• Nenhum resultado encontrado

GPA Cabo Verde SHORTLIST - Categoria Energias Renováveis e Eficiência Energética PRÉMIO VENCEDOR. Educação Ambiental - Eficiência Energética

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GPA Cabo Verde SHORTLIST - Categoria Energias Renováveis e Eficiência Energética PRÉMIO VENCEDOR. Educação Ambiental - Eficiência Energética"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

GPA Cabo Verde 2013

PRÉMIO

SHORTLIST - Categoria Energias Renováveis e

Eficiência Energética

VENCEDOR

Cabeólica S.A.

“Energia Eólica”

Com o Projeto Cabeólica, Cabo Verde passou de cerca de 2% da capacidade instalada de energia eólica para 20%, resultando numa das taxas de penetração de energia eólica mais altas do mundo. Em duas das ilhas a taxa média de penetração da energia eólica produzida pela Cabeólica tem sido superior a 30%, com uma das ilhas frequentemente superando 50% de penetração de energia eólica. Em termos da percentagem da capacidade total de energia eólica instalada, Cabo Verde, com este projeto, superou muitos países conhecidos por serem líderes na instalação de energia eólica e, em 2011, foi distinguido por esse facto pelo Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Energy Council).

Menção Honrosa

Escola de Negócios e

Tecnologias de Cabo

Verde

“Educação

Ambiental -

Eficiência

Energética”

O projecto “Educação Ambiental – Eficiência Energética” procura capacitar um conjunto de docentes e os alunos das 14 escolas convencionadas pela Unesco com as ferramentas necessárias para que possam desenvolver, acompanhar e assumir junto da comunidade escolar a promoção da Educação Ambiental e da Eficiência Energética. Este projecto prevê também o envolvimento dos encarregados de educação e a comunidade pre-escolar no acto de pensar soluções para os problemas locais e no desenvolvimento de estratégias para agir de forma a construir um futuro melhor para todos.

Gesto Energia S.A.

“Brava 100%

Renovável”

Cabo Verde encontra-se numa fase de crescimento do consumo de energia, em virtude do aumento do turismo e de outras actividades económicas. Este projecto apresenta como principal objectivo especificar as condições técnicas e a preparação dos termos de referência para a elaboração dos

(2)

cadernos de encargos para a instalação de uma rede eléctrica - constituída exclusivamente por sistemas de geração de energia com recurso a fontes renováveis, como painéis fotovoltaicos e aerogeradores - capaz de assegurar a sustentabilidade energética da ilha. Trata-se um projecto muito ambicioso e um desafio ímpar na história deste arquipélago, que permitirá a Cabo Verde integrar o top 10 dos países com maior taxa de penetração de energias renováveis.

PRÉMIO

SHORTLIST - Categoria Iniciativa de Mobilização

VENCEDOR

Mariventos - eventos e

serviços, lda

“Kavala Fresk

Feastival”

O Kavala Fresk Feastival é um evento gastronómico e cultural realizado em S. Vicente. Reúne várias atividades que contam a história da ilha e a importância do Porto Grande, da cavala e do seu potencial cultural. Em 2013, 10 mil participantes saborearam 3000 kg de cavala, vendidos por 35 restaurantes e pequenas vendas. Palestras, concursos, exposições, atividades desportivas e culturais retrataram a vida do Porto Grande. O objetivo era criar um produto gerador de rendimento, consolidar S. Vicente como um destino turístico, promover a gastronomia caboverdiana como um produto cultural e turístico, promover o empreendedorismo jovem e sensibilizar para a preservação da natureza marinha e pesca responsável.

Menção Honrosa

ADAD - Associação para a

Defesa do Ambiente e

Desenvolvimento

“Cabo Verde sem

Plástico”

O propósito do projecto “Cabo Verde Sem Plástico” é o de diminuir/eliminar o uso de sacos de plástico convencionais em todas as ilhas de Cabo Verde, encontrando soluções para a substituição dos Sacos de Plástico por bolsas alternativas e/ou sacos plásticos

biodegradáveis, e contribuir ainda para a diminuição ou eliminação da sua distribuição, gratuita, principalmente nos Supermercados. A missão do projecto Cabo Verde sem plásticos é sobretudo consciencializar todos os Cabo-Verdianos de todos os quadrantes da sociedade sobre os malefícios dos sacos plásticos convencionais, e contribuir para melhoria da qualidade ambiental.

(3)

Escola Nº24 de

Juncalinho

São Nicolau

“Escola Amiga do

Ambiente”

Em Setembro de 2011 apostaram na agricultura como factor determinante

para a sustentabilidade da escola e factor essencial para

enriquecimento da dieta alimentar para os alunos. Situada no litoral, numa área árida onde falta quase tudo, o projeto incluiu a plantação de árvores de fruto e hortaliças. Mais de 60 plantas de bananeiras, papeiras, cenouras, couve, repolho, batata comum e doce, beterraba, cebola, entre outras

Foi instalado um sistema de rega gota-a-gota que diminuiu substancialmente o consumo da água em cerca de 60%. Um ano após a aposta os alunos começaram a usar banana madura, papaia,

couve, beterraba, batata comum e doce, temperos verdes, e outros. Com os resultados satisfatórios, o projeto alargou a área de cultivo de 200 m2 para 480 m2.

PRÉMIO

SHORTLIST - Categoria Novas Tecnologias –

Pesquisa e Cooperação

VENCEDOR

Ruy Spencer Lopes dos

Santos

“TWSPP-Central

Eléctrica Térmica

Eólica e Solar”

A TWSPP irá permitir um grau de penetração de energia eólica da ordem dos 100% em pequenas redes e em locais isolados, nomeadamente em pequenas ilhas. A TWSPP representa uma solução inovadora para o problema da intermitência do vento, e um novo meio para aumentar o grau de penetração da energia eólica e outras fontes de energias renováveis nas redes eléctricas limitadas. A solução proposta é um novo conceito de central eléctrica, uma central eléctrica térmica eólica solar (TWSPP) onde as energias eólica e solar são armazenadas a montante estabilizando a produção de energia e garantindo também a potência da Central.

Águas de Coimbra, E.M.

“Protocolo de

Colaboração entre

a Águas de

Coimbra e a

Associação de

Municípios de

Santiago”

Tendo por finalidade a cooperação no âmbito da prestação de serviços nos setores do abastecimento de água para consumo público e do saneamento de águas residuais urbanas, visando garantir a qualidade e eficiência de tais serviços, numa lógica de desenvolvimento sustentável, a AC, Águas de Coimbra, E.M. está a prestar à Associação de Municípios de Santiago, designadamente ao

(4)

nível da engenharia e a níveis económico-financeiro, estratégico e jurídico, a assessoria e o apoio técnico na análise da documentação dos estudos que se revelem indispensáveis para assegurar a reorganização do sector da água e a criação de uma empresa intermunicipal em baixa, destinada a gerir o

abastecimento de água da Ilha de Santiago.

Menção Honrosa

Câmara Municipal de São

Domingos - PromoSan

“PromoSan”

Dado o fraco acesso as tecnologias de Saneamento em Cabo Verde e, na ilha de Santiago em particular, a Cooperação Luxemburguesa, para promover as tecnologias de saneamento individual e reutilização de águas cinzentas, criou na Cidade de São Domingos um Centro onde as famílias e demais interessados possam conhecer várias tecnologias e escolher as que melhor se adaptem às suas condições de vida, de modo a melhorar as condições de higiene e Saúde dos cidadãos. Os principias objectivos do Centro PromoSan são a promoção do saneamento Domiciliar, a sensibilização e demonstração do funcionamento de diferentes sistemas sanitários e a disponibilização de assistência técnica à população antes e após a instalação das tecnologias de saneamento domiciliar.

PRÉMIO

SHORTLIST - Categoria Recursos Naturais – Gestão

e Conservação

Vivo Energy Cabo Verde

“Projeto de

Desenvolvimento

Sustentável da

Agropecuária”

Nos últimos três anos, o projeto de maior realce, realizado pela Associação dos Amigos da Natureza, foi o Projeto de Desenvolvimento Durável da Agropecuária financiado a partir da iniciativa conjunta PNUD e Comissão Europeia, “Migration for development”, em 99 mil euros e que a nível local contou com a parceria da Vivo Energy. O objectivo foi contribuir para o relançamento da agricultura e da pecuária como actividades económicas capazes de garantir as condições de existência duráveis das populações rurais através da valorização dos recursos endógenos.

Menção Honrosa

BCA - BANCO

COMERCIAL DO

ATLANTICO

“Jardim do BCA”

Alinhados na temática de preservação ambiental os colaboradores do BCA uniram-se pela conservação de natureza, apoiando a iniciativa de reduzir

(5)

os riscos de destruição de espécies endémicas nativas do parque. Em Setembro de 2011 fizeram a plantação de árvores endémicas de Cabo Verde, expandindo assim a consciência ambiental a outras Instituições e à comunidade em redor do parque. O projecto tem como missão contribuir para a preservação do meio ambiente, conservando a biodiversidade e, por conseguinte, combatendo o aquecimento global.

VENCEDOR

Fundação Tartaruga de

Cabo Verde

“Projeto de

Conservação e

Proteção das

tartarugas

Marinhas em Cabo

Verde e seus

Habitats da

Fundação

Tartaruga”

Em 2007 a FT lançou o programa dedicado à Proteção e Conservação da Tartaruga Cabeçuda (Caretta caretta) na Boavista. Desde 2008 as taxas de mortalidade na Boavista, por consumo de carne, têm vindo a reduzir graças ao trabalho da FT e também de outras ONG e instituições nacionais e internacionais. Em 2007, 1200 fêmeas foram mortas representando um total de 40% de fêmeas nidificantes na ilha, diminuindo em 2008 para 18% e em 2009 para 5%. Em 2011 e 2012 o nº de tartarugas mortas contabilizadas pela FT foi de 5 por temporada, menos de 1% da população nidificante. A FT aborda a conservação, respeitando os elementos naturais que levam a evolução das espécies.

PRÉMIO

SHORTLIST - Categoria Turismo Sustentável e

Agricultura

VENCEDOR

Spinguera Sociedade

Unipessoal Lda

“SPINGUERA

ECOLODGE”

Ainda pouco conhecida, a Espingueira nunca foi uma localidade turística, mas é uma das instalações mais antigas da Boavista, abandonada por cerca de 20 anos desde os anos 70. A pequena aldeia de pescadores e agricultores apresentava-se então como um conjunto de casas de pedra e cal,

com hortas cercadas de muros. O projecto de reconstrução da aldeia respeitou a arquitectura rural daquele tempo. Foram reconstruidos 12 quartos, um restaurante-bar e serviços. Na obra, que durou 4 anos, e contou com 14 trabalhadores locais, os recursos utilizados foram pedra local, madeira e palha.

BCA- BANCO COMERCIAL

DO ATLANTICO

“Recuperação de

Orla Marinha da

Praia de Mar de

Baixo no Tarrafal

Em 2010, a Câmara Municipal do Tarrafal apresentou o projecto de recuperação da orla da Praia de Mar de Baixo ao BCA para potencial apoio/patrocínio. O Banco na senda da sua política

(6)

de Santiago”

de responsabilidade ambiental, atendeu positivamente ao pedido, patrocinando na totalidade o projecto de recuperação. A obra teve início no mesmo ano e no Verão de 2011 a praia já estava totalmente recuperada.

Menção honrosa

Caritas Caboverdiana

“Projecto

Agroecológico no

Sítio de João Varela

– Ribeira Grande

de Santiago”

O projecto de Agricultura Familiar - Agroecológica - é um projeto piloto, de divulgação e capacitação dos pequenos agricultores e tem como objectivo criar oportunidades de experimentação, pesquisa e divulgação de técnicas agroecológicas na produção de alimentos. Permite também a recuperação do ecossistema natural e a criação de oportunidades de emprego e geração de rendas estáveis, a famílias mais carenciadas, de 2 municípios de Santiago, em sistema de rotatividade, permitindo assim a multiplicação de agricultores que praticam a agroecologia. O projecto visa melhorar e recuperar o ecossistema em degradação por meio de técnicas amigas do ambiente, como o

reposicionamento do equilíbrio do solo e do meio ambiente através da diversificação da vida vegetal e animal.

Referências

Documentos relacionados

As contas a receber de clientes são registradas pelo valor faturado, incluindo os respectivos impostos diretos de responsabilidade tributária da Companhia, suas

Estudos clínicos foram realizados com formulações tópicas de clotrimazol a 1% (creme, solução, spray) em pacientes com diferentes tipos de dermatomicoses tais como

É observado também que uma professora destoou das demais, ao responder que discordava parcialmente, isso se deve ao fato de que a presença de recursos tecnológicos em sala pode

a) Legitimidade: somente pode recorrer aquele que pode vir a sofrer lesões em decorrência da decisão recorrida. Logo, não somente as partes podem recorrer, como também

Alguns princípios devem embasar o planejamento e organização da prática de ensino na Educação Infantil, tais como: entender a criança como sujeito de sua

Tubo Pitot Estático: a diferença entre a pressão total e a pressão estática é medida, permitindo medir a pressão dinâmica e estimar a velocidade do escoamento. Pressão

O método de custeamento denominado custeio direto não considera os custos indiretos incorridos na prestação de serviços sendo por conseguinte esses custos

O presente trabalho se propõe a estudar a neurobiologia da trajetória do TDAH em crianças e adolescentes e do tratamento medicamentoso do TDAH em adultos através da