• Nenhum resultado encontrado

PREGÃO ELETRÔNICO - SRP n.º 026/2010 Processo n.º /2010-5

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREGÃO ELETRÔNICO - SRP n.º 026/2010 Processo n.º /2010-5"

Copied!
216
0
0

Texto

(1)

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPq DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO – DAD

COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS – CGADM SERVIÇO DE LICITAÇÃO - SELIC

PREGÃO ELETRÔNICO - SRP n.º 026/2010 Processo n.º 01300.000681/2010-5

O CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO – CNPq,

fundação pública federal criada pela Lei n° 6.129, de 06.11.74, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, com inscrição no CNPJ/MF sob o nº 33.654.831/0001-36, sediada no SEPN, Quadra 507, Bloco “B”, em Brasília-DF, Telefone: (61) 2108-9220 – Fax.: (61) 2108-9219, por intermédio de sua

COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS – CGADM, torna público que realizará

certame licitatório na modalidade de PREGÃO, a ser realizado por meio da tecnologia da informação, que observará os preceitos de direito público e, em especial, as disposições da Lei n° 10.520, de 17.07.2002, do Decreto n° 3.555, de 08/08/2000, do Decreto nº 5.450, de 31/05/2005, do Decreto nº 3.931, de 19/09/2001, do Decreto nº 2.271, de 07/07/1997, da Instrução Normativa SLTI/MP n.º 02, de 30/04/2008, da IN SLTI/MP nº 04 de 19/05/2008, do Decreto nº 7.203/2010, da Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006, regulamentada pelo Decreto nº 6.204, de 05/09/2007, aplicando-se, subsidiariamente, a Lei n° 8.666/93, de 21.06.93, todos com suas alterações posteriores, sendo em tudo regido pelas condições estabelecidas no presente Edital e nos seus anexos, observando-se o seguinte:

TIPO DE LICITAÇÃO : Menor Preço Global por Lote REGIME DE EXECUÇÃO : Empreitada por Preço Unitário

FORMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: Parcelado, conforme solicitação

DA SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO: O PREGÃO ELETRÔNICO - SRP será realizado em sessão pública, por meio da Internet, mediante condições de segurança – criptografia e autenticação – em todas as suas fases.

ABERTURA: Dia: 17 / 08 / 2010 HORÁRIO: 10:00 horas (Horário de Brasília) ENDEREÇO ELETRÔNICO: www.comprasnet.gov.br

INFORMAÇÕES SOBRE A LICITAÇÃO: Serviços de Licitações e Contratos – SELIC

SEPN Quadra 507, Bloco “B” – 2° andar – sala 215 – Brasília-DF - Telefone:(61) 2108-9220 – Fax:(61) 2108-9219 - no horário de 9 às 12h e das 14 às 17h.

E-mail: licitacao@cnpq.br .

CONDIÇÕES PARA RETIRADA DO EDITAL - Cópia do edital encontra-se no site do CNPq no endereço http://www.cnpq.br/servicos/editais/admin/index.htm onde serão também disponibilizadas todas as informações alusivas ao presente certame licitatório, bem como no endereço .

Cópia do edital poderá também ser obtida no endereço acima indicado, ao valor de R$ 5,00(cinco reais), mediante depósito bancário em favor do CNPq na c/c n° 170.500-8 da Agência 4201-3 do Banco do Brasil S/A - Código de identificação: 3641023620128830-6

(2)

1.0 DO OBJETO

1.1. A presente licitação tem por objeto a contratação de serviços especializados em Tecnologia da Informação (TI), na área de Operação de Infra-estrutura, Central de Serviços, Suporte a Estações de Trabalho, Suporte a Instalações Físicas e Instalação e Movimentação de Equipamentos e Pontos Lógicos e Elétricos, de acordo com o

planejamento e objetivos estratégicos da Coordenação Geral de Informática (CGINF), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, , conforme as especificações constantes do Termo de Referência/Projeto Básico - Anexo I deste Edital. Compõem este objeto os serviços abaixo identificados, conforme descrito neste edital e seus anexos:

 Lote 1 : Implantação e Operação de Central de Serviços de TI  Lote 2 : Suporte a Desktops, Notebooks e Periféricos

 Lote 3 : Operação, Gerenciamento de Redes, Servidores, Storage & Archive e

Directory Services

 Lote 4 : Administração de Banco de Dados, Middleware, Internet/Web e

Mensageria e Colaboração

 Lote 5 : Suporte a Instalações Físicas de TI

 Lote 6 : Instalação/Movimentação de Equipamentos, Pontos Lógicos e

Elétricos

1.2. O valor anual estimado da contratação, conforme indicação feita no processo administrativo, monta a importância de R$ 6.758.698,98 (seis milhões, setecentos e cinqüenta e oito mil, seiscentos e noventa e oito reais e noventa e oito centavos).Por tratar-se de uma estimativa, esse montante não poderá ser exigido, nem considerado como valor de pagamento mínimo.

2.0 DA ATA DE REGISTRO DE PREÇO

2.1 O Registro de Preços será formalizado por intermédio da Ata de Registro de Preços, na forma do Anexo XV e nas condições previstas neste Edital.

2.2 A Ata de Registro de Preços, resultante deste certame, terá vigência de 12 (doze) meses, contada da data de sua publicação do Diário Oficial da União, sendo que o contrato decorrente desta licitação terá vigência de 12(doze) meses, podendo ser prorrogado na forma prevista na lei.

3.0 DOS DOCUMENTOS INTEGRANTES

3.1 Compõem o presente Edital, dele fazendo parte integrante e indissociável, os seguintes anexos:

a) Anexo I Projeto Básico/Termo de Referência; b) Anexo II Ambiente Tecnológico do CNPq;

c) Anexo III Planilha de Custos e Formação de Preços; d) Anexo IV Formulário de Proposta Comercial (modelo);

e) Anexo V Declaração de superveniência de fatos impeditivos;

f) Anexo VI Declaração de cumprimento do disposto no inciso XVIII, do art. 7º, da Constituição Federal;

(3)

k) Anexo XI Modelo de Ordem de Serviço;

l) Anexo XII Estatísticas sobre o Atendimento Remoto, Presencial, Instalações e Movimentações;

m) Anexo XIII Instrumento Contratual;

n) Anexo XIV Declaração de Elaboração Independente de Proposta; o) Anexo XV Modelo de Ata de Registro de Preços.

4.0 DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

4.1 Poderão participar deste PREGÃO ELETRÔNICO - SRP os interessados que atenderem a todas as exigências, inclusive quanto à documentação, constantes deste Edital e seus anexos, e que estiverem devidamente credenciados na Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação - SLTI, por intermédio do sítio: www.comprasnet.gov.br.

4.2 Como requisito para participação no Pregão, a licitante deverá manifestar, em campo próprio do sistema eletrônico, o pleno conhecimento e atendimento às exigências de habilitação previstas no Edital, incluindo aquelas que não estejam contempladas pela regularidade perante o SICAF.

4.3 A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação sujeitará a licitante às sanções previstas neste Edital.

4.4 Não será admitida nesta licitação a participação de: a) Empresas que não atenderem às condições deste Edital;

b) Empresas que estejam sob falência, concurso de credores, dissolução, liquidação ou tenham sido declaradas inidôneas para licitar ou contratar no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios e nas respectivas entidades da administração indireta, ou tenham sido suspensas de participar de licitação e impedidas de contratar com o CNPq;

c) Empresas reunidas em consórcio e que sejam controladoras, coligadas ou subsidiárias entre si;

d) Pessoas jurídicas das quais participem, seja a que título for, dirigentes ou servidores do CNPq;

e) Cooperativas de trabalho em face da natureza dos serviços não permitir esse tipo de associação.

4.5 A licitante interessada em participar dos editais de licitação para a contratação de empresa prestadora de serviço terceirizado, assim como os convênios e instrumentos equivalentes para contratação de entidade que desenvolva projeto no âmbito de órgão ou entidade da administração pública federal, deverão estabelecer vedação de que familiar de agente público preste serviços no órgão ou entidade em que este exerça cargo em comissão ou função de confiança.

5.0 DO CREDENCIAMENTO

5.1 Para participar do PREGÃO ELETRÔNICO - SRP a licitante deverá se credenciar no sistema “PREGÃO ELETRÔNICO” no sítio www.comprasnet.gov.br. O credenciamento dar-se-á pela atribuição de chave de identificação e de senha, pessoal e intransferível, para acesso ao sistema eletrônico.

5.2 O credenciamento da licitante dependerá do seu registro cadastral atualizado no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, que também será requisito obrigatório para fins de habilitação.

5.3 O cadastramento e habilitação parcial no SICAF poderão ser realizados pelo interessado em qualquer unidade de cadastramento dos órgãos/entidades da Presidência da República, dos Ministérios, das Autarquias e das Fundações que integram o Sistema de Serviços Gerais – SISG, apresentando a documentação discriminada na Instrução Normativa - MARE nº 5/95, e suas alterações posteriores.

5.4 O uso da senha de acesso pela licitante é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao

(4)

provedor do sistema ou ao CNPq qualquer responsabilidade por eventuais danos decorrentes do uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

5.5 O credenciamento junto ao provedor do sistema implica a responsabilidade legal da licitante ou de seu representante legal e a presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao Pregão na forma eletrônica.

5.6 A licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras sua proposta e lances.

5.7 Caberá à licitante comunicar imediatamente ao provedor do sistema qualquer acontecimento que possa comprometer o sigilo ou a inviabilidade do uso da senha, para imediato bloqueio de acesso.

5.8 A licitante descredenciada no SICAF terá sua chave de identificação e senha suspensas automaticamente.

6.0 DA IMPUGNAÇÃO DO ATO CONVOCATÓRIO

6.1 Até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá impugnar o ato convocatório deste pregão, por intermédio do e-mail: licitacao@cnpq.br. Será considerada a data de recebimento da mensagem no CNPq.

6.1.A Caberá ao Pregoeiro decidir sobre a impugnação no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas.

6.1.B Acolhida a impugnação contra o ato convocatório, será designada e publicada nova data para a realização do certame.

6.1.C As impugnações protocoladas intempestivamente não serão levadas em consideração.

6.2 Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório deverão ser enviados ao Pregoeiro, até 03 (três) dias úteis anteriores à data fixada para a abertura da sessão pública, exclusivamente por meio eletrônico via internet, no endereço indicado neste edital.

6.3 Os teores das impugnações e esclarecimentos solicitados, bem como as respectivas respostas ficarão disponíveis para conhecimento dos interessados em geral no sistema comprasnet, no sítio www.comprasnet.gov.br, por meio do link: Acesso Livre > Pregões > Agendados".

7.0 DA HABILITAÇÃO

7.1 Para habilitação das licitantes, será exigida a seguinte documentação: 7.2 Habilitação Jurídica:

a) registro comercial, no caso de empresa individual;

b) ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedade por ações, acompanhado de documentos que comprovem a eleição de seus administradores; c) comprovante de inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis,

acompanhado de prova da composição da diretoria em exercício;

(5)

7.3 Qualificação Econômico-Financeira:

a) Balanço patrimonial e demonstrações contábeis do último exercício social, que comprovem a boa situação financeira da empresa, vedada a substituição por balancetes ou balanços provisórios, podendo ser atualizados por índices oficiais quando encerrado há mais de 3 (três) meses da data de apresentação da proposta;

A boa situação financeira, a que se refere esta alínea, estará comprovada na hipótese de a licitante dispor de Índices de Liquidez Geral (LG), Solvência Geral (SG) e Liquidez Corrente (LC) superiores a 1 (um inteiro), calculado de acordo com a fórmula abaixo:

LG = Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo SG = Ativo Total .

Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo LC = Ativo Circulante.

Passivo Circulante

b) As empresas que apresentarem resultado igual ou menor do que 1 (um), em qualquer dos índices referidos acima, deverão comprovar o capital ou patrimônio líquido igual ou superior a 10% (dez por cento) do valor estimado para a contratação por item.

c) certidão negativa de falência ou concordata, expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica.

7.4 Regularidade Fiscal:

a) prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ;

b) prova de regularidade para com a Fazenda Federal e Dívida Ativa da União, a Fazenda Estadual e a Fazenda Municipal do domicílio ou sede da licitante, ou outra equivalente, na forma da lei;

c) prova de regularidade relativa à Seguridade Social e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS, demonstrando situação regular no cumprimento dos encargos sociais instituídos por lei.

7.5 Qualificação Técnica:

7.5.A Para o Lote 1 - Central de Serviços de TI

1. Atestado(s) de capacidade técnica fornecido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, que comprove(m) a aptidão da licitante para o desempenho de atividades pertinentes e compatíveis em características técnicas com o objeto do Lote 1, com a utilização de profissional certificado ITIL para a implantação de, no mínimo, 4(quatro) disciplinas ITIL;

1.1. No(s) atestado(s) devem estar explícitos: a empresa que está fornecendo o atestado, o responsável pelo setor encarregado do objeto em questão e a especificação dos serviços executados e as disciplinas ITIL implantadas;

2. Comprovação, por meio do fornecimento de documentação comprobatória e indicação de endereço na Internet, onde encontrem-se descritas as características mínimas especificadas para a Solução de Gestão de Central de Serviços de TI,

(6)

juntamente com a Planilha de Comprovação constante no Anexo IX, com a indicação da nome do produto, documento ou endereço na Internet e página ou item que comprovam o atendimento aos requisitos especificados para a Solução de Gestão de Service Desk;

2.1. Havendo questionamentos nesta especificação, poderá ser solicitada apresentação de documentação técnica do fabricante. Considera-se documentação técnica: catálogo, folder ou manual técnico elaborado pelo fabricante; ou documento extraído de consulta realizada pela Internet na página oficial da fabricante, devendo, nesse caso, ser indicado o endereço eletrônico do mesmo;

2.2. Caso a licitante não disponha de catálogos, folhetos, impressos ou publicações originais do fabricante quanto às especificações técnicas, deverá apresentar declaração assinada pelo fabricante da solução em questão com as referidas especificações.

3. Declaração de cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7° da Constituição Federal.

4. Declaração de vistoria, conforme modelo constante do Anexo VII.

7.5.B Para o Lote 2 - Suporte a Desktops, Notebooks e Periféricos

1. Atestado(s) de capacidade técnica fornecido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, que comprove(m) a aptidão da licitante para o desempenho de atividades pertinentes e compatíveis em características técnicas com o objeto do Lote 2, em ambiente com, no mínimo, 750 estações de trabalho;

1.1. No(s) atestado(s) devem estar explícitos: a empresa que está fornecendo o atestado, o responsável pelo setor encarregado do objeto em questão e a especificação dos serviços executados;

2. Declaração de cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7° da Constituição Federal.

3. Declaração de vistoria, conforme modelo constante do Anexo VII.

7.5.C Para o Lote 3 – Operação, Gerenciamento de Redes, Servidores, Storage & Archive e Directory Services

1. Atestado(s) de capacidade técnica fornecido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, que comprove(m) a aptidão da licitante para o desempenho de atividades pertinentes e compatíveis em características técnicas com o objeto do Lote 3, incluindo:

1.1. experiência na execução de serviços de Operação, em ambiente computacional constituído por servidores de rede em plataforma x86, unidade de fita robotizada e Storage Área Network (SAN);

1.2. experiência na execução de serviços de Gerenciamento e Suporte a Servidores, em ambiente computacional constituído de, no mínimo, 48 servidores de rede físicos, composto por servidores dos tipos: rack e blade(lâmina), em plataforma x86, com virtualização e clusterização de servidores, utilizando-se de profissionais com nível superior (completo) e certificação Linux Professional

(7)

nível superior completo e capacitação em Redes de Computadores e Segurança de Redes;

1.4. experiência na execução de serviços de Administração de Storage & Archive em ambiente computacional constituído de SAN (Storage Área Network) composta por Storage Fibre Channel com capacidade total mínima de armazenamento de 30 TB com implementação de políticas de backup e restore utilizando a ferramenta IBM Tivoli – TSM ou equivalente, e de profissionais com certificação Linux Professional Institute LPI-C1;

1.5. experiência na execução de serviços de Administração de Directory Services em ambiente computacional utilizando autenticação e gerenciamento de acessos baseados em Lightweight Directory Access Protocol – LDAP, composta por, no mínimo, 750 usuários, utilizando-se de profissionais com nível superior completo e certificação Linux Professional Institute LPI-C1;

1.6. no(s) atestado(s) devem estar explícitos: a empresa que está fornecendo o atestado, o responsável pelo setor encarregado do objeto em questão e a especificação dos serviços executados;

2. Declaração de cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7° da Constituição Federal.

3. Declaração de vistoria, conforme modelo constante do Anexo VII.

7.5.D Para o Lote 4 – Administração de Banco de Dados, Middleware, Internet/Web e Mensageria e Colaboração

1. Atestado(s) de capacidade técnica fornecido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, que comprove(m) a aptidão da licitante para o desempenho de atividades pertinentes e compatíveis em características técnicas com o objeto Lote 4, incluindo :

1.1. experiência na execução de serviços de Administração de Banco de Dados, em ambiente computacional constituído por servidores de banco de dados Oracle implementados em cluster, utilizando-se de profissionais com nível superior completo e certificação Oracle Certified Professional 10g ou superior;

1.2. experiência na execução de serviços de Gerenciamento de Middleware, em ambiente computacional constituído por servidores de aplicação Oracle Application Server ou JBOSS ou Weblogic, utilizando-se de profissionais com nível superior completo e certificação Oracle Certified Professional for Oracle Application Server ou Certified JBOSS Administrator ou BEA Weblogic Certified Administrator;

1.3. experiência na execução de serviços de Gerenciamento de Internet/Web, em ambiente computacional com site na Internet com, no mínimo, 200.000 visitas mensais, utilizando-se de profissionais com nível superior completo e certificação Oracle Certified Professional for Oracle Application Server ou Certified JBOSS Administrator ou BEA Weblogic Certified Administrator;

1.4. experiência na execução de serviços de Gerenciamento de Mensageria e Colaboração, em ambiente computacional constituído por site com, no mínimo, 1.000 caixas postais, utilizando-se de profissionais com certificação Linux Professional Institute LPI-C1.

1.5. No(s) atestado(s) devem estar explícitos: a empresa que está fornecendo o atestado, o responsável pelo setor encarregado do objeto em questão e a especificação dos serviços executados;

2. Declaração de cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7° da Constituição Federal.

(8)

7.5.E Para o Lote 5 – Suporte a Instalações Físicas de TI

1. Atestado(s) de capacidade técnica fornecido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, que comprove(m) a aptidão da licitante para o desempenho de atividades pertinentes e compatíveis em características técnicas com o objeto do Lote 5, em ambiente de Data Center com sistema nobreak em configuração paralelo redundante, sistema de controle de acesso e sistema de refrigeração;

1.1. No(s) atestado(s) devem estar explícitos: a empresa que está fornecendo o atestado, o responsável pelo setor encarregado do objeto em questão e a especificação dos serviços executados;

2. Declaração de cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7° da Constituição Federal.

3. Declaração de vistoria, conforme modelo constante do Anexo VII.

7.5.F Para o Lote 6 – Instalação e Movimentação de Equipamentos, Periféricos, Pontos Elétricos e Lógicos

1. Atestado(s) de capacidade técnica fornecido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, que comprove(m) a aptidão da licitante para o desempenho de atividades pertinentes e compatíveis em características técnicas com o objeto do Lote 6, com a instalação de, no mínimo, 580(quinhentos e oitenta) estações de trabalho, 95 pontos elétricos e 190 pontos lógicos;

1.1. No(s) atestado(s) devem estar explícitos: a empresa que está fornecendo o atestado, o responsável pelo setor encarregado do objeto em questão e a especificação dos serviços executados;

2. Declaração de cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 7° da Constituição Federal.

3. Declaração de vistoria, conforme modelo constante do Anexo VII.

7.6 As licitantes que tenham obtido habilitação parcial junto ao SISTEMA DE CADASTRAMENTO UNIFICADO DE FORNECEDORES – SICAF, na qualificação compatível com o objeto do presente certame, ficarão dispensadas da apresentação dos documentos relativos à habilitação jurídica, regularidade fiscal, e qualificação econômico-financeira, ficando, contudo, obrigada a apresentar toda a documentação relativa à qualificação técnica e as declarações constantes do edital.

7.7 Os documentos poderão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia autenticada por tabelião de notas ou, ainda, por publicação em órgão de imprensa oficial.

7.8 Todos os documentos de habilitação emitidos em língua estrangeira deverão ser entregues acompanhados da tradução para língua portuguesa efetuada por Tradutor Juramentado e também devidamente consularizados ou registrados no Cartório de Títulos e Documentos.

(9)

das microempresas e empresas de pequeno porte somente será exigida para efeito de assinatura do contrato. De qualquer forma, as licitantes que sejam microempresas ou empresas de pequeno porte deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição, observado o descrito abaixo:

7.10.A No caso de haver alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal das microempresas e empresas de pequeno porte, será assegurado o prazo de 02 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o proponente for declarado vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério do CNPq, para a regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de negativas;

7.10.B A não-regularização da documentação, no prazo previsto no subitem anterior, implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das penalidades dispostas neste edital e seus anexos, sendo facultado ao CNPq convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para a assinatura do contrato, ou revogar a licitação;

7.10.C As microempresas e empresas de pequeno porte somente estão desobrigadas de comprovar, no momento da habilitação, a sua regularidade fiscal, ficando obrigadas a comprovar o cumprimento das demais exigências habilitatórias, sendo declarada inabilitada se assim não proceder, além de sujeitar-se às penalidades dispostas neste Edital.

7.11 Se a documentação de habilitação não estiver completa e correta, ou contrariar qualquer dispositivo deste Edital e de seus anexos, ressalvado o disposto no subitem 6.6 (e suas subdivisões), o pregoeiro considerará a proponente inabilitada.

7.12 Constatado o atendimento pleno, por parte da licitante – microempresa e/ou empresa de pequeno porte - às exigências editalícias e observados os procedimentos do regime diferenciado previsto na Lei Complementar nº 123/06, regulamentada pelo Decreto nº 6.204/2007,o pregoeiro declarará a proponente vencedora do certame e, não havendo manifestação recursal, adjudicar-lhe-á o objeto, em estrita concordância e sob as condições e termos da Lei 10.520/02, Decretos Federais 3.555/00 e 5.450/05, e demais legislações pertinentes.

8.0 DO ENVIO DA PROPOSTA COMERCIAL

8.1 A participação no pregão dar-se-á por meio da digitação da senha privativa da licitante e subseqüente encaminhamento de PROPOSTA DE PREÇOS, com a descrição dos serviços a serem executados, os valores unitários e totais, observados a data e horário limites estabelecidos para abertura da sessão pública, exclusivamente por meio do sistema eletrônico www.comprasnet.gov.br.

8.2 Para participação no pregão eletrônico, a licitante deverá manifestar, em campo próprio do sistema eletrônico, que cumpre plenamente os requisitos de habilitação e que sua proposta está em conformidade com as exigências deste instrumento convocatório.

(10)

8.2.1. A licitante deverá informar em campo próprio do sistema eletrônico sua condição de microempresa ou empresa de pequeno porte, se for o caso. A ausência desta declaração implica a pena de preclusão do direito de preferência de contratação, disposto na Lei Complementar nº 123/2006, regulamentada pelo Decreto nº 6.204/2007.

8.3 A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação e proposta sujeitará a licitante às sanções previstas neste Edital.

8.4 Independentemente de declaração expressa, a simples apresentação da proposta implica submissão a todas as condições estipuladas neste Edital e seus anexos, sem prejuízo da estrita observância das normas contidas na legislação mencionada no preâmbulo deste Edital.

8.5. A licitante deverá considerar incluídas no valor proposto todas as despesas inerentes à realização dos serviços na forma definida neste Edital, que possam influir direta ou indiretamente no seu custo.

8.6 Até a abertura da sessão, as licitantes poderão retirar ou substituir a proposta anteriormente apresentada.

8.7 Serão desclassificadas as propostas que não atenderem às exigências do presente Edital e seus anexos, e as que sejam omissas ou apresentem irregularidades insanáveis.

8.8 Após o início da fase de lances, não cabe desistência da proposta.

8.9 Fica vedada qualquer indexação de preços por índices gerais, setoriais ou que reflitam a variação dos custos.

8.10 Os preços propostos e levados em consideração para efeito de julgamento serão de exclusiva e total responsabilidade da licitante, não lhe cabendo, nesse caso, o direito de, após encerrada a fase de lances, pleitear qualquer alteração, seja para mais ou para menos.

9.0 DA ABERTURA DA SESSÃO

9.1 Na data e horário previsto neste Edital, será declarada aberta a sessão pública do presente Pregão Eletrônico, quando o Pregoeiro verificará as propostas apresentadas, desclassificando aquelas que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos neste Edital.

9.2 A desclassificação de proposta será sempre fundamentada e registrada no sistema, com acompanhamento em tempo real por todos os participantes.

(11)

10.0 DA FORMULAÇÃO DOS LANCES

10.1 Para participar da fase competitiva (lances), a licitante deverá ter sua proposta de preços, previamente cadastrada no endereço www.comprasnet.gov.br.

10.2 Incumbirá à licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

10.3 Iniciada a etapa competitiva, as licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observado o horário fixado e as regras de aceitação dos mesmos, exclusivamente por meio do sistema eletrônico, sendo a licitante imediatamente informada do seu recebimento e respectivo horário de registro e valor.

10.4 A licitante somente poderá oferecer lance inferior ao último por ela ofertado e registrado pelo sistema.

10.5 Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido e registrado primeiro.

10.6 Durante a sessão pública, as licitantes serão informadas, em tempo real, do valor do menor lance registrado, vedada a identificação da licitante.

10.7 O sistema disponibilizará campo próprio para troca de mensagens entre o Pregoeiro e as licitantes.

10.8 Durante o transcurso da sessão pública, o Pregoeiro enviará mensagens às licitantes, mas estas só poderão se comunicar com o Pregoeiro por iniciativa deste, após o encerramento da fase de lances.

10.9 No caso de desconexão com o Pregoeiro, no decorrer da etapa de lances, se o sistema eletrônico permanecer acessível às licitantes, os lances continuarão sendo recebidos, sem prejuízo dos atos realizados.

10.10 Quando a desconexão do Pregoeiro persistir por tempo superior a dez minutos, a sessão do pregão na forma eletrônica será suspensa e reiniciada somente após comunicação aos participantes, no endereço eletrônico utilizado para divulgação. 11.0 DO ENCERRAMENTO DA ETAPA DE LANCES

11.1 Por decisão do Pregoeiro, o sistema eletrônico encaminhará aviso de fechamento iminente dos lances.

11.2 Após o aviso de fechamento, transcorrerá período de tempo de até trinta minutos, aleatoriamente determinado, findo o qual será automaticamente encerrada a recepção de lances.

11.3 Em razão do regime diferenciado previsto na Lei Complementar nº 123/06, regulamentada pelo Decreto nº 6.204/2007, sobretudo em seus artigos 44 e 45, após o encerramento da etapa de lances da sessão pública, caso a licitante que

(12)

apresentou o menor preço não seja microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP), e caso haja outra(s) licitante(s) com proposta classificada que seja(m) microempresa(s) ou empresa(s) de pequeno porte, igual ou até 5% (cinco por cento) superior à melhor proposta, será efetuado o procedimento descrito abaixo:

11.3.1 O “sistema” abrirá o prazo de 5 (cinco) minutos para que as MEs ou EPPs, que estejam em condição de empate (nos termos do subitem 10.3.2) , que enviem novo lance de valor abaixo do menor lance obtido ao encerramento da fase de lances descrita no subitem 10.2. Após este prazo, não havendo manifestação do(s) licitantes que tenha(m) direito à referida preferência disposta nos arts. 44 e 45 da Lei Complementar nº 123/2006, regulamentada pelo Decreto nº 6.204/2007, ocorrerá a preclusão do referido benefício legal. 11.3.2. Entende-se por condição de empate (prevista no § 2º do art. 44 da Lei Complementar nº 123/2006, regulamentada pelo Decreto nº 6.204/2007) aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 5% (cinco por cento) superiores à proposta mais bem classificada, desde que esta não tenha sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte.

11.3.3 Decorrido o prazo estabelecido no subitem 10.3.1. o “sistema” verificará se foram ofertados novos lances. Caso nenhuma licitante (microempresa ou empresa de pequeno porte) tenha enviado novo lance, considerar-se-á precluso o direito de preferência contida na LC nº 123/2006.

11.3.4 Caso tenha(m) sido enviado(s) novo(s) lance(s), nos termos dos subitens 10.3.1 e 10.3.2, o pregoeiro ordenará os novos lances recebidos, observando a classificação final obtida no encerramento da fase de lances, conforme disposto no subitem 10.2. Dessa forma, dentre os novos lances ofertados, terá preferência aquele correspondente à proposta de menor preço, sendo esta proposta declarada vencedora, no valor corresponde ao novo lance ofertado.

11.3.5 Não ocorrendo a contratação da microempresa ou empresa de pequeno porte, na forma do subitem anterior, serão convocadas as licitantes remanescentes que porventura se enquadrem na condição prevista no subitem 10.3.2., na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito.

11.3.6. No caso de equivalência dos valores apresentados pelas microempresas e empresas de pequeno porte que se encontrem no intervalo estabelecido no subitem 10.3.2., será realizado sorteio entre elas para que se identifique aquela que primeiro poderá apresentar melhor oferta.

11.3.7. O pregoeiro poderá solicitar documentos que comprovem o enquadramento da licitante na categoria de microempresa ou empresa de pequeno porte, nos termos do art. 3º, da Lei Complementar nº 123/06, regulamentada pelo Decreto nº 6.204/2007.

11.4 Na hipótese de não contratação nos termos previstos no subitem 10.3 e subdivisões, será considerada vencedora a proposta originalmente vencedora na fase de lances.

(13)

julgamento, não se admitindo negociar condições diferentes daquelas previstas neste Edital.

11.6 A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelas demais licitantes.

11.7 Encerrada a etapa competitiva e ordenadas a(s) proposta(s), o Pregoeiro anunciará a licitante responsável pelo menor lance, devendo esta encaminhar imediatamente, no prazo máximo de 03 (três) horas, pelo Fax: (0xx61) 2108.9219 ou pelo e-mail: licitacao@cnpq.br, a documentação de habilitação que não esteja contemplada no SICAF, bem como o "Formulário de Proposta Comercial", nos moldes do Anexo II, com os valores correspondentes ao lance declarado vencedor.

11.8 Os originais ou cópias autenticadas da documentação, referida no subitem anterior, deverão ser encaminhados no prazo máximo de 3 (três) dias úteis, contados a partir do encerramento da etapa de lances, por via postal, com aviso de recebimento, ou por representante, diretamente no protocolo do CNPq, para o endereço indicado no preâmbulo deste Edital, como requisito imprescindível para a celebração do instrumento contratual, com os seguintes dizeres na parte externa e frontal do envelope:

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPq

PREGÃO ELETRÔNICO - SRP n.º 026/2010

RAZÃO SOCIAL E CNPJ

PROPOSTA COMERCIAL

11.9 Proposta Comercial acompanhada da(s) Planilha(s) de Custo e Formação de Preços, conforme modelo constante dos Anexos III e IV, devidamente preenchidas pelo licitante, deverá prever, dentre outras, as seguintes informações:

11.9.3.1.1.1 Planilha de preços: (coluna A) - Lote

(coluna B) - Descrição dos Serviços (coluna C) - Quantidade

(coluna D) - Valor Mensal/Valor Unitário em R$; (coluna E) - Valor Global Anual em R$;

(coluna F) - Valor Global Anual em R$ (somatório dos valores anuais para cada item);

(coluna G) – Valor Global Anual por Extenso

11.9.3.1.1.2 Indicação dos sindicatos, acordos coletivos, convenções coletivas ou sentenças normativas que regem as categorias profissionais que executarão o serviço e as respectivas datas bases e vigências, com base no Código Brasileiro de Ocupações – CBO;

11.9.3.1.1.3 Indicação do preço unitário mensal e global da proposta, na forma estabelecida no modelo do FORMULÁRIO DE PROPOSTA DE PREÇOS, (Anexo IV) do presente Edital, considerando as pertinentes quantidades indicadas;

a1) juntamente com a proposta de preços, deverá ser apresentada a Planilha de Custos e Formação de Preços (Anexo III), para cada Posto de Trabalho, não se aceitando valores iguais a 0 (zero) em nenhum dos itens que a compõe.

(14)

11.9.3.1.1.4 Prazo de validade da proposta não inferior a 60 (sessenta) dias consecutivos, contados da data de abertura do certame. Na falta de tal informação será considerado aceito o prazo citado nesta alínea;

11.9.3.1.1.5 Declaração de que sendo a adjudicatária, cumprirá fielmente todos os prazos e demais condições de execução dos serviços ofertados, em estrita conformidade com os requisitos do edital;

11.9.3.1.1.6 Declaração no corpo da proposta, ou em escrito à parte, de que, nos preços mantidos na proposta escrita, estão incluídos todos os encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais, comerciais e outros de quaisquer naturezas que se fizerem indispensáveis à perfeita execução dos serviços objeto da licitação. O CNPq não admitirá qualquer alegação posterior que vise o ressarcimento de custos não considerados na proposta feita pelo licitante sobre os preços cotado.

11.9.3.1.1.7 Relação, dos materiais e equipamentos que serão utilizados na execução dos serviços, indicando o quantitativo e sua especificação.

11.10 Recomendamos que, quando do preenchimento do formulário de Proposta Comercial, nele façam inserir o número da conta, da agência e do banco em que tenha conta corrente, número do CNPJ, endereço, telefone comercial, número de fac-símile e nome do representante, quando for o caso.

11.11 Em casos de divergências entre os preços unitários e globais serão considerados válidos os preços unitários de cada subitem e os somatórios recalculados a partir do produto destes pelas respectivas quantidades ofertadas e, nos casos de divergências entre os valores numéricos e sua equivalente expressão literal por extenso, prevalecerão os valores expressos por extenso.

11.12 É vedado a utilização de qualquer elemento, critério ou fator sigiloso, secreto ou reservado que possa, ainda que indiretamente, elidir o princípio da igualdade entre as licitantes.

11.13 Os preços unitários e totais, que deverão ser apresentados com, no máximo, duas casas decimais, em moeda corrente nacional, expressos em algarismo e por extenso, prevalecendo este último, em caso de discordância.

11.14 Não devem ser inseridas na planilha de preços parcelas relativas a gastos com os tributos IRPJ e CSLL, sejam na composição do BDI, seja como item específico. 11.15 Recomendamos que, quando do preenchimento do formulário de Proposta

Comercial, nele façam inserir o número da conta, da agência e do banco em que tenha conta corrente, número do CNPJ, endereço, telefone comercial, número de fac-símile e nome do representante, quando for o caso.

11.16 Se a proposta ou lance de menor valor não for aceitável, ou se a licitante não atender às exigências habilitatórias, o pregoeiro examinará a proposta subseqüente,

(15)

condições previstas neste edital. A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelos demais licitantes.

12.0 DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

12.1 Para julgamento e classificação das propostas será adotado o critério de menor preço global ofertado, sendo desclassificadas as propostas que contenham vícios ou ilegalidades, não apresentem as especificações técnicas exigidas pelo Termo de Referência/Projeto Básico e que ofertem preços finais superiores ao valor máximo mensal estimado indicado no Termo de Referência.

12.1.1. Verificação quanto à inexequibilidade das propostas. Como critério objetivo de julgamento, consideram- se manifestamente inexeqüíveis, as propostas cujos valores sejam inferiores a 70% (setenta por cento) do menor dos seguintes valores:

a) média aritmética dos valores das propostas superiores a 70% (setenta por cento) do valor estimado orçado pela administração; ou

b) valor estimado orçado pela administração.

12.1.2 No julgamento da inexequibilidade das propostas, não serão computados os lances finais registrados no Comprasnet, que sejam superiores ao valor estimado.

12.2 O Pregoeiro examinará a proposta classificada em primeiro lugar quanto à compatibilidade do preço em relação ao estimado para contratação e verificará a habilitação da licitante conforme disposições do Edital.

12.3 Se a proposta não for aceitável ou se a licitante não atender às exigências habilitatórias, o Pregoeiro examinará a proposta subseqüente e, assim sucessivamente, na ordem de classificação, até a apuração de uma proposta que atenda ao Edital.

12.4 Ocorrendo a situação a que se refere o subitem acima, o Pregoeiro poderá negociar com a licitante para que seja obtido preço melhor, não se admitindo alterar as condições previstas neste Edital.

12.5 A habilitação das licitantes será verificada por meio do SICAF, nos documentos por ele abrangidos, e mediante exame da documentação complementar de habilitação, prevista nos itens 10.7 e 10.8.

12.6 Para fins de habilitação, a verificação pelo Pregoeiro nos sítios oficiais de órgãos e entidades emissores de certidões, constitui meio legal de prova.

12.7 Uma vez aceita a proposta quanto ao valor e ao objeto, e verificado o cumprimento dos requisitos de habilitação, o Pregoeiro anunciará a licitante vencedora.

12.8 A licitante vencedora, a classificação dos lances apresentados e demais informações relativas à sessão pública do pregão constarão da ata divulgada no sistema eletrônico, sem prejuízo das demais formas de publicidade, previstas na legislação pertinente.

12.9 A ata da sessão pública do pregão será disponibilizada na internet para acesso livre, imediatamente após o encerramento da sessão pública.

12.10 Constatado o atendimento às exigências do Edital e verificada a regularidade dos atos praticados pelo Pregoeiro, a autoridade competente registrará no sistema, a homologação do Pregão.

(16)

12.11 O desatendimento às exigências formais não essenciais não importará no afastamento da proponente, desde que sejam possíveis: a aferição da sua qualificação; e a exata compreensão da sua proposta, durante a realização da sessão pública do Pregão.

12.12 No julgamento da habilitação e das propostas, o Pregoeiro poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, mediante despacho fundamentado, registrado em ata e acessível a todos, atribuindo-lhes validade e eficácia para fins de habilitação e classificação.

13.0 DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

13.1 Declarada a vencedora, qualquer licitante poderá, durante a sessão pública, de forma imediata e motivada, em campo próprio do sistema, manifestar sua intenção de recorrer.

13.2 O prazo para manifestação sobre a intenção de interpor recurso será aberto pelo Pregoeiro, durante a sessão pública.

13.3 Será concedido à licitante que manifestar a intenção de interpor recurso, o prazo de 03 (três) dias para apresentação dos memoriais, os quais deverão ser enviados por meio eletrônico, havendo campo específico para esse fim no sistema comprasnet. As demais licitantes, caso haja interesse, poderão apresentar contra-razões, também por meio eletrônico, no prazo de 03 (três) dias a contar do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

13.4 A falta de manifestação imediata e motivada da licitante importará a decadência do direito de recurso, ficando o Pregoeiro autorizado a adjudicar o objeto à licitante declarada vencedora.

13.5 O recurso contra decisão do Pregoeiro não terá efeito suspensivo.

13.6 O acolhimento do recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

13.7 Caberá à autoridade competente decidir os recursos contra ato do Pregoeiro, quando este mantiver sua decisão.

13.8 Os autos do processo permanecerão com vista franqueada aos interessados na sala 215 do Edifício Sede do CNPq, localizado no SEPN Q. 507 – Bloco B, no horário de 9:00 às 12:00 e de 14:00 às 16:30 horas.

14.0 DO TESTE DE CONFORMIDADE

14.1 Para fins de resguardar a segurança da futura contratação, dentro do previsto no Art. 37 inciso XXI da Constituição Federal, a licitante vencedora, deverá realizar os Testes de Conformidade, no qual será designada pelo CNPq uma equipe técnica que acompanhará a licitante em todas as etapas do teste.

(17)

14.3 A licitante classificada terá um prazo de até 5 (cinco) dias úteis, após a convocação do CNPq, sob pena de desclassificação pelo não cumprimento do prazo.

14.4 As empresas participantes do certame licitatório, não classificadas, poderão acompanhar os testes em lugar determinado pela comissão técnica. Sendo que cada empresa poderá ter apenas um representante legal acompanhando os testes. 14.5 Ao final do Teste de Conformidade, deverá ser gerado um relatório contendo as

observações feitas pela equipe do CNPq envolvida nos Testes de Conformidade, devendo conter ainda atividades executadas, análise dos ambientes instalados, itens testados, resultado dos testes. No relatório deverão ser registrados os resultados obtidos bem como a indicação pelo CNPq da aprovação ou reprovação da solução ofertada.

14.6 A licitante classificada que não atender a qualquer um dos itens descritos no Roteiro Obrigatório do Teste de Conformidade, será automaticamente desclassificada. Será, então, convocada a licitante com menor preço, classificada em segundo lugar, a partir da notificação formal do Pregoeiro, para participar da fase de Testes de Conformidade, devendo ter os mesmos prazos para a realização do Teste, e assim em diante, até a homologação formal do Teste.

14.7 Será considerada apta a fase de habilitação a licitante cuja solução tenha obtido êxito conforme resultado de aprovação dos Testes de Conformidade.

(18)

14.7.A Teste de Conformidade para o Lote 1 - Central de Serviços de TI

14.7.A.1 Como critério para avaliação do Teste de Conformidade para o Lote 1 serão realizados testes funcionais, contidos no Roteiro Obrigatório descrito abaixo, que estão em conformidade com as especificações técnicas constantes da Solução de Gestão da Central de Serviços de TI.

14.7.A.2 Para a realização dos Testes de Conformidade, a licitante deverá realizar a comprovação de forma prática, clara e inequívoca, do Roteiro Obrigatório:

14.7.A.3 A licitante deverá executar o Roteiro como um teste funcional da solução, seguindo obrigatoriamente todos os passos descritos no fluxo de processos fictício a seguir: 14.7.A.3.1 O Teste será composto a partir da abertura de uma solicitação de Mudança; 14.7.A.3.2 A partir do CMDB:

14.7.A.3.2.1 reconhecer um usuário;

14.7.A.3.2.2 reconhecer automaticamente todos os IC´s associados para esse usuário; 14.7.A.3.2.3 Reconhecer um SLA associado à esse usuário;

14.7.A.3.2.4 Reconhecer automaticamente as categorias e prioridades associadas; 14.7.A.3.3 Associar um workflow de/com:

14.7.A.3.3.1 Pelos menos 5 tarefas, 14.7.A.3.3.2 Cada tarefa com 4 estágios,

14.7.A.3.3.3 Pelo menos uma caixa de decisão com as alternativas ( sim/não/rollback); 14.7.A.3.3.4 Será possível alterar de forma dinâmica o fluxo criando rotas alternativas.

14.7.A.3.3.5 A descrição do fluxo acima ficará a cargo da licitante, contanto que as regras de construção acima sejam seguidas.

14.7.A.3.3.6 Ao final de cada estágio, os resultados deverão ser apresentados, de forma gráfica e analítica, na ferramenta ofertada pela licitante para a implementação do Portal de Gestão de Serviços de TI, requerido no Edital.

14.7.B Teste de Conformidade para o Lote 2: Suporte Presencial a Estações de Trabalho, Notebooks e Periféricos

14.7.B.1 Como critérios para avaliação do Testes de Conformidade para o Lote 2, serão realizados testes de conhecimentos em instalação de softwares que compõem o ambiente de TI do CNPq.

14.7.B.2 Para a realização dos Testes de Conformidade, a licitante deverá realizar a comprovação de forma prática, clara e inequívoca, do Roteiro Obrigatório:

14.7.B.3 O Teste será composto pela instalação e configuração de um desktop, com processador Intel e 1GB de RAM, a ser fornecido pelo CNPq :

14.7.B.3.1 A partir do equipamento formatado e sem Sitema Operacional, deverão ser instalados os seguintes sofwtares, a serem fornecidos pelo CNPq:

14.7.B.3.1.1 Sistema operacional Windows XP

14.7.B.3.1.2 Drivers da placa de vídeo e rede on board

14.7.B.3.1.3 Criar um usuário local com perfil de administrador do equipamento

14.7.B.3.1.4 Alterar e criar chaves no registro do sistema operacional, que permitam a inclusão do equipamento em um domínio SAMBA

14.7.B.3.1.5 Pacotes de escritório Microsoft Office 2000 e BrOffice 14.7.B.3.1.6 Navegadores Internet Explorer e Mozilla Firefox 14.7.B.3.1.7 Cliente de e-mail Mozilla Thuderbird

(19)

14.7.B.3.1.13 Cliente de Banco de Dados Oracle 10

14.7.B.3.1.14 Software de atendimento remoto UltraVNC Client 14.7.B.3.1.15 Ferramenta de apoio BDE Borland Delphi 5 14.7.B.3.1.16 Ferramenta de impressão de PDF FreePDF

14.7.B.3.2 A seqüência de instalação dos softwares ficará a cargo da licitante, contanto que ao final das instalações, todos os softwares estejam em perfeito funcionamento. 14.7.C Teste de Conformidade para o Lote 3: Operação, Gerenciamento de Redes,

Servidores, Storage & Archive e Directory Services

14.7.C.1 Como critérios para avaliação do Testes de Conformidade para o Lote 3, serão realizados testes de conhecimentos em instalação e configuração de softwares e appliances, que compõem o ambiente de redes, servidores, armazenamento, autenticação, mensageria e backup do CNPq.

14.7.C.2 Para a realização dos Testes de Conformidade, a licitante deverá realizar a comprovação de forma prática, clara e inequívoca, do Roteiro Obrigatório:

14.7.C.2.1 A partir de switch de core blade do fabricante 3COM, linha 7900, existente nas instalações do CNPq, proceder as seguintes operações:

14.7.C.2.1.1 Exibir o buffer de logs do switch

14.7.C.2.1.2 Limitar o tráfego Unicast Broadcast e Multicast em uma interface

14.7.C.2.1.3 Vincular um endereço MAC específico de um servidor de rede do CNPq a uma interface de rede

14.7.C.2.2 A partir de appliance de firewall/UTM do fabricante FortiNet, modelo FortiGate 3600A, existente nas instalações do CNPq, proceder as seguintes operações: 14.7.C.2.2.1 Criar uma regra de firewall interligando duas redes com os protocolos HTPP,

HTTPS com habilitação de logs de acessos

14.7.C.2.2.2 Criar uma regra de IPS que bloqueie ataques SMTP originários da Internet sobre o servidor de correio do CNPq

14.7.C.2.3 A partir de appliance de AntiSpam do fabricante FortiNet modelo FortiMail 2000A, existente nas instalações do CNPq, proceder as seguintes operações:

14.7.C.2.3.1 Incluir um endereço em Whitelist global da solução 14.7.C.2.3.2 Incluir um endereço em blacklist global da solução

14.7.C.2.3.3 Criar uma regra do tipo IP Policies permitindo que mensagens originárias do servidor de SMTP ou rede 170.66.1.0/24 sejam aceitas sem a aplicação das demais regras, políticas ou heurísticas de AntiSpam

14.7.C.2.4 A partir de um servidor na plataforma x86 do fabricante IBM, a ser fornecido pelo CNPq, proceder as seguintes operações:

14.7.C.2.4.1 Instalar o sistema operacional Linux RedHat 5 64bits por NFS e/ou HTTP com o seguinte particionamento: • /boot => 100Mb • swap => 8G • / => 3Gb • /tmp => 8Gb • /opt => 6Gb • /usr => 8Gb • /var => 8Gb • /d1 => 30Gb • /d2 => resto

14.7.C.2.4.2 Instalar os seguintes pacotes : • Gnome Desktop

(20)

• Devel tools • kernel devel • X devel • Gnome devel • Java Devel

14.7.C.2.4.3 Configurar a rede com os seguintes parâmetros : • Configurar IP fixo, mascara e gateway • domain cnpq.br

• search cnpq.br • nameserver 10.0.0.1 • nameserver 10.0.0.4

• Criar alias de NETWORK => rede-cnpq 10.0.0.0 • Desativar Automatic Private IP Addressing (APIPA) 14.7.C.2.4.4 Desativar a inicialização dos seguintes serviços:

• anacron • atd • auditd • avahi-daemon • avahi-dnsconfd • bluetooth • cups • cups-config-daemon • haldaemon • hidd • hplip • ip6tables • iptables • irda • kdump • mdmonitor • nfs • nfslock • ntpd • pcscd • portmap • readahead_early • readahead_later • rhnsd • rpcgssd • rpcidmapd • sendmail • smartd • winbind • ypbind

(21)

• rootdn "cn=Manager,dc=cnpq_teste,dc=br"

14.7.C.2.4.5.3 Configuração de sincronização do LDAP com outro servidor a ser indicado pelo CNPq

14.7.C.2.4.6 Instalar de infra-estrutura de cluster e acesso a storages: 14.7.C.2.4.6.1 Instalar no RedHat o suporte a OCFS2

14.7.C.2.4.6.2 Configurar um cluster com OCFS2 para 2 nós com acesso ao storage, cujas LUNs foram mapeadas com suporte a RDAC

14.7.C.2.4.6.3 Instalar o IBM Storage Manager no RedHat Linux e configurar um acesso OUT-OF-BAND

14.7.C.2.4.6.4 Instalar o IBM STORAGE MANAGER no RedHat Linux e configurar um acesso IN-BAND

14.7.C.2.4.6.5 Criar um HOST GROUP contendo os servidores a serem mapeados as LUNS 14.7.C.2.4.6.6 Criar uma LUN e atribuir ao HOST GROUP criado

14.7.C.2.4.7 Instalar e configurar infra-estrutura de backup 14.7.C.2.4.7.1 Instalar o TSM 6.2

14.7.C.2.4.7.2 Instalar o IBM Tivoli Storage Manager V6.2 Linux x86 Administration Center; 14.7.C.2.4.7.3 Configurar o acesso para IBM TAPE LIBRARY ULTRIUM LTO2 e LTO3,

existente nas instalações do CNPq 14.7.C.2.4.7.4 Criar um storage POOL para LTO2 14.7.C.2.4.7.5 Criar um storage POOL para disco

14.7.C.2.4.7.6 Criar uma politica de retenção de BACKUP para 10 dias para disco 14.7.C.2.4.8 Acesso a informações sobre os servidores em blade:

14.7.C.2.4.8.1 Acessar o IBM Blade Server, existente nas instalações do CNPq, por AMM 14.7.C.2.4.8.2 Coletar os dados de WWPN dos servidores

14.7.D Teste de Conformidade para o Lote 4: Administração de Banco de Dados, Middleware, Internet/Web e Mensageria e Colaboração

14.7.D.1 Como critérios para avaliação do Testes de Conformidade para o Lote 4 serão realizados testes de conhecimentos em instalação e configuração de SGBD e servidores de aplicação, que compõem o ambiente de TI do CNPq.

14.7.D.2 Para a realização dos Testes de Conformidade, a licitante deverá realizar a comprovação de forma prática, clara e inequívoca, do Roteiro Obrigatório:

14.7.D.2.1 A partir de dois servidores na plataforma x86 64bits do fabricante IBM, com sistema operacional Linux RedHat 5, e um storage fibre channel da família DS do mesmo fabricante, a serem fornecidos pelo CNPq, juntamente com os respectivos endereços IP, proceder as seguintes operações:

14.7.D.2.1.1 Instalar o Oracle Clusterware 10g nos servidores, utilizando o padrão OFA, tendo como base o diretório /d1, não compartilhado e que deverá fazer parte dos discos locais de cada servidor

14.7.D.2.1.2 O nome a ser atribuído ao cluster será clcnpq.

14.7.D.2.1.3 Para a criação dos arquivos do OCR e do vote disk, utilizar as seguintes partições raw device:

• /dev/sdb5 • /dev/sdb6 • /dev/sdb7 • /dev/sdb8 • /dev/sdb9

(22)

14.7.D.2.1.4 Instalar o Oracle Database Enterprise 10g nos servidores, utilizando o padrão OFA, tendo como base o diretório /d1, não é compartilhado e que deverá fazer parte dos discos locais de cada servidor

14.7.D.2.1.4.1 O nome do banco de dados será CNP1.

14.7.D.2.1.4.2 Deverá ser criada uma instância do banco de dados em cada servidor. 14.7.D.2.1.4.3 Deverá ser instalado e configurado o Oracle ASM.

14.7.D.2.1.4.4 Deve ser criado um disk group com o nome CNPQDAT, com redundância externa, utilizando a partição /dev/raw/raw1.

14.7.D.2.1.5 Criar um tablespace com o nome CNPQ_DAT sobre o ASM disk group CNPQDAT, com um tamanho máximo de 32 Gb, sendo que cada arquivo que o compõe deve ter, no máximo, 8 Gb

14.7.D.2.1.6 Deverá ser criado um esquema com o nome cnpqdados, senha dados, que utilizará o tablespace anteriormente criado

14.7.D.2.1.7 Importar os dados de uma tabela a ser criada no esquema cnpqdados, a partir de arquivo de entrada que será encontrado no diretório /d1/dados, gerado pelo utilitário Oracle Data Pump

14.7.D.2.1.8 Executar, a partir do cliente SQLPlus do primeiro servidor, a seleção dos primeiros 500 registros carregados

14.7.D.2.1.9 Sem que a conexão seja finalizada no cliente, encerrar a instância criada no primeiro servidor.

14.7.D.2.1.10 Repetir a seleção na sessão do cliente anteriormente aberta, sendo que a mesma deverá ser automaticamente conectada à instância da segunda máquina, sem a intervenção do usuário

14.7.D.2.2 A partir de dois servidores na plataforma x86 64bits do fabricante IBM, com sistema operacional Linux RedHat 5, a serem fornecidos pelo CNPq, juntamente com os respectivos endereços IP, proceder as seguintes operações:

14.7.D.2.2.1 Instalar o JBOSS versão 5.0 EAP 14.7.D.2.2.2 Instalar o Apache versão 2.0

14.7.D.2.2.3 Configurar o balanceamento de carga do JBOSS usando mod_cluster no Apache

14.7.D.2.2.4 Instalar JON (JBOSS operation network)

14.7.D.2.2.5 Configurar o JON para monitor os servidores de aplicação

14.7.D.2.2.6 Efetuar o deploy da aplicação TESTEAPP.EAR, a ser fornecida pelo CNPq 14.7.D.2.2.7 Executar a aplicação a partir da URL a ser fornecida pelo CNPq

14.7.D.2.2.8 Parar a instancia do primeiro servidor

14.7.D.2.2.9 Executar a aplicação a partir da mesma URL, demonstrando o funcionamento do balanceamento implementado

14.7.D.2.2.10 Instalar infra-estrutura de mensageria:

14.7.D.2.2.10.1 Instalar suporte de linguagem e banco de dados para o Horde-Webmail 64 bits

14.7.D.2.2.10.2 Instalar o Horde-Webmail versão 1.2.6 14.7.D.2.2.10.3 Instalar Postfix (M.T.A)

14.7.D.2.2.10.4 Configurar o Horde para trabalhar com Postfix localmente.

14.7.E Teste de Conformidade para o Lote 5: Suporte a instalações físicas de TI

(23)

14.7.E.2.1.1 Realização de medição / leitura / avaliação de parâmetros elétricos (voltagem e corrente) nos seguintes pontos :

14.7.E.2.1.1.1 Ramais de alimentação de entrada do Quadro de Distribuição Geral (QDG) do Edifício Sede do CNPq;

14.7.E.2.1.1.2 Ramais de alimentação de entrada dos Quadros de Distribuição de Energia Condicionada (Q01 e Q02) do Data Center do CNPq.

14.7.E.2.1.1.3 Painéis frontais dos Nobreaks (EXIDE Powerware 160 KVA e MGE/Galaxy 80 KVA) e Estabilizadores Centrais (CP Eletrônica 150 KVA) da Casa de Máquinas do Edifício Sede do CNPq.

14.7.E.2.1.1.4 Bancos de baterias dos Nobreaks EXIDE e MGE.

14.7.E.2.1.2 Análise de logs de registro de eventos nos Nobreaks MGE/Galaxy 5000 do Data Center, através do software de gerência (MGE Enterprise Power Manager) em uso.

14.7.E.2.1.3 Os instrumentos de medição de tensão e corrente necessários para uso pelo profissional indicado pela empresa convocada para a execução dos testes deverão ser disponibilizados pela mesma.

14.7.E.2.2 Subsistema de Refrigeração de Ar do Data Center

14.7.E.2.2.1 Identificação, in loco, de cada um dos subsistemas que compõem o Sistema de Refrigeração de Ar do Data Center e da sua capacidade atual.

14.7.E.2.2.2 Avaliação da capacidade e condições de funcionamento atuais deste Sistema para atender a demanda de refrigeração do Data Center.

14.7.E.2.2.3 Indicação da infra-estrutura de refrigeração ideal para o atendimento a uma expansão de 30% na infra-estrutura de servidores e storages do Data Center do CNPq

14.7.E.2.2.4 O CNPq fornecerá todas as informações técnicas que se fizerem necessárias para a realização do teste

14.7.E.2.3 Sistema de Controle de acesso ao Data Center

14.7.E.2.3.1 Listar os acessos à sala do Data Center no mês anterior, registrados no Sistema ForAcesso em uso no CNPq

14.7.E.2.3.2 Infra-estrutura de cabeamento do Data Center e Salas Técnicas

14.7.E.2.3.3 Realização de crimpagem de conectores RJ-45 e testes de certificação de cabeamento metálico (UTP Cat 5).

14.7.E.2.3.4 Realização de testes de certificação de um cabo óptico multímodo do a ser indicado pelo CNPq.

14.7.E.2.3.5 Identificação, in loco, dos equipamentos que integram a infra-estrutura central atual de conexão da rede corporativa do CNPq.

14.7.E.2.3.6 Os instrumentos de testes/certificação (Penta Scanner, Cable Analyzer, OTDR e/ou outros) necessários para uso pelo profissional indicado pela empresa convocada para a execução dos testes deverão ser disponibilizados pela mesma. 14.7.F Teste de Conformidade para o Lote 6: Instalação e Movimentação de

Equipamentos, Periféricos, Pontos Elétricos e Lógicos

14.7.F.1 Como critérios para avaliação do Testes de Conformidade para o Lote 6, serão realizados testes de conhecimentos em instalação e movimentação de equipamentos e cabeamento lógico e elétrico que compõem o ambiente de TI do CNPq.

14.7.F.2 Para a realização dos Testes de Conformidade, a licitante deverá realizar a comprovação de forma prática, clara e inequívoca, do Roteiro Obrigatório:

14.7.F.2.1 O Teste será composto pela instalação e configuração de um desktop, com processador Intel e 1GB de RAM, a ser fornecido pelo CNPq :

(24)

14.7.F.2.1.1 A partir do equipamento formatado e sem Sistema Operacional, deverão ser instalados os seguintes softwares, a serem fornecidos pelo CNPq:

14.7.F.2.1.1.1 Sistema operacional Windows XP

14.7.F.2.1.1.2 Drivers da placa de vídeo e rede on board

14.7.F.2.1.1.3 Criar um usuário local com perfil de administrador do equipamento

14.7.F.2.1.1.4 Alterar e criar chaves no registro do sistema operacional, que permitam a inclusão do equipamento em um domínio SAMBA

14.7.F.2.1.1.5 Pacotes de escritório Microsoft Office 2000 e BrOffice 14.7.F.2.1.1.6 Navegadores Internet Explorer e Mozilla Firefox 14.7.F.2.1.1.7 Cliente de e-mail Mozilla Thuderbird

14.7.F.2.1.1.8 Compactador de arquivos PowerArchive2001 14.7.F.2.1.1.9 Visualizador de arquivos PDF Adobe Reader

14.7.F.2.1.1.10 Comunicação externa Microsoft SNA Server Client e Extra 14.7.F.2.1.1.11 Software antivírus Trend Micro Officescan Cliente

14.7.F.2.1.1.12 Plugins Flash e Java

14.7.F.2.1.1.13 Cliente de Banco de Dados Oracle 10

14.7.F.2.1.1.14 Software de atendimento remoto UltraVNC Client 14.7.F.2.1.1.15 Ferramenta de apoio BDE Borland Delphi 5 14.7.F.2.1.1.16 Ferramenta de impressão de PDF FreePDF

14.7.F.2.1.1.17 A seqüência de instalação dos softwares ficará a cargo da licitante, contanto que ao final das instalações, todos os softwares estejam em perfeito funcionamento

14.7.F.2.1.2 A partir da infra-estrutura de rede e fornecimento de energia do CNPq, proceder as seguintes operações:

14.7.F.2.1.2.1 Crimpar conectores RJ45 em cabo UTP Cat-6

14.7.F.2.1.2.2 Conectar o equipamento em switch de borda de 24 portas/UTP 10/100 Mbps, existente nas instalações do CNPq

14.7.F.2.1.2.3 Confeccionar uma extensão de tomadas elétricas a ser conectada em circuito pré-existente para a alimentação elétrica adequada da estação de trabalho 14.7.F.2.1.2.4 Efetuar a medição de tensão e de corrente consumida pelo equipamento

14.7.F.2.1.2.5 Os instrumentos necessários à execução dos teste pelo profissional indicado pela empresa convocada, deverão ser disponibilizados pela mesma.

15.0 DA HOMOLOGAÇÃO E CONVOCAÇÃO DA LICITANTE VENCEDORA PARA ASSINATURA DO INSTRUMENTO CONTRATUAL

15.1 Decididos os recursos e constatada a regularidade dos atos praticados, a autoridade competente adjudicará o objeto e homologará o procedimento licitatório. 15.1.1 O preço registrado e a indicação das respectivas fornecedoras serão

divulgados em Diário Oficial da União e ficarão disponibilizados durante a vigência da Ata de Registro de Preços.

15.1.2 Quando das contratações decorrentes do registro de preços deverá ser respeitada a ordem de classificação das empresas constantes da Ata.

15.2 Homologado o resultado da licitação, o órgão gerenciador, respeitada a ordem de classificação, convocará formalmente a fornecedora, com antecedência mínima de 10 (dez) dias úteis, informando o local, data e hora para a reunião e assinatura do instrumento contratual e da Ata de Registro de Preços, que após cumpridos os

Referências

Documentos relacionados

Portanto, por mais que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 tenha uma dose de superação de conceitos arcaicos da visão antropocêntrica, porque

litoral e sertão; no roteiro, na experiência de viagens e suas relações com outras marchas de produção de conhecimento pelo território; no registro

partes de terra para uma parte de esterco q,e ave curtido (cama d..

Com base nisto, valorizando as relações entre comunicação e cultura, a presente pesquisa visa, através dos estudos culturais, aliado ao conceito de identidade e

Porém, quando ocorre um despertar espiritual em alguém é como uma conversão genuína, ou melhor ainda, pelo Batismo do Místico Cristão, como uma queda constante e intensa

Menurut Perenggan 4(1) Jadual 9 Akta Perkhidmatan Kewangan 2013, jika anda memohon insurans ini untuk tujuan yang berkaitan dengan perdagangan, perniagaan atau profesion anda,

Os microrganismos necessitam de um ambiente propício com todos os constituintes físicos e químicos necessários para seu crescimento. As substâncias ou elementos retirados

• Antes de tentar ligar o motor, engate o travão de mão, desengate o sistema de transmissão da unidade de corte e certifique-se de que os controlos de velocidade para a frente/para