• Nenhum resultado encontrado

Amor Jesus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Amor Jesus"

Copied!
53
0
0

Texto

(1)

Amor Jesus

Sermão nº 338

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Jan/2020

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892

Amor a Jesus / Charles H. Spurgeon Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves Rio de Janeiro, 2020.

53p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Amor. 4. Graça I. Título.

CDD 252

(3)

3

“Ó tu a quem ama a minha alma.” (Cântico de Salomão 1:7)

Se a vida de um cristão pode ser comparada a um sacrifício, então a humildade escava a base do altar; a oração traz as pedras lapidadas e as amontoa uma sobre a outra; a penitência enche a trincheira ao redor do altar com água; a obediência coloca a madeira em ordem - a fé suplica ao Jeová-Jireh e coloca a vítima sobre o altar. Mas o sacrifício, mesmo assim, é incompleto, pois onde está o fogo? O amor, somente o amor, pode consumar o sacrifício, suprindo o fogo necessário do céu. O que nos falta em nossa piedade, como é indispensável que tenhamos fé em Cristo, é absolutamente necessário que tenhamos amor a Ele. Aquele coração que é desprovido de um amor sincero a Jesus certamente ainda está morto em delitos e pecados. E se alguém se aventurasse a afirmar que tinha fé em Cristo, mas não tinha amor a Ele, nós também nos aventuramos a afirmar tão positivamente que sua religião era vã! Talvez a maior necessidade da religião dos tempos seja o amor. Às vezes, ao olhar para o mundo em geral, e para a Igreja que está muito em seu seio, estou inclinado a pensar que a Igreja tem luz, mas falta fogo. Ela tem algum grau de fé verdadeira, conhecimento claro, e muito além do que é

(4)

4

precioso, mas ela carece, em grande medida, daquele amor ardente com o qual ela uma vez, como uma virgem casta, andou com Cristo através do fogo do martírio; quando ela mostrou a Ele seu amor insaciável nas catacumbas da cidade e nas cavernas das rochas - quando as neves dos Alpes podiam testemunhar a pureza virginal do amor dos santos pela mancha roxa que marcava o derramamento de sangue em defesa do nosso Senhor que sangrava - sangue que havia sido derramado em defesa daquele que, embora não tivessem visto o Seu rosto,

“adoravam incessantemente”. Esta é minha tarefa agradável esta manhã para despertar suas mentes puras, que você, como parte da Igreja de Cristo, possa sentir algo em seus corações hoje de amor a Ele, e possa ser capaz de se dirigir a Ele não apenas sob o título "Você em quem minha alma confia", mas "Você quem minha alma ama".

No último domingo, se você se lembrar, nós nos dedicamos à fé simples e tentamos pregar o evangelho aos ímpios. Na hora atual nós nos dedicaremos às chamas puras do amor, nascidas do Espírito e divinas.

Ao olhar para o meu texto, passarei a considerá- lo assim:

(5)

5

Primeiro, ouviremos a retórica dos lábios quando a lermos aqui com estas palavras: “Ó Tu, a quem ama a minha alma.” Observaremos então a lógica do coração, que nos justificaria ao dar tal título como este a Cristo. Chegarei então, em terceiro lugar, a algo que até supera a retórica ou a lógica - a demonstração absoluta da vida cotidiana; e oro para que possamos provar constantemente por nossos atos que Jesus Cristo é Aquele a quem nossa alma ama.

I. Primeiro, então, o título amoroso de nosso texto deve ser considerado como expressando a RETÓRICA DOS LÁBIOS. O texto chama a Cristo:

“Tu a quem ama a minha alma”. Vamos pegar este título e dissecá-lo um pouco. Uma das primeiras coisas que nos impressionarão quando chegarmos a vê-lo é a realidade do amor que é aqui expresso. Realidade, digo - compreendendo o termo "real", não em contradição com o que é mentiroso e fictício - mas em contraste com o que é obscuro e indistinto. Você não percebe que a esposa aqui fala de Cristo como alguém que ela sabia existir?

Não como uma abstração, mas como uma pessoa. Ela fala dEle como uma pessoa real:

“Você a quem ama a minha alma”. Ora, estas parecem ser as palavras de alguém que O pressiona ao peito, que O vê com os olhos, que O segue com os pés, quem sabe que Ele é, e que Ele

(6)

6

recompensará o amor que diligentemente O busca. Irmãos e irmãs, muitas vezes há uma grande deficiência em nosso amor a Jesus. Nós não percebemos a pessoa de Cristo. Pensamos em Cristo e então amamos a concepção que formamos dEle. Mas, quão poucos cristãos veem seu Senhor como sendo uma pessoa tão real quanto nós mesmos - muito homem - um homem que poderia sofrer, um homem que poderia morrer, carne e sangue substancial - muito Deus tão real como se Ele não fosse invisível, e tão verdadeiramente existente como se nós pudéssemos vê-lo em nossas mentes.

Precisamos ter um Cristo real mais plenamente pregado e mais plenamente amado pela Igreja.

Nós falhamos em nosso amor porque Cristo não é real para nós como era para a Igreja primitiva.

A Igreja primitiva não pregou muita doutrina;

eles pregaram a Cristo. Eles tinham pouco a dizer sobre as verdades sobre Cristo; era o próprio Cristo - Suas mãos, Seus pés, Seu lado, Seus olhos, Sua cabeça, Sua coroa de espinhos, o vinagre, os cravos. O Cristo de Maria Madalena - em vez do Cristo do teólogo crítico!

Dá-me o corpo ferido da divindade, ao invés do mais sólido sistema de teologia! Deixe-me mostrar o que quero dizer. Suponhamos que uma criança seja tirada de sua mãe e você procure cultivar nela amor aos pais, constantemente imaginando diante dela a ideia

(7)

7

de uma mãe - e tentando dar a ela a ideia da relação de uma mãe com a criança. De fato, meus amigos, eu acho que você teria uma tarefa difícil de dar àquela criança o amor verdadeiro e real que ela deveria ter para com quem a suportasse! Mas dê a essa criança uma mãe;

deixe-a pendurar no peito daquela mãe; deixe-a derivar seu alimento de seu próprio coração - deixe-a ver aquela mãe; sentir essa mãe; colocar os bracinhos no pescoço real da mãe - e você não tem nenhuma tarefa difícil para amar a mãe.

Assim é com o cristão. Precisamos de Cristo - não um Cristo abstrato, doutrinário e representado - mas um verdadeiro Cristo! Eu posso pregar para você muitos por ano, e tentar infundir em suas almas um amor a Cristo; mas até que você possa sentir que Ele é um homem real, e uma pessoa real, realmente presente com você, e que você pode falar com Ele, falar com Ele e dizer-lhe de suas necessidades, você não alcançará prontamente um amor como o do texto, para que você possa dizer-lhe: "Você a quem minha alma ama." Eu quero que você sinta, cristão, que seu amor a Cristo não é um mero afeto piedoso, mas como você ama sua esposa, como você ama seus filhos, ama seus pais e ama a Cristo; que, embora o seu amor a Ele seja de um elenco mais refinado e um molde mais elevado, é tão real quanto a paixão mais terrena!

(8)

8

Deixe-me sugerir outra figura. Uma guerra está ocorrendo na Itália por liberdade. O próprio pensamento de liberdade enerva um soldado; o pensamento de liberdade faz de um homem um herói! Deixe-me ir e ficar no meio do exército, e pregar para eles o que os heróis devem ser, e que homens corajosos eles devem ser que lutam pela liberdade. Meus queridos amigos, a eloquência mais fervorosa pode ter pouco poder! Mas coloque no meio desses homens, Garibaldi – o heroísmo encarnado; coloque diante de seus olhos aquele homem digno - que parece um velho romano, recém-surgido de seu túmulo - eles veem diante deles o que significa liberdade, e o que é ousadia, que coragem pode tentar, e o que o heroísmo pode realizar! Pois lá está ele, e firmado por sua presença real, seus braços são fortes, suas espadas são afiadas, e correm para a batalha de uma só vez! Sua presença garante a vitória, porque eles percebem em sua presença o pensamento que torna os homens corajosos e fortes. Então a Igreja precisa sentir e ver um verdadeiro Cristo em seu meio! Não é a ideia de desinteresse; não é a ideia de devoção; não é a ideia de autoconsagração que tornará a Igreja poderosa - deve ser essa ideia encarnada, consolidada, personificada na existência real de um Cristo real no acampamento do exército do Senhor! Eu oro por você, e peço a você que ore por mim,

(9)

9

para que possamos, cada um de nós, ter um amor que nos revele o Cristo real, e que possa se dirigir a Ele como: “Você a quem minha alma ama.”

Mas, ainda, olhe para o texto, e você vai perceber outra coisa muito claramente. A Igreja, na expressão que ela usa em relação a Cristo, fala não apenas com a realização de Sua presença, mas com uma firme garantia de seu próprio amor. Muitos de vocês, que realmente amam a Cristo, raramente conseguem mais do que dizer: “Ó Tu a quem minha alma deseja amar! Ó Tu a quem espero que eu ame!” Mas esta frase não diz nada; este título não tem a sombra de uma dúvida ou um medo sobre ele - "Ó Tu a quem ama a minha alma!" Não é uma coisa feliz para um filho de Deus, quando ele sabe que ele ama a Cristo? Quando ele pode falar disso como uma questão de consciência? - uma coisa da qual ele não deve ser argumentado por todo o raciocínio de Satanás - uma coisa sobre a qual ele pode colocar a mão em seu coração e apelar para Jesus e dizer: “Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que eu te amo"? Eu digo, não é este um estado de espírito deleitável? Ou melhor, eu inverto a questão - não é esse triste e miserável estado de coração em que temos de falar de Jesus senão com afeição assegurada?

Ah, meus irmãos e irmãs, pode haver momentos

(10)

10

em que o coração mais amoroso possa, pelo próprio fato de amar intensamente e amar com sinceridade, duvidar de que ame de todo! Mas então esses tempos serão temporadas de grande busca da alma e noites de angústia. Aquele que verdadeiramente ama a Cristo nunca dará sono aos seus olhos, nem adormece nas suas pálpebras, quando está em dúvida sobre o seu coração pertencer a Jesus. “Não”, ele diz, “é um assunto muito precioso para eu questionar se sou o possuidor disso ou não; isso é uma coisa tão vital que não posso deixar acontecer comigo, ainda que por acaso. Não, eu devo saber se amo ou não o meu Senhor, se sou dele ou não.” Se eu estou falando esta manhã qualquer um que seja, que temem que eles não amem a Cristo, e ainda assim esperam que o amem, deixem-me implorar, meus queridos amigos, que não descansem contentes em seu atual estado de espírito! Nunca fique satisfeito até saber que está de pé sobre a rocha e até ter certeza de que realmente ama a Cristo. Imagine por um momento um dos apóstolos dizendo a Cristo que ele achava que o amava! Imagine por um momento que sua própria esposa lhe disse que esperava que amasse você. Igual ao seu filho no seu joelho dizendo: “Pai, às vezes acho que amo você”. Que coisa pungente de se dizer para você!

Você quase entenderia ele dizendo: "Eu te odeio". Porque, o que é isso? Ele, sobre quem

(11)

11

você assiste com cuidado, apenas pensa que ele ama você? Ela, que está no meu peito, duvida e faz questão de conjeturar se o coração dela é meu ou não? Oh, Deus nos livre de sonhar com algo assim em nossas relações normais de vida!

Então, como é que nos entregamos a isso em nossa piedade? Não é piedade doentia e sentimental? Não é um estado de coração doente que nos coloca em tal lugar? Não é mesmo um estado mortal de coração que nos deixaria descansar lá? Não, não nos satisfaçamos até que, pela plena obra do Espírito Santo, nos tornemos seguros e certos, e possamos dizer com uma língua que não sabe do evangelho: “Ó Tu a quem ama a minha alma.”

Agora observe algo mais igualmente digno de nossa atenção. A Igreja, a esposa, falando assim de seu Senhor, dirige nossos pensamentos não apenas para sua confiança de amor, mas para a unidade de suas afeições em relação a Cristo. Ela não tem dois amantes, ela tem apenas um. Ela não diz: “Oh, você, em quem meu coração está!”, Mas, “Oh você!” Ela tem apenas um após o qual seu coração está ofegante. Ela juntou suas afeições em um só pacote - ela as fez apenas uma afeição - e então, ela lançou esse feixe de mirra e especiarias sobre o peito de Cristo. Ele é para ela o "Completamente Encantador", a reunião de todos os amores que uma vez se desviaram para o exterior. Ela colocou diante do sol do seu

(12)

12

coração uma lente de aumento, que trouxe todo o seu amor a um foco, e tudo está concentrado com todo o seu calor e veemência sobre o próprio Cristo Jesus! Seu coração, que antes parecia uma fonte que enviava muitos riachos, agora se tornou como uma fonte que tem apenas um canal para suas águas. Ela parou todas as outras questões; ela cortou os outros canos, e agora, todo o fluxo em uma corrente forte corre em direção a Ele e a Ele, sozinho!

A igreja, no texto aqui, também não é adoradora de Deus e de Baal. Ela não é um servidor de horas, que tem um coração para todos os que chegam. Ela não é como a prostituta, cuja porta está aberta para todo viajante. Mas ela é uma casta, e ela não vê ninguém além de Cristo, e ela não conhece ninguém a quem sua alma deseja, mas seu Senhor crucificado. A esposa de um nobre persa, tendo sido convidada para estar presente na festa de casamento do rei Ciro, seu marido perguntou-lhe alegremente sobre seu retorno, se ela não achava o monarca do noivo um homem muito nobre. Sua resposta foi: "Não sei se ele é nobre ou não - meu marido estava tão diante de meus olhos, que não vi ninguém a seu lado - não vi beleza senão nele". Então, se você perguntar ao cristão em nosso texto, “Não é amável?” “Não”, ela responde, “meus olhos estão fixos em Cristo. Meu coração está tão

(13)

13

ocupado com Ele que não sei dizer se há beleza em outro lugar; sei que toda a beleza e todo o encanto se resumem nele.”

Sir Walter Raleigh costumava dizer: “Se todas as histórias de tiranos - a crueldade, o sangue, a luxúria, a infâmia - fossem todas esquecidas - todas essas histórias poderiam ser reescritas da vida de Henrique VIII.” E posso dizer, em contraste: “Se toda a bondade, todo o amor, toda a gentileza, toda a fidelidade que existiu pudesse ser apagada, eles poderiam todos sejam reescritos na história de Cristo”. Para o cristão, Cristo é o único que ele ama; ele não tem objetivos divididos, não há dois adorados; mas ele fala dEle como de alguém a quem ele deu todo o seu coração, e ninguém tem nada além disso. “Oh, a quem minha alma ama.”

Venham, irmãos e irmãs, amamos a Cristo desta maneira? Nós O amamos para que possamos dizer: “Comparado com o nosso amor a Jesus, todos os outros amores são como nada”? Nós temos aqueles amores doces que nos tornam a terra querida. Nós amamos aqueles que são nossos parentes segundo a carne - nós estaríamos, de fato, abaixo das bestas, se não o fizéssemos! Mas alguns de nós podem dizer:

“Amamos a Cristo melhor do que marido ou esposa, ou irmão ou irmã”. Às vezes pensamos

(14)

14

que poderíamos dizer com São Jerônimo: “Se Cristo me mandasse ir desse jeito, e minha mãe falasse a meu pescoço para me desenhar outro;

e meu pai estava no meu caminho, curvando-se de joelhos, com lágrimas pedindo que eu não fosse; e meus filhos arrancando minhas vestes devem procurar me puxar para o outro lado, eu devo soltar minha mãe, devo empurrar para o chão meu pai e deixar meus filhos de lado, pois devo seguir a Cristo.” Não podemos dizer qual amo mais até que eles entrem em colisão. Mas quando chegamos a ver que o amor dos mortais exige que façamos isso - e que o amor de Cristo faça o inverso - então veremos o que amamos melhor!

Oh, aqueles foram tempos difíceis com os mártires! Que bom homem, por exemplo, o Sr.

Nicholas Ferrar, que foi pai de cerca de 12 crianças, todos eles menores, no caminho para a fogueira, seus inimigos tinham planejado que sua esposa o visse com todos os pequenos, e ela os colocou em uma fileira ajoelhados à beira da estrada. Seus inimigos esperavam que, agora, ele se retratasse e, para o bem daqueles queridos bebês, certamente procuraria salvar sua vida. Mas não! Não! Ele havia dado a todos eles a Deus, e ele podia confiá-los a seu Pai celestial! Ele não podia fazer algo errado nem mesmo pela felicidade de cobrir esses

(15)

15

passarinhos com suas asas e apreciá-los sob suas penas. Ele os pegou um a um em seu peito e olhou e olhou de novo; e agradou a Deus colocar na boca de sua esposa e de seus filhos palavras que o encorajaram, em vez de desencorajá-lo, e antes que ele se fosse deles, seus próprios bebês pediram que seu pai fosse homem, e morresse corajosamente por Cristo Jesus! Sim, alma, devemos ter um amor como esse que não pode ser rivalizado, que não pode ser compartilhado - o que é como uma maré enchente - outras marés podem subir muito acima da costa, mas isso chega até as próprias rochas e bate ali, enchendo nossa alma até a borda! Peço a Deus que saibamos o que tal amor a Cristo pode significar.

Além disso, quero dar-lhe mais uma flor. Se você olhar o título diante de nós, você terá que aprender não apenas sua realidade, sua segurança, sua unidade - você terá que notar sua constância, “Oh, a quem minha alma ama.” Não

“amei ontem”. ou “posso começar a amar amanhã”, mas “você, a quem a minha alma ama” - “Você a quem amei desde que o conheci, e cujo amor se tornou tão necessário para mim quanto meu sopro vital ou meu ar nativo.” O verdadeiro cristão é aquele que ama a Cristo para sempre. Ele não joga rápido e de forma solta com Jesus - pressionando-O hoje em seu

(16)

16

peito, e depois se desviando e procurando por qualquer Dalila que possa, com suas bruxarias, polui-lo! Não, ele sente que é nazireu ao Senhor.

Ele não pode, e ele não irá, poluir-se com o pecado a qualquer momento ou em qualquer lugar. O amor a Cristo no coração fiel é como o amor da pomba ao seu companheiro. Ela, se seu companheiro morrer, nunca poderá ser tentada a se casar com outra pessoa, mas ela fica quieta no seu poleiro e suspira sua alma pesarosa até que ela morra também. Assim é com o cristão;

se ele não tivesse Cristo para amar, ele deveria morrer, pois seu coração se tornou o de Cristo. E assim, se Cristo fosse embora, o amor não poderia ser; então, seu coração também se foi, e um homem sem coração está morto. O coração - não é o princípio vital do corpo? E amor - não é o princípio vital da alma? No entanto, há alguns que professam amar o Mestre, mas só andam com Ele por ataques, e depois vão para o exterior, como Diná, nas tendas de Siquem.

Oh, prestem atenção, professantes, que procuram ter dois maridos! Meu Mestre nunca será um marido parcial. Ele não é tal que tenha metade do seu coração! Meu Mestre, embora seja cheio de compaixão e muito terno, tem um espírito nobre demais para se permitir ser o meio proprietário de qualquer reino! Chanute, o rei dinamarquês, pode dividir a Inglaterra com

(17)

17

Edmund, o Ironside, porque ele não poderia ganhar o país inteiro, mas meu Senhor terá cada centímetro de você, ou nenhum! Ele reinará em você de uma extremidade da Ilha de Man à outra, ou então Ele não porá um pé sobre a terra do seu coração. Ele nunca foi proprietário em parte de um coração, e não se rebaixará a tal coisa agora. O que diz o velho puritano? “Um coração é tão pequenino, que dificilmente é suficiente para o café da manhã de um pequeno pássaro, e você diz que é uma coisa grande demais para Cristo ter tudo isso?” Não, dê a Ele tudo! É pouco quando você pesa o Seu mérito e é muito pequeno quando medido com a Sua amabilidade. Dê a ele tudo! Deixe seu coração unido, sua afeição indivisa ser constantemente, a cada hora, entregue a Ele –

“Você pode se apegar ao seu Senhor?

Você pode se apegar ao seu Senhor, quando muitos se desviam?

Você pode testemunhar que Ele tem a Palavra viva, e nenhuma há na terra ao lado?

E você pode suportar com a firmeza da virgem,

(18)

18

O humilde e puro de coração,

Quem, onde sempre seu Cordeiro leva, De quem seus passos nunca partem?

Você responde: “Nós podemos”?

Você responde: “Podemos,

através do poder constrangedor de Seu amor”?

Mas ah, lembre-se de que a carne é fraca e vai diminuir na hora da provação.

No entanto, submeta-se ao Seu amor, que agora circunda você,

Os elos de um homem lançariam;

As cordas de Seu amor, que foi dado por você,

Para o altar, ligando-o com rapidez.”

Que essa seja a sua sorte constante - ainda permanecer naquele que o amou.

(19)

19

Farei apenas mais uma observação, para não cansar-te, tentando assim anatomizar a retórica do amor.

Em nosso texto, você perceberá claramente uma veemência de afeição. O cônjuge diz de Cristo: “Ó Tu, a quem a minha alma ama”. Ela não quer dizer a que o ama um pouco, que o ama com uma paixão comum, mas que o ama em todo o sentido profundo dessa palavra. Oh, irmãos e irmãs cristãos, eu proclamo a vocês que temo que existam milhares de professantes que nunca conheceram o significado desta palavra “amor”, como para Cristo! Eles o conheceram quando se referiram aos mortais;

eles sentiram sua chama, eles viram como todo poder do corpo e da alma são levados com ela;

mas eles não sentiram isso em relação a Cristo.

Eu sei que você pode pregar sobre ele, mas você o ama? Eu sei que você pode orar a Ele, mas você o ama? Eu sei que você confia nele - você pensa que sim - mas você o ama? Oh, há um amor a Jesus em seu coração como o do cônjuge quando ela poderia dizer: “Deixa-me beijar com os beijos de seus lábios, porque o seu amor é melhor que o vinho”? “Não”, você diz, “isso é muito familiar para mim”. Então temo que você não O ame, pois o amor é sempre familiar! A fé pode estar à distância, pois seu olhar é salvador;

mas o Amor se aproxima, pois ela deve beijar,

(20)

20

ela deve abraçar. Por que, amado, às vezes o cristão ama tanto a seu Senhor, que sua linguagem se torna sem sentido para os ouvidos de outros que nunca estiveram em seu estado! O amor tem uma língua celestial própria, e às vezes eu a ouvi falar de modo que os lábios dos mundanos zombaram, e os homens disseram:

“Aquele homem delira - ele não sabe o que diz.”

Daí é que o Amor muitas vezes se torna um místico e fala em linguagem mística, na qual o estranho não se intromete. Oh, você deveria ver o amor quando ela tem seu coração cheio da presença de seu Salvador, quando ela sai de seu quarto! De fato, ela é como um gigante refrescado com vinho novo! Vi-a afundar dificuldades, pisar ferros quentes de aflição e seus pés não foram queimados; eu a vi levantar sua lança contra dez mil, e ela os mata de uma só vez; eu a vi desistir de tudo o que ela tinha, até mesmo para se despir, por Cristo, e ainda assim, ela parecia tornar-se mais rica, e adornada com ornamentos quando se tornava pobre, para que ela pudesse colocá-la em seu Senhor e renunciar a tudo por ele! Vocês conhecem esse amor, irmãos e irmãs cristãos? Alguns de vocês, eu sei, porque eu vi vocês claramente manifestar isso em suas vidas. Quanto ao resto de vocês, aprendam e superem a baixa posição da Igreja de Cristo nos dias de hoje. Levante-se dos pântanos e do pântano úmido do

(21)

21

Laodiceanismo morno e suba! Suba até o topo da montanha, onde você ficará banhando suas testas sob a luz do sol, vendo a terra abaixo de você - suas próprias tempestades sob seus pés, suas nuvens e escuridão rolando abaixo no vale enquanto você, falando com Cristo, que fala com você das nuvens - está quase arrebatado ao terceiro céu para morar lá com Ele! Assim, tentei explicar a retórica do meu texto: “Você, a quem a minha alma ama”.

II. Agora, deixe-me chegar à LÓGICA DO CORAÇÃO, que fica no final do texto. Meu coração, por que você deveria amar a Cristo?

Com que argumento você se justificará? Os estranhos se levantam e me ouvem falar de Cristo e dizem: “Por que você deve amar o seu Salvador assim?” Meu coração, você não pode responder a eles para fazê-los ver Sua amabilidade, pois eles são cegos - mas você pode pelo menos ser justificado nos ouvidos daqueles que têm entendimento; porque, sem dúvida, as virgens vão amá-lo, se você lhes disser por que você o ama. Nossos corações dão por sua razão pela qual eles O amam, primeiro, isto - nós O amamos por Sua infinita beleza. Se não houvesse outra razão, se Cristo não nos tivesse comprado com o Seu sangue, mas às vezes sentimos que se tivéssemos renovado o coração, devemos amá-lo por ter morrido pelos outros.

(22)

22

Às vezes senti em minha própria alma, deixar de lado o benefício que recebi de Sua querida cruz e Sua mais preciosa paixão, que, naturalmente, deve ser sempre o mais profundo motivo do amor: “Porque nós O amamos porque Ele amou primeiro a nós ”- todavia, deixando de lado tudo isso, existe tanta beleza no caráter de Cristo - tal beleza em Sua paixão - tal glória naquele autossacrifício, que alguém deve amá-Lo! Posso olhar nos seus olhos e não ser ferido com o seu amor? Posso contemplar tua cabeça coroada de espinhos, e meu coração não sentirá os espinhos nela? Posso te ver na febre da morte, e não estará minha alma em febre de amor apaixonado por ti? É impossível ver a Cristo e não amá-lo! Você não pode estar em Sua companhia sem ao mesmo tempo sentir que está unida a ele. Vá e ajoelhe-se ao lado dele no jardim do Getsêmani, e estou convencido de que as gotas de sangue, quando caírem no chão, serão, cada uma delas, razões irresistíveis pelas quais você deveria amá-Lo! Ouvi-lo quando ele chora: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" Lembre-se que Ele suporta isso por amor aos outros, e você deve amá-lo. Se você já leu a história de Moisés, você acredita que ele é o mais grandioso dos homens, e você o admira e olha para ele como um enorme colosso, algum gigante poderoso dos tempos antigos. Mas você nunca sente uma partícula de amor em seus

(23)

23

corações para com Moisés; você não pode - o personagem dele é inamovível - há algo para se admirar, mas nada para ganhar algo mais.

Quando você vê a Cristo, você olha para cima, mas faz mais - você se sente preparado! Você não admira tanto quanto o amor. Você não adora tanto como abraçar. Seu caráter encanta, subjuga, domina - e com o impulso irresistível de sua própria atração sagrada, atrai seu espírito até ele. Bem, o Dr. Watts disse: "Seu valor, se todas as nações soubessem, certamente a terra inteira O amaria também".

Mas, ainda, o amor tem outro argumento de por que ela ama a Cristo, a saber, o amor de Cristo por ela. Você me ama, Jesus, Rei do Céu, Senhor dos Anjos, Mestre de todos os mundos? Você colocou seu coração em mim? O que? Você me amou desde a antiguidade, e na eternidade me escolheu para si mesmo? Você continuou a me amar com o passar dos anos? Você veio do céu para a terra para que pudesse me conquistar para ser sua esposa, e me ama para que não me deixe sozinha neste pobre mundo do deserto?

Estás tu hoje mesmo, preparando uma casa para mim, onde habitarei contigo para sempre? Eu devo amar você; é impossível resistir a isso - esse pensamento de que você me ama obrigou minha alma a amar você! O que havia em mim?

Você poderia ver belezas em mim? Eu não vejo

(24)

24

nenhuma em mim mesmo; meus olhos estão vermelhos de chorar por causa da minha escuridão e deformidade”. E você vê belezas em mim? Que olho bom você deve ter - não, ao contrário, deve ser que você fez meus olhos serem seu espelho, e assim você Se vê em mim, e é a Sua Imagem que você ama - com certeza você não poderia me amar!”

Aquele texto arrebatador nos Cânticos, onde Jesus diz à esposa: "Você é toda justa, meu amor, não há ruga em você". Você pode imaginar Cristo dizendo isso para você? E, todavia, Ele disse: “Tu és todo justo, meu amor, não há ruga em ti.” Ele guardou a sua escuridão, e você permanece aos Seus olhos tão perfeito como se nunca tivesse pecado; tão cheio de beleza como se você fosse o que você será quando feito semelhante a Ele, finalmente!

Oh, irmãos e irmãs, alguns de vocês podem dizer com ênfase: “Ele me amou? Então, devo amá-Lo.”

Corro meus olhos ao longo de suas fileiras - lá está um irmão que ama a Cristo, que não muitos meses atrás amaldiçoou-o! Ali está um bêbado - lá outro que estava na prisão por crimes - e Ele amava você, até mesmo você que podia abusar da esposa do seu seio, porque ela amava o

(25)

25

querido nome! Você nunca foi mais feliz do que quando você estava violando o Seu dia, e mostrando seu desrespeito aos Seus ministros, e seu ódio à Sua causa, ainda assim, Ele amou você! E eu! Até eu! - esquecido das orações de uma mãe, ignorando as lágrimas de um pai, tendo muito da Luz de Deus, e ainda assim pecando muito, Ele me amou e provou o Seu amor! Eu te encarrego, oh meu coração, pelas corças e pelos cervos do campo - entregue-se inteiramente ao meu amado! Gaste-se e seja gasto para ele! É essa a sua carga para o seu coração esta manhã? Oh, deve ser, se você conhece Jesus, e então sabe que Jesus lhe ama!

Mais uma razão nos dá o amor que ainda é mais poderosa ainda. O amor sente que ela deve entregar-se a Cristo, por causa do sofrimento de Cristo por ela –

“Posso esquecer o Getsêmani?

Ou seu conflito ver,

Sua agonia e seu suor sangrento, E não se lembrar de Ti?

Quando para a cruz eu viro meus olhos E descanso no Calvário,

(26)

26

ó Cordeiro de Deus! Meu sacrifício!

Eu devo me lembrar de Ti.”

Minha vida, quando ela se manifestar, pode me fazer perder muitos poderes mentais, mas a memória não amará nenhum outro nome do que está registrado ali. As agonias de Cristo queimaram Seu nome em nossos corações; você não pode ficar de pé e vê-lo escarnecido pelos homens de guerra de Herodes, você não pode contemplá-lo, e cuspido por lábios impuros, você não pode vê-lo com os cravos perfurando suas mãos e seus pés, você não pode observá-lo na extrema agonia de Sua terrível paixão sem dizer: “E sofreu tudo isso por mim? Então eu devo amar você, Jesus. Meu coração sente que nenhum outro pode ter tal afirmação como você, pois nenhum outro se gastou para mim como você fez. Outros podem ter procurado comprar meu amor com a prata da afeição terrena, e com o ouro de um caráter zeloso e afetuoso, mas Você o comprou com Seu precioso sangue, e Você tem a mais rica reivindicação disso - Seu será e para sempre!”

Essa é a lógica do amor. Eu posso muito bem ficar aqui e defender o amor do crente por seu Senhor. Eu gostaria de ter mais a defender do que eu estou fazendo. Eu ouso ficar aqui e defender as extravagâncias extremas do

(27)

27

discurso, e os fanatismos mais selvagens da ação, quando eles foram feitos por amor a Cristo.

Eu digo ainda, eu só queria ter mais a defender nestes tempos degenerados. Um homem desistiu de tudo por Cristo? Eu provarei que é sábio se ele desistiu de tudo por Cristo. Um homem morreu por Cristo? Eu escrevo sobre seu epitáfio que ele certamente não era nenhum tolo que tinha a sabedoria de desistir de seu coração por alguém que tivesse Seu coração trespassado por ele. Deixe a Igreja tentar ser extravagante por uma vez; deixe-a romper os limites estreitos de sua prudência convencional e, por uma vez, levantar e ousar fazer maravilhas - que a era dos milagres retorne para nós - deixe a Igreja desnudar o braço e arregaçar as mangas de sua formalidade! Deixe-a sair com algum pensamento poderoso dentro dela em que os mundanos rirão e zombarão, e eu ficarei aqui e, diante do tribunal de um mundo escarnecedor, ousarei defendê-la! Oh, Igreja de Deus, você não pode fazer extravagância por Cristo! Você pode trazer suas Marias, e elas podem quebrar suas caixas de alabastro, mas Ele merece a quebra;

você pode derramar seu perfume e dar-lhe rios de azeite e dez mil da gordura de animais cevados, mas Ele bem merece! Eu vejo a Igreja

(28)

28

como ela era nos primeiros séculos, como um exército invadindo uma cidade - uma cidade cercada por um vasto fosso e não havia meios de alcançar as muralhas, a não ser enchendo o fosso com os cadáveres dos próprios mártires e confessores da Igreja! Você os vê? Um bispo acaba de cair; sua cabeça foi cortada com a espada. No dia seguinte, no tribunal, há 20 que desejam morrer, para que possam segui-lo! E no dia seguinte, mais 20! E a corrente continua até que o enorme fosso esteja cheio! Então, aqueles que seguem depois escalam as paredes, e plantam o padrão de sangue da cruz, o troféu de sua vitória no topo! Deveria o mundo perguntar:

"Por que essa despesa de sangue?" Eu respondo:

"Ele é digno, aquele por quem foi derramado!" O mundo pergunta: "Por que esse desperdício de sofrimento? Por que este derramar de energia em uma causa que na melhor das hipóteses é fanática?” Eu respondo: “Ele é digno! Ele é digno, embora o mundo inteiro tenha sido colocado no incensário, e todo o sangue dos homens fosse o incenso! Ele é digno de ter tudo sacrificado diante dEle! Embora toda a igreja deva ser abatida, Ele é digno do altar em que deve ser sacrificada! Embora cada um de nós deva ser lançado e apodrecer em um calabouço;

embora o musgo devesse crescer sobre nossas pálpebras; embora nossos corpos devam ser dados como carniça aos corvos, ele é digno de

(29)

29

reivindicar o sacrifício! E isso também significaria um presente para alguém como Ele é! ”Oh Mestre, restaure à igreja a força do amor que pode ouvir tal linguagem e sentir que ela é verdadeira.

III. Agora, chego ao meu último ponto, sobre o qual devo me deter, senão brevemente. A retórica é boa, a lógica é melhor, mas UMA DEMONSTRAÇÃO POSITIVA é a melhor!

Procurei dar-lhe uma retórica quando expus as palavras do texto. Eu tentei lhe dar uma lógica agora que eu lhe dei as razões do amor no texto.

E agora, eu quero que você dê - eu não posso dar - quero que você dê, cada um por si mesmo, a demonstração de seu amor por Cristo em suas vidas diárias. Deixe o mundo ver que isto não é um mero rótulo para você - um rótulo para algo que não existe, mas que Cristo é realmente para você, "Aquele a quem sua alma ama". Você me pergunta como você deve fazê-lo, e eu respondo assim - não peço a você que raspe sua cabeça e se torne um monge, ou se enclausure, minha irmã, e torne-se uma freira. Tal coisa pode até mostrar seu amor por si mesmo, em vez de seu amor a Cristo. Mas peço-lhe que vá para casa agora e, durante os dias da semana, envolva-se em seus negócios comuns. Vá com os homens do mundo, como você é chamado para fazer, e tome o chamado que Cristo lhe deu, e veja se

(30)

30

você não pode honrá-lo em seu chamado. Eu, como ministro, naturalmente, devo achar que é um trabalho menos honorável servir a Cristo do que você; porque meu chamado, por assim dizer, me fornece ouro, e para mim fazer uma imagem de ouro de Cristo é apenas uma pequena obra, embora Deus prove, eu acho, mais do que minha pobre força poderia fazer além de Sua graça. Mas para você trabalhar a imagem de Cristo no ferro, barro ou metal comum de sua conversa comum - oh, isso será glorioso, de fato! E acho que você pode honrar a Cristo em sua esfera tanto quanto eu puder - talvez mais, pois alguns de vocês podem conhecer mais problemas, talvez tenham mais pobreza, talvez tenham mais tentação, mais inimigos; e, portanto, você, amando a Cristo sob todas estas provações pode demonstrar mais plenamente do que nunca que posso, quão verdadeiro é o seu amor para com Ele e quão inspirador é seu amor por você! Também, digo, que olhe para o dia seguinte, e no dia seguinte, para oportunidades de fazer algo por Cristo!

Fale pelo Seu querido nome, se houver alguém que O abuse. E se você encontrá-lo ferido em seus membros, seja você como Eleanor, rainha do rei da Inglaterra, para sugar o veneno de suas feridas! Esteja pronto para ter seu nome abusado, em vez de ser desonrado! Sempre se posicione por Ele e seja Seu campeão; com Ele

(31)

31

você não tem falta de um amigo, pois Ele ficou como seu amigo quando você não tinha nenhum! Se você se encontrar com algum de seus pobres, mostre-lhe amor por amor a ele, como Davi fez a Mefibosete por amor a Jônatas.

Se você conhece algum deles com fome, coloque comida diante deles; como colocasse o prato diante do próprio Jesus Cristo. Se você os vir nus, os vista; você veste Cristo quando você veste o seu povo. Não, não apenas busquem fazer isso bem a seus filhos temporariamente, mas procurem sempre ser um Cristo para aqueles que ainda não são Seus filhos. Entre os ímpios e entre os perdidos e os abandonados - diga-lhes as palavras dEle - diga-lhes que Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores.

Vá atrás de sua ovelha perdida; como pastores dEle que era um pastor, e assim você mostrará seu amor. Dê o que puder a ele. Quando você morrer, faça-o herdeiro de alguns de seus bens.

Eu não pensaria que amava meu amigo se às vezes não o fizesse presente. Eu não pensaria que amava a Cristo se não lhe desse algo, alguma cana doce com dinheiro, alguns dos meus sacrifícios queimados. Ouvi no outro dia uma pergunta sobre um velho que há muito professava ser cristão. Eles estavam dizendo que ele deixou muito e muito, e um disse: "Mas ele deixou Cristo em seu testamento?" Alguém riu e achou ridículo! Ah, assim seria, porque os

(32)

32

homens não pensam em Cristo como sendo uma pessoa; mas se tivéssemos este amor, seria natural para nós darmos a Ele, viver para Ele e, talvez, se finalmente tivéssemos algo para permitir que Ele o tivesse - que até mesmo morrendo poderíamos dar a nosso amigo em nosso testamento de morte uma prova de que nos lembramos dEle, assim como Ele se lembrou de nós em Sua última vontade e testamento!

Irmãos e irmãs, o que mais precisamos na Igreja é o amor mais extravagante a Cristo! Eu quero que cada um de vocês mostre seu amor a Jesus fazendo algo, algo que você nunca fez antes.

Lembro-me de dizer em um domingo de manhã que a Igreja deveria ser o lugar da invenção tanto quanto o mundo. Nós não sabemos qual máquina ainda será descoberta pelo mundo, mas a inteligência de todo homem está trabalhando para descobrir algo novo. Assim, a inteligência da Igreja deve estar trabalhando para descobrir algum novo plano de servir a Cristo. Robert Raikes "inventou" escolas dominicais, John Pounds, a escola para pobres - mas devemos nos contentar em apenas continuar com suas invenções? Não! Nós precisamos de algo novo! Foi no Surrey Hall, através desse sermão, que nossos irmãos primeiro pensaram nas reuniões da meia-noite

(33)

33

que foram realizadas - uma invenção sugerida pelo sermão que eu preguei sobre a mulher com a caixa de alabastro. Mas nós não temos chegado ao fim, ainda! Não há homem ou mulher que possa inventar algo novo feito para Cristo? Não há irmão ou irmã que possa fazer algo mais por Ele do que foi feito hoje, ou ontem, ou durante o último mês? Não há homem que se atreva a ser estranho e singular e selvagem, e que aos olhos do mundo sejam fanáticos? Lembre-se, não é amor aquilo que não é fanático aos olhos do homem! Confie que não é o amor aquilo que apenas se limita à propriedade. Eu gostaria que o Senhor colocasse em seu coração algum pensamento de dar algo desacostumado, agradecer-lhe, oferecer, ou fazer um serviço incomum, para que Cristo seja honrado com o melhor de seus cordeiros, e que a gordura de seus novilhos seja grandemente glorificada por sua prova de amor a Ele. Deus te abençoe como uma congregação. Só posso invocar Sua bênção, pois, esses lábios se recusam a falar de amor que eu confio em meu coração e que desejo sentir mais e mais! Pecador, confie em Cristo antes de procurar amá-lo - e confiando em Cristo, você o amará e, por sua graça, será salvo! Amém.

(34)

34

Nota do Tradutor:

O Evangelho que nos Leva a Obter a Salvação Estamos inserindo esta nota em forma de apêndice em nossas últimas publicações, uma vez que temos sido impelidos a explicar em termos simples e diretos o que seja de fato o evangelho, na forma em que nos é apresentado nas Escrituras, já que há muita pregação e ensino de caráter legalista que não é de modo algum o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Há também uma grande ignorância relativa ao que seja a aliança da graça por meio da qual somos salvos, e que consiste no coração do evangelho, e então a descrevemos em termos bem simples, de forma que possa ser adequadamente entendida.

Há somente um evangelho pelo qual podemos ser verdadeiramente salvos. Ele se encontra revelado na Bíblia, e especialmente nas páginas do Novo Testamento. Mas, por interpretações incorretas é possível até mesmo transformá-lo em um meio de perdição e não de salvação, conforme tem ocorrido especialmente em nossos dias, em que as verdades fundamentais

(35)

35

do evangelho de Jesus Cristo têm sido adulteradas ou omitidas.

Tudo isto nos levou a tomar a iniciativa de apresentar a seguir, de forma resumida, em que consiste de fato o evangelho da nossa salvação.

Em primeiro lugar, antes de tudo, é preciso entender que somos salvos exclusivamente com base na aliança de graça que foi feita entre Deus Pai e Deus Filho, antes mesmo da criação do mundo, para que nas diversas gerações de pessoas que seriam trazidas por eles à existência sobre a Terra, houvesse um chamado invisível, sobrenatural, espiritual, para serem perdoadas de seus pecados, justificadas, regeneradas (novo nascimento espiritual), santificadas e glorificadas. E o autor destas operações transformadoras seria o Espírito Santo, a terceira pessoa da trindade divina.

Estes que seriam chamados à conversão, o seriam pelo meio de atração que seria feita por Deus Pai, trazendo-os a Deus Filho, de modo que pela simples fé em Jesus Cristo, pudessem receber a graça necessária que os redimiria e os transportaria das trevas para a luz, do poder de Satanás para o de Deus, e que lhes transformaria em filhos amados e aceitos por Deus.

(36)

36

Como estes que foram redimidos se encontravam debaixo de uma sentença de maldição e condenação eternas, em razão de terem transgredido a lei de Deus, com os seus pecados, para que fossem redimidos seria necessário que houvesse uma quitação da dívida deles para com a justiça divina, cuja sentença sobre eles era a de morte física e espiritual eternas.

Havia a necessidade de um sacrifício, de alguém idôneo que pudesse se colocar no lugar do homem, trazendo sobre si os seus pecados e culpa, e morrendo com o derramamento do Seu sangue, porque a lei determina que não pode haver expiação sem que haja um sacrifício sangrento substitutivo.

Importava também que este Substituto de pecadores, assumisse a responsabilidade de cobrir tudo o que fosse necessário em relação à dívida de pecados deles, não apenas a anterior à sua conversão, como a que seria contraída também no presente e no futuro, durante a sua jornada terrena.

Este Substituto deveria ser perfeito, sem pecado, eterno, infinito, porque a ofensa do pecador é eterna e infinita. Então deveria ser alguém divino para realizar tal obra.

(37)

37

Jesus, sendo Deus, se apresentou na aliança da graça feita com o Pai, para ser este Salvador, Fiador, Garantia, Sacrifício, Sacerdote, para realizar a obra de redenção.

O homem é fraco, dado a se desviar, mas a sua chamada é para uma santificação e perfeição eternas. Como poderia responder por si mesmo para garantir a eternidade da segurança da salvação?

Havia necessidade que Jesus assumisse ao lado da natureza divina que sempre possuiu, a natureza humana, e para tanto ele foi gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria.

Ele deveria ter um corpo para ser oferecido em sacrifício. O sangue da nossa redenção deveria ser o de alguém que fosse humano, mas também divino, de modo que se pode até mesmo dizer que fomos redimidos pelo sangue do próprio Deus.

Este é o fundamento da nossa salvação. A morte de Jesus em nosso lugar, de modo a nos abrir o caminho para a vida eterna e o céu.

Para que nunca nos esquecêssemos desta grande e importante verdade do evangelho de que Jesus se tornou da parte de Deus para nós, o

(38)

38

nosso tudo, e que sem Ele nada somos ou podemos fazer para agradar a Deus, Jesus fixou a Ceia que deve ser regularmente observada pelos crentes, para que se lembrem de que o Seu corpo foi rasgado, assim como o pão que partimos na Ceia, e o Seu sangue foi derramado em profusão, conforme representado pelo vinho, para que tenhamos vida eterna por meio de nos alimentarmos dEle. Por isso somos ordenados a comer o pão, que representa o corpo de Jesus, que é verdadeiro alimento para o nosso espírito, e a beber o sangue de Jesus, que é verdadeira bebida para nos refrigerar e manter a Sua vida em nós.

Quando Ele disse que é o caminho e a verdade e a vida. Que a porta que conduz à vida eterna é estreita, e que o caminho é apertado. Tudo isto se aplica ao fato de que não há outra verdade, outro caminho, outra vida, senão a que existe somente por meio da fé nEle. A porta é estreita porque não admite uma entrada para vários caminhos e atalhos, que sendo diferentes dEle, conduzem à perdição. É estreito e apertado para que nunca nos desviemos dEle, o autor e consumador da nossa salvação.

Então o plano de salvação, na aliança de graça que foi feita, nada exige do homem, além da fé, pois tudo o que tiver que ser feito nele para ser

(39)

39

transformado e firmado na graça, será realizado pelo autor da sua salvação, a saber, Jesus Cristo.

Tanto é assim, que para que tenhamos a plena convicção desta verdade, mesmo depois de sermos justificados, regenerados e santificados, percebemos, enquanto neste mundo, que há em nós resquícios do pecado, que são o resultado do que se chama de pecado residente, que ainda subsiste no velho homem, que apesar de ter sido crucificado juntamente com Cristo, ainda permanece em condições de operar em nós, ao lado da nova natureza espiritual e santa que recebemos na conversão.

Qual é a razão disso, senão a de que o Senhor pretende nos ensinar a enxergar que a nossa salvação é inteiramente por graça e mediante a fé? Que é Ele somente que nos garante a vida eterna e o céu. Se não fosse assim, não poderíamos ser salvos e recebidos por Deus porque sabemos que ainda que salvos, o pecado ainda opera em nossas vidas de diversas formas.

Isto pode ser visto claramente em várias passagens bíblicas e especialmente no texto de Romanos 7.

À luz desta verdade, percebemos que mesmo as enfermidades que atuam em nossos corpos

(40)

40

físicos, e outras em nossa alma, são o resultado da imperfeição em que ainda nos encontramos aqui embaixo, pois Deus poderia dar saúde perfeita a todos os crentes, sem qualquer doença, até o dia da morte deles, mas Ele não o faz para que aprendamos que a nossa salvação está inteiramente colocada sobre a responsabilidade de Jesus, que é aquele que responde por nós perante Ele, para nos manter seguros na plena garantia da salvação que obtivemos mediante a fé, conforme o próprio Deus havia determinado justificar-nos somente por fé, do mesmo modo como fizera com Abraão e com muitos outros mesmo nos dias do Velho Testamento.

Nenhum crente deve portanto julgar-se sem fé porque não consegue vencer determinadas fraquezas ou pecados, porque enquanto se esforça para ser curado deles, e ainda que não o consiga neste mundo, não perderá a sua condição de filho amado de Deus, que pode usar tudo isto em forma de repreensão e disciplina, mas que jamais deixará ou abandonará a qualquer que tenha recebido por filho, por causa da aliança que fez com Jesus e na qual se interpôs com um juramento que jamais a anularia por causa de nossas imperfeições e transgressões.

(41)

41

Um crente verdadeiro odeia o pecado e ama a Jesus, mas sempre lamentará que não o ame tanto quanto deveria, e por não ter o mesmo caráter e virtudes que há em Cristo. Mas de uma coisa ele pode ter certeza: não foi por mérito, virtude ou boas obras que lhes foram exigidos a apresentar a Deus que ele foi salvo, mas simplesmente por meio do arrependimento e da fé nAquele que tudo fez e tem feito que é necessário para a segurança eterna da sua salvação.

É possível que alguém leia tudo o que foi dito nestes sete últimos parágrafos e não tenha percebido a grande verdade central relativa ao evangelho, que está sendo comentada neles, e que foi citada de forma resumida no primeiro deles, a saber:

“Então o plano de salvação, na aliança de graça que foi feita, nada exige do homem, além da fé, pois tudo o que tiver que ser feito nele para ser transformado e firmado na graça, será realizado pelo autor da sua salvação, a saber, Jesus Cristo.”

Nós temos na Palavra de Deus a confirmação desta verdade, que tudo é de fato devido à graça de Jesus, na nossa salvação, e que esta graça é suficiente para nos garantir uma salvação eterna, em razão do pacto feito entre Deus Pai e

Referências

Documentos relacionados

físicos, e outras em nossa alma, são o resultado da imperfeição em que ainda nos encontramos aqui embaixo, pois Deus poderia dar saúde perfeita a todos os crentes, sem

físicos, e outras em nossa alma, são o resultado da imperfeição em que ainda nos encontramos aqui embaixo, pois Deus poderia dar saúde perfeita a todos os crentes, sem

físicos, e outras em nossa alma, são o resultado da imperfeição em que ainda nos encontramos aqui embaixo, pois Deus poderia dar saúde perfeita a todos os crentes, sem

físicos, e outras em nossa alma, são o resultado da imperfeição em que ainda nos encontramos aqui embaixo, pois Deus poderia dar saúde perfeita a todos os crentes, sem

À luz desta verdade, percebemos que mesmo as enfermidades que atuam em nossos corpos físicos, e outras em nossa alma, são o resultado da imperfeição em que ainda nos

físicos, e outras em nossa alma, são o resultado da imperfeição em que ainda nos encontramos aqui embaixo, pois Deus poderia dar saúde perfeita a todos os crentes, sem

físicos, e outras em nossa alma, são o resultado da imperfeição em que ainda nos encontramos aqui embaixo, pois Deus poderia dar saúde perfeita a todos os crentes, sem

físicos, e outras em nossa alma, são o resultado da imperfeição em que ainda nos encontramos aqui embaixo, pois Deus poderia dar saúde perfeita a todos os crentes, sem