• Nenhum resultado encontrado

QUE GRAÇA! IMPORTANTE! EFÉSIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUE GRAÇA! IMPORTANTE! EFÉSIOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ANDANDO COM GRAÇA

EFÉSIOS 4.25-32

25 Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu

próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. 26 “Quando vocês

ficarem irados, não pequem”. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, 27 e

não deem lugar ao Diabo. 28 O que furtava não furte mais; antes trabalhe,

fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. 29 Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas

apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. 30 Não entristeçam o Espírito Santo de Deus,

com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. 31 Livrem-se de toda

amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. 32

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.

!

QUE GRAÇA!

É gostoso ouvir uma pessoa elogiando outra, dizendo: “Ela é uma graça!” ou “Ele é um fofo!” A pergunta é: “Que padrões nós cristãos deveríamos adotar para definirmos alguém com essas qualidades?” No texto que nós lemos, Paulo apresenta cinco características de alguém que anda com graça; cinco características de uma pessoa que foi atingida pela graça de Jesus e que passou a andar com Deus.

!

IMPORTANTE!

Paulo é muito prático e direto: nessa seção da carta, o objetivo dele é revelar as implicações da salvação para a vida do cristão na igreja e no mundo. Ele almeja ensinar como ser e como viver igreja.

Antes de nos concentrarmos nas características indispensáveis ao cristão, note que há três componentes que são comuns a todas elas.

!

1. As características dizem respeito aos nossos relacionamentos Santidade não é uma experiência abstrata que se prova no isolamento, na clausura da nossa experiência com Deus, num monastério da existência pessoal.

(2)

Não é possível ser “fofo” ou “gracioso” no vácuo, mas sim no mundo real dos nossos relacionamentos com outras pessoas dentro e fora da igreja.

!

2. Cada característica apresenta um mandamento bíblico contrapondo-se a uma maneira de viver do velho homem

Santidade significa despir-se do velho homem e “revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade” (Ef 4.22-24).

!

3. Cada característica está sustentada num fundamento teológico Segundo o ensino das Escrituras, a ética é derivada da teologia, crença e comportamento estão sempre conectados, doutrina produz devoção, conhecimento produz novo comportamento.

!

Logo…

O cristão não pode querer viver isolado. O cristão vive combatendo a velha natureza. O cristão busca conhecer para ser transformado.

!

ANDANDO COM GRAÇA

Feitas essas três observações, vejamos as cinco características de alguém que anda com graça.

!

1. Andando com graça… Falando a verdade

Ef 4.25 | Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo.

O substantivo “mentira” é tradução do grego “pseudos”, que significa “falsidade” ou “engano”. Portanto, mentir é ser falso ou enganoso em posturas e ou palavras.

A raiz da mentira está na atitude de se trocar a verdade de Deus (a sua glória) pelo engano da idolatria (Rm 1.25).

(3)

O cristão não deve mentir porque “todos somos membros de um mesmo corpo”. O que isso significa?

Imagine-se comendo com garfo e sua mão mentindo sobre onde está a sua boca e, ai!, você atinge os olhos! Você ficaria cego.

Imagine sua língua mentindo para o seu estômago sobre o gosto amargo de um veneno! Você morreria.

Imagine seus olhos mentindo para os seus pés, caso estivesse caminhando na direção de uma cobra cascavel! Você poderia morrer.

É disso que Paulo está falando. Quando mentimos, quando agimos com engano ou com falsidade, nós agimos de forma a ferir e até matar o nosso próximo. Andar com graça significa falar a verdade em amor.

!

2. Andando com graça… Dominando os impulsos

Ef 4.26-27 | 26 “Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apaziguem a sua

ira antes que o sol se ponha, 27 e não deem lugar ao Diabo.

Paulo parte do pressuposto que nós ficaremos irados. Ele sabe que somos pecadores e não ignora que seremos feridos, que poderemos ser machucados pelos outros, ao ponto de explodirmos.

O que fazer quando ficarmos irados? Não poderemos pecar! Como? Não alimentar raiva nem amargura, buscando resolver diante de Deus e ou dos homens o quanto antes o problema. Eugene H. Peterson traduziu assim esse versículo:

A Mensagem Ef 4.26 | É normal ficar com raiva. É claro que todos sentem raiva.

Mas não alimentem vingança no coração. Não deixem que a raiva domine muito tempo. Resolvam o problema antes de dormir.

Que motivo Paulo apresenta para dominarmos os impulsos? Para que o diabo não destrua a nossa vida. “E não deem lugar ao Diabo” (Ef 4.27) Está no imperativo, presente, ativo, e significa: “Pare já de ficar dando lugar ao diabo”. Afinal, ele veio para nos roubar, nos matar e nos destruir. Peterson escreveu:

A Mensagem Ef 4.26-27 | É normal ficar com raiva. É claro que todos sentem

(4)

domine muito tempo. Resolvam o problema antes de dormir. Não deem mole para o Diabo! Não deixem que ele prejudique a vida de vocês.

Andar com graça significa dominar os impulsos pelo poder do Espírito Santo.

!

3. Andando com graça… Socorrendo com trabalho

Ef 4.28 | O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade.

A ordem de Paulo é que se pare com o hábito de furtar. Isso se aplica a muitas áreas da vida: furto, roubo, assalto, plágio, pirataria, falsificações, etc.

Quem não trabalha, podendo trabalhar, não deveria comer à custa dos outros (2Ts 3.10).

O cristão é encorajado a trabalhar, não para acumular, mas para repartir com generosidade, socorrendo com o fruto do seu trabalho “quem estiver com necessidade”.

A principal necessidade do ser humano é a graça de Jesus, pelo ministério da igreja local. Portanto, dízimo, a meu ver, está sim aqui incluído. Também as ofertas missionárias, as campanhas, etc. Claro que Paulo está advogando principalmente em favor de auxílio financeiro aos que mais precisam, mas dízimos e ofertas não estão excluídos.

Andar com graça significa socorrer com trabalho quem estiver com necessidade.

!

4. Andando com graça… Temperando as palavras

Ef 4.29-30 | 29 Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que

for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. 30 Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês

foram selados para o dia da redenção.

(5)

Palavras podres, assim como frutos podres (Mt 7.17) e peixes podres (Mt 13.48), não edificam, não suprem necessidades, mas adoecem e matam - tanto quem as pronuncia, quanto os que as ouvem. Paulo não está falando apenas de palavrões. Ele está se referindo às conversas que nutrimos, aos comentários que emitimos, aos conselhos que compartilhamos.

As palavras do cristão devem ser temperadas com o sal da graça de Deus. Palavras torpes só revelam um coração podre (Mt 7.17), e isso entristece o Espírito Santo de Deus.

Andar com graça significa temperar com graça as palavras.

!

5. Andando com graça… Perdoando o próximo

Ef 4.31-32 | 31 Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia,

bem como de toda maldade. 32 Sejam bondosos e compassivos uns para com os

outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.

Andar com graça significa perdoar, “assim como Deus nos perdoou em Cristo”. Quem recebeu perdão, consegue e deve perdoar. O contrário revelará que tal pessoa nunca foi perdoada (Mt 6.12; Lc 11.4).

Charles R. Swindoll comenta que as marcas de quem não consegue perdoar, segundo Paulo, são:

Amargura - “espírito azedo, ácido que rejeita reconciliação” Indignação - “explosão de ira, temperamento explosivo” Ira - “atitude alimentada pelo ódio”

Gritaria - “auto afirmações em tom alto da parte de pessoas iradas”

Calúnia - “destruir a reputação do outro através da mentira, da fofoca, da maledicência ou de rumores”

Maldade - “buscar intencionalmente o prejuízo do outro”

Em vez de tais marcas do pecado, Paulo nos encoraja a perdoar, nutrindo três atitudes indispensáveis:

Bondade - “agir de forma amorosa, com atos concretos” Compaixão - “sensibilidade e simpatia”

(6)

ANDANDO COM GRAÇA

O desejo de Deus é que o mundo olhe para nós, o povo da graça, e diga: “Que graça é aquele povo!” ou “Que gente fofa!”. Isso glorificará a Deus e atrairá o próximo para Cristo.

Busquemos, pois, graça, para andarmos com graça.

Falando a verdade

Dominando os impulsos

Socorrendo com trabalho

Temperando as palavras

Perdoando o próximo

Em quais desses passos você precisa melhor? Ore agora e peça a graça de Deus.

1Pe 4.11 | Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.

Referências

Documentos relacionados

Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico.. Este folheto

thread corrente em estado de espera até que outra thread chame os métodos notify ou notifyAll liberando o

A implementação da pesquisa como prática de formação é difícil, mais pela concepção restrita dada à pesquisa pelas “comunidades científicas” do que pela

150 ppm.. b) Já houve casos de pessoas que morreram ao permanecer muito tempo em garagens sem ventilação com um automóvel funcionando. Com base na tabela 1, qual é a

Há uma grande expectativa entre os cientistas de que, nesta próxima década, novos resultados de observações cosmológicas, aliados aos resultados dos grandes aceleradores como o

gerenciamento do valor criado pela plataforma, o que depende do balanceamento das curvas de oferta (fornecedores) e curvas de demanda (consumidores). Conjugação das economias

Por conseguinte, qualquer ensino que ofereça fórmulas ou técnicas para obter a aceitação de Deus, que não seja pela graça somente, é falso.. A graça

Como todos os medicamentos, Quetiapina Accord pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas.. Se algum dos seguintes efeitos secundários