• Nenhum resultado encontrado

A combinação da divulgação cultural e comercial

Capítulo V Sugestões para Portugal

3. Divulgação e promoção dos programas turísticos de Portugal

3.2 A combinação da divulgação cultural e comercial

O turismo tem uma relação íntima com a cultura e comércio. Numa perspetiva superficial, o turismo tem mais caraterísticas económicas. Mas em perspetiva mais profunda, todas as viagens são processos da divulgação cultural. Uma viagem sem conotação cultural não vai estimular o motivo de viagem dos turistas.

Como um setor cultural, a divulgação cultural desempenha um papel muito importante no desenvolvimento do turismo. É por causa da diferença cultural que nasceu o turismo, o processo de turismo é um processo de exploração das diferentes culturas.

O político americano, Harold Dwight Lasswell expressou a sua opinião, na tese de Estrutura e Função da comunicação na sociedade (Structure and Function of

communication in society), de que a divulgação da cultura passa por cinco passos que

são alguém, o que ele (ela) diz, de que maneira, divulga para quem e o efeito final. Os cinco passos representam os cinco elementos mais importantes na divulgação (divulgador, informação, media, objeto de divulgação e o efeito da divulgação).

Primeiro, em termos de divulgador, O governo português e os institutos públicos de turismo devem assumir este cargo organizando, coordenando e orientando a divulgação da cultura portuguesa e turismo cultural na China.

Segundo, a divulgação da cultura do turismo é diferente do que a divulgação da cultural normal porque a cultura de uma paisagem vai ser alargada para atrair a atenção dos turistas. Por causa disso, deve-se prestar atenção à verdade das informações do turismo porque alguns comerciantes distorçam as informações turísticas e culturais para ganharem mais.

Aliás, deve-se dar importância aos tipos dos recursos divulgados, a cultura do turismo e os recursos turísticos portugueses divulgados não só se limitam a patrimónios e recursos históricos, mas também deve incluir recursos novos, frescos e desafiantes. No entanto, qualquer atividade da divulgação de turismo não se livra de cultura. A maioria das paisagens conta com as culturas essenciais, por exemplo, a adega de vinho do Porto atrai os turistas por causa da cultura do vinho. Por conseguinte, a promoção do turismo desenvolve com a divulgação da cultura.

O turismo emissor é um processo de conhecimento do outro tipo de cultura para os turistas, o governo português deve prestar mais atenção ao gosto dos turistas chineses para a cultura portuguesa. Isto é, a divulgação de paisagens culturais não pode desenvolver-se de forma cega, mas tem que respeitar ao gosto dos turistas chineses. Uma divulgação da cultura correspondente com o gosto dos turistas chineses vai estimular o desenvolvimento do turismo de Portugal na China.

Terceiro, os meios de divulgação também são muito importantes, as diferentes paisagens têm diferentes caraterísticas. A utilização correta dos diferentes tipos de média beneficia a divulgação. Os institutos de turismo devem escolher diferentes médias, de acordo com as diferentes paisagens e turistas chineses para uma melhor compreensão da cultura escondida na paisagem. Normalmente, a publicidade na televisão exerce uma maior influência nas opiniões turísticas dos turistas.

Quarto, os turistas com diferentes identidades têm gostos turísticos desiguais. O Turismo de Portugal e os outros institutos de turismo devem escolher e divulgar os recursos turísticos com diferentes conotações culturais de acordo com o nível de conhecimento, faixa etária, posição social, situação económica, forma de viagem de turistas chineses.

As atividades da divulgação culturais permitem os turistas chineses conhecer melhor Portugal e estimula a curiosidade deles para este país. Assim, cada vez mais turistas chineses têm vontade de ir a Portugal para explorar as culturas e visitar as paisagens pitorescas com estas culturas. A divulgação do turismo e a divulgação da cultura são interdependentes.

Neste aspeto, a embaixada portuguesa na China, o Turismo de Portugal e os outros institutos relativos já fizeram uma grande contribuição. A embaixada portuguesa na China realizou atividades culturais nos festivais tradicionais de Portugal para divulgar a cultura portuguesa. No festival de castanhas em novembro, o embaixador convidou os alunos do curso da língua portuguesa de algumas universidades para participarem na festa realizada na embaixada, onde puderem provar a gastronomia portuguesa, cantar canções portuguesas e chinesas e comunicar com os portugueses. Esta atividade permitiu aos alunos chineses conhecerem melhor a cultura portuguesa e ampliar o horizonte deles, incentivando-os a dirigirem-se para Portugal fazer viagem e aprofundarem a sua aprendizagem da língua portuguesa.

Mas em comparação com a Tailândia, a divulgação do turismo de Portugal ainda tem um caminho a percorrer. A Administração de Turismo de Tailândia organizou

sempre atividades culturais do turismo na China para atrair a atenção e estimular o interesse dos chineses.

Ilustração 2 As atividades da divulgação cultural do turismo de Tailândia

Além da divulgação cultural, a divulgação comercial vai estimular os turistas chineses a viajarem mais para Portugal. Embora a divulgação comercial pura do turismo não seja considerada como um método adquirido, as atividades da divulgação comercial apropriadas funcionam melhor do que a divulgação cultural simples. Portugal divulgou o turismo de maneira comercial no pavilhão de Portugal na Expo de Xangai 2010. Desde 2 até 8 de outubro de 2010, o Centro de Negócio do Pavilhão de Portugal organizou uma semana do turismo e o secretário do estado de turismo, Bernardo Trindade, esteve presente nesta atividade. A atividade atraiu a atenção dos turistas chineses através de alguns benefícios comerciais, tal como o sorteio de duas viagens de uma semana a Portugal para duas pessoas. Mas até agora, Portugal ainda não lançou muitas atividades de divulgação idênticas na China. A divulgação comercial de Portugal privilegiou a comunicação entre as autoridades e dos institutos públicos, mas ignorou a divulgação entre os cidadãos chineses.

Neste aspeto, a Tailândia exerce um melhor exemplo, além das atividades culturais do turismo, a administração de turismo também organizou várias atividades de divulgação em diferentes cidades da China, especialmente atividades de promoção dos programas turísticos. A combinação da divulgação cultural com a divulgação comercial atraiu muita atenção dos turistas chineses, não só capturou o interesse dos turistas chineses, mas também satisfez a necessidade da maioria dos turistas.

Resumidamente, Portugal deve ajustar a estratégia de divulgação do turismo no mercado chinês. É importante capturar a psicologia dos turistas chineses, escolher o método mais efetivo para divulgar a cultura portuguesa relacionada com turismo e correspondente com o gosto dos chineses e utilizar alguns métodos comerciais apropriados atrair a atenção dos chineses. Aproveitando isso, o turismo de Portugal pode vencer os seus defeitos no desenvolvimento no mercado chinês e tornar-se num dos destinos favoritos dos turistas chineses.

3.3 A divulgação diversificada correspondente à situação económica das diferentes