Top PDF Projeto de prevenção e combate a incêndio: estudo de caso em edificação comercial

Projeto de prevenção e combate a incêndio: estudo de caso em edificação comercial

Projeto de prevenção e combate a incêndio: estudo de caso em edificação comercial

Esta Norma fixa as condições mínimas exigíveis para o projeto, construção e desempenho de veículos para atendimento a emergências médicas e resgate, descrevendo veículos que estão autorizados a ostentar o símbolo "estrela da vida" e a palavra "resgate", estabelecendo especificações mínimas, parâmetros para ensaio e critérios essenciais para desempenho, aparência e acessórios, visando propiciar um grau de padronização para estes veículos. É objetivo também tornar estes veículos nacionalmente conhecidos, adequando construídos, de fácil manutenção e, quando contando com equipe profissional adequada, funcionando eficientemente no atendimento a emergências médicas e resgate ou em outros serviços móveis de emergência médica. Este veículo deverá ser montado em chassi adequado para esta aplicação. Estes veículos serão de tração traseira ou dianteira (4x2) ou tração nas quatro rodas (4x4).
Mostrar mais

117 Ler mais

PROJETO DE PREVENÇÃO CONTRA  INCÊNDIO E PÂNICO  ( P P C I P) : ESTUDO DE CASO

PROJETO DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO ( P P C I P) : ESTUDO DE CASO

O PPCIP – Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico é inspecionado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros Militares de cada localidade. A sua aprovação é dada através da análise de tal projeto, onde é obtido o certificado de aprovação (para implantação do sistema) de projeto, quando a empresa implanta o sistema aprovado na análise de projeto, deverá solicitar a vistoria, sendo a vistoria aprovada, a empresa receberá o atestado de regularidade. Todo esse controle é feito para que o imóvel possa garantir uma segurança aos indivíduos que o frequentam. O projeto apresen- tado tem o objetivo de aumentar o entendimento sobre o PPCI, que nesse caso foi na empresa tintas – Indústria e Comércio de Tintas e Argamassas Eireli, localizada no município de Nossa Senhora do Socorro/Sergipe. Sendo assim, é possível além de analisar o funcionamento do P P C I P, ainda esquadrinhar as particularidades, nor- mas e dificuldades da implantação do Projeto, além de observar as suas condições de riscos. O projeto foi desenvolvido através de visitas técnicas e análise de projetos.
Mostrar mais

15 Ler mais

Projeto Preventivo Contra Incêndio: Estudo de caso de edificação comercial

Projeto Preventivo Contra Incêndio: Estudo de caso de edificação comercial

Nas edificações, a proteção contra incêndios deve ser encarada como uma obrigação e um dever indeclinável de proteger o patrimônio e, sobretudo, as vidas humanas. Dentro dos trâmites legais, a aprovação do Projeto Preventivo Contra Incêndios (PPCI) se faz necessária. Nesta perspectiva, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estabelece diretrizes, as Instruções Normativas (INs), a fim de padronizar as medidas de proteção e de combate contra incêndios para edificações de modo geral no estado de Santa Catarina. Este trabalho objetiva analisar e aprofundar o estudo sobre o PPCI de uma edificação comercial, Comercial Nabor Schlichting, construído entre as ruas General Liberato Bitencourt, Coronel Pedro Demoro e Antônio Gomes, em Florianópolis/SC. Conclui-se que os métodos de prevenção e proteção descritos no projeto de PPCI e adotados na edificação em estudo atendem as normas técnicas e as exigências legais do Estado de Santa Catarina, com a sua consequente aprovação e liberação pelo CBMSC.
Mostrar mais

199 Ler mais

Contributo do projeto Fénix no combate ao insucesso escolar: um estudo de caso

Contributo do projeto Fénix no combate ao insucesso escolar: um estudo de caso

- O Decreto-Lei nº 139/2012, de 5 de julho e o Despacho Normativo nº 1-F/2016, de 5 de abril: afirmam o caráter excecional da retenção. Apesar das recomendações neste sentido, a retenção é uma prática ainda muitas vezes “utilizada como forma de pressão para obter determinados comportamentos e como punição para aquele que não cumpre o esperado pela escola em relação à aprendizagem”, de acordo com o CNE (2015, p.14). A medida de retenção foi criada na sua origem como uma medida compensatória de oportunidade adicional, de forma a permitir uma melhoria das capacidades ao nível das aprendizagens dos alunos. Mas esta medida criou, posteriormente, problemas de equidade e de igualdade de oportunidades, revelando, numa larga maioria de alunos, efeitos negativos tanto em termos de desempenho, como afetivos ou comportamentais. A medida de retenção foi sendo substituída pela criação de medidas de prevenção e combate ao insucesso escolar (CNE, 2015; Fialho, 2017).
Mostrar mais

219 Ler mais

Dissertação de Mestrado A GESTÃO DE RISCOS COMO ALTERNATIVA DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO EM ARQUIVOS PÚBLICOS ESTUDO DE CASO

Dissertação de Mestrado A GESTÃO DE RISCOS COMO ALTERNATIVA DE PREVENÇÃO DE INCÊNDIO EM ARQUIVOS PÚBLICOS ESTUDO DE CASO

Edificações que abrigam instituições arquivísticas, como é o caso dos arquivos públicos, necessitam de projeto de segurança contra incêndio e pânico que monitore diuturnamente as áreas de interesse, com rápida detecção de um foco de fogo (com disparo de alarme) por um sistema de detecção de fumaça por amostragem de ar. Na impossibilidade de alguma instituição, a curto prazo, não puder implantar um sistema desse tipo, adotar-se-á o sistema de detecção de fumaça usual, associado a alarme sonoro. Em qualquer dos casos, a participação da brigada de incêndio torna-se indispensável e o pronto combate deve ser feito com uso de um agente extintor “limpo”, no caso de incêndio em documentos (o gás dióxido de carbono é o mais conhecido e o menos oneroso). A vantagem do emprego de um agente extintor por gases inertes (“agente limpo”) é não danificar, durante a ação do combate, os objetos presentes no cenário de incêndio, o que certamente ocorreria com uso da água em arquivos de papel, mesmo com emprego do sistema de sprinkler (descarga de água em pequena quantidade).
Mostrar mais

210 Ler mais

Dimensionamento de plano de prevenção e proteção contra incêndio: um estudo de caso em um galpão de uso comercial

Dimensionamento de plano de prevenção e proteção contra incêndio: um estudo de caso em um galpão de uso comercial

Para fins de definições técnicas, edificações novas são aquelas que ainda estavam em fase de projeto ou construção até a publicação da Lei nº 16.157/2013 (Dispõe sobre as normas e os requisitos mínimos para a prevenção e segurança contra incêndio e pânico e estabelece outras providências) ou que foram projetadas e construídas após esta data. Da mesma forma, edificações recentes são aquelas que não obtiveram aprovação do PPCI pela falta de exigência nas legislações existentes na época em que foi construída, ou que tenha suas características de ocupação diferentes daquelas que originalmente tinham sido concebidas. Além disso, também podem ser caracterizadas as edificações existentes, como sendo aquelas que já se encontravam edificadas antes da publicação da Lei nº 16.157/2013 [14].
Mostrar mais

50 Ler mais

Plano de prevenção e combate a incêndios: estudo de caso em escola de ensino público

Plano de prevenção e combate a incêndios: estudo de caso em escola de ensino público

O presente trabalho visa montar um estudo em uma escola estadual localizada no município de Santa Rosa/RS, fazendo uma análise acentuada sobre o Plano de Prevenção Contra Incêndio – PPCI – na edificação em questão. Para embasamento teórico foram usadas as leis, decretos, normativas, instruções e regulamentações técnicas vigentes, conforme o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul – CBMRS. Visando a entrega de um projeto conforme as normas, a metodologia adotada se concentrou em bibliografias específicas, plantas da escola, visitas in loco, análise de levantamentos e por fim uma proposta de melhoria à escola. Foram analisadas todas as exigências de segurança contra incêndio que o CBMRS indica, dentre elas extintores de incêndio, sinalização e iluminação de emergência. Através das visitas à escola pode ser visto a precariedade do sistema de prevenção quanto a incêndio, fato que se torna ainda mais relevante quando se leva em conta que o público pertencente à edificação não possui conhecimento específico e senso crítico para agir em caso de sinistro, sendo em grande maioria apenas crianças de ensino fundamental.
Mostrar mais

82 Ler mais

Prevenção contra incêndio em instituição de ensino básico: estudo de caso

Prevenção contra incêndio em instituição de ensino básico: estudo de caso

A Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho, NR23 – Proteção Contra Incêndio determina a existência de quesitos básicos de prevenção, como sinalização e saídas de emergência, mas não define questões mais complexas e técnicas, como tipologia e quantitativos. Mas a norma chama atenção para um ponto importante: informação. Ela estabelece que o empregador deva providenciar aos trabalhadores informações sobre utilização dos equipamentos de combate ao incêndio; procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança; e dispositivos de alarme existentes.
Mostrar mais

54 Ler mais

Plano de prevenção e proteção contra incêndio em edifício comercial no município de Palhoça

Plano de prevenção e proteção contra incêndio em edifício comercial no município de Palhoça

No Brasil os estados são responsáveis em determinar as diretrizes mínimas de prevenção e combate a incêndio, portanto não existe uma lei federal que dite as regras e padronize o assunto no âmbito nacional. Muito se fala a respeito da criação de um código nacional (CN) de combate a incêndios, fato que facilitaria o entendimento e atuação dos profissionais das áreas de projeto e de instalações. Atualmente, os projetos são elaborados com base nas normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e, no caso de Santa Catarina, utiliza-se as (IN) do CBMSC.
Mostrar mais

65 Ler mais

Averiguação, orçamento e adequação do projeto de prevenção e combate a incêndio do BALA I e BALA II da Universidade Federal do Tocantins - Câmpus Palmas

Averiguação, orçamento e adequação do projeto de prevenção e combate a incêndio do BALA I e BALA II da Universidade Federal do Tocantins - Câmpus Palmas

No Brasil desde as décadas de 70 e 80, grandes incêndios, especialmente em edifícios altos, chocaram e paralisaram o Brasil, tais como o Edifício Joelma, com 25 pavimentos, em 1974, o Edifício Andraus, com 31 pavimentos, em 1972, as torres da CESPI, com 21 e 27 pavimentos, em 1987, em São Paulo, entre outros. Estes incêndios marcaram o país, pela perda de centenas de vidas de pessoas, documentos importantes, geraram danos materiais incalculáveis e uma fobia coletiva do fogo em grandes edificações. Mas o maior incêndio registrado na história do Brasil não ocorreu em uma edificação de vários pavimentos, e sim em um circo, no ano de 1961, do Gran Circus Norte Americano onde ocasionou a morte de 503 pessoas e mais de mil pessoas feridas. Tal acontecimento deixa evidente a importância de se haver instalações de prevenção e combate a incêndios em quaisquer circunstâncias onde haja vida de pessoas que sempre estarão sujeitas a tal risco, atentando-se que os componentes desse sistema de prevenção e combate a incêndio devem estar em perfeitas condições para o seu pleno funcionamento caso sejam necessitados.
Mostrar mais

52 Ler mais

A eficiência dos sistemas de prevenção e combate a incêndio nas edificações

A eficiência dos sistemas de prevenção e combate a incêndio nas edificações

Analisou-se que 82 % dos soldados entrevistados citaram que as edificações apresentam inconformidades nas medidas de segurança consideradas vitais, ou seja, as edificações apresentam inconformidades nas medidas de segurança essenciais para garantir a segurança das pessoas, sinalização e iluminação de emergência, proteção por extintores e rotas de fuga adequadas para abandono do local em caso de emergência. Verificou-se que na percepção dos soldados entre 30% e 60% das edificações que deveriam possuir PSCIP ou PSS não possuem, e entre as edificações entre 0% e 30% não executam as condições de segurança conforme o projeto. A pesquisa evidenciou que há inconformidades encontradas em edificações antigas, como o estreitamentos nas suas rotas de fuga dificultando o abandono das pessoas em caso de sinistros, e que por questões estruturais não podem ser adequados ao novo CSCIP. É necessário desenvolver estudos para garantir a segurança deste tipo de edificações, sem causar danos sociais.
Mostrar mais

45 Ler mais

Análise e Gestão de Risco: Requisito Fundamental em Projeto Eficaz e Proteção e Combate a Incêndio

Análise e Gestão de Risco: Requisito Fundamental em Projeto Eficaz e Proteção e Combate a Incêndio

A gestão dos riscos possibilita a minimização dos seus impactos nos processos e valores das organizações, proporcionando benefícios de cunho qualitativo e quantitativo. Na segurança do trabalho o gerenciamento de risco é essencial, pois visa assegurar a integridade física do trabalhador. À vista disso, ressalta-se o conjunto de medidas que tratam da prevenção e combate a incêndios. O presente estudo trata das metodologias desenvolvidas para o levantamento dos riscos, destaca os diferentes tipos de dados de entrada, a produção de dados de saída e suas ligações. Tem como objetivo principal, discorrer sobre a importância da caracterização adequada dos riscos para o sucesso do projeto de segurança contra incêndio. Conclui-se que análise e gestão de riscos são primordiais para a elaboração e condução de todo e qualquer projeto, principalmente para o projeto eficaz de combate a incêndio.
Mostrar mais

10 Ler mais

Acessibilidade e segurança nos projetos de combate a incêndio para edificação classificada como reunião de público: Estudo de caso da igreja matriz do município de São Paulo do Potengi/RN

Acessibilidade e segurança nos projetos de combate a incêndio para edificação classificada como reunião de público: Estudo de caso da igreja matriz do município de São Paulo do Potengi/RN

A ocorrência de incêndios em edificações é tema recorrente em noticiários. Tais desastres acabam muitas vezes por vitimar pessoas e destruir o patrimônio, além de macular a história e a sociedade. Este trabalho trata da elaboração de um projeto de combate a incêndio e pânico de uma igreja localizada no município de São Paulo do Potengi/RN, incluindo propostas que tornem os dispositivos de segurança acessíveis, garantindo uma evacuação rápida e segura dos ocupantes desta edificação. De forma a garantir esta evacuação eficiente, esse trabalho também apresenta um Plano de Emergência aplicado a edificação analisada, que organiza as ações a serem realizadas em caso de sinistro.
Mostrar mais

68 Ler mais

Análise comparativa das normas de segurança contra incêndio em edificação comercial na região sul

Análise comparativa das normas de segurança contra incêndio em edificação comercial na região sul

O objetivo deste trabalho é realizar uma análise comparativa entre as medidas de segurança contra incêndio exigidas pelos Estados da região Sul do país para um edifício de ocupação comercial. Na metodologia da pesquisa, foi escolhido um projeto de edifício comercial com 30 m de altura e área de aproximadamente 14.500 m 2 . Após o enquadramento desta edificação nas normas de incêndio de cada um dos Estados em estudo, foi feita a listagem das medidas de segurança exigidas e a classificação destas medidas dentro das categorias de segurança contra incêndio (prevenção, proteção, combate, meios de escape e gerenciamento). A seguir, foi realizada uma análise comparativa entre as normas estudadas, utilizando a classificação das medidas de segurança de proteção passiva e ativa. Como resultados deste trabalho, foram apresentadas as diferenças que podem ser encontradas entre exigências normativas. Existem diferenças que são relevantes para elaboração do projeto. E diferenças mais proeminentes com relação a uma efetiva prevenção e/ou combate ao incêndio.
Mostrar mais

52 Ler mais

ESTUDO TÉCNICO DE UM PROJETO DE COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO DE UMA EDIFICAÇÃO EM RAUL SOARES

ESTUDO TÉCNICO DE UM PROJETO DE COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO DE UMA EDIFICAÇÃO EM RAUL SOARES

O presente estudo tem por objetivo aprovação do Projeto Técnico de Combate a Incêndio e Pânico no Corpo de Bombeiro Militar de Minas Gerais. Trata-se de edificação de uso comercial e serviços automotivos, para aprovar o projeto leva em consideração suas características como altura, área, e ocupação, através desses dados em consulta as instruções técnicas e decretos obtém-se os meios preventivos e equipamentos necessários para tornar o imóvel estável e seguro em caso de incêndios.
Mostrar mais

13 Ler mais

Elaboração de um plano de prevenção e combate a incêndios: estudo de caso em uma edificação residencial

Elaboração de um plano de prevenção e combate a incêndios: estudo de caso em uma edificação residencial

As edificações são construídas para que o ser humano desempenhe alguma atividade que pode ser de permanência temporária ou não, independente das atividades que serão desenvolvidas e do tempo de permanência, é de fundamental importância que o usuário do edifício tenha segurança de que o ambiente esteja protegido com relação a um eventual incêndio que possa ter início. O Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) é um plano obrigatório, demandado e exigido por órgão públicos, e necessário para todas as edificações existentes, em construção ou em reforma. Este trabalho apresenta como objetivo geral aplicar os conhecimentos obtidos no curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, através da elaboração de um plano de prevenção contra incêndio para uma edificação residencial, a fim de adequar a mesma à legislação vigente do Estado do Rio Grande do Sul. O objeto em estudo, trata-se do Residencial Freitas Dutra, situado na cidade de Caçapava do Sul, RS. O mesmo ainda não possui um PPCI, fazendo necessário a sua elaboração. Nesse sentido o trabalho inicia com uma revisão bibliográfica sobre o tema em estudo, em seguida a metodologia, com a descrição da edificação e a legislação utilizada, logo têm-se a descrição do PPCI e a apresentação dos resultados e discussões. Com a elaboração deste trabalho, foi possível aprofundar os conhecimentos e subsídios técnicos obtidos durante a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, bem como entender na prática a importância destes profissionais para a população em geral.
Mostrar mais

43 Ler mais

Plano de prevenção e combate a incêndios: estudo de caso em edificação residencial multipavimentada

Plano de prevenção e combate a incêndios: estudo de caso em edificação residencial multipavimentada

Nas edificações, a proteção contra incêndios deve ser encarada como uma obrigação e um dever indeclinável de proteger acima de tudo as vidas humanas e o patrimônio envolvido. Logo, a prevenção, instalação de processos e métodos na proteção contra incêndios não podem ser negligenciados em favor da economia de custos, pois seus prejuízos podem se traduzir em perdas irreparáveis. Este trabalho objetiva analisar e aprofundar o estudo sobre o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) de uma edificação residencial multipavimentada, Residencial Dona Laura, construído na Rua Mauá, em Santa Rosa/RS. Em decorrência do objetivo geral, os objetivos específicos foram: [i] Aprofundar os conhecimentos adquiridos no Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, com ênfase em Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) e; [ii] Produzir subsídios e ter acesso a informações, tomando como base as normas técnicas e legislação brasileira para a elaboração de projetos de PPCI exigidos pelo Corpo de Bombeiros. Nesse sentido, o trabalho inicia com uma revisão bibliográfica do tema, continua descrevendo a edificação analisada, os equipamentos de proteção contra incêndio, obtendo a quantificação e o custo financeiro da sua implantação. Conclui-se que os métodos de prevenção e proteção descritos no projeto de PPCI e adotados na edificação em estudo atendem as normas técnicas regulamentadoras da ABNT e as exigências legais do Estado do Rio Grande do Sul, com a sua conseqüente aprovação e liberação pelo Corpo de Bombeiros.
Mostrar mais

71 Ler mais

Projeto de prevenção de incêndio e pânico em uma recicladora de tintas em Foz do Iguaçu - Paraná

Projeto de prevenção de incêndio e pânico em uma recicladora de tintas em Foz do Iguaçu - Paraná

Este estudo de caso objetivou a elaboração de um Projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico - PSCIP em uma recicladora de tintas tendo como base as Normas de Procedimentos Técnicos do Corpo de Bombeiros do Paraná. O estudo de caso foi desenvolvido por meio de visitas técnicas in loco nas quais se procurou levantar os dados relativos às normas estabelecidas e comparar com as respectivas exigências. As visitas técnicas foram mostrando o quão deficiente é o barracão e que várias mudanças seriam necessárias para garantir uma maior segurança para os funcionários e proprietário
Mostrar mais

65 Ler mais

Implantação do projeto de prevenção contra incêndio em uma biblioteca universitária

Implantação do projeto de prevenção contra incêndio em uma biblioteca universitária

Conforme a NBR 15.219 (ABNT, 2005) os Planos de emergência Contra Incêndio, são identificados os recursos humanos (brigadistas), recursos materiais (extintores, luminárias e placas) e rotas de fugas (saídas de emergência) existentes na edificação. Os procedimentos básicos de emergência contra incêndio a serem seguidos são separados pela quantidade de brigadistas. No plano também é identificado a pessoa responsável, onde adicionam nome completo e telefone para contato em caso de emergência. Entre os brigadistas são distribuídas as funções de cada um em caso de sinistros: A.2.1Alerta, A.2.2 Análise da situação, A.2.3 Apoio externo, A.2.4 Primeiros-socorros, A.2.5 Eliminar riscos, A.2.6 Abandono de área, A.2.7 Isolamento de área,A.2.8 Confinamento do incêndio, A.2.9 Combate ao incêndio, A.2.10 Investigação.
Mostrar mais

61 Ler mais

Projeto de sistemas de prevenção e combate a incêndio e pânico de uma edificação multifamiliar

Projeto de sistemas de prevenção e combate a incêndio e pânico de uma edificação multifamiliar

A descoberta do fogo trouxe diversos benefícios ao homem, entretanto, quando fora de controle, possui ampla capacidade de destruição, com perdas humanas e materiais. Desta forma, a finalidade primordial da segurança contra incêndio é minimizar o risco à vida. Neste sentido, este trabalho discorre acerca da importância do projeto de prevenção e combate a incêndio e pânico, que deve ser orientado por duas premissas básicas: evitar o início do fogo; e, havendo a ocorrência desse, prever meios apropriados para confiná-lo no seu local de origem, permitindo a desocupação da edificação de forma rápida e eficaz, e facilitando o combate. Sendo assim, aborda, a princípio, o estudo do fogo, conceitos, classes, desenvolvimento, métodos de extinção e fases em caso de sinistro. Em seguida, abrange um estudo de caso para uma edificação residencial multifamiliar com descrição e dimensionamento dos principais sistemas e equipamentos de prevenção e combate. A metodologia de dimensionamento foi executada com base nas Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, tendo em vista que este é o órgão responsável pelas ações relativas à segurança contra incêndio e pânico nas edificações e áreas de risco no Estado de Minas Gerais.
Mostrar mais

80 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados