• Nenhum resultado encontrado

Relatório de atividades 2009/2010. Instituto Pró-Livro 17

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório de atividades 2009/2010. Instituto Pró-Livro 17"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

Presidente Sônia Jardim | Coordenação geral Zoara Failla | Coordenação editorial Jô Ribes | Fotos Acervo IPL | Projeto gráfico e diagramação we2 design gráfico | Revisão Marina Nogueira | Impressão Gráfica Mais

Diretoria IPL - 2009-2010

DIRETORES

Sônia Machado Jardim

PResIdente

Rosely Boschini

VICe-PResIdente AdmInIstRAtIVo

Jorge Yunes

VICe-PResIdente téCnICo

Maria Lúcia Kerr Cavalcante de Queiroz

PRImeIRo seCRetáRIo

Mauro Koogan Lorch

segundo seCRetáRIo

Bernardo Jorge Israel Gurbanov

PRImeIRo tesouReIRo

Roberto Feith

segundo tesouReIRo CONSELHO FISCAL

Titulares

Andrés Ricardo Cardo soria, Amarylis manole e eduardo Yasuda

Suplentes

emerson Walter dos santos, Francisco Bilac Pinto Filho e Luiz eduardo Alves severino

Entidades Fundadoras

Estrutura gerencial

gerente executiva de Projetos Zoara Failla gerente executiva operacional Hérika Puríssimo Assistente de Projetos Mirian Shimura Yamashita

estagiárias Camila Silva e Daniela Otsuka

(3)

Carta ao leitor

Foram dois anos de gestão e novos desafios. Propor ações voltadas ao fo-mento à leitura e à construção de po-líticas públicas para o livro e a leitura, enquanto presidente do Instituto Pró-Livro (IPL), foi realizador em muitos aspectos, mas sabemos que ainda há muito por conquistar.

É instigante buscar ideias, “receitas” e projetos que visam transformar crian-ças e jovens em leitores. Mas sabemos que o desafio para melhorar os indica-dores de leitura desse público brasilei-ro é complexo e depende do esforço conjunto de diferentes atores sociais: governo; legislativo, para a implantação de políticas públicas para o livro e a lei-tura; sociedade civil; educadores; espe-cialistas; bibliotecários; famílias; e toda a cadeia produtiva do livro. Há proble-mas estruturais e de educação básica – confirmados pelo Pisa (2010) – que impedem quase 50% dos nossos jovens de lerem; não porque não gostam, mas porque não compreendem o que leem. Faltam investimentos, gestão, acervos e formação de bibliotecários e media-dores de leitura para as bibliotecas; falta formação de professores leitores; faltam famílias participando do projeto escolar, além de tantas outras ações já propostas por especialistas.

Como presidente do Instituto busquei mobilizar parceiros para o investimen-to em ações de fomeninvestimen-to à leitura e acesso ao livro, voltadas à melhoria dos indicadores de leitura do brasilei-ro. Sem dúvida, esse interesse vai ao encontro de toda a cadeia produtiva editorial, pois conquistar novos leito-res é também o grande objetivo desse segmento.

Assim, foi com satisfação que acolhi o encontro desses desafios e a missão de

dar continuidade aos projetos de uma instituição que, em pou-co tempo, pou-conseguiu pou-construir uma imagem respeitada junto ao governo, a especialistas e a editores no desenvolvimento de ações de fomento à leitura. Tenho certeza que essa satis-fação foi compartilhada por toda a diretoria do Instituto na gestão que presidi. Sem a contribuição de todos não teríamos conseguido avançar na consolidação do Instituto Pró-Livro. O IPL conseguiu legitimidade e imagem consistente de uma organização que desenvolve e apoia projetos importantes de fomento à leitura em estreita colaboração com o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e os ministérios da Edu-cação e da Cultura. Investiu a maior parte de seus recursos em projetos realizados em parceria com essas entidades do governo, buscando apoiar a construção de políticas públicas para o livro e a leitura, e, assim, cumprir com seus principais objetivos e metas.

Nesses dois anos de gestão foram inúmeros os projetos bem avaliados, já conhecidos por todos, e que poderão ser revis-tos na leitura deste Relatório e acessando o site do Instituto (www.prolivro.org.br). Gostaria de convidá-los, especialmen-te, a conferirem os projetos: “O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais”, em parceria com o MinC, o MEC e o PNLL; “Floresta de Livros” (2009) e o “O Livro é uma Viagem” (2010), instalações lúdico-educacionais promovidas pelo IPL nas bienais internacionais do livro do Rio de Janeiro e de São Paulo, que confirmaram a vocação do Instituto, revelada na Bienal Internacional do Livro de São Paulo em 2008.

No primeiro semestre de 2011 o IPL vai contar com nova di-retoria. Tenho certeza que será dada continuidade às ações bem-sucedidas que consolidaram a imagem do IPL. Entre nossas metas prioritárias está a realização da terceira edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”.

Temos certeza que vamos continuar contando com a co-laboração de todos os editores associados e das entidades fundadoras do IPL – Abrelivros, CBL e SNEL – para, juntos, definirmos as novas estratégias e avançarmos na construção de um país de leitores

(4)

Ações do Instituto Pró-Livro em 2009

Criada em 2009 para a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, a Floresta de Livros ganhou o Prêmio Alfredo Machado do espaço mais bonito da programação cultural, designado pela comissão julgadora formada pelos arquitetos da Casa Cor Rio. Além do Colunistas Design, um dos mais importantes prêmios do Brasil para empresas do setor de marketing, promoção e eventos. Com curadoria do escritor João Alegria e patrocínio do Instituto Pró-Livro, o espaço de 800 m2 se destacou pela inovação e interatividade: árvores falantes

que narravam histórias, mini-bibliotecas em salas secretas, livros mágicos em telas multi-touch e uma arena para apresentações teatrais. tudo isso para aproximar o público infantojuvenil do universo mágico dos livros e despertar o prazer da leitura.

Floresta de Livros ganha dois prêmios

A Floresta de Livros

Instalação inédita para o público infantojuvenil –, apresen-tada na XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que aconteceu entre os dias 10 e 20 de setembro de 2009. Os livros, apresentados como “personagem principal”, trans-formaram-se em objeto de desejo, nas Bienais, justificando o investimento nesse tipo instalação.

Patrocinada pelo IPL, a Floresta dos Livros ocupou um es-paço de 800 m2 e proporcionou a crianças e adolescentes,

visitantes do evento, a oportunidade de se encantar com os livros e as narrativas, descobrindo o livro como uma tecno-logia contemporânea. A curadoria do projeto foi confiada a João Alegria, Supervisor Artístico do Canal Futura. “Uma experiência que poderá iniciá-los na descoberta da ‘floresta’ de contos, histórias e sonhos narrados”, propôs o curador. A expectativa foi confirmada na fala de Sônia Jardim: “Temos certeza de que a visita a este espaço trará um impacto mar-cante ao público infantojuvenil, nos moldes do que ocorreu na Bienal de São Paulo com o projeto Biblioteca Viva”. A Floresta de Livros confirmou a vocação do Instituto Pró-Livro revelada na Bienal de São Paulo com a Biblioteca Viva. Essa foi uma primeira experiência bem-sucedida de projetos temáticos de fomento à leitura voltado ao público infantoju-venil. As instalações promovem um contato especial desse público com os livros e seus autores. A Floresta de Livros, ao oferecer esse ambiente mágico associado ao livro, foi muito bem avaliada por visitantes, educadores e mídia.

(5)

Instituto Pró-Livro na Mídia:

XIv Bienal do Rio

Foram 106 inserções nas mídias impressa, rádio e tV, divulgando a Floresta de Livros (78) com o patrocínio do IPL e a campanha “mãe, lê pra mim?” (28), que podem ser conferidos no clipping disponibilizado no site: www.prolivro.org.br.

Patrocínio ao

estande do PNLL

o IPL patrocinou o estande do Plano nacional do Livro e Leitura na XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. A instalação com 150 m2 contou com recursos

multimídia e ofereceu contação de histórias.

Mãe, lê pra mim?

Pró-Livro lança campanha para valorizar e estimular mães que formam leitores na XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. “Mãe, lê pra mim?” – Esse foi o mote da cam-panha inspirada nos resultados da pesquisa “Retratos da lei-tura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro. Segundo a pesquisa, um em cada três leitores tem lembranças da mãe lendo algum livro e 49% deles têm a mãe como sua grande incentivadora no processo de ler por prazer. Entre as crian-ças de 5 a 10 anos, 73% citam as mães como quem mais as estimularam a ler. Durante os dez dias de evento, o IPL cap-tou em seu estande e nas ruas da Bienal, depoimentos em vídeo de mães e mulheres que estimularam a leitura na vida de alguém, e de pessoas que foram influenciadas e aprende-ram a ler por prazer. Os depoimentos foaprende-ram editados para a produção de um vídeo usado em campanhas de estímulo à leitura e para inserções nas mídias.

O IPL aproveitou também para conhecer melhor o perfil do leitor carioca. Quem visitou o estande participou de rápida pesquisa sobre o assunto e ainda conheceu detalhes da pes-quisa “Retratos da leitura no Brasil”.

19ª Convenção Nacional de Livrarias – RJ

O Instituto Pró-Livro participou da Convenção Nacional de Livrarias, que aconteceu em setembro de 2009 no Rio de Janeiro, atendendo à convite do presidente da Associa-ção Nacional de Livrarias (ANL), para coordenar o painel: Resultados da pesquisa “O Livro no Orçamento Familiar” (LOF). A pesquisa teve como base os resultados de outra pesquisa, “Orçamentos familiares” realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE – 2002/2003), divulgada no final de 2007.

IPL patrocinou a pesquisa

“O livro no orçamento familiar”

A pesquisa “O livro no orçamento familiar”, proposta pela ANL, recebeu o apoio de oito entidades ligadas ao mercado editorial: Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL); Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR); Academia Estudantil de Letras (AEL); Câmara Brasileira do Livro (CBL); Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL); Sindi-cato Nacional dos Editores de Livros (SNEL); e Instituto Pró-Livro (IPL). Além do patrocínio, o IPL contribuiu para sua realização e integrou grupo de estudos.

(6)

Fórum Nacional Mais Livro Mais Leitura

nos Estados e Municípios – 2010

Presenças

Além do ministro da Cultura, Juca Ferreira, fizeram parte da mesa o secretário de educação Continuada, Alfabetização e diversidade do ministério da educação, André Lázaro, representando o ministro Fernando Haddad; o secretário-executivo do PnLL, José Castilho; o presidente da Frente Parlamentar mista da Leitura, deputado marcelo Almeida; o deputado Ângelo Vanioni; o vice-presidente do Instituto Pró-Livro, Jorge Yunes; o presidente da união nacional dos dirigentes municipais de educação (undime), Rodolfo Pinto da Luz; Anita silveira Pires; Leda maria da Fonseca; e José Fernandes Lima.

Realizado no dia 7 de outubro, o Fórum Nacional Mais Livro Mais Leitura nos Estados e Municípios foi um sucesso. Foram trezentos participantes de ministérios e órgãos esta-duais e municipais de educação e cultura; especialistas da área; deputados; e representantes de entidades do livro. O Fórum foi promovido em parceria pelos ministérios da Cultura (MinC), da Educação (MEC), pela Secretaria Execu-tiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e pelo Ins-tituto Pró-Livro (IPL), que se reuniram para lançar o projeto A Leitura e o Livro nos Planos Municipais e Estaduais (PMLL e PELL). O projeto, desenhado e patrocinado pelo IPL, tem por objetivo estimular a implantação de planos de livro e leitura nos estados e municípios, cumprindo com meta es-tabelecida pelo PNLL. Todo esse trabalho contará com ca-pacitação e assessoria – presencial e a distância –, por meio de portal –, às prefeituras e secretarias de educação e de cultura do país.

O IPL patrocinou o portal Mais Livro e Mais Leitura, inaugura-do no dia 15 de outubro. Nele é possível consultar o cadastro dos órgãos que participam do projeto, notícias, experiências bem-sucedidas, depoimentos, perguntas frequentes, entre outras informações. O Instituto também patrocinou a elabo-ração de um guia para orientar a implantação dos planos.

no alto, da esquerda para a direita, José Castilho, secretário executivo do PnLL, Jane silva (meC), sônia Jardim, Presidente IPL e Fabiano santos (minC). Acima, André Lazaro (meC)

(7)

2ª edição do livro

Retratos da

leitura no Brasil

A Imprensa oficial do estado de são Paulo, em parceria com o Instituto Pro-Livro, editou a segunda tiragem do livro, com mil exemplares; atualizado com a nova ortografia. os livros foram distribuídos nos eventos patrocinados pelo IPL e enviados às secretarias de Cultura e bibliotecas públicas.

11º Salão FNLIJ do Livro

para Crianças e Jovens

O Instituto Pró-Livro patrocinou a Biblioteca Jovem, insta-lada no 11º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens. A Biblioteca Jovem da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) foi um espaço agradável que possibilitou a leitura de livros de qualidade, encontro com autores e ilus-tradores e acesso a um cuidadoso acervo, incluindo os livros premiados pela Fundação em 2009.

A presidente do IPL, Sônia Jardim, foi convidada a integrar a mesa de abertura e destacou a importância dessa parceria. O Instituto Pró-Livro também patrocinou a exposição de li-vros em braille e a palestra ministrada aos educadores pela Fundação Dorina Nowill para cegos.

IPL patrocina convênio – PNLL-CBL

Foi firmado convênio para execução do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) – entre a CBL e o MinC – com con-trapartida financeira patrocinada pelo IPL, segundo acordo firmado entre a CBL e o Instituto, atendendo à solicitação do secretário-executivo do PNLL e da Diretoria do Livro, Leitura e Literatura do MinC.

Divulgação do Retratos da leitura

O Instituto patrocinou dezenas de palestras do consultor Galeno Amorim e de outros especialistas que analisaram a pesquisa, como Maria Antonieta Cunha e Lucília Garcez, por todo o Brasil, apresentanado os resultados obtidos. O consultor Galeno foi contratado pelo IPL para coordenar a pesquisa, organizar o livro e divulgar seus resultados.

4ª edição do prêmio

Professores do Brasil

A iniciativa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) bus-ca reconhecer e valorizar os edubus-cadores brasileiros. O MEC promoveu em 2009, a quarta edição do prêmio, em parceria com Fundação SM, Fundação Bunge, Instituto Votorantim e Instituto Pró-Livro; além do apoio do Consed, Undime, Unes-co e OEI. O IPL, que já havia participado da terceira edição, integrou a comissão organizadora e de seleção final dos tra-balhos. Coube ao Instituto premiar dez professores e escolas do Ensino Fundamental – últimas séries. A presidente Sônia Jardim participou da cerimônia de premiação, que contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, e de representantes das instituições parceiras. A premiação e o seminário aconteceram em Brasília, nos dias 3 e 4 de dezembro de 2009. No site do IPL (www.prolivro.org.br), é possível conhecer os projetos e professores premiados.

da esquerda para direita: Fernando Hadad, ministro da educação, Luciene Frizzera, Professora séries Finais 4 e sônia Jardim, Presidente IPL

(8)

Síntese das principais ações em 2009

• Floresta de Livros na XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro – IPL patrocina instalação para público infantojuvenil com a curadoria de João Alegria. A “Floresta” foi um sucesso junto à mídia, aos visitantes da Bienal e ao público especializado.

• Sítio Pró-Livro – Instalação com contação de histórias acessível. Patrocina, em parceria com a Fundação Dorina Nowill, livros em braille e versão falada de Reinações de

Narizinho.

• A Leitura e o Livro nos Planos Municipais e Estaduais – Concebe e propõe o projeto e estabelece parceria com o PNLL, o MinC e o MEC para sua coordenação.

• Guia para o desenvolvimento de planos de livro e leitura – Contrata especialistas para o desenvolvimento do guia passo a passo e disponibiliza versões impressa e digital. • Fórum Nacional Mais Livro e Mais Leitura nos Estados

e Municípios – Patrocina e organiza o Fórum para lançamento do projeto A Leitura e o Livro nos Planos Estaduais e Municipais.

• 4ª edição do prêmio Professores do Brasil – Patrocina, juntamente com outros parceiros, iniciativa do MEC de premiar e valorizar os educadores brasileiros.

• 13ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo – Patrocina o curso Retratos da leitura na perspectiva da arte e da tecnologia – novas interfaces e apoia financeiramente a jornada.

• 17º Cole – Patrocina materiais. Sônia Jardim participa da mesa de abertura do Congresso de Leitura e é apresentada a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, por Galeno Amorim. • Apoio ao IV Simpósio Latino-Americano de Bibliotecas

Públicas e XvI Encontro do Sistema de Bibliotecas Públicas – Patrocina palestrante.

• Mediadores de leitura – Grava vídeo para formação a distância de mediadores de leitura para as salas de leitura, atendendo a convite da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. • Prêmio Entidade Amiga – O Conselho Federal de

Biblioteconomia entrega o prêmio ao IPL. O Instituto

homenageia bibliotecários em seu dia com palestra e doação de exemplares do livro Retratos da leitura no Brasil em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. • Participa da 19ª Convenção Nacional de Livrarias – RJ • Seminário Formação de Mediadores de Leitura – Participa

da oficina de trabalho.

• Retratos da Leitura no Brasil – Promove inúmeras palestras com Galeno Amorim, pelo país.

• Mídia – Mais de oitocentas inserções nas mídias falada e escrita.

O IPL apoia o 17º Cole

o Instituto Pró-Livro foi um dos patrocinadores da 17ª edição do Congresso de Leitura do Brasil (Cole), organizado pela Associação de Leitura do Brasil (ALB) e que aconteceu de 20 a 24 de julho de 2009 na unicamp, em Campinas. o evento

reuniu profissionais brasileiros e estrangeiros ligados ao universo do livro e da leitura e foi um espaço de reflexão e socialização de experiências e divulgação de pesquisas e projetos educativos. sônia Jardim participou da abertura oficial do evento, e o consultor galeno Amorim, a convite do IPL, apresentou detalhes da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”. o Instituto promoveu a edição dos cadernos do congresso (compilação dos trabalhos inscritos) com tiragem de 5 mil exemplares (de 550 páginas).

“ver pra ler” – Canal Futura –

patrocínio do IPL

Com muita expectativa o Instituto Pró-Livro patrocinou a programação de outubro de 2009 do Canal Futura, voltada a promover o mês da leitura. o “Ver pra ler” – com uma extensa programação para o mundo dos livros – estimulou essa parceria. Foram mais de noventa veiculações da campanha com inserções da logomarca do IPL, em programação diária e uma entrevista exclusiva com a presidente sônia Jardim, falando dos projetos do IPL e da Pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”.

13ª Jornada Nacional de

Literatura – Passo Fundo-RS

A 13ª Jornada nacional de Literatura, organizada pela universidade de Passo Fundo, aconteceu em outubro de 2009. o tema que orientou as discussões foi “Arte e tecnologia: novas interfaces”. o Instituto Pró-Livro, além de ser um dos patrocinadores da Jornada, ainda promoveu o curso Retratos da leitura no Brasil na perspectiva da arte e da tecnologia – novas interfaces, com a participação da especialista Lucília Helena do Carmo garcez, consultora da pesquisa, convidada pelo IPL.

(9)

Principais projetos em 2010

O Instituto Pró-Livro marcou presença nos principais even-tos do livro e leitura em 2010, promovidos pelo MEC, MinC e PNLL e pela cadeia produtiva editorial, tendo sido convida-do a compor mesas de abertura ou painéis de debates para apresentar seus projetos e posicionamento, consolidando-se como parceiro efetivo ao apoiar e promover ações de fomento à leitura e acesso ao livro.

Destacou-se, principalmente, ao consolidar sua ação e ima-gem positivas patrocinando ou desenvolvendo projetos que tiveram grande repercussão junto ao governo, a especialis-tas e à cadeia produtiva do livro, por promover a implanta-ção efetiva das políticas públicas para o livro e a leitura. Foi reconhecido pelas mídias impressa e falada como refe-rência em quase a totalidade das matérias que trataram do assunto leitura e acesso ao livro.

(10)

“O livro é uma viagem”

Foi uma das principais atrações para o público infantojuvenil na XXI Bienal Internacional do Livro de São Paulo, de 12 a 22 de agosto de 2010. O IPL consolidou a vocação revelada nas instalações: Biblioteca Viva (XXª Bienal de São Paulo); “Flores-ta de Livros (XIV Bienal do Rio de Janeiro) e “Sítio Pró-Livro” (Reatch). Ao promover grandes instalações para o público in-fantojuvenil, em bienais, o Instituto espera despertar o encan-tamento pela leitura e promover uma representação positiva do livro no imaginário, como objeto de consumo cultural. “O livro é uma viagem” – uma instalação lúdico-educativa – teve como principal objetivo encantar a garotada por meio de um ambiente mágico, ao promover uma “viagem” pelo mundo da fantasia.

A instalação contou com quatro estações. Na primeira delas o visitante era conduzido ao túnel de livros gigantes – com quase três metros de altura em uma extensão de quase vinte metros, nesse túnel crianças e jovens interagiram com per-sonagens da literatura infantojuvenil em diferentes formatos – ilustrados, digitais e vivos (atores Cia. Ópera Cômica) –, em uma história com todas as histórias, contada por meio de grandes páginas que formavam o túnel.

Na segunda estação o visitante “viajou” pela peça de teatro

Mun-do português para descobrir onde

e por que falamos português (his-tória da língua portuguesa), apre-sentada pela companhia de teatro PiA FraUs, em um cenário com grandes páginas por onde saiam os personagens e os elementos da história.

Depois, era convidado a participar de divertida gincana, em que ga-nhava quem sabia mais sobre: onde se fala português. Foi desenvolvido um game – acessado em totem interativo mul-titoques, e pôde-se “viajar” em caravelas em um planisfério para localizar que países falavam português.

A “viagem” contou também com o espaço: “Descobrindo... livros e autores em português”. Nessa sala foram expostos cerca de 1.200 livros infantojuvenis – doados pelas editoras associadas ao IPL –, para serem lidos e manuseados pelas crianças. Também foi oferecida uma atração instigante: “A voz do livro” (trailer sonoro que “fala” sobre a obra e um pouquinho de sua história e de seus personagens, para des-pertar o interesse pela leitura).

A concepção e coordenação do projeto e do roteiro foram confiadas a Zoara Failla, gerente executiva do IPL.

Público: a instalação recebeu cerca de 50 mil visitantes,

especialmente, crianças e jovens, em um ambiente de 500 m2.

Mídia: foram 123 matérias nas diferentes mídias

e 50 minutos em tV.

Avaliação: 90% dos entrevistados avaliaram positivamente

a iniciativa, destacando a criatividade, a cenografia, a interatividade e o uso de diferentes linguagens, além da qualidade do projeto lúdico e educativo.

(11)

Campanha “Mãe, lê pra mim?” – 2ª fase

“Mãe, proporcione essa viagem a seu filho!” – essa foi a cha-mada para a Campanha 2010. Com o release: “Nem tudo na vida precisa ser verbalizado para ser ensinado. Ensina-se pelo exemplo, agindo, mostrando amor ao que faz. E as mães brasileiras são especialistas nisso.”

A Campanha repetiu o sucesso junto à mídia com ampla co-bertura e dezenas de entrevistas.

Há sempre tempo

para começar a ler.

Não importa a idade.

Tony Ramos (Vídeo da campanha)

IPL lança vídeo para divulgar a Campanha

O Instituto Pró-Livro lançou o vídeo com depoimentos de artistas, formadores de opinião e público geral, testemu-nhando como o incentivo à leitura dentro de casa, influen-cia no processo de ler por prazer. Os depoimentos foram recolhidos durante a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em 2009. Uma repórter entrevistou e gravou os testemunhos de mães que acompanhavam seus filhos em visita às instalações da Bienal e ao estande do IPL (“Mãe, lê pra mim?”). Entrevistou também celebridades que par-ticiparam do evento, como Tony Ramos (ator), Paulo José (ator), Matheus Nachtergaele (ator), Mauricio de Sousa (car-tunista/escritor), Marta Lagarta (escritora), Walcyr Carrasco (autor), Claudia Costin (Secretária da Educação – RJ) e Sô-nia Jardim (presidente do IPL e do SNEL). Os depoimentos sintetizam de forma emocional e verdadeira as principais teses de especialistas sobre a importância da leitura e so-bre a importância dos estímulos e do exemplo na formação de leitores. Confirmou-se, a partir das próprias experiências de vida, o papel que as mães e a família tiveram ou têm no despertar da paixão pela leitura. Dada a força desses de-poimentos, o IPL decidiu divulgá-los. Assim, foram editados para compor o vídeo da campanha “Mãe, lê pra mim?”. O vídeo pode ser assistido no site do IPL: www.prolivro.org.br, e no portal Mais Livro e Mais Leitura nos Estados e Municípios: http://189.14.105.200/default.aspx

“Mãe, lê pra mim?”

na Globo News

A campanha “mãe, lê pra mim?” do Instituto Pró-Livro chegou à casa de milhões de brasileiros durante o mês de julho de 2010. Por meio de parceria com o Instituto Pró-Livro, o teaser de 30 segundos foi veiculado na Rede globo, com depoimentos de artistas, formadores de opinião e público geral, testemunhando como o incentivo à leitura dentro de casa influencia no processo de ler por prazer. o destaque da campanha foi o depoimento do ator tony Ramos, falando sobre a importância da leitura em sua vida.

José Castilho, secretário executivo PnLL, gabriela gambi, Coordenadora LL/minC, Amarílys manole, diretora IPL e Rosely Boschini, Presidente CBL

(12)

Doação de livros no encerramento da campanha “Mãe, lê pra mim?”.

O Instituto Pró-Livro em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e o Mi-nistério da Educação (MEC) renovou a Campanha “Mãe, lê pra mim?”, pro-movendo a doação de 4 mil livros – de literatura infantojuvenil – a mães de comunidades das periferias de São Paulo onde funcionam pontos de lei-tura. Para ampliar a área de abrangên-cia do projeto, além de ampla divul-gação na mídia, o IPL firmou parceria com o MinC e o PNLL para a doação dos livros.

A distribuição aconteceu em cerimônia realizada na XXI Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Multiplicadores de leitura, mães e seus filhos lotaram os espaços da instalação “O livro é uma viagem”. Representantes de cer-ca de quinhentas famílias de 44 pon-tos de leitura do estado de São Paulo receberam kits totalizando 4 mil livros – doados pelas editoras associadas ao Instituto Pró-Livro –, para que possam

estimular seus filhos a ler mais, lendo com eles e descobrin-do o prazer advindescobrin-do de uma boa leitura.

O evento marcou o fim da campanha iniciada pelo IPL em 2009, que nasceu em razão dos resultados da pesquisa “Re-tratos da leitura no Brasil”.

Participaram da cerimônia: José Castilho, secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL); Gabriela Gambi, coordenadora geral do Livro e Leitura, do MinC; Rosely Bos-chini, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL); Amarylis Manole, representando a presidente do IPL; e Zoara Failla, do IPL, coordenadora da campanha.

Dentre os diversos pontos de leitura que ali estavam repre-sentados, o bibliotecário Wagner Paulo, do projeto Leitura Ativa, destinaria aqueles kits para algumas das 2 mil mulhe-res que atende e, que estão pmulhe-resas em penitenciárias pau-listas. Dessas mulheres, 80% são mães e, segundo o biblio-tecário, uma das maiores reclamações feitas por elas é a quebra do vínculo que sofrem ao deixarem seus filhos. “A leitura fortalece o vínculo da mãe com o filho, e é isso que procuramos trabalhar com essas mulheres. É também uma forma do resgate ao seu direito de acesso ao livro, pois um dos caminhos que podem trazer a liberdade é a leitura”, co-mentou Wagner.

Outro belo projeto é o dos contadores de histórias da As-sociação Viva e Deixe Viver que atendem crianças e adoles-centes internados em 78 hospitais em todo o Brasil. Para a diretora executiva da associação, Diva Mastroti, o mote da campanha de estimular as mães na promoção da leitura é fundamental, e a entidade já presenciou grandes transfor-mações. “Recentemente uma mãe que passou a ler para o filho depois das experiências com as oficinas nos hospitais, nos disse que criamos um ‘grande problema’ para ela, pois nenhum de seus filhos dormia antes da gostosa leitura de um livro feita por ela”, disse a diretora.

Biblioteca de São Paulo

o Instituto Pró-Livro patrocina software de gestão, atendendo a solicitação de parceria do secretário estadual de Cultura de são Paulo, e participa da inauguração da biblioteca sendo citado como parceiro. “uma megastore pública”, assim é definida a Biblioteca de são Paulo inaugurada em 8 de fevereiro de 2010, com a presença de diretores do IPL e citação de seu patrocínio em placa de inauguração. no espaço da antiga penitenciária Carandiru, onde hoje funciona o Parque da Juventude, foi instalada a biblioteca com 30 mil livros e 4 mil títulos de Cds e dVds, para todas as idades, além de uma estrutura tecnológica inovadora e aparato para atender a deficientes físicos em todos os setores.

Pág. 12

1ª foto - esquerda para direita

2ª foto – A esquerda, José Castilho, secretário executivo PnLL, Representante do Ponto de Leitura e gabriela gambi, Coordenadora LL/minC. À direita, Zoara Failla, IPL e representantes dos Pontos de Leitura.

(13)

A Leitura e o Livro nos Planos

Estaduais e Municipais – 2ª fase

O programa proposto e patrocinado pelo IPL e promovido em parceria com os ministérios da Cultura (MinC), da Edu-cação (MEC) e o Plano Nacional do Livro e Leitura lançado em outubro de 2009, no Fórum Nacional Mais Livro e Mais Leitura nos Estados e Municípios, foi um sucesso especial-mente porque mobilizou estados e municípios a lançarem seus encontros regionais, inspirados no Fórum Nacional.

FóRuNS REGIONAIS

Mais Livro Mais Leitura nos Estados e Municípios

O lançamento do programa no Fórum Nacional, em outubro de 2009, atingiu seus objetivos ao reunir mais de trezentos participantes de ministérios e órgãos estaduais e municipais de educação e cultura, e também ao mobilizar esse público para replicar o Fórum em seus estados e regiões.

O sucesso pode ser avaliado pela sua repercussão em 2010. A demanda ao MinC, ao PNLL e ao IPL, para a apresentação do projeto em Fóruns Regionais promovidos por estados, municípios e entidades do livro, tem sido crescente e pode ser confirmada pelos números resultados. Esses Fóruns Re-gionais, promovidos por estados e municípios, tiveram por objetivo informar e debater sobre a importância das políti-cas públipolíti-cas dos planos do livro e leitura.

As estratégias propostas e patrocinadas pelo IPL para o projeto – portal, guia para a elaboração de planos, ensino e assessoria a distância (EAD) e rede colaborativa e formação de tutores e facilitadores – foram desenhadas para viabili-zar que todos os municípios brasileiros pudessem aderir e participar do programa implantando seus planos de livros e leitura. Os resultados também mostram que seus objetivos estão sendo atingidos.

O Instituto contratou uma empresa especializada em cursos a distância (Ciatech) para desenvolver, em plataforma pró-pria, um curso específico para capacitar agentes públicos a elaborarem e implantarem planos de livro e leitura. O curso foi desenvolvido em cinco módulos, com a duração de dois meses. Também foi desenvolvido o programa de formação para os tutores desses cursos (EAD) e para as redes colabo-rativas, na modalidade ensino a distância (EAD).

Com o objetivo de formar uma rede e descentralizar as ações levando as oficinas para as regionais, em todo o Brasil, o IPL também desenvolveu e ofereceu aos parceiros, dois programas de formação: o programa de formação de facilitadores, para conduzirem oficinas presenciais, e o programa de formação de formadores, que destina-se a capacitar agentes regionais para atuarem como multiplicadores desses cursos de formação.

Encontro Nacional de Livro

e Leitura promovido pela

DLLL/MinC e PNLL

numa ação em parceria do Instituto Pró-Livro com a organização dos estados Ibero-Americanos (oeI), a Fundação santillana, o ministério da Cultura – diretoria de Livro, Leitura e Literatura (dLLL/sAI) e com a secretaria executiva do Plano nacional de Livro e Leitura (PnLL), realizou-se o encontro nacional de Livro e Leitura nos dias 18 e 19 de novembro de 2010, em Brasília. o encontro teve por objetivo apresentar um balanço e avaliar as políticas implementadas pelo ministério da Cultura, nos últimos oito anos, bem como apontar sugestões e encaminhamentos em torno dos novos desafios e oportunidades para este segmento.

Planos estadual

e municipal do livro

e leitura

Guia para elaboração e implantação dos

www.brasil.gov.br www.mec.gov.br www.cultura.gov.br www.pnll.gov.br www.prolivro.org.br

Patrocínios IPL

(14)

AçõES E RESuLTADOS

Portal: “Mais Livro e Mais Leitura nos Estados e Municípios”

Lançado no Fórum Nacional Mais Livro e Mais Leitura nos Estados e Municí-pios, em outubro de 2009, como estra-tégia para informação, cadastramento, mapeamento dos planos e para a pla-taforma e acesso ao ensino a distân-cia (EAD), o portal tem cumprido com seus objetivos. Em 2010, cadastraram-se: 187 municípios de 23 estados; e 334 gestores e alunos.

Guia: manual de orientação para elaboração e implantação de planos de livro e leitura

Desenvolvido por especialistas em políti-cas públipolíti-cas do livro e leitura contratados pelo IPL sob a coordenação de Galeno Amorim. Seu conteúdo orientou os cur-sos de formação a distância. Foi distribu-ído em fóruns e seu download pode ser acessado por meio do portal Mais Livro e Mais Leitura nos Estados e Municípios. FóRuNS e oficinas REGIONAIS (2010) A equipe de coordenação do projeto participou de 22 fóruns e encontros regionais, atendendo a convite de es-tados, regionais ou municípios, para a apresentação do projeto e desenvol-vimento de oficinas. Participaram: 657 municípios de 13 estados e 3.859 diri-gentes ou técnicos da educação, cul-tura e sociedade civil.

Programas de formação de facilitadores, tutores e agentes estaduais e municipais:

EAD – Ensino a Distância – Preparação para a elaboração dos planos de livro e leitura – PELL/PMLL

O curso destinado à formação de agentes municipais e esta-duais foi encomendado pelo IPL à Ciatech – especialista em EAD – com metodologia interativa e redes sociais para o in-tercâmbio, tendo por base o conteúdo do guia de orientação para a implantação de planos do livro e leitura. Os municí-pios interessados cadastraram-se por meio do portal. Desde agosto de 2010 aconteceram 04 turmas, com 80 alunos. Participaram 44 municípios de 15 estados.

Perfil dos alunos: prefeitos, dirigentes de cultura e/ou de educação, assessores de gabinete, diretores ou coordena-dores de leitura, bibliotecários, professores, entre outros. 46% são dirigentes de cultura ou educação ou prefeito. 54% são agentes municipais.

Formação de formadores e formação de tutores e gestor do portal (EAD)

Foram desenvolvidos metodologia e conteúdos especiais para a formação de tutores abordando: como usar as fer-ramentas, como atender, procedimentos e dicas para a me-diação (tutoria). A metodologia possibilita sua reprodução e prepara tutores formadores para que assumam o papel de formadores de novos tutores. Duração do curso: cinco semanas, com atividades on-line e presenciais.

Formação de facilitadores para as oficinas presenciais Aconteceu em outubro de 2010, sob a coordenação de con-sultora contratada pelo IPL para o desenvolvimento da meto-dologia e dinâmicas em grupo. Foram fornecidos os materiais usados nas oficinas. Formados: 18 facilitadores (4 consultoras e equipe do IPL, PNLL, DLLL –MinC; supervisores regionais – MinC e parceiros do PROLER regional.

(15)

Síntese das principais ações – 2010

• A Leitura e o Livro nos Planos Estaduais e Municipais – dá continuidade ao patrocínio e coordena o

programa em parceria com o MinC, o MEC e o PNLL. Inicia às ações para sua consolidação e expansão. • Portal Mais Livro e Mais Leitura nos Estados e

Municípios – patrocina o desenvolvimento e a manutenção do portal.

• Curso de formação a distância (EAD) para preparar agentes municipais para o desenvolvimento e a implantação de PMLL – concebe e contrata empresa para seu desenvolvimento e construção da plataforma. • Programa de formação – promove formação de

tutores para o EAD e de facilitadores e multiplicadores para oficinas presenciais.

• Fóruns regionais – participa de 23 fóruns regionais promovidos por estados e municípios para a implantação de políticas do livro e leitura e PMLL. • “O livro é uma viagem” – concebe e patrocina

instalação na XXI Bienal Internacional do Livro de São Paulo e oferece uma das principais atrações para o público infantojuvenil .

• Participa da 20ª Convenção Nacional de Livrarias – SP • Participa da abertura oficial da 17ª Convenção

Nacional dos Difusores do Livro, da ABDL. • Patrocina e participa do 4º Fórum do PNLL e do

Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, organizado pelo MinC, MEC, PNLL e Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo. • Nomeia a comissão coordenadora para a quarta

edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”. • Patrocina o Encontro Nacional de Livro e Leitura,

promovido pela DLLL/MinC, em Brasília.

• Floresta de Livros – patrocinada pelo IPL na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro em 2009 – ganha prêmio Colunistas Design pela instalação. • “Retratos da leitura no Brasil” – lança livro e promove

inúmeras palestras com Galeno Amorim pelo país. • Mídia – Mais de setecentas inserções nas mídias

falada e escrita.

Instituto Pró-Livro

na mídia em 2010

“O livro é uma viagem” na XXI Bienal Internacional do Livro de São Paulo

• 123 matérias na mídia escrita, falada e televisionada em formato de nota e matéria. Presente nos principais veículos de comunicação do país como revista Veja São Paulo, jornais

O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, A Tarde (BA), A Tribuna

(Santos); portais UOL, Terra, IG; e nos telejornais da Rede Globo, Bom Dia Brasil, Bom Dia São Paulo, SPTV e GloboNews. • 50 minutos de inserções nas

mídias televisivas. Com matéria especial no Vídeo Show, com a escritora Talita Rebouças e o ganhador da última edição do Soletrando, Dener. Os repórteres-mirim também fizeram uma bela matéria em vídeo para a TV UOL sobre “O livro é uma viagem”.

• Comparativo com as inserções nas mídias sobre o espaço Biblioteca Viva – aumento de 92,19% de inserções.

Outros projetos

Foram 112 inserções nas mídias impressa, falada e

televisiva divulgando o prêmio à Floresta de Livros, a campanha “Mãe, lê pra mim?” e a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”.

PARCERIAS

PNLL – o IPL deu continuidade à parceria no desenvolvimento de projetos em conjunto com o PnLL. Além do programa o Livro e a Leitura nos estados e municípios, o IPL patrocinou: • o estande do PNLL na Bienal Internacional do Livro de São Paulo;

• o Portal do PNLL – atendendo a solicitação do senhor José Castilho, patrocinou o

desenvolvimento do portal do PnLL, para sediar o portal “mais Livro e mais Leitura nos estados e municípios”, desenvolvido pela Ciatech;

• a manutenção da equipe de consultores do PNLL.

Abrelivros – o IPL apoiou financeiramente a participação da Abrelivros para na quinta edição do prêmio Professores do Brasil.

(16)

Rua Funchal, 263 – cj 33 – Vila Olímpia – São Paulo-SP – CEP 04551-060

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Os caçadores tinham estendido uma grossa corda ligada a uma rede, no caminho por onde o leão costumava passar, de maneira que, quando o leão tropeçou na corda, a rede caiu-- lhe em

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

SENSOR DE

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

Para o controle da salivação, gosto muito de usar metáforas, como pedir para o paciente imaginar um ralo dentro de sua boca, por onde a saliva escorre, ou uma torneirinha que vai