• Nenhum resultado encontrado

Nível de Ensino: FUNDAMENTAL I

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Nível de Ensino: FUNDAMENTAL I"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Nível de Ensino: FUNDAMENTAL I

Nível de Ensino: EDUCAÇÃO INFANTIL

Período: DE 13 A 17 DE SETEMBRO DE 2021

Professores: NATHÁLIA, BIANCA, LUZIA, FABIANO E RAFAEL ANO: PRÉ I

TURMAS: P41 E P42

2

(2)

COMPETÊNCIAS:

Eu o outro e o nós:

 C1. Respeitar, expressar sentimentos e emoções.

 C3. Conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando o respeito pelo outro.

Corpo, gestos e movimentos:

 C4. Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de interação com o outro e com o meio.

 C5. Relacionar-se com o outro, empregando gestos, palavras, brincadeiras, jogos, imitações, observações e expressão corporal.

 C6. Apresentar autonomia nas práticas de vestir-se, na higienização, na alimentação e no cuidado com seu bem-estar.

Traços, sons, cores e formas:

 C9. Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de interação com o outro e com o meio.

Escuta, fala, pensamento e imaginação:

 C11. Expressar ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de interação, por diferentes meios.

C12. Ouvir, compreender, contar, recontar e criar narrativas.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações:

 C15. Identificar, nomear adequadamente e comparar as propriedades dos objetos, estabelecendo relações entre eles.

C18. Utilizar noções de tempo (dia e noite; dias, semanas, meses e ano, presente, passado e futuro; antes, agora e depois), para responder a necessidades e questões do cotidiano.

C19. Identificar e registrar quantidades por meio de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização de gráficos básicos, etc.).

HABILIDADES:

Eu o outro e o nós

 H4. Relacionar-se com crianças e adultos expressando suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, oposições, demonstrando interesse em novas atividades, aceitando desafios com confiança.

 H6. Conhecer algumas manifestações culturais e religiosas do contexto em que vive, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas, valorizando a diversidade.

 H7. Demonstrar prazer na participação e adaptação a rotinas relacionadas à sua alimentação, sono, descanso e higiene.

Corpo, gestos e movimentos:

 H10. Compreender e respeitar as regras de convivência, os limites e as possibilidades dos espaços.

 H11. Vivenciar situações que envolvam o uso lúdico do corpo em situações organizadas.

 H12. Movimentar-se de forma adequada, interagindo com o grupo e adultos de convívio.

(3)

 H13. Expressar através de gestos, olhares, mímicas e sons seus sentimentos nas brincadeiras e jogos.

Traços, sons, cores e formas:

 H21. Explorar elementos da natureza como areia, água, argila, barro, pedrinhas, gravetos e folhas, vivenciando experiências de formar e transformar.

Escuta, fala, pensamento e imaginação:

H23. Expressar e comunicar por meio do corpo, do movimento, da dança, da mímica, do som, da música, de suas esculturas, desenhos ou do teatro.

 H24. Identificar letras do alfabeto e criar relações.

 H28. Compreender a importância dos recursos sonoros, além da estrutura dos textos como poemas, parlendas e canções, brincando e declamando diversas vezes em suas brincadeiras os textos conhecidos, memorizando trechos, participando de situações de declamação, divertindo-se e conversando sobre as palavras rimadas ao brincar com seu ritmo.

 H29. Folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações, diferenciando imagens de palavras.

 H30. Recontar histórias ouvidas, reconhecendo-as histórias com riqueza de detalhes.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações:

 H37. Comparar objetos, analisando semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho,odor, cor, sabor, temperatura etc.).

 H38. Observar e descrever mudanças em diferentes materiais,resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

 H40. Utilizar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado).

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA SEMANA DE 13 A 17/09/2021

ATIVIDADE – SANDUÍCHE FARROUPILHA

DESENVOLVIMENTO:

Iniciando as comemorações da semana Farroupilha, confeccionaremos uma linda bandeira do Rio Grande do Sul com papel colorido picado. Na hora do lanche faremos um sanduiche especial, cada criança neste dia trará um pão francês, queijo, presunto, tomate e alface para montar na sala de aula um delicioso lanche típico farroupilha. Após o lanche cada criança fará o registro gráfico dos ingredientes do seu sanduíche. Após iremos explorar a música “Ai bota aqui o seu pezinho”:

https://www.youtube.com/watch?v=eT3ZuyWwVAU

MATERIAL:

 Pão francês;

 Frios (queijo e presunto ou mortadela);

 Tomate picado e alface;

 Folha de ofício;

 Canetinhas e lápis de cor;

 Cola;

 Papel picado (verde, amarelo e vermelho).

(4)

ATIVIDADE – A LENDA DA ERVA- MATE

DESENVOLVIMENTO:

Dando seguimento a semana Farroupilha iremos conversar sobre a erva-mate e o chimarrão, sendo este um dos principais símbolos da cultura gaúcha. Iniciaremos perguntando as crianças quem já tomou chimarrão se gostam ou não, continuaremos apresentando a origem da erva mate como apoio vamos assistir ao vídeo “A lenda da erva- mate”:

https://www.youtube.com/watch?v=Y1o0kWO1RZo

Após a apresentação do vídeo vamos pesquisar a planta da erva-mate e como a mesma se torna a erva moída que conhecemos. Na sequência a professora irá fazer um chimarrão e apresentará cada item que compõem o seu preparo, a erva, a cuia e a bomba. Com as mãos higienizadas as crianças poderão tocar cada um deles e sentir o aroma da erva. Em virtude da pandemia não faremos uma roda de chimarrão, apenas apresentaremos o mesmo. Como registro vamos modelar uma cuia com argila e colar erva-mate sobre a argila ainda úmida.

MATERIAL:

 Argila;

 Erva-mate.

ATIVIDADE – A HISTÓRIA FARROUPILHA

DESENVOLVIMENTO:

Hoje vamos conversar sobre o que foi a Revolução Farroupilha, porque a data 20 de setembro é tão importante para o povo gaúcho. Como proposta desencadeadora vamos assistir ao vídeo “A História Farroupilha”:

https://www.youtube.com/watch?v=d2PybKUbHV4

Seguiremos conversando a respeito do charque, o que é? Como é produzido? Porque as pessoas comiam carne desta maneira? Neste dia a professora irá levar um pedaço de charque, as crianças irão sentir o aroma e observar a aparência da carne com este tipo de

(5)

conservação. Seguiremos observando o mapa do Rio Grande do Sul, onde é a nossa cidade e com o uso do Google Street Vil vamos encontrar a nossa escola e outras cidades de nosso Estado. Por fim, vamos conversas sobre a nossa culinária e desenhar algumas das comidas típicas da culinária gaucha.

MATERIAL:

 Folha branca;

 Giz de cera ou lápis de cor;

 Canetinhas.

ATIVIDADE – VESTIMENTA TÍPICA GAÚCHA

DESENVOLVIMENTO:

Na tarde de hoje vamos explorar as vestimentas típicas do tradicionalismo gaúcho, como as pessoas viviam antigamente, quais eram os principais trabalhos desenvolvidos, com isso vamos entender o uso da bombacha e chapéu e o significado do lenço vermelho no que se refere a vestimenta masculina. Já em relação aos vestidos e saias de prenda também vamos pesquisar sobre as mulheres e seus trajes. Pensando nesta observação vamos realizar com as crianças a construção de palitoches da prenda e do gaúcho, em uma folha separada os estudantes irão desenhar a cabeça da menina e do menino, logo após irão pintar e colar retalhos de tecido nas roupas e finalizaremos colando palitos de picolé nos personagens.

MATERIAL:

 Molde das roupas típicas;

 Retalhos de tecido;

 Lápis de cor ou giz de cera;

 Folha branca;

 Cola;

 Palitos de picolé.

VAMOS CONSTRUIR OS PALITOCHES:

(6)

ATIVIDADE – CANÇÕES TRADICIONALISTAS

DESENVOLVIMENTO:

Encerraremos nossa semana com uma tarde cheia de músicas e dança, iniciaremos ouvindo o Hino do Rio Grande do Sul, logo após vamos apreciar e dançar músicas como

“Caranguejo não é peixe”, “Ai bota aqui o seu pezinho” e “Balaio”. Encerraremos fazendo a dobradura de um caranguejo, inspirado na canção que já apreciamos.

MATERIAL:

 Um círculo de papel colorido grande;

 Quatro círculos pequenos de papel colorido;

 Olhos de papel;

 Caneta preta;

 Cola.

ATIVIDADES – INGLÊS

DESENVOLVIMENTO:

AULA 1:

Iniciar com as músicas do Routine Board com colors, weather e numbers. Nesta aula daremos continuidade na música do trem para praticar e depois os alunos farão a página 63 do livro unidade 5 onde irão terminar de colorir e ligar o resto do corpinho dos animais. Terminar de colorir os animais da página 65. Assistiremos um vídeo animado sobre animais.

Material: Book, página 63 e 65.

AULA 2:

Iniciar as músicas do Routine Board com colors, weather e numbers. Nesta aula, os alunos irão trabalhar com as cores brown e green. Usaremos pintura de dedo para pintar o Greenman.

Material: Disponibilizado pela escola como tinta verde e marrom.

(7)

AULA 3:

Iniciar com as músicas do Routine Board com colors, weather e numbers. Nesta aula daremos continuidade na música da unidade 5 para depois conforme eles forem cantando irão marcar no livro de acordo com a ordem que aparece na música. Cada animal será ligado conforme a sua sombra. Na sequência eles escolherão dosi dos animais para desenhar na Farm livremente.

Material: Book, página 67.

ATIVIDADE – MÚSICA

DESENVOLVIMENTO:

Para dar início a esse momento, repleto de descobertas e aprendizagens, desafios e diferentes atividades para uma semana especial, iremos trabalhar e desenvolver nossa expressão através da tradição gaúcha, conhecendo suas músicas e brincadeiras.

1) Vamos nos apresentar através de uma música de acolhida;

2) Vamos realizar muitas brincadeiras com danças gaúchas, conhecendo a tradição do nosso querido Rio Grande do Sul.

3) Vamos nos despedir com uma música.

ATIVIDADE – EDUCAÇÃO FÍSICA

DESENVOLVIMENTO:

Os estudantes deverão executar, dentro de suas possibilidades, conforme orientação do professor as atividades:

 Alongamentos e exercícios básicos;

 Ginástica Geral.

 Jogos lúdicos.

20/09/2021 – FERIADO

(8)

TERÇA-FEIRA – 21/09/2021

ATIVIDADE – A ÁGUA E OS ANIMAIS DO FUNDO DO MAR

DESENVOLVIMENTO:

Nesta semana vamos retomar nossos estudos sobre os elementos da natureza, com isso vamos explora o mar e seus animais, faremos uma lista com as crianças dos animais marinhos conhecidos por eles, seguiremos fazendo um gráfico com os desenhos dos animais (feitos pelas crianças) e abaixo com papéis picados grandes vamos colar a quantidade de vezes que os mesmos foram mencionados pelas crianças, com isso vamos organizar nosso gráfico em ordem crescente. Encerraremos com a construção de garrafas sensoriais individuais alusivas ao mar, nesta usaremos areia colorida, gliter e desenhos em eva.

MATERIAL:

 Papéis coloridos;

 Corante azul;

 1 garrafa pet de 500ml transparente;

 Areia colorida;

 Gliter;

 Eva.

Referências

Documentos relacionados

Iniciaremos brincando e explorando os balões, cada criança receberá um balão com seu nome e o desafio é não deixar o seu balão tocar no chão, após essa

Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação( argila, massa de modelar, explorar texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos

Utilizar materiais variados com possibilidade de manipulação , explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos

Para este dia, vamos dividir a turma em 4 grupos, iremos então demonstrar as brincadeiras selecionadas previamente para este momento, ao final da atividade as crianças

No encontro de hoje vamos conversar sobre os diferentes climas na época do Natal, refletiremos sobre como é no nosso país, qual a estação nos

Na tarde de hoje perguntaremos as crianças quem já recebeu ou deu um Cartão de Natal, com isso faremos de maneira individual cartões de Natal, com desenhos relativos a

Analisar as múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual) como potencialidades das sensações corporais provocadas pela sua prática, respeitando os

Analisar as múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita e audiovisual) como potencialidades das sensações corporais provocadas pela sua prática, respeitando os limites do