• Nenhum resultado encontrado

Módulo II Mototaxista

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Módulo II Mototaxista"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Módulo II – Mototaxista

Legislação

Os municípios que regulamentarem a prestação de serviço de mototaxi, podem estabelecer normas complementares, conforme as peculiaridades locais, garantindo condições técnicas e requisitos de segurança, higiene e conforto dos usuários dos serviços, de acordo com a legislação federal.

Legislação específica para mototaxi (Resoluções do CONTRAN

e regulamentação da atividade profissional do mototaxista no

Estado e no Município)

Os quadros abaixo apresentam a legislação existente em nosso país a respeito do transporte de passageiros e de mercadorias em motocicletas e motonetas:

Lei no. 12.009, de 29 de julho de 2009

• Regulamenta o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros, “mototaxista” e em entrega de

mercadorias com o uso de motocicleta, motofretistas.

• Altera o CTB para dispor sobre regras de segurança desses serviços. • Estabelece regras gerais para a

regulação deste serviço.

Resolução CONTRAN no. 350, de 14 de junho de 2010

Institui curso especializado

obrigatório destinado a mototaxistas e a motofretistas.

Resolução CONTRAN no. 356, de 02 de agosto de 2010

Estabelece requisitos mínimos de segurança para os serviços de mototáxi e de motofrete.

Em seguida destacaremos suas principais determinações. Vale ressaltar que o Código de Trânsito Brasileiro também contém Artigos, já abordados no Módulo I deste manual – Noções básicas de legislação.

Lei no. 12.009, de 29 de julho de 2009

Estabelece condições para o exercício das atividades de motaxista e motofretista, a saber:

(2)

Módulo II – Mototaxista

ter completado 21 anos;

possuir habilitação na categoria A, há pelo menos dois anos;

ser aprovado em curso especializado, conforme resolução Nº 350 do Contran;

estar vestido com colete conforme Anexo III da resolução N.º 356 do Contran;

Além de multas concernentes à CLT relativas à segurança no trabalho, responsabiliza solidariamente por danos cíveis, a pessoa natural ou jurídica que empregar ou firmar contrato de prestação continuada de serviços com condutor de moto-frete que descumpram as normas relativas ao exercício da atividade previstas nesta lei e no Código de Trânsito Brasileiro.

Resolução N.º 350

institui a obrigatoriedade dos cursos destinados a profissionais mototaxistas e motofretistas.

define a competência para ministrar os cursos aos órgãos executivos estaduais de trânsito ou do Distrito Federal que poderão também autorizar outros órgãos, entidades ou instituições. Os cursos têm validade em todo território nacional.

Define a grade curricular do curso. Resolução N.º 356

reafirma condições para o exercício das profissões estabelecidas pela Lei N.º 12.009/09.

define equipamentos para os veículos destinados ao transporte de passageiros- mototáxi.

(3)

Módulo II – Mototaxista

Procedimentos para o Transporte

de Pessoas

Verificação e manutenção permanentes do veículo para

pilotagem segura no transporte de pessoas

Você deverá fazer uma vistoria diária em sua motocicleta antes de utilizá-la. Essa vistoria é fundamental para garantir uma pilotagem segura, principalmente antes de viagens mais longas ou de conduzir em estradas. A revisão leva poucos minutos e deve ser feita, preferencialmente, com o motor em funcionamento para verificar ruídos estranhos, vazamentos ou parafusos soltos.

Essa prática diária assegura excelente conservação da motocicleta e mantém as peças e acessórios em ótimo estado.

Para verificação e manutenção dos itens abaixo relacionados você deverá consultar o manual do proprietário de sua motocicleta e seguir as orientações nele descritas.

Suspensão, freio, embreagem, acelerador, nível de

combustível, óleo de freio e motor, bateria, sistema de

transmissão, pneus, sistema elétrico

Suspensão: Localizar, verificar e ajustar os pontos da suspensão traseira e dianteira de sua motocicleta.

Sistema de freios: O sistema de freios precisa estar devidamente regulado e lubrificado. Se o freio de sua motocicleta for hidráulico, deve-se ainda verificar semanalmente o nível do fluido que, se estiver abaixo do mínimo estipulado, pode sinalizar vazamento ou desgaste excessivo da pastilha.

Embreagem: A função da embreagem é engatar e desengatar o motor do câmbio. Sem a embreagem, não haveria como conectar o motor em funcionamento ao câmbio, progressivamente, e assim possibilitar à moto arrancar. Além disso, quando o piloto quer trocar as marchas, ele usa a embreagem para desconectar o motor do câmbio. Uma vez selecionada a marcha, ele usa a embreagem para restabelecer a conexão. A embreagem consiste em uma série de discos e placas

(4)

Módulo II – Mototaxista

sob a carga de molas que, quando pressionadas juntas, conectam o virabrequim ao câmbio.

Comandos e cabos: As folgas dos pedais dos freios dianteiro e traseiro, bem como a da alavanca da embreagem, devem estar reguladas com a medida média de 20mm. Também é importante fazer o check-up da regulagem e lubrificação dos cabos de embreagem, do acelerador e do sistema de freios.

Acelerador: Normalmente não damos muita atenção a esse item que é muito importante, a lubrificação evita desgastes dos cabos de acelerador, além de evitar quebras inesperadas, faz com que a pilotagem fique mais confortável, com os comandos mais sensíveis, propiciando maior segurança.

Nível do óleo e do combustível: para manter o bom funcionamento do motor, é recomendada a verificação diária do nível do óleo lubrificante do motor. Se estiver abaixo do nível recomendado, deve-se completar e/ou efetuar a troca conforme a orientação do fabricante.

É importante verificar com frequência o nível de combustível. Lembre-se também de verificar o nível do líquido de arrefecimento, caso a motocicleta seja dotada de sistema de arrefecimento líquido. Filtros de óleo e de ar: Para não comprometer a lubrificação do motor, o filtro de óleo deve ser limpo ou substituído de acordo com a tabela de manutenção do Manual do Proprietário. Já o filtro de ar, por reter muitas impurezas, tem de ser limpo periodicamente (e substituído quando necessário) para evitar desgaste prematuro dos anéis e cilindros do motor. Se o filtro for de espuma, é necessário lavar com querosene e reaplicar óleo de motor, espremendo para tirar o excesso.

Bateria: No caso de bateria não selada, é necessário verificar o nível da água e conferir se os terminais estão oxidados, limpando-os, posteriormente, com uma escova e com uma solução de água e vinagre.

Sistema de transmissão (corrente, coroa e pinhão): Para que o sistema de transmissão não seja prejudicado após a utilização em estradas de terra, ele deve ser lavado e lubrificado. Caso esteja solto ou tensionado, basta ajustar a folga de acordo com as especificações descritas no Manual do Proprietário.

(5)

Módulo II – Mototaxista

Luzes e comandos elétricos: Durante a inspeção, é importante você observar se todas as luzes (de freio, piscas, lanterna, farol e painel) estão funcionando.

Pneus e rodas: Usar pneus em perfeitas condições garante um deslocamento seguro. Por isso, antes da pilotagem, é aconselhável conferir se a calibragem está de acordo com as especificações do manual do proprietário, observar se existem objetos presos no pneu, tais como cacos de vidro e pedras, e verificar se algum raio da roda está quebrado, pois ele pode perfurar a câmara de ar.

Cuidados para o transporte de pessoas

FIQUE ATENTO

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), só é permitido carregar passageiros maiores de sete anos de idade.

Transportar crianças abaixo dessa faixa etária é considerado infração gravíssima.

Para o transporte de passageiros em motocicleta é importante que o condutor observe e adote alguns cuidados fundamentais para a garantia de uma pilotagem segura. São eles:

Postura corporal

mantenha a cabeça levantada, sempre na vertical;

busque ter uma visão o mais adiante possível;

fique com a coluna sempre ereta;

relaxe os ombros e braços;

os cotovelos devem ficar ligeiramente flexionados;

mantenha o quadril próximo ao tanque;

pressione levemente o tanque com os joelhos.

Posição dos pés e mãos

utilize as mãos no centro das manoplas e os abaixados em relação à mão;

(6)

Módulo II – Mototaxista

mantenha os pés paralelos ao solo, apontados para frente e o pé direito sobre o pedal de freio traseiro.

Segurança no embarque e desembarque

Oriente o passageiro a subir e descer pelo lado direito da motocicleta para evitar queimaduras no escapamento.

Uso, limpeza e higienização do capacete

O capacete é o principal equipamento de segurança de um motociclista, por isso é obrigatório por lei. Ajuste o capacete adequadamente à sua cabeça e utilize a viseira sempre abaixada.

O uso diário e prolongado, somado à falta de limpeza e higienização, pode fazer com que o capacete se torne num foco de bactérias. As bactérias, os fungos e outros microrganismos encontrados no capacete podem causar sérios danos à saúde.

Higienizar o capacete diariamente seguindo as instruções do fabricante quanto aos cuidados a tomar com ele, assim como adotar o uso de toucas descartáveis para os passageiros.

Também é importante guardar o capacete com a abertura para cima. Assim, há maior circulação de ar e conseqüentemente a redução de umidade na forração.

Transporte do passageiro com/sem objetos

No transporte de passageiros em motocicleta alguns aspectos devem ser considerados para a condução: a motocicleta fica mais pesada, a aceleração e a frenagem um pouco mais lentas, o que torna a postura de quem está sendo transportado fundamental durante o percurso.

É preciso trafegar devagar e orientar o passageiro a adotar procedimentos de segurança, a fim de evitar possíveis acidentes. São eles:

Antes de iniciar a viagem, é importante que o passageiro coloque adequadamente o capacete, ajuste os pés nas pedaleiras traseiras assim que subir no veículo, mantendo-se o mais próximo possível do piloto, com as duas pernas apoiadas firmemente no banco.

Estar atento durante o trajeto, evitando gestos bruscos e tomando cuidado para não distrair o piloto.

(7)

Módulo II – Mototaxista

O passageiro deverá permanecer com seu ângulo de visão ao lado da cabeça do condutor, de forma que possa se antecipar às manobras e acompanhar os principais movimentos - inclusive as inclinações necessárias durante as curvas para manter a estabilidade do veículo durante a pilotagem.

Na frenagem da motocicleta, quando o corpo do passageiro é projetado para frente, é necessário que ele pressione as pernas no quadril do condutor, para que este não sofra a transferência de peso e perca o equilíbrio.

O passageiro não deve subir ou descer da motocicleta sem consentimento do condutor, quando da parada total do veículo, o mesmo deverá manter os pés nas pedaleiras traseiras avisando quando estiver pronto para desembarcar. O desembarque deverá ser realizado sempre pelo lado esquerdo da moto, evitando contato com o escapamento.

(8)

Módulo II – Mototaxista

Orientações para o passageiro

usar equipamento de proteção semelhante ao do piloto.

evitar subir ou descer da motocicleta, sem prévio conhecimento do condutor.

inclinar o corpo para o mesmo lado para o piloto se projetar em curvas;

manter as mãos e os pés longe das partes móveis ou quentes da motocicleta;

ajustar os pés nas pedaleiras traseiras ao subir no veículo e manter-se o mais próximo possível do condutor, com as duas pernas fixas firmemente no quadril do piloto. Permaneça com o ângulo de visão ao lado da cabeça do piloto, com o objetivo acompanhar os principais movimentos;

evitar movimentos bruscos, quando a motocicleta estiver em movimento, principalmente em curvas;

não adormecer, sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.

Orientações para o mototaxista

lembre-se que o peso adicional do seu passageiro vai alterar a condução;

mantenha o freio dianteiro acionado enquanto o seu passageiro monta ou desmonta da motocicleta;

respeite a velocidade do trânsito e da via;

não transite entre os carros;

não ultrapasse pela direita;

evite pontos cegos dos veículos;

respeite as leis de trânsito (sinalizar antes das manobras, ultrapassar à esquerda, manter a distância de segurança);

mantenha a atenção;

(9)

Módulo II – Mototaxista

Atendimento ao cliente

A natureza da atividade do mototaxista – o de transporte motorizado individualizado – confere características absolutamente peculiares a esse serviço. Se, por um lado, o serviço é geralmente rápido e de curta duração por outro, exige proximidade física incomum, com passageiro e condutor em contato estreito por questões ergonômicas e de equilíbrio que recomendam alguns cuidados especiais.

Respeito, educação, atenção, simpatia, paciência, honestidade e responsabilidade são requisitos essenciais para o sucesso na atividade e a condição indispensável para cativar a clientela.

Qualidade na prestação dos serviços ao passageiro

O transporte de pessoas é um serviço de alta responsabilidade, concedido pelo Poder Público Municipal que tem impactos diretos na vida e da saúde dos cidadãos.

Pilotagem confortável (controle da velocidade, frenagem,

manobras suaves)

Conduza a motocicleta com uma velocidade constante e controlada, A frenagem deve ser feita de forma gradual e continua até a moto parar. A condução deve ser sempre suave. Evite manobras bruscas e acelerações despropositadas para evitar qualquer desconforto ao passageiro.

Basicamente, são exigências naturais a quem se dedica à prestação de qualquer serviço ao público ser cordial e respeitoso independentemente da classe social, religião, cor e idade do cliente. Todos devem ser tratados por senhor ou senhora, a não ser que o próprio cliente autorize explicitamente o tratamento “você”.

No caso específico do serviço de mototaxi, onde o passageiro não é completamente passivo no deslocamento e seus movimentos contribuem para o equilíbrio e mobilidade da moto, instruções básicas devem ser transmitidas de forma clara e compreensível.

(10)

Módulo II – Mototaxista

Escolha de trajetos econômicos e seguros (conhecimento

da planta da cidade)

Conhecer a cidade é um requisito essencial para uma circulação segura e funcional. A utilização correta do guia da cidade proporciona deslocamentos seguros, economia de tempo e de combustível. Mapas facilitam a circulação em regiões desconhecidas e se consultado antecipadamente, possibilita o planejando do melhor trajeto a ser percorrido.

A pilotagem deve ser sempre confortável para o cliente. Isto só será possível através do controle da velocidade de forma constante. A frenagem deve ser feita de forma gradual e continua até a moto parar. A condução da motocicleta deve ser sempre suave, sem manobras bruscas e com absoluto respeito à sinalização.

A escolha dos trajetos deve sempre privilegiar os aspectos de economia e segurança. Conhecer a cidade é um requisito essencial para a circulação segura e funcional. A utilização correta de um guia de ruas atualizado proporciona deslocamentos seguros, economia de tempo e de combustível. Mapas facilitam a circulação em regiões desconhecidas e, se consultado antecipadamente, possibilitam planejar o melhor trajeto a ser percorrido.

O uso de equipamentos de GPS auxilia muito o deslocamento, proporcionando precisão para percorrer o trajeto de forma mais segura. Cada cliente é diferente e com desejos também distintos. Alguns com experiência e seguros e outros inexperientes e assustados. É muito importante identificar essa diferença e transmitir segurança e tranqüilidade na prestação do serviço.

Se um cliente tem pressa, procure atendê-lo mas sempre dentro dos limites de segurança e respeitando a sinalização e aos demais usuários da via.

Manutenção e limpeza do veículo

Para prestação de um bom serviço ao seu cliente faça a verificação dos itens de sua motocicleta diariamente, mantenha-a sempre limpa e realize a manutenção regularmente.

As características peculiares da prestação de serviço de transporte individualizado em motocicleta, como descrito na introdução desse capítulo, exigem do profissional especial atenção à sua aparência. vestuário adequado e limpo, equipamentos de proteção (capacetes, luvas, etc.) em condições

(11)

Módulo II – Mototaxista

adequadas são diferenciais que vão refletir na qualidade do serviço e na percepção positiva do cliente.

Atenção

A eficiência dos freios pode ser afetada após lavagem da motocicleta. Tenha cuidado nas primeiras frenagens, tendo em vista o acúmulo de água e inchaço das lonas de freio.

Prudência na transposição de obstáculos (lombadas,

buracos, pavimentos irregulares etc.)

Com um posicionamento correto na motocicleta você pode evitar quedas e melhorar seu desempenho.

Manter os dedos indicadores sempre sobre os manetes aumenta a sua velocidade de reação. Para facilitar transpor os obstáculos evite acelerar ou frear de forma brusca.

Subidas: posicione o seu corpo para a frente do banco, evitando que a motocicleta empine. Nas subidas curtas, o piloto pode ficar sentado, com o corpo inclinado para frente e pegar embalo para vencer a inércia.

Descidas: posicione o seu corpo para trás do banco, forçando o guidão com as mãos. A principal advertência é não deixar a motocicleta derrapar com a roda dianteira. Em descidas lisas ou molhadas deve-se ter cuidado com o uso do freio dianteiro para evitar o travamento.

Curvas: utilizando os dois freios, na proporção de 70% no dianteiro e 30% no traseiro, se for piso de terra batida, pois se for piso mais escorregadio, desconsidere, entrando na curva, basta você virar a motocicleta e acelerar vagarosamente até a curva terminar, na retomada acelere firme e aumente gradativamente as marchas.

Buracos: Caso o buraco seja pequeno reduza a marcha, segure firme no guidão e acelere, a motocicleta vai empinar levemente e passará pelo buraco. Caso seja um buraco grande, depois de cair dentro é preciso que o piloto puxe a roda dianteira da motocicleta com o auxílio do passageiro.

Erosões: são cavas formadas por enxurradas. Nas cavas grandes é preciso tomar cuidado para não entortar os pedais de câmbio e freio. Jogue o pneu dianteiro na parede da cava e saia do outro lado.

Morrinhos: deve-se passar em terceira marcha, acelerando para manter o equilíbrio e puxando o guidão para trás para não travar em um desses

(12)

Módulo II – Mototaxista

Raízes ou galhos caídos: a motocicleta passa o pneu da frente e fica preso na raiz pelo pneu de trás, perde tração e derrapa. Não adianta acelerar, com a marcha reduzida, puxe o guidão para trás até desenroscar o galho.

Lombadas: quando você for enfrentar um obstáculo em alta velocidade e não der para você diminuir a velocidade a tempo, apenas se posicione corretamente na motocicleta e quando chegar no obstáculo faça uma pequena força puxando o guidão para cima.

Atoleiros: andar com a marcha reduzida fazendo com que o motor esteja em alto giro para que se mantenha o pneu limpo. O embalo é essencial, pelo menos irá vencer boa parte do atoleiro na velocidade. No caso da motocicleta atolar não adianta nada ficar acelerando, pois a motocicleta afunda mais.

Areia: mantenha o corpo levemente inclinado para trás e em marcha reduzida para manter a frente sempre leve. Isso vai dar mais estabilidade a motocicleta. Piso batido: utilizar uma marcha mais alta fazendo com que o motor trabalhe com menor giro para evitar que a roda perca tração e que consiga o máximo de aproveitamento.

Pedras: manter-se com o corpo levemente inclinado para frente e utilizar-se de uma marcha reduzida sempre que precisar ter resposta rápida.

Cabeceira de pontes: Sempre que for entrar na cabeceira de uma ponte cuidado com o desnível, pois isso pode provocar um salto e o descontrole da moto. Se você estiver de pé nas pedaleiras, o impacto será menor.

Respeito,

educação,

atenção,

simpatia,

paciência,

honestidade, responsabilidade, pontualidade

É fundamental utilizar um conjunto de normas que permitam orientar um comportamento positivo face ao cliente para que ele fidelize.

Em qualquer momento de contato com o cliente, devem ser seguidas as orientações essenciais na formalização do atendimento de qualidade:

mostrar disponibilidade para ouvir e compreender;

ter uma expressão facial de empatia, com um sorriso tranquilo;

sorrir enquanto se fala e se ouve;

mostrar atenção exclusiva ao cliente;

evitar desviar o olhar ou mostrar interesse por qualquer outra coisa que não o cliente à sua frente;

(13)

Módulo II – Mototaxista

mostrar disciplina e respeito ao cliente e entre colegas de profissão;

ser honesto;

ser responsável;

mostrar que a opinião do cliente é importante, manifestando satisfação sobre comentários positivos ou preocupação em aprimorar seus serviços;

Lembrete

A pontualidade assume um papel inquestionável nas relações profissionais. Cumprir a hora agendada com o cliente é demonstração da preocupação que deve-se ter com seu tempo e com o dos outros também.

Atrasos repetitivos são sinais de desleixo e falta de comprometimento. Do mesmo modo, marcar horário e fazer os outros envolvidos esperarem é evidência de falta de consideração e responsabilidade.

Referências

Documentos relacionados

Embora esse crescimento dos lucros sugira que ocorreu uma dramática transformação da estrutura da economia norte-americana, essa medida em si mesma é conservadora

Como profissional de marketing digital, você precisa da permissão de um consumidor, cliente ou visitante do site para enviar a eles qualquer forma de comunicação que

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não

- Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico.. Atarax 2 mg/ml xarope

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.. Este folheto

- Se desenvolver uma erupção na pele ou estes sintomas da pele, pare de tomar Meloxicam Sandoz, procure conselho médico urgente e diga que está a tomar este medicamento.. Crianças

De acordo com a nutricionista Rosilma Mara Salamoni, qualquer agradável dica é investir nos chás relaxantes um pouco antes de dormir, que tem o poder de aliviar a tensão e preparar