• Nenhum resultado encontrado

O Porto e o seu termo 1580-1640 : Os homens as instituições e o poder

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Porto e o seu termo 1580-1640 : Os homens as instituições e o poder"

Copied!
622
0
0

Texto

(1)

FRANCISCO RIBEIRO DA SILVA

Bolseiro do Instituto Nacional de Investigação Científica

0 PORTO E 0 SEU TERMO (1580-1640)

OS HOMENS, AS INSTITUIÇÕES E O PODER

I VOLUME

(2)

FRANCISCO RIBEIRO DA SILVA

Bolseiro do Instituto Nacional de Investigação Científica

0 PORTO E 0 SEU TERMO (1580-1640)

OS HOMENS, AS INSTITUIÇÕES E O PODER

I VOLUME

Dissertação de doutoramento em História Moderna e Contemporânea apresentada à Faculdade de Letras da Universidade do Porto

(3)

Este estudo foi realizado no âmbito do Centro de História da Universidade do Porto

(4)

A minha mulher e à minha filha

(5)

SUMARIO INTRODUÇÃO FONTES E BIBLIOGRAFIA IS Parte ASPECTOS ESTRUTURAIS Cap, I - O território

Cap, II - Dados demográficos Cap, III - Actividades económicas Cap, IV - Â Sociedade portuense

23 Parte

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA 13 S e c c ç ã o - AS INSTITUIÇÕES

Cap, I - Os suportes materiais

Cap. II - As sessões da Câmara

Cap, III - Os Vereadores

Cap, IV - 0 Procurador do Concelho

V*

Cap, V - 0 Escrivão da Câmara

Cap, VI - 0 Tesoureiro Municipal

Cap, VII - Os Procuradores do Povo

Cap. VIII - Os Almotacês

Cap, IX - 0 Síndico e o Solicitador

Cap, X - 0 Guarda da Câmara e os Porteir

(6)

-6-2a Seccçao - OS SERVIÇOS Cap. I - 0. abastecimento

Cap. II - A defesa militar

Cap. Ill- A assistência e a saúde

33 Secção - RECEITAS E DESPESAS Cap. I - As receitas da Câmara

Cap. II- As despesas municipais

33 - Parte

0 MUNICÍPIO E 0 PODER CENTRAL

Cap. I - Autonomia municipal e centralização do Poder Cap,II - Os poderes intermédios entre a Coroa e o

Muni-cípio

Cap.III- A resistência aos atentados contra as liberda-des municipais

Cap. IV- Situação de pré-ruptura:a política fiscal filii nina

CONCLUSÃO INDICES

(7)

INTRODUÇÃO

-7-Quando em Maio de 1976 iniciámos a actividade docente na Faculdade de Letras do Porto,estávamos suficientemente conscientes de que a carrei ra universitária por imposição legal,por suporte ético e até por razões de realização e brio profissionais exigia,em breve,a elaboração de tra-balhos científicos que haveriam de culminar,numa primeira fase,com a produção da dissertação de doutoramento.

havia,pois,que lançar mãos à obra sem grandes perdas de tempo e reaprender depressa os caminhos das bibliotecas e dos Arquivos.

Mas encontrar um tema viável em termos documentais,útil à comuni-dade e suficientemente atraente para o investigador debutante de modo a que o seu trabalho não resultasse em estéril,cruel e prolongada desilu-são,parecia tarefa difícil e até impossível de ser levada a cabo com ê-xito e era tempo aceitável,sem o auxílio de alguém mais experiente e co-nhecedor das potencialidades do campo da pesquisa histórica.

Esse escolho,porém,apresentou-se-nos fácil de ultrapassar dado que o Senhor Professor Doutor Luís A. de Oliveira Ramos,actual Reitor da Uni-versidade do Porto,se prontificou desde a primeira hora a não só orien-tar o nosso esforço de investigação histórica mas até a sugerir o tema de fundo da presente dissertação:Porto na época moderna.

Mas ... haveria ainda algo de novo a descobrir sobre esta Cidade depois de tão notáveis historiadores (alguns dos quais,felizmente,ainda vivos) sobre ela se terem diuturnamente debruçado?

A objecção surgiu-nos aqui e além,carregada de cepticismo e de dúvidas desmotivadoras.

Fixadas,porém,as balizas cronológicas e delimitado o âmbito dos assuntos a aprofundar,as incertezas desvaneceram-se:é que,se,na verda-de,alguns dos factos que forçosamente iríamos encontrar no nosso cami-nho eram já conhecidos (talvez os mais sensacionais),mud tos outros não o eram assim.E sobretudo apresentava-se-nos inteiramente inexplorado o tratamento sistemático da Administração Municipal,com conhecimento pormenorizado das pessoas e das instituições intervenientes bem como

(8)

-8-dos raeios de que se podia dispor. 0 preenchimento dessa lacuna passou a constituir a trave mestra do nosso projecto,o qual depois foi sendo enriquecido à medida que a investigação nos patenteava outras vias complementares ou paralelas.

0 estabelecimento das balizas cronológicas em I58O e l6'f0 surgiu naturalmente,antes de mais,da necessidade de se delimitar o período a estudar. Mas outras razões nos levaram a fixar aí os nossos marcos:

Io- - no fundo trata-se de um período da História de Portugal

re-lativamente desconhecido,pouco estudado e o que é pior,nem sempre trata-do com a isenção que a ciência histórica pressupõe e exige;

2Q - porque nos parece aliciante e actual averiguar se a famosa Administração dos Austrias se reflectiu nas instituições municipais do Porto e do Reino,nomeadamente no tocante aos problemas relacionados com a centralização face às tradições autonómicas locais;

3Q - porque se nos afigurou desafio interessante comprovar se a

distanciação da Corte em Madrid favoreceu ou não a afirmação de grupos aristocráticos na área do noder mu'iciral*

kQ - porque nos atraía e atrai a investigação cio comportamento

po-lítico das gentes do porto face ao domínio castelhano,tratando-se de

uma cidade que,em I3S3,apoiara o Mestre de -'Wis nas circunstâncias sobe-jamente conhecidas.

—... - j..__ ^J-"..Í — kj- M ^ C ^- ~ aii'jn — icxduiuctiiieiiLtí ou uc o t e m n o n a v i d a

de uma cidade.Talvez.Mas seis décadas são tempo suficiente oara nos apercebermos de todas as grandes questões e problemas levantados pela Administração Municipal urbana,durante o Antigo Regime.Por isso,cremos que o estudo aqui apresentado ê válido para além das barreiras cronoló-gicas estabelecidas.

Se a elaboração de una tese de doutoramento exige abnegação persis-tência,espírito de sacrifício,capacidade de trabalho e de reflexão da parte de quem a realiza,não pode ser concluída sem o concurso amigo de muitas pessoas.

A todos quantos nos ajudaram queremos aqui deixar a exnressão do nosso reconhecimento.Foram muitos mas alguns nomes deveremos destacar.

(9)

-9-Uma vez mais cabe a primeira referência ao Prof. Doutor Luís A. de Oliveira Ramos pelo estímulo reconfortante e pela disponibilidade permanente nunca negada mesmo quando as exigências do cargo de Reitor da Universidade do Porto lhe absorviam tempo e atenção.Oxalá tenhamos nós aproveitado em toda a extensão os conselhos e sugestões que nos prodigalizou em inúmeras conversas ocasionais e em sessões formais de trabalho.

Aos Conselhos Directivo e Científico da Faculdade de Letras e ao

Instituto Nacional de Investigação Gientífica estamos gratos pelo

apoio que nos concederam,proporcionando-nos a equiparação a bolseiro durante um triénio.Não devemos ainda olvidar as duas bolsas de curta duração que o INIG nos concedeu para realizarmos programas de pesquisa no Arquivo Geral de Simancas. Ao Prof. Doutor Baquero Moreno estamos reconhecidos pelo empenho demonstrado neste processo e pelo interesse com que,como amigo e Director do Arquivo Distrital do Porto,acompanhou os nossos trabalhos.

Provas de interesse pelo andamento dos trabalhos recebemos igual-mente de vários Professores e Assistentes da Faculdade,de dentro e de fora da Secção de ^istória.Permita-se-nos,no entanto,que destaquemos o grupo de História Moderna e Contemporânea. Os nossos agradecimentos es-tendem-se aos próprios alunos que,tantas vezes,foram os primeiros ( e estimulantes ) ouvintes das matérias oue íamos investigando.

Pelos Arquivos e Bibliotecas por onde passamos - e não esquecere-mos o Arquivo Geral de Simancas - não recebeesquecere-mos senão gentilezas.No en-tanto, devemos mencionar o Arquivo Histórico Municipal do Porto onâe fo-mos presença assídua,quase diária,durante anos seguidos. Permita-se-nos

que lembremos os nomes da Dr.£ Maria Adelaide Meireles,pelo precioso

auxílio na pesquisa documental,e do Dr.Manuel Real pelo entusiasmo com que compartilhava as nossas pequenas descobertas.

Seria injusto não referir o acolhimento amigo do Dr. Eugênio de

Andrea da Cunha e Freitas no Ar q u i v o d a Misericórdia do Porto.Os

coló-quios longos que mantivemos com este profundo conhecedor das coisas e das gentes do Porto enriqueceram o produto final.

(10)

-10-Deveremos ainda deixar exarado o nosso reconhecimento àqueles que contribuíram para que o nosso estudo aparecesse materializado e comunicável:assim ao Dr» Fernando Valente agradecemos a concepção dos gráficos; â D.a liaria Emília Pimenta Valente e ao Arquitecto Carlos A. Ribeiro da Silva a sua execução.

Finalmente à minha mulher é devido o reconhecimento pelas infin-das horas extraordinárias que teve de realizar,após o seu dia normal de trabalho,para que a dissertação aparecesse dactilografada,em condições técnicas difíceis e desgastantes.

(11)

ABREVIATURAS

AAR - Arquivo da Assembleia da República ADE - Arquivo Distrital de Évora

ADP - Arquivo Distrital do Porto AGS - Archivo General de Simancas

AIíMP - Arquivo Histórico da Câmara Municipal do Porto AMP - Arquivo da Misericórdia do Porto

AMVC - Arquivo Municipal de ila do Conde ANTI - Arquivo Nacional da Torre do Tombo BA - Biblioteca da Ajuda

BPE - Biblioteca Pública de Évora

BPMP - Biblioteca Pública Municipal do Porto BQ - Banco

cod. - códice gav. - gaveta L. - Livro

LV - Livro de Vereações maç. - maço (legajo) ras o - manuscrito

Ord. Fil. - Ordenações Filipinas Ord. Man. - Ordenações Manuelias RP - Registo Paroquial

SP - Secretarias Provinciales tit. - título

(12)

F O N T E S

E

(13)

-15 A) FONTES MANUSCRITAS

I - ARQUIVO HISTÓRICO MUNICIPAL DO PORTO

1» - Ac6rdãos ou Posturas - Livro nQ 3 2. - Almoxarifado (1566)

?• - Arrematações de rendas - Livros 1 a 6 (I568 a l64o) h. - Cofre - Livros 1 a 5

5» - Cofre dos Bens do Concelho - Livros 6 a 8

6. - Cofre da Cidade. Despesa - Livro 1 (I603 -I616) Livro 2 (I6l6 -I635) 7. - Cofre da Cidade.Receita - Livro de l6l6 - I635 8. - Cofre das Fortificações

9. - Compra de gado para os Açougues - I583 10. - Compras e Vendas - 1620 - 1629

11. - Contratos e Compras da Cidade

12. - Copias dos Livros de Sentenças - Livros 1 a 10

13» - C6pia dos Livros de Vereações dos anos de 1576 a I588 14. - Despesa com enjeitados - Livro 1 (1623 - I63I) 15. - Encabeçamento das Sisas - (1564 - I683)

16. - Fianças _ Livros de I588, 1591 e 1599 17. - Fianças dos medidores do Terreiro e dos vinhateiros da Cidade

e fora delia do anno de 1621.

18. - Fortificações _ (1625 - 1737) 19. - Imposição do sal - (15^+3 - I567)

20. - Imposição do vinho - Livros 1 a 19 (I56O a 1640) 21. - índice dos Livros de Sentenças

(14)

-16-23» - Inventário dos Bens e instituição do morgado e capella da Quinta do Freixo, Maia (1559 - l6l5.)

24. - Jurados e Fragueiros - 1612 25» - Jurados e Quadrilheiros - 1623

26. - Lançamento do serviço de sua Magestade 1624

27* - Licenças pêra tendeiros venderem nesta cidade - l604 28. - Livro idos juros que a cidade fez - 1631 - 1634

29. - Obras Publicas. Arrematações - Livros 1 (ia e 23 parte), 2 e 3 30. - Obras Publicas. Tiradas do Cofre - 1594

31» - Obras Públicas. Receita e despesa com o cães da Ribeira - 1593 32.. - Obrigações Ordinárias do ano de 1590

33. - Privilégios dos cidadãos da Cidade do Porto - lol2

3^. - Próprias ou Provisões _ Livros 1 a 5, 9, 16, ^ 7 , 48, 57 35. - Próprias do Cofre - 1571 a l809

36. - Quebra d'escudo

37» - Receitas e Despesas com captivos - Livro 4 (l6l6 - I675) 38. - Regimento da Saúde _ 1695 - 1730

39. - Registo Geral _ Livros 1 a 3

**°m jfegisto das Pessas da plematica proibidas pella ley (Pragmática

-- I6IO) **•!• - Registo dos Privilégios _ Livro 1 (I635 - I65I)

'~- r£iix~iiSt°£ - Livros X a 5

^3. - Sisas _ L i v r o 2

Mf. - Sobe.jo das Sisas _ Livro 1 (I59O - l600) - Livro 2 (I588 - 1597) - Livro 3 (I603 - 1615)

45. - Terços _ 1 5 9 0 _ 1 5 9 2

(15)

-17-h?- - Tombo Velho - Tomos I e II

48». - Traslado do aggravo que veo da cidade do Porto intimado pello luis

& vereadores da Camera delia,para o Conselho da Fazenda de S.Mag.de

em razão da posse em que estão de cobrare as çizas das marcarias

49.

-no oual sairão providos (1655)»

Vereações

50, - Visitas de Saúde

-Livros 26 (1579 e 1584); 27 (I585 e I587) ;

28 (1588); 29 (1590-159D ;30 (1592):;

31 (1593);32 (1594); 34 (1598) ;

35 (1599);36 (1600); 37 (1606);

38 (I607-I608) ; 39 (I6IO e l6l2);

40 (1613-1614) ; 41 (I6l6 -I617);

42 (I6l8-l6l9) ; 43 (1620-1621 );

44 (I622-I623) ; 45 (1624-1625);

46 (1626 a 1628);47 (1634 a I636);

48 (1638 a 1640); 49 (1642 a 1644)-,

50 (1645-1646) ;51 (1647-1648);

52 (1649-1650).

-Livro de 1597

II - ARQUIVO GERAL DE SIMANCAS

1. - SLecretarias Provinciales - Portugal

1584): 1460 (1600)

Livros 1456 (1583 - 1584): 1460 (1600)

1461 (1601)

1462 (1602)

1463 (1603)

1464 (1601 - 1606)

1465 (1604 -

l6o8)-

1466 (1606 - 1607)

1467 (1624)

1468 (1626)

1470 (I638 - 1640) 1472 (1613)

• 1475

(1629 - 1640) 1484 (1603)

1485 (1585 - 1587) ; 1487 (1603 - 16 04)

1488 (I603 - 1605) ; 1489 (1604)

1490 (1604)

; 1491 (1604 - 1608)

1494 (1605 - 1607) ; 1511 (1614 - 1615)

(16)

1517 1527 1529 1533 1550 1552 1554 1559 1580 1582 (1619 ■ (1631 ■ (1632 • (1633 • (1586) (1620) (1620 ■ (1615 ■ (1621 ■ (1629 • 1621) 1633) 1633) 1642) 1640) I6l8) 1626) 1630) 1522 1528 1531 1536 1551 1553 1555 1570 1581 1583 (1629) (1631 ■ (1633 ­ (1637 ■ (1587 ■ (1627 • (1629 ■ (1637 ■ (1627 • (I631 ■ 1643) 1634) 1642) 1589) 1628) 1643) 1640) 1628) 163^) Maços 422 (I580) 425 (I58O ­ I58D 427 (I58D 431 (1588 ­ 1589) 433 (1594 ­ 1595) 435 (I60O ­ l607) 437 (I6l8 ­ 1620) 4o47 (I636) 8769 (1579 ­ I580) ; 424 (1580) ; 426 (I58I) ; 428 (1582) ; 432 (1590­1593) ; 434 (1596­1599) ; 436 (I6H­I6I2) ;4C45 (1632­1642) ;4051 (1638­1670)

­ ARQUIVO DISTRITAL DO PORTO

ms. 493 (Descrição da quinta do Bonjardim em

1619), fl. 227

497 ­ Autos de vedoria (1590 ­ 1829)

498 ­ Autos de vedoria (1591 ­ I83O)

499 ­ Autos de vedoria (l607 ­ l6l7)

50^ ­ Autos de vedoria (lol2 ­ l8l9)

510 ­ Autos de vedoria (1627)

1609 ­ Cartas e ofícios vários(l584­l8l2)

1615 ­ Cartas régias e do ExmQ Bispo

1616 ­ Cartas régias e do ExmQ Bispo

1617 ­ Cartas régias e do ExmQ Bispo

(17)

-19-1624 - Treslado dasErectas que o Bispo D.

Marcos que este em gloria instituio

nesta Cidade do Porto.

1654 - Papéis vários (1578 - 1907)

2. - Governo Civil doc. l64(Provedoria do Registo das Capelas e legados

perpétuos - I623)

3» - Registo Paroquial

3.1 - Sê Baptismos - Livro 3 (1576 - I589

- Livro 4 (1589 - 1598)

- Livro 5 (1599 - l6l4)

Misto - Livro 1 (1593 - l6l6)

3.2 - S. Nicolau Misto - Livro 1 (1583 - 1595)

- Livro 2 (1595 - 1605)

Óbitos- Livro 1 (I608 - 1674)

3.3 - Vitória Misto - Livro 1 (I583 - l609)

- Livro 2 (1609 - 1645)

IV - ARQUIVO DA MISERICÓRDIA DO PORTO

1. - Secção A Banco 1, Livro 1 (1596 - 1598) Entradas no Hospital

Livro 2 (l601 - l604) Entradas no Hospital

Livro 4 (l6l5 - l6l6) Entradas no Hospital

Livro 7 (I625) Entradas no Hospital

Livro 9 (1635) Entradas no Hospital

2. - Secção B Banco 1, Livro 17(l6o4 - I605) Cadeia

3. - Secção D Banco 5» Livro 7 (1575 - l60p) Livro antigo dos Irmãos

Livro 8 (l6ll - 1707) Dos Irmãos da Casa

Banco 8, Livro 2 (1576 - I589) Lembranças da Mesa

Livro 3 (1589 - I608) Lembranças da Mesa

Livro 4 (1609 - I639) Lembranças da Mesa

Livro 5 (I639 - 1674) Lembranças da Mesa

(18)

20

-k. Secção H ' Banco 3, Livro 11 Testamentos Banco 5, Livro 1 Testamentos Banco 6, Livro 17 Testamentos

Livro 18 Testamentos Livro 19 Testamentos V - ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO

1. Capítulos de Cortes, maço 7

2. Cartas de Filipe III ao Marquês de Alenquer Vice-Rei de Portugal 3. Corpo Cronológico - Parte I, maço 115, d o e s 15, 16, 17, 22, kk

59, 88, 91, 95, 131 maço 116, d o e s 12, ^+6, 91,103, 105 k. Gavetas - Gaveta 20, maço 15; Gaveta 15, maço 2k 5» Leis - Livros 2, 3 e h

6. Padrões e Doações de Filine I - Livros 5, 9, 11, 13, 17 e 29

7. Doações,Ofícios e Mercês de Filipe II -Livros 2, 1^, 18, 21, 37, 38 8. Padrões, Doações e Ofícios de Filipe III - Livros 1, 9, 11, 15, 22,

23, 26, 30, 31, 39 9. Privilégios de Filipe I_- Livros 1 e 2

10. Privilégios de Filipe II - Livros 1, 2, 3 e k 11. Privilégios de Filipe III- Livros 1 e 2

VI - ARQUIVO DISTRITAL DE ÉVORA

1. Actas da Câmara - Livros 10, 11 e 12 2. Originais da Câmara - Livros' 1 e 12 3» Livro da Receita e Despesa (l6l9)

(19)

-21-VII - ARQUIVO MUNICIPAL DE VILA DO CONDE

Livros das Sessões 7 (1579 - 1586)

8 (1587 - 159*0

9 (1595 - 1601)

13 (I63O - I638)

VIII - BIBLIOTECA DA AJUDA

Desembargo do Paço - Manuscritos kk - XIV

kk - XIV

kk - XIV

kk - XIV

IX - BIBLIOTECA PÚBLICA DE ÉVORA

C6dice CV/2-1, fis. 152 - Carta de D. João I obrigando-se com o

Bis-po e Cabido do Porto

Códice CIX/1-15, fl 56 - Resposta da Câmara de Évora à carta de

Lis-boa (1609)

fl 57v. - Resposta da Câmara do Porto à Câmara de

Lisboa sobre a vinda de Sua Magestade

C6dice CIIl/2-19 - Annaes de Portugal (1Q Tomo)

X - BIBLIOTECA PÏÏBLICA MUNICIPAL DO PORTO

Manuscrito 121 - Livro das eleições dos Coutos do Mosteiro de

San-to Tirso e S. João da Foz (1591)

Manuscrito 2l8 - Índice do Traslado de outro que está no Cartório

da Cidade do Porto a aue chamão - Grande - o qual

foi copiado de Documentos da Torre do Tombo em

1453

3; kk - XIV - k

5; kk - XIV - 6

7; kk - XIV - 8

9; kk - XIV - 10

(20)

-22-3. Manuscrito 259 4. Manuscrito k99 5. Manuscrito 558 6. Manuscrito 677 7. Manuscrito 779 8. Manuscrito 78O 9. Manuscrito 807 10» Manuscrito 85I

- índice do chamado Livro Antigo do Cartório da Câ-mara do Porto

- Leis diversas

- Collecção Chronologica de Leys antigas tiradas de alguns Cartórios do Reyno (1448 - l602)

- Monumentos nacionaes de muita estima e preço em que se comprehendem as Copias dos originaes Alvarás Pro-vizoeus Ordens que estão registradas nos Livros da Camará desta Cidade do Porto mandados juntar e re-colher por Sylvio Mondano (Ano 1797 a 1798) - Legislação diversa

- Legislação diversa

- Index dos livros das Provizoens e Cartas

- Cartas várias de reis, principes e imperadores,

Con-11. Manuscrito 1231 - Livro de Receita e Despesa da obra do Sacrário do Sanctisimo Sacramento da See (1632)

12. Manuscrito 1259 - Inventairo do Ouro, Prata, Ornametos Tapeçaria E de todas.as mais cousas que ao presente forão achadas nesta See do Porto conforme ao Inventairo que dantes fez o Snor Bispo Ayres da Silva e cousas que de novo acresceram Anno de 1579

13. Manuscritos 1269 a 1275 - Apontamentos para a verdadeira História an-tiga e moderna da Cidade do Porto ... por Henrique Duarte e Souza Reys

14. Manuscrito 1290 - Collecção de leis relativas à administração

munici-pal e com especialidade das que dizem respeito à do Concelho do Porto por Henrique Duarte e Souza Reys

(21)

-23-15. Manuscrito I589

16. Manuscrito l*f22

Discurso Histórico, Jurídico, Crítico e Políti-co sobre a Governança EPolíti-conómica, Civil e Munici-pal princiMunici-palmente da Cidade do Porto e refle-xões sobre as posturas da mesma Cidade por A.R.F, I838

" este livro hê dos acórdãos que se fizerão e reformarão no anno de I587..."

17» Manuscrito l*f22 (85 e 86) - Patente em que vão incorporados os ca-pítulos que os três Estados destes Reinos apre-sentaram a S. Mag.de nas Cortes de Tomar de I58I com respostas do Rei

18. Manuscrito 1759 (2*0 - Collecção da maior parte da legislação sobre Cameras até ao ano de 1820 extrahida por António d'Almeida anno de I826

XI

1 - C o r t e s do Reyno

ARQUIVO DA A S S E O L E I A DA REPÚBLICA

Porti .igal collegidas de Cartórios públicos pele

Lente de Diplomática Desembargador João Pedro Ribeiro,tomo VII.

B) FONTES IMPRESSAS PRIMARIAS

BARROS,Doutor João de,Geographia d'Entre Douro e Minho e ^ras-os-Mpntes Collecção de Manuscritos Inéditos agora dados à Estampa - vol. V - Porto,1919

CARNEIRO,Manuel Borges,Mappa Chronologico das leis.e mais disposições de direito português,publicadas desde I6O3 até l8i7.com um suplemento. Lisboa,I8l8

-Resumo chronologico das leis mais úteis no foro e uso da vida civil £. . .J 3 vol.s,Lisboa,l8l8-l820

Constituições Synodaes do Bis p ado do porto ordenadas pello muyto Illustre

& reverendíssimo Senhor Dom frey Marcos de Lisboa B is p o do dito

(22)

-Zh-Corpus Codicum Latinorum et Portugalensium eorum qui in Arghivo Municipali Portucalensi asservantur antiquissimorum iussu Curiae Municipalis editum

Vol. I - Diplomata, Chartae et Inquisitiones, Porto, 1911 -1912. Vol. II- Autos e Sentença de dúvidas e ,-jurisdicção entre o Bispo e

a Cidade, Porto, 1917.

Vol.III- Livro da Contenda entre a Cidade e o Conde de Penaguiam, Porto,191^ - 1915.

Vol. IV- Livro 19 das Chapas, Porto, 1938 -1952 Vol. V - Livro 2Q das Chapas, Porto, 1953 - 1961.

COUTO, Pe. Luís de Sousa, Origem das Procissões da Cidade do Porto, com sub-notas , Prefácio e Apêndice de A. Magalhães Basto, Porto, 1936. CUNHA, D. Rodrigo da, Catalogo e. Historia dos Bispos do Porto, Porto, I623. DIAS, Licenceado Francisco, Memórias quinhentistas dura procurador del-Rel

no Porto cos prefação e notas finais de A. de Magalhães Basto, Por-to, 1937.

Documentos do Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Lisboa. Livros de Reis, VI, Lisboa, 1962.

Inventario dos Livros de Matricula dos Moradores da Casa Real, ed. do Ar-quivo Nacional da Torre do Tombo, 2 vol.s, Lisboa, 1911 - 1917. LAVANHA, João Baptista, Viagem da Catholica Real Majestade del-Rei D.

Fi-lipe II, Madrid, 1622.

LEÃO, Duarte Nunez de, Descripção do Reino de Portugal, Lisboa,l6l0.

- Leis Extravagentes collegidas e relatadas pelo licenciado f.. .lpj?_r mandado do muito alto e muito poderoso Rei Dom Sebastião Nosso Senhor, Lisboa, I569.

MANESCAL, António. Systema, ou colleçrão dos regimentos reaes. Cada hum com seu indice separado. Contém os regimentos pertencentes à adminis-tração da fazenda real f". . .} 2 tomos, Lisboa, 1718 - 172^.

MORAIS, Cristóvão Allão ds, Pedatura Lusitana (Nobiliário das famílias de Portugal) publicado por Alexandre Vasconcelos, António Cruz e Eu-génio da Cunha e Freitas, 12 vol.s, Porto, 19^+3 - 1948.

(23)

-25-NOVAES, Manuel Pereira de,I. Parte -Anacrisis historial; II Parte - Epis-copologio, vol. IV da Colecção de Manuscritos Inéditos agora dados à estampa, Porto, 19i8.

OLIVEIRA, Eduardo Freire de, Elementos para a Hi.qf.6ria do Município de Lisboa, vol.s I a IV, Lisboa, 1882 - I889.

Ordenaçoens do Senhor Key D. Manuel. Collecção da Legislação Antiga e Mo-derna do Reino de Portugal, Coimbra, 1797.

Ordenações e Leis do Reino de Portugal, recopiladas per mandado delRei D. Philippe o primeiro, Collecção da Legislação Antiga e Moder-na do Reino de Portugal, Parte II, 12& ed., Coimbra, I85O.

Privilégios dos cidadãos da Cidade do Pnrto, concedidos & confirmados

pellos Reys destes Reynos e agora novamente por el Rey dom Phe-lippe II, nosso Senhor, Porto, l6ll.

Regimento dos encabeçamentos das Sizas deste Reyno mandado imprimir pelo Conselho da Fazenda, Lisboa, 1674.

Regimento dos oficiais das Cidades, Vilas e Lugares destes reinos. Edição fac-similada do texto impresso por Valentim Fernandes em 1504 e neste ano de 1955 reimpresso pela Fundação da Casa de Bragança com prefácio do Professor Doutor Marcelo Caetano, Lisboa, 1955. SILVA, José Justino de Andrade e, Collecção Chronologica da Legislação

Portugueza compilada e anotada por ... I605 - 1612. Lisboa, 1854

I62O - 1627. Lisboa, I855 1627 - 1655. Lisboa, 1855 1634 - 1640. Lisboa, I855

SOARES, Pêro Roíz, Memorial, leitura e revisão de M. Lopes de Almeida, Coim-bra., 1953.

SOUSA, José Roberto Monteiro de Campos Coelho e, Systema e Collecção dos Regimentos Reaes. 6 vol.s, Lisboa, I783-I79I.

(24)

-26-G) OUTRAS FONTES E BIBLIOGRAFIA

Actas de las I Jornadas de Metodologia aplicada de las Ciências Históricas III - História Moderna, Vigo, 1975.

Actas del I Symposium de Historia de la Administracign,Madrid, 1970. Actas del II Simpósio de Historia de la Administracign, Madrid, 1971. ALBUQUERQUE, Ruy de, As Represálias. Estudo de História do Direito

Portu-guês (sees XV e XVI), vol. I e vol. II (tomo I ) , Lisboa, 1972.

ALMEIDA, Fortunato de, História da Igreja em Portugal, 2a ed. dirigida por

Damião Peres, II vol., Porto, 1966.

- História das Instituições em Portugal, 2a ed., Porto, 1903.

- História de Portugal, tomo IV, Coimbra, 1926.

ALMEIDA, José Gaspar de, Inventário do Cartório do Cabido da Sé do Porto e dos cartórios anexos, Porto, 1935»

ALVES, Joaquim J.B. Ferreira, Algumas obras seiscentistas no Convento de Corpus Christi, V.N. de Gaia, 1984 (Sep. de "Gaya", vol. II, 1984). AMARO, José Emídio, Francisco de Lucena. Sua vida, martírio. Subsídios

pa-ra a História do Reinado de D. João IV, Lisboa, 1945.

ANDPADTC. A. Monteiro ^»- Plantas ant-io-a=! >ía r ^ ^ o i3/-,^4-^ I OÍL^ fn^t n-n~_ cumentos e Memórias para a História do Porto").

ANES, Gonzalo, El Antiguo Regimen; Los Borbones, História de Espana Alfagua-ra IV, Madrid, 1975.

ARRAIS, Frei Amador, Diálogos, Selecção, prefácio e notas de Fidelino de Figueiredo, Lisboa, 1944.

AZEVEDO, Pe. Agostinho de, A Terra da Maia. Subsídios para a sua Monogra-fia, Porto, 1939.

AZEVEDO, Carlos de, A cidade do Porto nos relatórios das visitas "ad limina" do Arquivo do Vaticano in "Revista de História", II, Porto, 1979, pp. 175 - 204.

AZEVEDO, João Lúcio de, Elementos para a história económica de Portugal (séculos XII a XVII),Introdução de Jorge Borges de Macedo,Lisboa, 1967.

(25)

-27-- Hist6ria dos Cristãos Novos Portugueses, 2& ed., Lisboa, 1975. AZEVEDO, Rogério, 0 Porto desde a Proto-Hist6ria á época do Infante

D.Hen-rique, Porto, I960.

BALBI, Adrien, Essai Statistique sur le Royaume de Portugal et d'Algarve comparé aux autres États de l'Europe et suivi d'un coup d'oeil sur l'état actuel des sciences, des lettres et des beaux-arts parmi les portugais des deux hémisphères, Paris, 1822.

- Variétés Politico-Statistiques sur la Monarchie Portugaise, Lisboa, 1822.

BARREIRO, Dr. José do, Monografia de Paredes, Porto, 1922.

BARREIROS, EngQ Guilherme Bonfim, Aspectos arqueológicos e artísticos da Cidade do Porto, Prefácio de J.A. Pinto Ferreira, Porto, s/ d. BARROS, Henrique da Gama, História da Administração Publica eia Portugal

nos séculos XII a XV, 2a ed,. dirigida por Torquato de Sousa Soares,

11 Tomos, Lisboa, 1945 - 1954.

BASTO,A. de Magalhães, Alguns Documentos do Arquivo Municipal do Porto que fornecem subsídios para a História da Cidade de Lisboa,Porto,1947,

(Col. Documentos e Memórias para a História do Porto)

- Apontamentos para um dicionário de Artistas e Artífices que tra-balharam, no Porto do século XV ao século XVIII, Porto, s/d. (Col. Documentos e Memórias para a História do Porto).

- Breve (um) apontamento para a História do Ensino Humanístico no Porto, Porto, 1957.

- Da participação dos Mesteres no Governo Municipal do Porto, Lis-boa, I956.

- Diversos (os) Paços do Concelho da Cidade do Porto, Porto, I937. - Estudos Portuenses, vol. I, Porto 1962

vol. II, Porto 1965

- História da Santa Casa da Misericórdia do Porto, 2 vol.s, Porto,

193^ - 1964.

- Livro Antigo de Cartas e Provisões dos Senhores Reis D. Afonso V D. João II e D. Manuel I - do Arquivo Municipal do Porto. Prefácio e notas de A. de Magalhães Basto, Porto, s/d. (Col. Documentos e Memórias para a História do Porto)

(26)

-28-- Memória Histérica da Academia Politécnica do Porto, Porto, 1937» - Moralidade e costumes portuenses do século XVI, Porto, 1925» - Poeira dos Arquivos, Porto, 1935*

- 0 Porto de ontem e de hoje na vida económica nacional, Porto, 1938.

- Q Porto e a era dos Descobrimentos,Barcelos, 1932.

- 0 Porto e a sua evolução sobre o aspecto sanitário, Porto, 1936. - Os Portuenses no Renascimento, Gaia, 1931»

- Silva de História e Arte (Notícias Portucalenses) Porto, 19^5»

- Sumário de Antiguidades da gui nobre cidade do Porto, 2a ed.,

Porto, 19^2.

- "Vereaqoens" Anos de 1390 - 1393 com Comentário e notas de ... reedição, Porto, s/d.(Gol. Documentos e Memórias para a História do Porto);

BASTOS, Carlos, Nova Monografia do Porto organizada por *.., Porto, 1938. BEIRANTE, Maria Angela V. da Rocha, Santarém Quinhentista, Lisboa, 198l. BENEYTO, Juan, Apuntes sobre las relaciones entre Jurisdiccion y Adminis-trador, en la Espana moderna in "Annali delia Fondazione ita-liana per la Storia administrativa" Kilano, num. 1 (196^) pp.297-306.

BENEYTO PEREZ, Juan, Historia de la administración espanola e hispano-ame-ricana, Madrid, 1958.

BENNASSAR, Bartolomó, La America Espanola y la America Portuguesa, siglos XVI - XVIII, Madrid, I980 (trad, do francês).

- Valladolid en el siglo de oro. Una ciudad de Castilha y su entorno agrário en el siglo XVI, Valladolid, 1983, (trad, do francês).

(27)

-29-BENNASSAR, M.B., JACQUART, J., LEBRUN, F., DENIS, M., BLAYAU, N., História Moderna, Madrid, 1980 (trad, do francês dos 3 volumes referen-tes aos séculos XVI, XVII e XVIII).

BERCE, Yves-Marie, Revoltes et révolutions dans l'Europe moderne (XVIe-XVIII

Siècles), Paris, 1980.

- Notes sur le procédés de recouvrement au XVII Siècle in La Fiscalité et ses implications sociales en Italie et en France

aux XVIIe et XVIII Siècles, Roma, 1980.

BIRABEN, Jean-Noel, Les Hommes et la Peste en France et dans les Pays Euro-péens et Méditerranéens, 2'vol.s, Paris, 1975 - 1976.

BLUTEAU, Rafael, Vocabulário Portuguez e latino aulico, anatómico, archi-tectonico, bellico, botânico, Coimbra, 1712.

BORDES, Maurice, L'Administration Provinciale et Municipale en France au

XVIIIe Siècle, Paris,1972.

BORGES, Major António José G.G., Histeria da Polícia do Porto, Porto, 1980. BOUTRUCHE, Robert, Bordeaux de 1^+53 a 1715, Bordeaux, 1966 in Histoire de

Bordeaux, sob a direcção de Gh. Higounet.

BRAGA, Alberto Vieira, Administração seiscentista do Município vimaranense, Guimarães, 1953.

BRAUDEL, Fernand, El Mediterrâneo y el mundo mediterrâneo en la época de Felipe ÍI, 2 vol.s, 1« reimpressão, Madrid, 1980 (trad, do francês).

BRUNO, Sampaio, Portuenses ilustres, 3 vol.s, Porto, 1907.

CAB0URDIN,Guy, Terre et Hommes en Lorraine 1530 - I635.T0UI0ÍS et comté de Vaudémont, 2 vol.s, Nancy, 1977.

CAETANO, Marcelo, A Administração Municipal de Lisboa durante a 13- dinastia (1179 - 1383), 2« ed., Lisboa, 1981.

- A antiga organização dos mesteres da Cidade de Lisboa, Lis-boa, 19^+2

(28)

-30-- 0 Município em Portugal... in "Revista Municipal de Lisboa", Ano I, nQ if, 19't-O.

CARDOSO, Pe. Luiz - Diccionario geográfico,ou noticia histórica de todas as cidades, villas, lugares,e aldeãs, rios, ribeiras, e serras dos reynos de Portugal, e Algarve, com todas as cousas raras,que nelles se encontrão, assim antigas, como modernas ..* 2 vol*s, Lisboa, 17^7 - 1751.

CARVALHO, A.L. de, Os mesteres de Guimarães, 7 vol.s, Guimarães, 1939 -- 1951.

CARVALHO, Augusto da Silva, Epidemiologia Portuguesa, Hist6ria da Lepra em Portugal, Porto,1932.

- História da Medicina Portuguesa, Lisboa, 1929.

CARVALHO, José Adriano de Freitas, Gertrudes de Helfta e Espanha, Contri-buição para o estudo da histeria da espiritualidade peninsular nos séculos XVI e XVII, Porto, 19oI.

- Pauperising e sensibilidade social em Espanha nos fins do século XVI, Porto, 197^ (Sep. da "Revista da Faculdade de Letras",série de Filologia, vol. I, Porto, 1973)

CASTELO-BRANCO, Fernando, Lisboa seiscentista, Lisboa, 1956.

CASTILLO DE BOBADILLA, J.,Política para Corregidores y Senores de vasa-los fr. ;],reimpressão, Madrid, 1978 (ia ed. de 1597)

CASTRO, Armando de, Sabão (Indústria do), in Dicionário de História de Portugal, vol. Ill, Lisboa, 1971, pp. 703-705.

CASTRO, Aurora Teixeira de, Monografia da Cidade do Porto, Lisboa, 1926. Censual do Cabido da Se do Porto, Porto, 192^.

Censura sobre o Regimento do Juiz do Povo, Procuradores e Mesteres da Ca-sa dos Vinte e Quatro da Cidade do Porto, Londres, l8l4,

CHACCíí JIMENEZ, F., Murcia en la centúria del Quinientos, Murcia, 1979, CHAUNU, Pierre, La civilization de l'Europe classique, Paris, I966, CIPOLLA, Carlo M., História económica da Europa pré-industrial,Lisboa,

(29)

-31-C0N5TANT, Jean-Marie, Les idées politiques paysannes: étude comparée des cahiers de doléances (1376 - I789) in "Annales E.S.C.",Paris, Juillet- Août - 1982, pp. 717-728.

CORPEA, A. A. Mendes, A antiguidade do Porto, Lisboa, I936. - Fontes antiquitatum portucalensium, Porto, 19^0. - As origens da cidade do Porto, 2& ed., Porto, 1935.

CORREIA, Francisco António, Elementos de Direito Fiscal, Lisboa, 1913. CORTESÃO, Jaime, A economia da Restauração in Congresso do Mundo Portu-guês , vol. VII (Memórias e comunicações apresentadas ao Con-gresso de História da Monarquia Dualista e Restauração) Lis-boa, 1940.

- Os factores democráticos na formação de Portugal, 2<'1

ed.,Lis-boa, 1966.

COSTA, Pe. Agostinho Rebelo de, Descrição topográfica e histérica da Ci-dade do Porto, 23 ed., Porto, 19^5.

COSTA, Américo, Diccionario Chorographico de Portugal Continental e Insu-lar, 11 vol.s,Porto, 1929 - 19^8.

COSTA, António Carvalho da, Corografia Portuguesa e descripçam topogram fica do famoso reyno de Portugal, com as noticias das

funda-ções das cidades, villas, & lugares.... ,3 vol.s,Lisboa,1706-1712 COSTA, Francisco Barbosa de, Memórias Paroquiais, Vila Nova de Gaia, I983. COUTINHO, B. Xavier, Fontes e Chafarizes do Porto. A propósito de um

pro-blema de toponímia in "Boletim Cultural" da Câmara Municipal do Porto, vol. XXXII, fase. 3 - >t, Porto, 1969.

Crisis en Europa I56O-I66O, compilación de Trevor Aston, introdueción de Christopher Hill, Madrid, I983 (trad, do inglês).

CRUZ, António, Algumas observações sobre a vida económica e social da Ci-dade do Porto nas vésperas de Alcâcer-Quibir, Porto, I967. - Forais manuelinos da Cidade e Termo do Porto existentes no

Arquivo Municipal, Porto, 19^0.

- Geografia e Economia da Província do Minho nos fins do sécu-lo XVIII, (plano de descrição e subsídios de Custódio José Gomes de Vilas-Boas), Porto, 1970.

(30)

-32-- Da organização dos Mesteres,-32-- do Porto, Lisboa, s/d 32-- (Conferên-cia pronun(Conferên-ciada no Porto era 22.2.1956).

- Os Mesteres do Porto no século XV. Aspectos da aua actividade e taxas de ofícios mecânicos, Porto, IÇAo (sep. do"Boletim Cul-tural" da Câmara Municipal do Porto, vol. Ill, fase. 1)

_ Os Mesteres do Porto. Subsídios para a História das antigas Corporações dos ofícios mecânicos, vol. I, Porto, 19^3. - A Pragmática de l609. Aspectos da vida social do Porto

seis-centista in "Boletim Cultural" da Câmara Municipal do Porto, vol. V, fase. 1, Porto, 19^2.

- 0 Porto na génese dos Descobrimentos, Porto, i960.

_ 0 Porto nas navegações e na Expansão, 23 ed., Lisboa, I983.

- O Porto Seiscentista.Subsídios para a sua História, Porto, 19^3 (Col. Documentos e Memórias para a História do Porto). v^ ^ ^ ^ is^^i*^,^^, ^ ^ r . c o o a m a Y a u , r KJ L u u , J.y-r\j V^fcíp» Cie " Û O i e t i n i Cultural"da CM.Porto, vol. Ill, fase. ^f)

- As Sisas do Porto seiscentista, Porto, 1960.(sep, de "Biblio-theca Portucalensis", vol. Ill, Porto, 1959.

~ Tomé Tavares Carneiro, poeta portuense de seiscentos, Porto,

19*H.

- Velho burgo. Alguns aspectos, figuras e casos do Porto Antigo, Porto, 1953.

- Século e meio de grandeza e decadência (1500-I6zf0) in História

da Cidade do Porto, vol. II, Porto, 196^.

DANVILLA-, Alfonso, Felipe II y la sucesión de Portugal, Madrid, 1956, DAVID- PEYRE,Yvonne, La Peste et le mal vénérien dans la Littérature

Por-tugaise du XVIe et du XVIIe siècles, in "Arquivos do Centro

Cul-tural Português", vol. I, Paris, 1969, vol. II, Paris, 1970, vol. Ill, Paris, 1971.

DELUMEAU, Jean, La Peur en Occident (XIVe - XVIIIe siècles). Une cité

(31)

-33-Descrição do Concelho de Santo Tirso contida no Dicionário Geográfico de Portugal do Pe. Luic Cardoso, Porto,

1955-DEVÈZE, Michel, L'Espagne de Philippe IV (I62I-I665).Siècle d'or et de misère, 2 vol.s, Paris, 1970-1971.

DEYON, P., Etude sur la société urbaine au XVIIe siècle. Amiens,

Capita-le ProvinciaCapita-le, Paris, 1967.

DIAS, José Sebastião da Silva, Portugal e a Cultura Europeia (secs XVI a XVIII), Coimbra, 1953.

DIAS, Pedro A., História Política do Porto, Porto, 1896.

Dicionário de História da Igreja em Portugal, direcção de António Banha de Andrade e Fernando Jasmins Pereira,2 vol.s,Lisboa,I98O-I983 Dicionário de História de Portugal, dirigido por Joel Serrão, h vol.s,

Lisboa, I968-I97I.

DOMINGUEZ ORTIZ, Antonio, Alteraciones Andaluzas, Madrid, 1973.

- El Antiguo Regimen : los Reys Católicos y los Austrias,

História de Espana Alfaguara III, 5a ed., Madrid, 1978.

- Concesiones de votos en Cortes a ciudades castellanas en el siglo XVII in "Anuário de Historia dei Derecho Espariol" Madrid, XXX , 1961,pp. 175-186.

- Crisis y decadência de la Espana de los Austrias, 30 ed. Barcelona, 1973.

- Desde Carlos V a la Paz de los Pirineos 1517 - I66O, vol. IV de História de Espanha dirigida por Hugh Thomas y J.H. Parry, Barcelona, 197^.

- Los estran.jeros en la vida espanola durante el siglo XVII in "Estúdios de Historia Social de Espana, IV, 2, Madrid, I960.

- Politica y Hacienda de Felipe IV, 2a ed., Madrid,1983.

- La Socjedad espanola en el siglo XVII, 2 vols., Madrid, 1963-1970.

- Politica Fiscal y Cambio social en la Espana dei siglo XVII,Madrid,1984

(32)

-34-DREYFUS, F.G., Sociétés et mentalités a Mayence dans la seconde moitié du

XVIIIe Siècle. Paris, 1968

Duas cidades ao serviço de Portugal, Subsídios para o estudo das relações de Lisboa e Porto durante oito séculos, 2 vol.s, Porto, 1947. DULMEN, Richard van, Los inicios de la Europa moderna 1350-1648, Madrid,

1984 (trad, do alemão)

DURAND, Georges, Stats et institutions XVIe - XVIIIe Siècles, Paris, 1969.

ELLIOTT,J.H., e outros, Revoluciones y rebeliones de la Europa Moderna?

recop. e prólogo de Roland Forster e Jack P. Greene, Madrid, 1978(trad. do ingles).

ELLUL, Jacques, Histoire des Institutions. 4-XVI6- XVIIIe Siècles, Paris,

I969.

ESPANCA, Túlio, Cadernos de História e Arte Eborense.IX - Inventário des antigos arquivos da Câmara e do Real Celeiro comum de Svora,

fr. 1 nil. n u v WÍ. a. , i y t y .

FARIA, Manuel Severim de, Discursos vários políticos, Svora, 1624.

- Notícias de Portugal escritas por f. ..] acrescentadas pelo P. D. José Barbosa, 33 ed. aumentada por Joaquim Francisco Mon-teiro de Campos Coelho e Sousa,Lisboa, 1791.

FAVIER, René, L'Eglise et l'assistance en Dauphiné sous l'ancien régime: la vingt-quatrième des pauvres in"Revue d'histoire moderne et contemporaine, tome XXXI, Juillet - Septembre, Paris, 1984,

pp. 448-464.

FELGUEIRAS, Guilherme, Monografia de Matosinhos, Lisboa, 1958.

FERREIRA, Mons. J. Augusto, Memórias Archelogico-histSricas da Cidade do Porto, 2 vol.s, Braga, 1923-1924.

- Porto - origem histórica e principais monumentos (Catedral, Sinta Clara, S. Francisco de Cedofeita),Porto, 1928.

FERREIRA, J. A. Pinto, A Campanha de Sancho de Ávila em perseguição do Prior do Crato. Alguns documentos de Simancas com um estudo de r;..j , Porto, 1954.

(33)

-35-- A Cidade que viu nascer o Infante» 0 Porto na época Henriquina, Porto, 1963, (Sep. do "Boletim Cultural" da Câmara Municipal do Porto, vol. XXV - fase. 3/4).

- "índice Chronologico dos documentos mais notáveis que se achavão no Archivo da Illustrissima Camará da Cidade do Porto, quando por ordem regia o examinou no anno de 1793. o Conselheiro João Pedro Ribeiro natural da mesma cidade", prefaciado e acrescentado com as actuais cotas por ... , Porto, 1951.

- 0 Porto e a reridência dos Fidalgos, Porto, 19^9.

- Visitas de Saúde âs embarcações entradas na barra do Douro nos sé-culos XVI e XVII, Porto, 1977.(Col. Documentos e Memórias para a História do Porto).

FERREIRA, Simão Rodrigues, Antiguidades do Porto, Porto, I875.

FIGUEIREDO, J.A., Memoria sobre a origem dos nossos juizes de fora, in Memorias de Litteratura Por.tugueza, publicadas pela Academia Real das Sciencias de Lisboa, Tomo I, Lisboa, 1792.

FIGUEIREDO, Dr. José da Silva, Os Peninsulares nas "Guildas" de Flandres, (Bruges e Antuérpia), Lisboa, 194l.

FONSECA,Alvaro Baltasar Moreira da,Apontamentos históricos sobre o Douro e sobre a preparação do vinho do Porto in "Anais do ^nstituto do Vi-nho do Porto",Porto,194l

FONTES, Dr. Adriano, Contribuição para a hygiene do Porto. Analyse sanitá-ria do seu abastecimento em água potável. I - Estudo dos mananciais de Paranhos e Salgueiros, Porto, 1908.

FRAGA IRIBARNE, Manuel,y BENEYTO PEREZ, Juan, La enajenación de ofícios publicas en su perspectiva histórica y sociológica, Madrid, 1964. FREIRE, A. Braamcamp, Povoação de Entre Doiro e Minho no XVI século in

"Archivo Histórico Portuguez',' vol. Ill, Lisboa, 1905, pp. 241-273. FREIRE, António de Oliveira, Descripçam corografica do reyno de Portugal,

que contem huma exacta relaçam de suas províncias, comarcas, cida-des, villas, freguezias ... , Lisboa, 1739-1755.

(34)

-36-FREITAS, Eugénio Andrea da Cunha e, As Capelas de S. Domingos do Porto, Porto, 1939.

- 0 Convento novo de Santa Maria da Consolação (Padres Lóios), Porto, 1947.

- Familiares do Santo Ofício no Porto, Porto, 1979 (Sep. da "Revista da História",II, Porto, 1979).

- Portuenses na Corte in Duas cidades ao serviço de Portu-gal [,. ,J , vol. 2, Porto, 19*1-7.

GAMA, Arnaldo, Um Motim hâ cem anos, revisto e prefaciado por Fernando de Castro Pires de Lina, Porto, 1949.

GARCIA, Capitão Paulo Emílio de Figueiredo, As Barreiras da Cidade do Por-to, PorPor-to, 1946.

GARGIA-GALLO,Alfonso, La division de las competências administrativas en Espana en la edad moderna in Actas dei II Symposium Historia de la Administración. Madrid, 1971.

GARCIA MARIN, J., La burocracia castellana bajo los Austrias, Sevilha,1977 GARCIA MERCADAL, J. , Viajes, de extran.jeros por Espana y Portugal,

recopila-ción, traducción y notas por ... ,3vol.s, Madrid, 1952-62, GAYO, Felgueiras, Nobiliário das Famílias de Portugal, 15 vol.s, 28 Temos

Braga, 1938-1941.

GODINHO, Vitorino Magalhães, Os Descobrimentos e a Economia Mundial, 2S ed., 4 vol.s, Lisboa, 198I-I983.

" Ensaios. II, Sobre História de Portugal. 2a ed., Lisboa,

1978.

" estrutura da Antiga Sociedade portuguesa, 33 ed., Lisboa, 1977.

" Finanças Públicas e Estruturas do Estado, in Dicionário de História de Portugal, vol. II, Lisboa, 1971.

" Sociedade portuguesa in Dicionário de História de Portugal. vol. IV, Lisboa, 1971.

(35)

-37-GONÇALVES, Flávio, Arte importada e artistas estrangeiros nos portos de Entre-Minho-e-Douro, Matosinhos, 1978 (Sep. do"Boletim da Biblioteca Municipal de Matosinhos',' nO 22, Matosinhos, 1978)

GONZALEZ ALONSOfB., El Corregidor castellano. Madrid, 1970.

- Sobre el Estado y la Administraci6n de la Corona de Cas-tilla en el Antiguo Regimen, Madrid, I98I.

GOUBERT, Pierre, L'Ancien Régime, 1 - La Société; 2 - Les Pouvoirs, Paris,

1973.

- Les villes d'Europe â l'époque moderne in"Revista de His-teria',* IV, Porto, 1981

GUEDES, Armando Marques, Esboço da História da Cidade do Porto, Porto,

1958.

GUEDES, Padre Baltazar, Breve relação da fundação do Colégio dos Meninos Órfãos de Na sa da Graça sito fora da Porta do Olival des-ta Cidade do Porto, introdução de A. de Magalhães Basto, Porto, 1951.

GUERRA, Luis de Bivar, Inventário dos Processos da Inquisição de Coimbra, 2 vol.s, Paris, 1972.

GUERREIRO, Manuel Viegas, e MAGALHÃES, Joaquim Romero, Duas Descrições do Algarve do século XVI, apresentação, leitura, notas e glossá-rio de[i..~] , in "Cadernos da Revista de Histeria Económica e Social", 3, Lisboa, I983.

GUICHARD, François, Porto, La ville dans sa région. Contribution à l'étude de l'organisation de l'espace dans le Portugal du Nord,Bor-deaux, I983 (policopiado).

GUIMARÃES, Fernando, 0 Porto na Restauração. Subsídios para a sua História documentos coligidos por ... , Prefácio de A. de Magalhães Basto, I Tomo, (1640-1644), Porto, 19^1,(col."Documentos e Memórias para a História do Porto").

GUTTON, J.-P., La société et les pauvres en Europe (XVIe- XVIIIeSiècles),

(36)

-38-HERCULANO,Alexandre,Tumultos de Evora in"0 Panorama",números 136 e 137 respectivamente de 7.12.1839 e lA.i2.l839 ^transcrito em Tri-centenário das Alterações de Évora.Évora.1937

HERRERA GARCIA,Antonio,Juicios de residência y Oficiales conce.jiles en el Algarafe sevilhano - segunda mitad dei XVII in "Anales de la Universidad Hispalense",Sevilha,i960,pp. ifl-62

HESPANHA,Antonio Manuel,História das Instituições.Spocas medieval e moder-na, Coimbra, 1982

HIGOÏÏNET,Charles - ver BOUTRUCHE,Robert.

HILDESHSIMER,Françoise,Prévention de la neste et attitudes mentales en

France au XVIIIe siècle in"Eevue Historique",tomo CCLXV,

Paris,1981,pp. 65-79

-La_p_rotection sanitaire des côtes françaises au XVIIIe siècle

in "Revue d'Histoire Moderne et Contemporaine " , tomo XXVII Juillet-Septembre 1980,pp. hhj>-kG7

Histoire de la France urbaine sous la direction de Georges Duby - tomo 3 La ville classique de la Renaissance aux Révolutions,volume di-rigé par Emmanuel Le Roy Ladurie,Paris,198l

História da Cidade do Porto,segundo plano de A.Magalhães Basto e dir. de Damião Peres e António Cruz,3 vol.s,Porto,I962-I965

História de Espana.dir^ por Manuel Tunon de Lara - vol, 5 -La Frustración

de un Império (1^76-171^).Madrid.1982

História de Portugal.dir. literária de Damião Peres,vol. V,Barcelos,1933 IRIA JUNIOR,Joaquim Alberto,0 Algarve sob o domínio dos Fjljpes in

Con-gresso do Mundo Português.vol. VI,Lisboa, 19^0,pp. 287-3IO-. JORGE,Ricardo,Demographia e Hygiene da Cidade do Porto,I- Clima,População ;

Mortalidade.Porto.l8qq

-Origens & Desenvolvimento da População do Porto.Notas histó-ricas e estatísticas.Porto.l8Q7

(37)

-39-- As Corporações dos Ofícios Mecânicos.Subsídios para a sua História, com o estudo do Prof. Doutor Marcelo Cae-tano, 2 vol.s, Lisboa, 19^3-1946.

- Direito Municipal. Faculdades legislativas e regulamen-tarias dos Municípios, Lisboa, 1959.

- Estudos de Direito Municipal.As Posturas, Lisboa, 1938 LAPEYRS, Henri, Las Monarquias europeas dei siglo XVI.Las relaciones

in-ternacionales, Barcelona, 1969. (trad, do francês)

- L'organization municipale de la ville de Valence

(Espa-gne) aux XVIe et XVIIe Siècles, in "Annales de la Faculté

des lettres et Sciences Humaines de Nice", nQs 9-10,Nice, 1969, pp. 127-137.

LARQUIË, Claude, L'Alphabétisation à Madrid en I65O in "Revue d'Histoire moderne et contemporaine", tomo XXVIII - Jan.-Mar.,Paris, 1981, pp. 132-157.'

LEAL, Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho, Portugal Antigo e Moder-no, vol.s VI eVII,Lisboa, I875-I876.

LEBRUN, François, A vida conjugal no Antigo Regime, prefácio de Fernando de Sonsa, Lisboa, 1983.

LEITÃO, Joaquim, Cortes do Reino de Portugal. Inventário da documentação existente servindo de Catálogo da Exposição documental e biblio-iconogrâfica dirigida por f. . ."], Lisboa, 19*f0.

LEMOS, Maximiliano de, Histeria da Medicina em Portugal. Doutrinas e Insti-tuições, 2 vol.s, Lisboa, 1899.

LIMA, Luís Caetano de, Geografia Histórica de todos os Estados soberanos da Europa, Lisboa, 173^-1736.

LIMA, Luís de Torres de , Compendio das mais notáveis cousas que no reyno de Portugal acontecerão desde a perda de El Rey D. Sebastião até o anno de 1627, com outras cousas tocantes ao bom governo & diversidade de Estados, composto por [ . . . ] , Lisboa, I630.

(38)

-ífO-LOBO, António de Sousa Silva da Gosta, História da Sociedade em Portugal no século XV e outros estudos históricos, rééd., Lisboa, 1979.

~ Origens do Sebastianismo. História e perfiguração dramá-tica, prefácio de Eduardo Lourenço, Lisboa, I982.

LOBO, Francisco Rodrigues,. Corte na Aldeia e Noites de Inverno, prefácio e notas de Afonso Lopes Vieira, 3a ed., Lisboa, 1972.

LOUREIRO, José Pinto, Corsários em Buarcos, in "Album Figueirense",ano II, Figueira da Foz, I935-I936.

- Ainda os corsários na costa in "Album Figueirense", ano II, Figueira da Foz, 1935-1936.

- Monopólio do sabão e as saboarias de Coimbra in "Arquivo Coimbrão",vol. XIV, Coimbra, 1956.

LUBLINSKAYA, A.D., La crisis del siglo XVII y la Sociedad del absolutis-mo, Barcelona, 1979 (trad, do russo).

LYNCH, John, Espana ba.jo los Austrias. 1 - Império y absolutismo (I5I6-I59S)

2 - Espana y America (1598-1700), 3a ed., Barcelona, 1975

(trad, do inglês).

M A C E D O , J o r g e Borsres d e . A b s o l u t i s m o in ni(>innár'i'n Aa ÍÍ-ÍO + A>.-Í^ A ~ pn~4- T

vol. I, Lisboa, 1971.

- Burguesia - na época moderna in Dicionário de História de Portugal, vol. I, Lisboa, 1971.

- Nobreza - na época moderna in Dicionário de História de Portugal, vol. Ill, Lisboa, I968I

- Ver SILVA, Luiz Augusto Rebello da,

MACHADO, António de Sousa, As origens da Cidade do Porto, Porto, I956. MADAIL, A.G. da Rocha, Notícia e Índice do Livro dos registos da Câmara da

vila de Aveiro 1581-1792 in "Arquivo do Distrito de Aveiro", vol. XXXIII, Aveiro, I967.

(39)

-41-MAGALHÃES, Joaquim Romero, I637; motins da fome in "Biblos", vol.LII, Coimbra, 1976, pp. 319-333.

- Razões imediatas das Alterações de Além-Tejo (I637) in "Seara Nova", nQ 1533, Lisboa, 1973.

- Para o estudo do Algarve económico durante o século XVI, Lisboa, I97O.

MANDROU, Robert, Introduction à la France Moderne, Essai de Psychologie Historique (1500-1640), Paris, I96I.

MARANON, Gregório, El Conde Duque de Olivares.La pasión de mandar.Madrid. 1936.

MARAVALL, José António, Estado Moderno y Mentalidad Social (siglos XV a XVII), 2 vol.s, Iiadrid, 1972.

- La oposición politica bajo los Austrias, Barcelona,1972. - Poder, honor y élites en el siglo XVII, Madrid, 1979. - Utopia e reformismo en la Espana de los Austrias,Madrid, 1982.

MARÇAL, Horácio, S. Veríssimo de Paranhos (freguesia da Cidade do Porto). Subsídios para a sua monografia. Porto, s/d.

MARSCH, José M. (S.J.), Ninez y .juventud de Felipe II, 2 Tomos, Madrid, 1941-1942.

MARQUES, A. H. de Oliveira, Histeria de Portugal desde os tempos mais an-tigos até ao Governo do Sr. Pinheiro de Azevedo,6a ed., 2 vol.s, Lisboa, 1976.

- Uma descrição de Portugal em I578-8O in "Nova História" século XVI, Lisboa, 1984.

~ A Sociedade Medieval Portuguesa, 3a ed.,Lisboa, 1974. - Pesos e Medidas in Dicionário de História de Portugal, vol. Ill, Lisboa,1968.

MARQUES, João, 0 Retrato de Portugal Castelhano de Frei Luís da Natividade no âmbito da parenética autonomista da década de 1630-1640,

i n Actas do Congresso Histórico de Guimarães e sua

(40)

-42-- A Parenética Portuguesa e a Restauração (l640-42--l668). A 42-- Revol-ta e a menRevol-talidade, 2 vol.s, Porto, 1983,(policopiado).

MARQUES, José, A Administração Municipal de Vila do Conde, em l466,Bra-ga, 1983.

-A Arquidiocese de Braga no século XV, 2 vol.s, Porto, 198l, (po-licopiado

- Património régio na Cidade do Porto e seu Termo nos finais do século XV (Subsídios para o seu estudo)in"Revista de Histó-ria",Eli, Porto, 1980.

MATTOS, Armando de, As armas da Cidade do Porto, Porto, 1929. - 0 Barco Rabelo, Porto, 19^0.

MATT0S0, José, Ordem de Cister in Dicionário de História de Portugal, I vol., Lisboa, 1971.

- Ver S. T0MÃ3, Frei Leão de,

MAURO, Frédéric, Etudes économiques sur l'expansion portugaise (1500-1900), Paris, 1970.

-Le Portugal et 1 ' Atlantique au ;-IVUe Siècle (1570-1670) 3tude

économique,Paris,i960

-Porto et le Brésil in "Revista de História",H:,Porto ,1979

MEIRELLES, António da Cunha Vieira de, Memorias de epidemiologia portugue-sa, Coimbra, 1866.

MENDES, Cónego Alves, 0 Priorado de Cedofeita, Porto, l88l.

MEREA, Manuel Paulo, A administração local e as instituições municipais in História de Portugal, dir. de Damião Peres, vol. II, Barcelos,

-Organização Social e administração publica in História de

Por-tugal, T9l4 II,.Barcelos, 1939.

MIRA, M. Ferreira de, História da Medicina Portuguesa, Lisboa, 19^7 MOLAS RIBALTA, Pedro, La Historia Social de la Administración in

Histo-ria Social de la Administracion Espafíola. Estúdios sobre los siglos XVII y XVIII, Barcelona, 1980.

(41)

-*3-MOLLAT,Michel,Histoire de Rouen,Toulouse,1979

MORENO,Humberto Baguero,A vagabundagem nos fins da •'"dade Média

portugue-sa,Lisboa,1977 (Sep. de "Anais",II série,vol. 24,Tomo II,da ACa ^

demia Portuguesa da História).

-Herculano e a HistSria Social e económica,Ljsboa,1977 (Sej>. de

Alexandre Herculano à luz do nosso Tempo da Ac a cje mia -^ortuguesa

de História)

MORALES PADPQN,F.,Historia de Sevilha.III.La Ciudad del Quinientos, Sevilha, 1977

MOÏÏRA,Álvaro de Mendonça Gomes de,Alguns Séculos de Administração

Sanitá-ria.Subsidio para a sua Hjgtória na cidade do Porto e seu Termo

in "Boletim de Assistência Social",n.os 29/30 a 35/36,Lisboa,

1945

MOUSNIER,Roland, Fureurs Paysannes.Les Paysans dans les révoltes du XVIIe

Siècle (France,Russie,Chine),Paris,1967

-As Hierarquias sociais.De 1450 aos nossos dias.Lisboa.1974 (trad, do francês)

-Les Institutions de la France sous la Monarchie absolue,2 vol.s, Paris,1974-1980

-La Plume.la Faucille e t l e Marteau.Institutions et So cje té en

France du Mpyen-Age à la Révolution,Paris.1970

-La vénalité des Offices sous Henri IV et Louis XIII.2a

ed.,Pa-ris, 1971

~ L o s siglos XVI y XVII. El progreso de la civilización europea

y la decadência de Oriente (1492-1715).2a ed.,Barcelona,I98I

(trad, do francês)

NAZARETH,J. Manuel e SOUSA,Fernando de,corn a colaboração de M.L. Rocha

Pin-to,A Demografia portuguesa em finais do An t i g o Regime.Aspectos

socio-demogrâficos de Goruche in"Cadernos da Revista de

Histo-ria económica e social",nO 4,Lisboa,1983

NEVES,Francisco Ferreira,Livro dos Acordos da Câmara de Aveiro de I58O. Subsídio para o estudo da vida municipal e nacional portul^esa. Aveiro,1971.

(42)

-hk-OLIVEIRA, Ant6nio de, Joaquim Veríssimo Serrão ­ Uma estimativa da popu­

lação portuguesa em l6*f0, Lisboa, 1975 in "Revista Portu­

guesa de História", XV, Coimbra, 1975 (recensão crítica).

­Levantamentos populares do Algarve em l637­l658«A repres­

são, Coimbra, 1984 (Sep. da "Revista Portuguesa de Histó­

ria, Tomo XX).

­ Levantamentos populares no Arcebispado de Braga em I635­

­I637 in "Bracara Augusta", vol. XXXIV, II Tomo, Braga,

I980.

­ 0 Motim dos Estudantes de Coimbra contra os cristãos­novos

em I63O, Coimbra, 198l (Sep. de"Biblos" LVIl).

­ A vida económica e social de Coimbra de 1537 a l640,2 vol.s,

Coimbra, 1971­1972.

OLIVEIRA, Aurélio de Araújo, A Abadia de Tibães e o seu domínio (I63O­I68O)

Estudo social e económico, Porto, 197^.

­ A Abadia de Tibães I63O/8O­I813. Propriedade, exploração

e produção agrícolas no vale do Cávado durante o antigo

regime, 2 vol.s, Porto, 1979 (policopiado).

­ Contabilidades Monásticas e nrodução agrícola durante o ■ 1 is õ _

antigo regime. Cs Dxziiiiùa du Mosteiro de Santo Tirso lo26 ­

­I82I in Actas do Colóquio de História local e regional,

Santo Tirso, 1982.

­ Contribuição para o estudo das revoltas e motins populares

em Portugal durante a época moderna. As sublevações de

Viana do Castelo em I636, Porto, 1979 (policopiado).

­ Vinhos de Cima­Douro na primeira metade do sec. XVII.A

primeira grande questão vinícola do Douro in "Gaya", II,

Vila Nova de Gaia, 1984.

OLIVEIRA, Aurélio de, e GARCIA LOMBARDSRO, Jaime, Alguns dados em torno das

relações económicas entre Porto ­ sua região e a Galiza na

época moderna séculos XVII e XVIII in "Revista de História",

(43)

-45-OLIVEIRA., Camilo de, O Concelho de Gondomar (Apontamentos monográficos) 10 vol., reed., Porto, 1983.

OLIVEIRA, J.M. Pereira de, Directrizes viárias do desenvolvimento urbano do Porto in "Revista de HistôriaVIII, Porto, I98O.

- 0 espaço urbano do Porto.Condições naturais e desenvolvimen-to, Coimbra, 1973.

- Trabalhos de Geografia e História, Coimbra, 1975.

OLIVEIRA, Pe. Miguel de, Kist6ria Eclesiástica de Portugal, 3a ed., Lis-boa, 1958.

PASSOS, Carlos de, Os Brios Portuenses em 1580 e l640. Lisboa,19^3.

- 0 Campo de Mi.javelhas e a Quinta do Reimão, Porto, 1955(Sep. do "Boletim Cultural" da C.M. do Porto, XVIII, Fase.s 1-2). - Guia Hist6rica e Artística do Porto, Porto, 1935.

- Lembranças da Terra, Porto, 1919.

- As muralhas do Porto. Da circunvallação gasca e da circunval-lação fernandina, Coimbra, 1921.

PENNINGTON, D. H., Europa en el siglo XVII, Madrid, 1973 (trad, do ingles) PEREIRA, Firmino, 0 Porto d'outros tempos (Notas históricas,

memórias,re-cordações), Porto, 191^.

PEREIRA, Gabriel, Estudos Eborenses - As vésperas da Restauração, I e II, Évora, 1886-1887.

PERES, Damião e CRUZ, António, História da Cidade do Porto, 3 vol.s, Porto, I962-I965.

- História de Portugal, Barcelos, 1928-1981.

PEREZ, Joseph, La revolución de las Comunidades de Castilla (1520-1521) 2a ed., Madrid, 1977.

PILLORGET, René, GUIRAL, Pierre, et AGULHON, Maurice, Guide de l'Etudiant en Histoire Moderne et Contemporaine, Paris, 1971.

(44)

-46-PINA, Luís de, A medicina Portuense no século XV in"Studium Générale", vol. VII, Porto, I960.

PINTO, Cónego António Ferreira, 0 Cabido da Sé do Porto. Subsídios para a sua História, Porto, 19^0 (Col. Documentos e Memórias para a História do Porto).

PINTO, J.M.P., Apontamentos para a História da Cidade do Porto, Porto, I869.

PORSHNEV, Boris, Los levantamientos populares en Francia en el siglo XVII, Madrid, 1973 (trad, do francês).

Privilégios dos Cidadãos da Cidade do Porto, Porto, 1878.

RAMOS, Luís A. de Oliveira, Questões e comentários sobre D. Rodrigo da Cunha (1577-16^-5) in "Bracara Augusta", XXXIII, n°s 75-76, Braga, 1979.

- 0 Porto e as origens do liberalismo (Subsídios e observa-ções), Porto, I98O.

RAU, Virgínia, Os Brandões do Porto. Uma Fortuna do século XV, Porto,1959. - Feiras Medievais portuguesas. Subsídios para o seu estudo,

23 ed., Lisboa, 1982.

T*1!^ T* 4- 11 y i Q o I T l f r i n ï > i n T i - î J T Î C ÍTÍ a v i n l i ^ n ' j n n ^ r * f 11 . T i l a c e t v i Í"\ o i ^ / * n 1 ^> VTJ" T T

in "Revista Portuguesa de História", Tomo VIII, Coimbra, 1959.

REBELO, Diogo Lopes, Do Governo da República pelo Rei (De Republica gu-bernanda per regem), reprodução faesimilada da edição de 14-96, introd. e notas do Doutor Artur Moreira de Sá,Lisboa, 1951.

REIS, Henrique Duarte e Sousa, Apontamentos para a História do Governo Mi-litar do Porto até ao século XIX, prefaciado e anotado por António Augusto Ferreira da Cruz, Porto, s/d.

RIBEIRO, João Pedro, Memórias sobre as fontes do Código Philipnino in "Memorias da Literatura Portugueza, 22 ed., Tomo II, Lis-boa, 1869.

(45)

-47-- Memoria sobro a subdivisão das correições no reinado do Senhor D. João III e cadastro das Províncias a oue se procedeo no mesmo reinado in "Jornal de Coimbra", vol. VI, n°- XXV, Lisboa,

l8l4.

- Dissertações cronológicas e criticas sobre a historia e ju-risprudência ecclesiastica e civil de Portugal, Tomos III e IV, Lisboa, I8l3, 1819-1829.

RIBEIRO, José Silvestre,'Historia dos Estabelecimentos Scientificos Litte-rarios e Artísticos de Portugal nos successivos reinados da Monarchia, Tomo I, Lisboa, 1871.

RIBEIRO, Orlando, Introduções geográficas à Histeria de Portugal. Estudo crítico, Lisboa, 1977.

- Milho in Dicionário de História de Portugal, vol. Ill,Lis-boa, 1968.

ROCHA, Manuel António Coelho da, Ensaio sobre a História do Governo e da Legislação de Portugal, Coimbra, l84l.

RODRIGUES, Adriano Vasco, Judeus portugueses no desenvolvimento económico dos portos atlânticos na época moderna in "Revista de Histó-ria", II, Porto, 1979.

RODRIGUES, Francisco, S.J., História da Companhia de Jesus na Assistência de Portugal. Tomo II, vol, I e Tomo III, Porto, 1938-19^4. RODRIGUES, Maria Teresa Campos, Aspectos da Administração Municipal de

Lisboa no século XV. Lisboa, s/d.

ROMON, Christian, Le monde des pauvres à Paris au XVIIIe Siècle in

"Anna-les E. S.C.", Juillet-Août, Paris, I982.

SALES, Pe. Ernesto, Cortes de Lisboa em 31 de Janeiro de 158?. para .ju-ramento do Principe D. Filippe, filho de el-rei D. Filippe I de Portugal in "Revistadë História", n° k5, Lifcboa, 1923. SANCHEZ RIVERO, Angel, y SANCHES RIVERO, Angela Mariutti, Viaje de

Cos-me de Médicis por Espafia y Portugal (1668-1669), ëdicion y notas por £ . JJ , Madrid, s/d.

(46)

-48-SANTAEÊM, 2Q Visconde de, Memorias para a Historia e Theoria das Cortes Geraes que en Portugal se celebrarão pelos Très Estados do Reino, IS e 2? partes, Lisboa, I828.

SANTOS, Cândido dos, Alguns aspectos da demografia portuense durante o antigo regime in "Revista de História',' II, Porto, 1979. - 0 Censual da Mitra do Porto. Subsídios para o estudo da

Dio-cese nas vésperas do Concílio de Trento, Porto, 1973. _ Os Jerónimos em Portugal» Das origens aos fins do século

XVII, Porto, I98O.

- A população do Porto de 1700 a 1820. Contribuição para o es-tudo da demografia urbana in "Revista de História", I,Por-to, 1978.

SANTOS, Eugénio dos, 0 Oratório no Norte de Portugal. Contribuição para o estudo da história religiosa e social, Porto, 1932.

SARAIVA, José H., Evolução Histórica dos Municípios Portuguese s,Lisboa, 1937.

SCHNEIDER, Reinhold, Felipe II o Religion y poder, Madrid, 19^3 (trad, do alemão) .

SÉRGIO-, António, Antologia dos Economist-s Portugueses (século XVII),se-lecção, prefácio e notas de ... , Lisboa, 197^.

SERRÃO, Joaquim Veríssimo, A concessão do foro de cidade em Portugal dos séculos XII ao XIX, Lisboa, 1973 (sep. de Portugaliae His-tórica, vol. I, Lisboa, 1973).

- História de Portugal, vol. IV - Governo dos Reis Espanhóis I38O-I6A-O, Lisboa, 1979.

- A historiografia portuguesa» Doutrina e crítica, vol.II, Lisboa, 1973.

- 0 Reinado de D. António, Prior do Crato, vol.I,1530-1582, Coimbra, 1956.

- 0 surto regional português na legislação dos Filipes (Í58I-I625), Lisboa, 1975.

(47)

-49-SERRÃO, Vi tor, 0 maneirismo e o estatuto social dos pintores portugueses, Lisboa, I983.

SILBERT, Albert, Le Portugal Méditerranéen à la fin de l'Ancien Régime

XVIII - début du XIXL Siècle, Contribution â l'histoire

agraire comparée, 3 vol.s, Lisboa , 1978.

SILVA, Francisco Ribeiro da, 0 Bisr;p do Porto e os sucessos

político-mi-litares de 1380,in "Humanidades", nQ 2, Porto, I982. - 0 Concelho de Gaia na primeira metade do século XVII :

instituições e níveis de alfabetização dos funcinarios in "Gaya", vol. 2°, V. N. de Gaia, 1984.

-0 corso inglês e as populações do litoral lusitano(13SO-l6ztO)

in Actas do Col6quio "Santos Graça" de Etnografia marítima, P6voa de Varzim, 1985.

- A criação das Paróquias de S. Nicolau e de RS S& da Vitó-ria (I383)» Aspectos socio-economicos e religiosos da épo-ca, Porto, 198^.

- Os Motins do Porto de 1737 (novas perspectivas) in Pombal Revisitado, 10 vol., Lisboa, 1984.

- Níveis de alfabetização dos oficiais administrativos e ju-diciais dos concelhos de Refojos de Riba d'Ave e da Maia na primeira metade do século XVII in Actas do Colóquio de História local e regional, Santo Tirso, 198l.

- A participação do Porto nas Cortes de Lisboa de lSl9 in

"Boletim Cultural" da Câmara Municipal do PortD, 2a série,

vol. I, Porto, I983.

- Pirataria e Corso sobre o Porto.Aspectos seiscentistas in "Revista de História", II, Porto, 1979.

- Porto e Galiza: embarcações galegas no transporte de vinho do Douro (1622-1626) in"Lucerna" - Homenagem a D. Domingos de Pinho Brandão, Porto, 1984.

(48)

-50--Temores do gomem portuense do primeiro quartel do século XVII.

I»A doença e a peste.ASPectos sanitários in "Revista de fí

istô-ria",I,Porto,1978

SILVA,J. Gentil da,Marchandises et Finances.II Lettres de Lisbonne -I563-I578.Paris.1959

SILVA, Luís Augusto Rebelo da, História de Portugal nos séculos XVII e '

XVIII, prefácio e introdução de Jorge Borges de Macedo,5 vol.s, Lisboa, 1971.

" Mearia sobre a população e a agricultura je Portugal desde a fundação -da, monarphia atél865.Lisboa ,1 868 .

SOARES, Torquato de Sousa, A organização municipal do Porto no tempo do Infante D. Henrique in "Studium Générale", vol. VII, Porto, I960 (número especial dedicado ao Infante D. Henrique). - A repres_entação_do_s mesteres na Câmara do Porto durante o

sé-çulo_J(V in " Estudos", ano XV, Coimbra, I938.

" Subsídios para o estudo_da organização municipal da cidade do 5££l2^HHll£_^^l5^JiÍdia, Barcelos, 1935.

" Apontamentos p^ra_o_estudo da origem das instituições munici-p_ais_ portuguesas, Lisboa, 1931.

SOUSA, Armindo de, Conflitos entre n R-i s ™ e a r.prr,R~a A - x>n* +

C* \JL\J x ' o r t o nos meados do século XV, Porto, 1983.(Sep. do"3oletim Cultural" da C.M.do Porto, 2S série, vol. I, Porto, I983).

SOUSA, Fernando de, 0 Clero da Diocese do Porto ao tempo das Constituin-tes, in "Revista de Histeria", II, Porto, 1979.

- Ver LEBRUN, François - Ver NAZARETH: J. Manuel

SOUSA, Ivo Carneiro de, e AMORIM, Maria Inês, Inventário da documentação régia dos "Livros _ do s originais" do Cartório do^bido_da_SjJ -do Porto, Porto, 1981.

STRADLING, R.A. , ] Í H I ^ £ Í L J L J ! 1 _ J L Ê ^ ^

1580-1720. Madrid, 1981,(trad, do inglês).

"Studium Generals", vol. VII, (número especial dedicado ao Infante D. Hen-rique}, Porto, I960.

Referências

Documentos relacionados

Deste modo, o autor defende que as estruturas sociais são, ao mesmo tempo, condicionadas e condicionantes das ações; enquanto os indivíduos se apresentam como

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

No âmbito da sua atividade de controlo de operações de concentração de empresas, a AdC adotou, durante o ano de 2016, um total de 63 decisões finais e uma decisão de passagem

Observou-se uma redução na velocidade curvilínea, na integridade de membrana pelo método de eosina-nigrosina e no potencial mitocondrial apenas no grupo filtrado, entre os tempos

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um

Neste estudo, serão produzidos filmes biodegradáveis a partir de blendas de zeína com poli (álcool vinílico), utilizando etilenoglicol como plastificante e ácido

O planejamento fatorial foi aplicado satisfatoriamente para a otimização dos parâmetros da técnica de voltametria linear de redisso- lução anódica no desenvolvimento