidade no Brasil. c) O tema central do texto é o tráfico internacional de drogas. d) O texto aborda um tema relacionado à economia e à desvalorização do Real.

28 • Leia o texto 'Conduta', analise as assertivas a seguir e marque a opção CORRETA:

a) O texto informa sobre uma iniciativa do Ministério do Turismo no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

b) O tema central do texto é a exploração sexual de crianças nas comunidades rurais.

c) O texto traz estatísticas sobre a violência no Brasil.

d) O tema central do texto é a exploração sexual de crianças nas instituições religiosas.

29 • Leia o texto 'Conduta', analise as assertivas a seguir e marque a opção CORRETA:

a) O texto traz informações sobre a redução do orçamento do Ministério do Turismo.

b) O autor alega que diversos setores da sociedade estão engajados na preservação do meio ambiente.

c) O tema central do texto são os limites éticos da pesquisa científica.

d) O texto informa sobre uma ação do Ministério do Turismo para estimular a ética em uma parcela da população.

30 • Leia o texto 'Conduta', analise as assertivas a seguir e marque a opção CORRETA:

a) O tema central do texto são as ações do Ministério da Educação. b) O tema central do texto é o tráfico internacional de órgãos. c) O tema central do texto é a exploração sexual de crianças nas comunidades carentes.

d) Funcionários de empresas de turismo também podem se valer das orientações do código de conduta citado no texto.

(5)

Referências

Documentos relacionados

para 2014, como a implantação do Vale Feira e a participação no Program SEBRAE de Moderni- zação das Feiras Livres, o que permite acrescentar que a Feira Livre do Produtor Rural

Para aquecer o segmento, a prefeitura criou legislação de incentivos fiscais especialmente para as empresas de base tecnológica, integradas à vocação da cidade ou intensivas

• Disciplina e organização para verificar periodicamente, os controles gerenciais que formam o preço de venda – custos de comercialização, margem de lucro, custos fixos e

Assim este programa é também para, incentivo aos produtores rurais a diversificar suas propriedades, visto que no período de criação da lei o preço do café principal produto

6 até a comercialização de seus produtos; • 4º Implantação do viveiro municipal demudas frutíferas; • Com o aumento da produção o crescimento da agricultura familiar: •

• O produtor e pequeno empresário não tinham noção de controle de custo, despesa ou receita por falta de capacitação o que dificultou o processo de inovação da

disseminação da cultura, intercâmbios, eventos e capacitação de agentes públicos e privados em estratégias de uso de propriedade intelectual, em biotecnologia e em agricultura

O SAI pode ser considerado o conjunto de atividades que concorrem para a produção agroindustriais, desde a produção dos insumos (sementes, adubos, máquinas agrícolas etc )