• Nenhum resultado encontrado

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA

6º ANO

ANO LETIVO 2015/2016

Sérgio Manuel Ribeiro da Silva

(2)

Índice

Introdução ... 1

Corpo de Trabalho ... 1

Medicina Geral e Familiar ... 1

Pediatria ... 2

Ginecologia e Obstetrícia ... 2

Saúde Mental ... 3

Medicina Interna ... 4

Cirurgia Geral ... 4

Estágio Opcional de Cardiologia... 5

Elementos Valorativos ... 5

Reflexão Crítica ... 6

Anexos ... 9

ANEXO I ... 10

ANEXO II ... 11

ANEXO III ... 12

ANEXO IV ... 13

ANEXO V ... 14

ANEXO VI ... 15

ANEXO VII... 16

(3)

1

Introdução

O estágio profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) tem como objetivo último a progressiva aquisição de autonomia e segurança, necessárias para o ingresso no Internato Médico, num processo de transição e crescimento para o exercício da profissão médica.

O presente relatório visa documentar as atividades desenvolvidas nos vários estágios parcelares, bem como apresentar uma reflexão crítica acerca das competências e conhecimentos adquiridos. Este encontra-se divido em 4 componentes: introdução com objetivos do relatório e respetiva estrutura; corpo do trabalho com os objetivos primordiais propostos e atividades realizadas em cada estágio parcelar; elementos valorativos, secção que enumera as atividades extracurriculares; e reflexão crítica onde abordo o meu desempenho ao longo do ano e o valor dos estágios para a minha formação médica.

Corpo de Trabalho

O estágio profissionalizante consiste num sistema rotativo de 6 estágios parcelares, os quais foram frequentados pela ordem seguidamente apresentada. Além destes, menciono ainda o estágio opcional de Cardiologia.

Medicina Geral e Familiar

O estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar (MGF) decorreu na Unidade de Saúde Familiar (USF) de Santo Contestável sob a tutela da Dr.ª Catarina Empis, no período de 14 de setembro a 9 de outubro de 2015.

(4)

2

Durante este estágio participei em várias consultas - Planeamento Familiar, Saúde Infantil e Juvenil, Saúde do Adulto, Saúde Materna, Consulta Aberta e Domiciliária – conhecendo desta forma o âmbito de cada uma delas. Pela primeira vez foi-me dada a possibilidade de fazer consultas sozinho, com a supervisão da minha tutora, onde realizei a anamnese, exame objetivo, interpretei exames complementares de diagnóstico, elaborei hipóteses de diagnóstico e propus esquemas terapêuticos.

Pediatria

O estágio parcelar de Pediatria decorreu no Hospital Dona Estefânia sob a tutela da Dr.ª Ana Casimiro, no período compreendido entre 12 de outubro e 6 de novembro de 2015.

O objetivo global deste estágio foi a compreensão da Pediatria como uma Medicina integral de um grupo etário, desde a conceção até à adolescência. Neste sentido, os objetivos específicos consistiam em: adquirir e consolidar conhecimentos relativamente às patologias pediátricas mais frequentes; adquirir e desenvolver competências práticas; e melhorar capacidades de comunicação com a criança ou adolescente, assim como com os seus pais.

Durante este estágio participei ativamente em diferentes vertentes práticas, nomeadamente: consulta de Pneumologia, enfermaria do serviço de Pneumologia, serviço de urgência, consulta de Imunoalergologia e consulta de Gastroenterologia. Além disto, estive presente em várias reuniões científicas e sessões formativas. O estágio culminou com a apresentação de um trabalho de grupo intitulado “Nevos Melanocíticos”.

Ginecologia e Obstetrícia

(5)

3

Entre os objetivos propostos para este estágio constavam a sedimentação de conhecimentos, atitudes e capacidades já adquiridas, bem como a aquisição de competências indispensáveis à boa prática médica. Estas competências incluíam: colheita de história clínica; realização de exame objetivo; solicitação de meios complementares de diagnóstico; identificação de problemas que impliquem referenciação; e participação em ambulatório, internamento, bloco operatório e serviço de urgência / bloco de partos.

Durante o estágio participei em várias atividades incluídas em diferentes vertentes práticas, nomeadamente: consultas de Obstetrícia (de alto risco, de gravidez FIV e de diabetes); enfermaria de Medicina Materno-Fetal e de Puerpério; ecografia ginecológica; Procriação Medicamente Assistida; serviço de urgência; bloco de partos; e bloco operatório como 2º ajudante. Assisti ainda a sessões teóricas, das quais realço o Curso de Menopausa

“Terapêutica Hormonal: para quem, quando e como?”.

Elaborei e apresentei o seminário intitulado “Diagnóstico e Tratamento de Vasa Prévia”.

Saúde Mental

O estágio parcelar de Saúde Mental decorreu nas Consultas Comunitárias de Cascais, num período compreendido entre 7 de dezembro de 2015 e 15 de janeiro de 2016, interrompido por duas semanas de férias de Natal.

Os objetivos gerais deste estágio parcelar consistiram em: promover o desenvolvimento dos conhecimentos e das capacidades de diagnóstico e intervenção clínica em Psiquiatria e Saúde Mental; proporcionar contacto com a atividade de investigação e integrar uma equipa multidisciplinar; sensibilizar para os aspetos de Saúde Pública e de organização dos cuidados de Saúde Mental em Portugal.

(6)

4

da Dr.ª Dóris Reis e na segunda semana participei nas consultas de Pedopsiquiatria da Dr.ª Graciete Carvalho. Além das consultas, onde pude colher a anamnese e elaborar hipóteses de diagnóstico e propostas terapêuticas, assisti às respetivas reuniões de Serviço no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.

Medicina Interna

O estágio parcelar de Medicina Interna foi realizado no Hospital Santo António dos Capuchos entre os dias 25 de janeiro e 18 de março de 2016 sob a tutela da Dr.ª Cristina Costa.

Os objetivos gerais estabelecidos foram: adquirir competências teóricas e práticas na área da Medicina Interna; assumir autonomia e responsabilidade progressiva na avaliação, diagnóstico e prescrição de medidas terapêuticas para as situações clínicas mais prevalentes; e identificar e hierarquizar as situações clínicas de maior emergência.

As atividades realizadas foram desenvolvidas em contexto de serviço de urgência, mas principalmente na enfermaria. Nesta última, pude acompanhar a evolução de diferentes doentes, colher a anamnese, realizar o exame objetivo, elaborar hipóteses de diagnóstico, pedir exames complementares de diagnósticos, propor alterações no esquema terapêutico, realizar diários clínicos e notas de entrada e de alta. Participei também nas reuniões de serviço onde apresentei a evolução da situação clínica de alguns doentes. Além disto, assisti às sessões clínicas semanais do serviço e elaborei uma apresentação individual, “

Abordagem ao Doente com Diarreia Crónica”, e uma de grupo, “Interações Medicamentosas”.

No contexto da formação teórica, assisti aos seminários inseridos neste estágio e lecionados na NMS/FCM.

Cirurgia Geral

(7)

5

Os objetivos principais estabelecidos foram: contactar com a prática clínica cirúrgica em meio hospitalar, visando a consolidação dos conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares anteriores, bem como a aquisição e desenvolvimento de novos conhecimentos e competências; saber avaliar corretamente as situações clínicas mais comuns; determinar as prioridades de atuação e estabelecer as medidas essenciais para a sua resolução adequada.

O estágio iniciou-se com uma semana de sessões teóricas e teórico-práticas no Hospital Beatriz Ângelo (HBA), à qual se seguiu a componente prática de 7 semanas. Nesta última, frequentei diferentes áreas da prestação de cuidados, o que me permitiu consciencializar-me da real abrangência dos cuidados médico-cirúrgicos do doente no contexto de Cirurgia Geral, entre elas: atendimento médico permanente, Anestesiologia e Cirurgia Geral. A última componente decompunha-se em: consultas externas, pequena cirurgia, serviço de internamento, reuniões multidisciplinares e bloco operatório onde participei em diversas cirurgias.

Participei no mini-congresso de Cirurgia Geral com o tema Multidisciplinaridade no

Bloco”.

Estágio Opcional de Cardiologia

O estágio opcional representou a possibilidade de explorar uma área pela qual sempre nutri interesse e que representa uma hipótese de especialidade a seguir. Durante este estágio observei a realização de exames complementares de diagnóstico e participei nas atividades desenvolvidas na enfermaria e consulta de Cardiologia.

Elementos Valorativos

(8)

6

qual aprendi muito, contribuindo para a formação de colegas mais novos. Menciono também o CEMEF realizado no Verão 2015 (ver ANEXO IV) em Imagiologia por acreditar que a capacidade de interpretar exames de imagem é uma aptidão transversal à prática da Medicina e que os conhecimentos adquiridos me foram úteis no estágio profissionalizante.

Mencionarei agora as atividades em que me envolvi este ano letivo, começando pelas 28.as Jornadas de Cardiologia do Hospital Egas Moniz que decorreram no Hotel Vila Galé

Ópera em Lisboa (ver ANEXO V), nos dias 16 e 17 de outubro de 2015. De 23 a 26 de abril de 2016 participei no Congresso Português de Cardiologia 2016, que decorreu no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura (ver ANEXO VI). Frequentei as 4.as Jornadas do

Departamento de Cirurgia do HBA que decorreram nos dias 6 e 7 de maio de 2016 no HBA (ver ANEXO VII). Participei ainda nas 1.as Jornadas Académicas de Ginecologia e

Obstetrícia do CHLC_NMS-FCM realizadas no dia 28 de maio de 2016, no Hospital Dona Estefânia (ver ANEXO VIII).

Reflexão Crítica

Chegado ao fim o 6º ano profissionalizante do Mestrado Integrado em Medicina, o qual visa envolver os estudantes na atividade clínica, tornando-os membros ativos da equipa prestadora de cuidados de saúde, considero que a globalidade dos objetivos propostos foi alcançada. Nesta secção começarei por fazer uma apreciação dos estágios parcelares individualmente e posteriormente uma apreciação e balanço global do estágio profissionalizante.

(9)

7

que a grande maioria dos objetivos foi alcançada, o que se deveu à boa integração na USF e à exploração das várias valências que o estágio me oferecia.

O estágio de Pediatria marcou-me pela sua dimensão humana, muito presente no contacto com casos de grande gravidade que limitavam a qualidade de vida das crianças e dos pais, situações que provam que o Médico deve ser muito mais que um mero técnico. Além disto, pude compreender a complexidade e especificidade de toda uma faixa etária pouco estudada ao longo do curso. Fica o desejo de contactar com mais especialidades pediátricas para conhecer a real abrangência dos cuidados prestados em Pediatria.

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia permitiu-me melhorar o raciocínio clínico, identificar o diagnóstico mais provável em cada caso, e a abordagem mais adequada. Pude realizar vários procedimentos práticos, nomeadamente exame ginecológico e obstétrico e colher citologias, mas sinto que não foram realizados em número suficiente para me conferir a segurança e autonomia que desejava.

O estágio de Saúde Mental teve como pontos positivos a possibilidade de contactar com duas realidades diferentes, a Psiquiatria de Adultos e Pedopsiquiatria, o que me permitiu conhecer as patologias mais prevalentes em cada uma delas, bem como as abordagens mais adequadas. Também me consciencializei de quanto o estigma social é uma fonte de sofrimento para estes doentes, conduzindo muitas vezes ao isolamento. Como ponto negativo refiro a impossibilidade de contactar com o serviço de urgência e desta forma conhecer a fase aguda das patologias.

(10)

8

campo onde surgiram mais dúvidas e dificuldades, principalmente nas doses e esquemas de administração.

O estágio de Cirurgia Geral permitiu-me participar nas atividades clínicas do dia-a-dia de um Cirurgião Geral, nomeadamente nas cirurgias, algo que não foi possível nos anos anteriores. Além de contactar com as técnicas cirúrgicas, pude compreender os receios dos doentes relativamente à cirurgia, receios estes que devem ser abordados e esclarecidos.

Realizando uma avaliação global sinto que alcancei a maioria dos objetivos propostos para os diferentes estágios parcelares, bem como a base de conhecimentos coerentes associada a um adequado conjunto de valores, atitudes e aptidões definidos como meta para o estudante que conclui a formação médica pré-graduada, em “O Licenciado Médico

em Portugal”. Como já referido neste relatório, a terapêutica foi o campo de conhecimentos

onde me senti menos à vontade e onde apresentei mais dúvidas, nomeadamente no que se refere à posologia adequada para cada caso. No entanto, tenho presente que a constante busca pelo conhecimento e atualização dos conhecimentos já adquiridos são um pilar basilar para a prestação de cuidados de saúde de excelência que visam sempre os melhores resultados para o doente. Dito isto, considero que esta limitação e outras que encontrarei serão superadas com empenho e dedicação, que pretendo demonstrar ao longo da minha carreira médica.

(11)

9

(12)

10

(13)

11

(14)

12

(15)

13

(16)

14

(17)

15

(18)

16

(19)

17

Referências

Documentos relacionados

Os saberes docentes podem ser considerados as experiências vindas da formação, de programas de ensino, dos conteúdos disciplinares, da concepção de educação, além

Para cada um dos agentes bloqueadores foram selecionadas as resinas que conferiam melhor flexibilidade aos painéis de cortiça e foram realizados ensaios de tração de modo a avaliar a

O objetivo deste estudo foi verificar algumas características físico-químicas de frações separadas por peneiração de quatro amostras de farinhas de trigo Tipo 1,

Muitos rituais, a nível familiar, são dedicados a estes mesmos kami, no entanto, ao contrário da maior parte, Amaterasu Ōmikami não só é considerada uma

Este estágio teve como objetivos gerais o contacto próximo com a prática clínica cirúrgica. em meio hospitalar, a aplicação de conhecimentos adquiridos

Este estágio, tinha como principais objectivos (tanto curriculares como pessoais): associar conhecimentos adquiridos à boa prática clínica; conhecer as principais

That quantity is calculated according to the total lead time of a process (from the supplier to the customer) plus safety stock (if necessary), multiplied by the daily

Esta fonte de receita das plataformas online é conhecida como sponsored search auctions, position auctions (lei- lões de posições) ou keyword auctions, e funciona do seguinte modo: