• Nenhum resultado encontrado

4ª ETAPA: FORMAÇÃO DE CONCEITOS

No documento 2 PIBID na Escola II (páginas 144-152)

Concluindo a leitura e investigação dos conceitos nos trechos das cartas XII, XIV e XV da obra de Schiller, cada grupo desenvolveu sua atividade inerente ao conceito trabalhado. O grupo do impulso sensível recebeu massa de modelar para aplicar o conceito estudado moldando coisas e objetos como forma de expressão do corpo físico. O grupo do impulso formal recebeu jogos de tabuleiro e dominó, a fim de expressar o desenvolvimento da razão. Já o grupo do impulso lúdico recebeu material diverso, como tintas, canetões, pincéis e cartazes para expressarem por meio dos dois impulsos,o impulso sensível e o impulso formal, o desenvolvimento do impulso lúdico, ou seja, mobilizar o corpo físico e a razão na construção do gosto que propicia ao homem evoluir esteticamente, tornando-se um ser lúdico por meio de suas ações. Posteriormente, cada grupo socializou o resultado de suas produções, expondo a compreensão com o conceito estudado, relacionando com a imagem escolhida na entrada da sala.

Com a investigação e estudo do texto sobre o conceito de impulso sensível, os alunos desenvolveram atividades lúdicas que enalteceram os

Figura 5 – Problematizando os conceitos: impulso sensível, formal e lúdico Fonte: arquivo da coordenação do PIBID

A educação estética... 145

conceitos estudados e, posteriormente, cada grupo socializou com os demais os resultados alcançados.

Figura 6 – Aplicação do conceito “Impulso lúdico” Fonte: arquivo da coordenação do PIBID

146 PIBID na Escola II

AVALIAÇÃO DA OFICINA:

O tema discutido nas Cartas sobre a educação estética da humanidade de Schiller apresentou dificuldade de compreensão em virtude dos textos presentes na Antologia de textos filosóficos, por parte de seu conteúdo requerer outras leituras para dar maior inteligibilidade aos conceitos explicitados, pois a obra completa é composta de 27 cartas e certamente cada uma tem ligação com a outra. Mas, mesmo assim, o trabalho foi produtivo, pois os apontamentos feitos pelos alunos que participaram da oficina, de um modo geral, atendeu a expectativa da oficina. Ele forneceu subsídios importantes para refletir sobre a relação entre práxis pedagógica e a teoria. Também propiciou vivenciar a proposta metodológica da sensibilização, problematização, investigação e a produção de conceitos, criando um ambiente rico na troca de experiências. As perguntas formuladas pelos

Figura 7 – Aplicação do conceito “Impulso sensível” Fonte: arquivo da coordenação do

PIBID

Figura 8 – Aplicação do conceito “Impulso formal” Fonte: arquivo da coordenação do

A educação estética... 147

alunos criaram um ambiente de trabalho mais dinâmico, sem que o grupo perdesse o controle e dispersão da turma.

Com esta experiência pedagógica, o grupo de bolsistas diagnosticou que os resultados obtidos contribuíram com significativa relevância para sua formação, pois, percebeu-se o quanto é necessário aprofundar-se nos textos para um bom domínio conceitual. Além disso, nem todos os textos disponíveis na Antologia de textos filosóficos oferece por si só elementos de fácil entendimento, pois requerem outras leituras para uma boa compreensão. Diante dessa dificuldade, o grupo buscou auxílio de professores da UNIOESTE para sanar as dúvidas. Todavia, apesar de alguns percalços, concluímos que conseguimos parcialmente alcançar o objetivo que é transmitir ao aluno do Ensino Médio, por meio de estratégias diversas, como identificar conceitos e problemas de um texto clássico de filosofia e, que seja significativo ao universo do aluno. Não obstante, o PIBID oportunizou um momento de grande valia na formação de futuros docentes de filosofia no nível do ensino básico.

REFERÊNCIAS:

GALLO, Silvio. Metodologia do ensino de filosofia: Uma didática para o ensino médio. Campinas, SP. Papirus, 2012.

PORTA, Mario Ariel González. A filosofia a partir de seus problemas: didática e metodologia do estudo filosófico. 2ed. Ed. Loyola, São Paulo, Brasil, 2002. SCHILLER, Friedrich. O homem estético na visão de Schiller. Trad. Roberto Schwarz. In Marçal, Jairo(Org). Antologia de textos filosóficos. SEED-PR, Curibita: 2009, p. 641-657.

SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem. São Paulo, Iluminuras, 1989.

DANÇA DAS SOMBRAS. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=wABhL70TTC0. Acesso em 18 nov. 2015. (Vídeo).

148 PIBID na Escola II

PADRÕES DE BELEZA. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=bjT1NvF0py8 Acesso em 18 nov. 2015. (Vídeo)

PEIXES PINTADOS EM RESINA. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=pyWe4rD_Rk0 Acesso em 18 nov. 2015. (Vídeo)

OS ORGANIZADORES

CÉLIA MACHADO BENVENHO

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2017). Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1994); especialista em Administração e Planejamento de Sistemas Educacionais pela UNIPAR - Universidade Paranaense (1997), e especialista em Computação Aplicada ao Ensino pela UEM- Universidade estadual de Maringá (1998). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea, Ensino de filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia para crianças, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Filosofia no Ensino Médio, Formação de professores, Filosofia da Educação, Metodologias do Ensino de Filosofia. Atualmente é professora assistente da UNIOESTE - campus de Toledo e Coordenadora de Área do PIBID/Filosofia.

NELSI KISTEMACHER WELTER

Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (1995), Mestrado em Ética e Filosofia Política pela UNICAMP (2001), com a dissertação John Rawls e o estabelecimento de princípios de justiça através de um procedimento equitativo e Doutorado em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2013), com a tese O problema da estabilidade na justiça como equidade: da teoria moral à defesa de uma concepção política. Atuou como professora do Ensino Fundamental I na SMED – Toledo (1990 a 1996) e no Ensino Fundamental II e Médio na SEED – PR (1995 e 1996). Atualmente é professora adjunta na UNIOESTE – campus de Toledo, onde é coordenadora do Projeto PIBID-Filosofia, coordenadora de estágios supervisionados em Filosofia e integrante do Grupo de Pesquisas em Ética e Filosofia Política.

DOUGLAS ANTONIO BASSANI

Doutor em Filosofia pela UNICAMP (2008), Mestre em Filosofia pela UFSM (2000) e Graduado em Filosofia pela UCPEL (1998). Atualmente é professor associado do curso de Filosofia na UNIOESTE e coordenador de área do PIBID-Filosofia. Desenvolve pesquisas na área de Filosofia da Ciência do século XX e História da Ciência.

No documento 2 PIBID na Escola II (páginas 144-152)