• Nenhum resultado encontrado

MANUAL PMAQ

5.3 Avaliação de Processos

5.3.2 Processo de Adesão

Na análise da categoria processo de adesão, agrupamos os seguintes temas: (1) adesão voluntária como processo de construção coletiva, (2) não adesão das equipes por rivalidade política, (3) divulgação do processo de adesão, (4) processo de adesão por obrigatoriedade.

5.3.2.1 Percepção sobre Processo de Adesão no Macro-Contexto

Na percepção do Macro-Contexto, os representantes do Ministério da Saúde o processo de adesão se deu voluntariamente, com uma ampla divulgação incluindo as equipes da estratégia saúde da família e equipes tradicionais da Atenção Básica.

Então, nós fizemos uma ampla divulgação, primeiro teve um desenvolvimento de um aparato tecnológico pra viabilizar isso, imagino que a gente esteja falando de 17, 18 mil equipes de trabalhadores que entraram no sistema pra poder fazer a adesão, que ali previa, por exemplo, apontamento de desafios para qualificação da atenção básica, a contratualização de indicadores e vários compromissos...então esse aparato tecnológico permitiu e viabilizou que isso pudesse ser feito e ao mesmo tempo nós fizemos várias ações junto aos municípios, estados, COSEMS’s, etc. para sensibilizar, informar, esclarecer, lucidar as questões que eram relevantes para justamente garantir que a adesão fosse expressiva e significativa como foi efetivamente (MACRO 1).

Exatamente, esse processo tem que ser muito valorizado porque, esse é outro contexto que normalmente as pessoas estranham, porque é um processo voluntário, desde o inicio ninguém foi obrigado a aderir ao PMAQ, existiram várias

circunstâncias de gestores que no primeiro ciclo não aderiram porque estavam receosos, primeiro não acreditavam muito, depois ficaram receosos e acharam que não iriam dar conta daquilo que iria ser pactuado... É importante lembrar que o PMAQ contemplou para além da estratégia saúde da família, ele contemplou as unidades básicas e as equipes tradicionais que componham algumas unidades básicas (MACRO 2).

Foi realmente voluntario, mas que a gente sabe que muitas equipes que gostariam de aderir não tiveram a oportunidade de aderir foi bem democrático (MACRO 4).

Observamos que algumas equipes não aderiram ao processo por rivalidade política, isto é, por não ser partidários da gestão municipal. Outro fator que apontamos, mas que não aconteceu no Estado do Ceará, local do nosso estudo, os gestores burlaram as assinatura de profissionais para aderir ao programa.

Aliás, minto, em alguns municípios a gente soube que foi uma adesão que os gestores pediram, não vi isso no nosso estado, em outro estado um gestor pegou as assinaturas dos profissionais da saúde de uma ata de uma reunião, e utilizou essas assinaturas como se esses profissionais tivessem aderindo ao PMAQ, então quando nossos avaliadores chegaram pra avaliar essa equipe foi uma confusão, porque eles disseram que não pediram a avaliação, Então assim, até onde nós sabemos não aconteceu no nosso estado, mas aconteceu em estados vizinhos, triste né...E a gente sabe também que o município de Fortaleza por exemplo, várias equipes não aderiram por estarem “contra” a gestão municipal, não só Fortaleza mas como outros municípios do interior, “ah eu vou aderir pro município ganhar mais dinheiro, então não vou aderir.” Foi uma represaria dos profissionais quanto a gestão do município (MACRO 4).

5.3.2.2 Percepção sobre Processo de Adesão no Meso-Contexto

O discurso da gestão estadual permanece como de excluída do processo, mas que participando ativamente na divulgação da adesão ao PMAQ inclusive com o COSEMS.

Como esse processo foi todo, a gente não acompanhou muito isso, porque esse processo foi ministério/município, então nós não acompanhamos muito não, mas sempre ficamos todos os eventos que a gente fez pra divulgar a adesão do PMAQ a gente colocou as diretrizes e a gente colocou a questão da adesão, de como a adesão deveria ser feita, mas nós não interferimos em nada disso não, não tivemos nenhuma influencia nisso não, tivemos reuniões com os COSEM’S alertando para a questão da adesão, sempre lembrando, adesão, como era o processo, esclarecendo a questão dos indicadores mas muito por iniciativa própria mesmo (MESO).

5.3.2.3 Percepção sobre Processo de Adesão no Micro-Contexto

Quanto ao processo de adesão os representantes municipais falaram que o processo foi voluntário e construído coletivamente com profissionais, gestores, conselhos de saúde.

Hoje eu vejo com muito otimismo, até porque no estado do Ceará todos os municípios do estado aderiram ao PMAQ. Então a gente ver que os municípios tem interesse em aderir e sentem-se estimulados a aderir a essa estratégia do PMAQ (MICRO 1).

Esse processo nós mostramos logo o que era, todo o programa, fizemos tipo um seminário, a coordenadora da atenção básica, no caso eu como a gestora da saúde, a coordenadora da epidemiologia, nós apresentamos tanto ao conselho municipal e chamamos todos os profissionais de cada equipe, desde o técnico, expomos, mostramos tudo que era necessário para atingir, dissemos que ficássemos a vontade, não podia ser nada forçado (MICRO 2).

Foi apresentada a portaria ao gestor, o gestor aceitou o processo, e depois foi discutida com a coordenação da atenção básica e o colegiado de gestão, foi aprovado por todos, repassado para as gerentes das unidades de saúde que o município teve a adesão de todo o potencial que devia ser aderido (MICRO 4).

Uma fala apresenta o processo de adesão como obrigatório, pois era o único modelo proposto.

Não foi voluntária fomos obrigados pois não temos outro modelo (MICRO 3).

5.3.2.4 Comparação da percepção sobre Processo de Adesão nos Macro-, Meso- e Micro- Contextos

No Quadro 36 apresentamos a síntese da categoria Processo de Adesão dos temas que emergiram na percepção dos gestores do Programa nos Macro-, Meso- e Micro-Contextos.

Quadro 36

Síntese da Categoria Processo de Adesão

MANUAL PMAQ

Macro Meso Micro

 Adesão voluntária como processo de construção coletiva

 Divulgação do processo de adesão

 Não adesão das equipes por rivalidade política

 Divulgação do processo de adesão

 Adesão voluntária como processo de construção coletiva

 Processo de adesão por obrigatoriedade

Na maioria da percepção macro e micro o processo de adesão se deu voluntariamente, com uma ampla divulgação incluindo as equipes da estratégia saúde da família e equipes tradicionais da Atenção Básica. Surgiram questões de equipes que não aderiram ao processo por rivalidade política, onde membros da equipe não aderiram por não serem do mesmo partido político do gestor municipal. Outra fala relevante, mas que não aconteceu no Estado do Ceará, local deste estudo, é que gestores manipularam o processo de adesão.

Quanto a percepção meso o discurso do estado permanece como excludente do processo, mas que participou ativamente na divulgação da adesão ao PMAQ inclusive com o COSEMS. Por último uma fala do representante municipal que apresenta o processo de adesão como obrigatório, pois era o único modelo proposto pelo ministério.