• Nenhum resultado encontrado

MANUAL PMAQ

5.3 Avaliação de Processos

5.3.1 Ações que Efetivam as Diretrizes do PMAQ

Na análise da categoria ações que efetivam as diretrizes do PMAQ, agrupamos os seguintes temas: (1)transparência do processo, (2)construção coletiva, (3) cultura de negociação, (4) desenvolvimento tecnológico, (5) educação permanente, (6) rotinas de supervisão e visitas técnicas, (7)não há nenhuma ação que tenha efetivado as diretrizes do PMAQ.

5.3.1.1 Percepção sobre Ações que Efetivam as Diretrizes do PMAQ no Macro-Contexto

Nesta análise identificamos que os representantes trazem em seu discurso o teor normativo das diretrizes como a transparência do processo, a construção coletiva incluindo gestores das três esferas e universidades, a cultura de negociação entre os gestores e profissionais e o

desenvolvimento tecnológico. Este ultimo pretende aprimorar o monitoramento e avaliação dos indicadores e criar uma ferramenta que disponibilizará para o usuário o acompanhamento e avaliação da equipe do seu território.

São muitas as ações, se a gente decompor cada uma das diretrizes aí a gente teria que fazer uma análise mais detalhada. Eu vou dar alguns exemplos para dar mais sustentação ao que estou falando, uma das diretrizes é dar transparência... nós estamos fazendo todo um desenvolvimento tecnológico que permitirá a cada usuário a cada brasileiro ou brasileira possa ter informações detalhadas a respeito da avaliação que a unidade de saúde que esse cidadão frequenta tem relação a várias dimensões...é instituir uma cultura de contratualização entre trabalhadores e gestores, várias ações vão dando ou vão assegurando que isso efetivamente aconteça (MACRO 1).

As ações do Ministério para que efetivamente sejam aplicadas essas diretrizes elas vão desde um investimento importante no campo do acompanhamento e monitoramento dos indicadores (MACRO 2).

Eu acho que o ministério fez algo muito interessante que foi chamar a sociedade pra ajudar nesse processo, isso mostra a transparência, isso mostra que cientistas, pesquisadores, tão apoiando, ajudou muito para que o processo seja feito de uma forma cientificamente adequada. Então eu acho que nesse ponto o que o ministério fez, chamou várias instituições de ensino, e disse olha nós queremos avaliar (MACRO 4).

Outra ação que surgiu nas falas é o papel do apoiador institucional, que sai do Ministério da Saúde e vai ao encontro do estado e dos municípios, realizando educação permanente e discutindo o contexto real dos municípios para que possam atingir os objetivos do programa.

Um investimento importante no conceito de apoio institucional como ferramenta primordial para uma virada de gestão no campo de atenção básica com conceitos que produzem uma desconstrução de vertical de gestão para relações mais horizontalizadas em que exatamente se legitimem e se priorize a cultura de negociação e pactuação entre trabalhadores e gestores (...). A educação permanente como eixo fisiológico desse processo, norteando e transversalizando todo esse processo... eu acho que fundamentalmente além de tudo que eu disse, esse processo afirmativo de efetivação das diretrizes do PMAQ ele se dá fundamentalmente pela construção coletiva e compartilhada dos objetivos, entre os entes federados e fundamentalmente em território dos municípios (MACRO 2).

E eu acho que é o que eles estavam precisando mesmo, não da gente ficar aqui no ministério mas de ter pessoas do ministério junto com os estados e municípios discutindo o que é possível dentro do contexto deles. E isso é uma coisa que vai dar gás pro PMAQ conseguir alcançar muito dos objetivos que a gente tem colocado lá na nossa portaria e nos manuais (MACRO 3).

Por último, surgiu em uma das falas a denuncia de que municípios burlaram o processo de

negociação com as equipes realizando todo o processo de adesão sem informar equipe ou sem transparência.

O gestor municipal adere sem que seus trabalhadores saibam que ele está aderindo, está pactuando melhor dizendo, está pactuando ali compromissos, indicadores, resultados, etc. e os trabalhadores nunca ficaram sabendo, ou se ficaram sabendo ficaram de maneira muito vaga, e não fizeram nenhum tipo de movimento pra alinhar suas ações a essa pactuação que foi feita pelo gestor municipal... com o PMAQ cada equipe teve que de maneira proativa se responsabilizar assinando um termo de compromisso, obviamente, aí eu já mencionei pra você, teve algum tipo de corrupção nesse processo, situações em que o próprio gestor foi lá e fez sem que a equipe soubesse, isso aconteceu (MACRO 1).

5.3.1.2 Percepção sobre Ações que Efetivam as Diretrizes do PMAQ no Meso-Contexto

Em divergência do que foi explicitado pelos representantes do Ministério da Saúde, ressoa novamente a exclusão do estado no processo. Muito embora, observando a relevância do processo, decidiram incorporar rotinas de supervisão e visitas técnicas com as ações do programa e mobilização com as regionais.

Apesar da gente ter ficado a margem do processo, porque em nenhum momento o PMAQ exigia uma responsabilidade de estado, a responsabilidade sempre foi de município e de equipes. O que foi que a gente entendeu como importante, e a gente incorporou na rotina do nosso trabalho...a gente teve essa preocupação, mas essa preocupação também não foi uma rotina que nós incorporamos de avaliar o PMAQ, não. Quando a gente vai aos municípios a gente incorporou as informações, que informação eu tenho daquele município, seja por qual motivo for. O PMAQ já passou a ser parte da nossa visita, de ir junto ao profissional, como ele tá executando os indicadores, as ações para cumprimento dos indicadores, a questão do recurso financeiro a gente ficou atento, se ele tinha compreensão, o que é que ele estava fazendo para que junto com a gestão municipal esse recurso chegasse até a unidade, porque esse recurso é pra unidade, pra melhoria do acesso e da qualidade, a gente incorporou isso nas nossas rotinas de supervisão e de visita técnica, seja por qual for o motivo... reuniões com as coordenadorias regionais, sempre foi um ponto de pauta onde a gente andou, o PMAQ, como o PMAQ tá, como é que a gestão municipal estava se relacionando com as equipes, os problemas. Capacitações, toda e qualquer capacitação que a gente fez esse ano, a gente sempre trouxe o PMAQ como foco da capacitação, esses profissionais dessa equipe, priorizando essas equipes pra que essas capacitações tivessem inicialmente essa clientela (MESO).

5.3.1.3 Percepção sobre Ações que Efetivam as Diretrizes do PMAQ no Micro-Contexto

Na percepção dos representantes municipais o processo de transparência aconteceu velozmente no lançamento do programa, mas logo depois o processo estagnou. O atraso do repasse financeiro para os municípios é visto como uma ação punitiva e que prejudica na organização dos processos.

Eu vejo muita pouca ação nesse momento, acho que ação desenvolvida no momento do lançamento do PMAQ, com a implementação da transparência, com a implementação de outras diretrizes, foi muito mais veloz do que o que está acontecendo hoje. Hoje simplesmente o ministério tá vindo ao município faz a vistoria e decide se vai pagar ou não. Acho que essa ação punitiva de análise que está acontecendo, embora esteja baseada em legislação, ela não tá fazendo com que os municípios tenham uma tranquilidade de organizar suas equipes para que consigam acessar esses recursos com mais facilidade (MICRO 1).

Outro fato é a dificuldade da construção coletiva principalmente para envolver o profissional médico no processo.

Até agora nós estamos trabalhando assim numa parceria com todos e tentando puxar realmente o profissional médico, que ele participe do processo. A parte burocrática que era só pra enfermeira, então ele vir assim com sua produção, ele entrar no processo juntamente com toda a equipe, com o técnico de enfermagem, de todos. Uma das coisas que a maior luta, que é uma diretriz do município é que todos entrem nesse processo, conjunto, e com isso a gente possa crescer, desenvolver e imaginar mais ações que possam ser melhor para a atuação de cada equipe (MICRO 2).

Por último em uma das respostas foi colocado que não há nenhuma ação que tenha efetivado as diretrizes do PMAQ.

Nenhuma ação tem efetivado as diretrizes do PMAQ (MICRO 3).

5.3.1.4 Comparação da percepção sobre Ações que Efetivam as Diretrizes do PMAQ nos Macro-, Meso- e Micro-Contextos

No Quadro 35 apresentamos a síntese da categoria Ações que Efetivam as Doretrizes do PMAQ dos temas que emergiram na percepção dos gestores do Programa nos Macro-, Meso- e Micro-Contextos.

Quadro 35

Síntese da Categoria Ações que Efetivam as Diretrizes do PMAQ

MANUAL PMAQ

Macro Meso Micro

 Transparência do processo  Construção coletiva  Cultura de negociação  Desenvolvimento tecnológico  Educação permanente

 Rotinas de supervisão e visitas técnicas

 Transparência do processo  Construção coletiva  Não há nenhuma ação que

tenha efetivado as diretrizes do PMAQ

Na percepção dos representantes do ministério muitas ações estão sendo desenvolvidas para efetivação das diretrizes do PMAQ conforme o que preconiza no programa. Das ações destacamos a inovação de ferramentas tecnológicas para monitoramento e avaliação dos indicadores e programa de acompanhamento por parte do usuário. Outra novidade é o papel do apoiador institucional na discussão contextual em parceira com o estado e municípios. O representante do estado intensifica sua exclusão no processo, mas que inseriu em sua rotina de trabalho ações que acompanham o PMAQ nos municípios.

Quanto aos municípios, o discurso é que o processo está lento, o ministério tem atrasado os repasses dificultando as ações e que existe uma dificuldade de envolver o profissional médico na construção do processo.