• Nenhum resultado encontrado

O novo rumo para o desenvolvimento do turismo de Portugal na China

Capítulo V Sugestões para Portugal

4. O novo rumo para o desenvolvimento do turismo de Portugal na China

Neste momento, os mercados emissores de Portugal concentram-se na Europa, o turismo de mar e sol é um dos programas turísticos que se desenvolve melhor. A Espanha, Alemanha, Reino Unido e a França são os quatro principais mercados emissores de Portugal, estando em crescimento outros mercados europeus e o Brasil. A China e a Índia são mercados de diversificação do desenvolvimento do turismo de Portugal. Através da cooperação económica dos dois países, o mercado chinês poderá ser um dos principais mercados emissores de Portugal no futuro.

Portugal tem uma estratégia e direção do turismo própria, muito assente na sustentabilidade. Aliás, o turismo de Portugal segue 11 linhas de desenvolvimento que incluem 11 áreas de turismo, no sentido de: desenvolver novos produtos turísticos, manter os programas históricos, alargar a influência do turismo de Portugal no mercado interior e exterior, ao mesmo tempo que mantém o ritmo do turismo nos mercados exteriores anteriores e desenvolver o turismo enquanto protege o ambiente e a aparência original do património.

Entre todas as estratégias, algumas são adaptadas ao mercado chinês, mas algumas não são. Para conquistar este alvo, o setor do turismo de Portugal deve encontrar novas direções. Hoje em dia, a viagem organizada pelo próprio com o objetivo de passar férias é cada vez mais procurado pelos chineses, sendo esta uma das direcções certas para o desenvolvimento de Portugal. Os chineses também estão mais recetivos ao ecoturismo, ou seja, além do turismo paisagístico e histórico tradicional, os chineses têm mais vontade de experimentar o turismo de saúde e bem-estar, o turismo rural e o turismo das energias renováveis e até o turismo de aventura. Por isso, a divulgação do turismo de Portugal no mercado chinês também deve focalizar-se nestas áreas.

Turistas chineses podem dividir-se basicamente por três tipos, alguns vêm para Portugal a negócios, alguns fazem turismo de lazer organizado pelas agências de viagens. Os restantes são chineses que trabalham e estudam na Europa ou em Portugal e

que aproveitam o tempo livre para viajar. O último grupo, que possui um conhecimento mais ampliado do país, aponta uma nova direção para o setor do turismo de Portugal. Com o prolongamento do tempo que ficam em Portugal, eles conhecem mais destinos turísticos interessantes em Portugal. Aliás, a maioria domina bem a língua e tem capacidade de resolver os problemas na viagem. Normalmente eles viajam de carro, os destinos turísticos não são tão limitados como os turistas que vêm da China. Embora o turismo cultural e paisagístico se mantenha como uma das escolhas, o gosto destes turistas chineses também alterou. A praia, sol e mar, as paisagens naturais e os recursos turísticos pouco desenvolvidos e conhecidos conquistam-nos cada vez mais.

Por tudo isto, a diversificação dos programas de turismo é um elemento importante no desenvolvimento do turismo na China. De seguida, é aconselhável desenvolver diferentes programas turísticos adaptados aos diferentes grupos de turistas chineses.

Em termos dos turistas de negócios, a viagem é também uma oportunidade de comunicação económica. As entidades e operadores do turismo de Portugal devem dirigir os turistas de negócios para os postos de turismo mais conhecidos ou os que têm o relacionamento com os negócios dos turistas, para promoverem a comunicação cultural e económica.

Quanto às viagens organizadas por agências da China, as entidades e operadores do turismo de Portugal devem recomendar percursos turísticos típicos, tal como o turismo de futebol, gastronomia, castelos, golfe, surf e cruzeiros, enquanto garante o fluxo de turistas dos percursos originais que incluem o turismo cultural e histórico. Para conquistar este grupo de turistas, o enriquecimento de destinos turísticos é indispensável. Os institutos que se responsabilizam pela promoção têm que esforçar-se em divulgar mais programas turísticos típicos e mais cidades, diversificando os programas turísticos de Portugal das agências de viagens chinesas.

Relativamente aos chineses que vivem em Portugal ou em outros países da Europa, a forma de viajar é totalmente diferente dos outros turistas que vêm da China. Eles aproveitam os fins-de-semana para passear e já não dependem dos postos turísticos comuns, preferindo procurar os destinos turísticos bonitos e famosos em Portugal mas menos conhecidos, tal como Tomar, Valença, Gerês, Lagos, Portimão, etc. Para conquistar este grupo de turistas, o setor do turismo de Portugal deve abandonar os modos de promoção tradicionais no mercado chinês, mas desenvolver percursos apropriados com as caraterísticas típicas de Portugal. Para além disso, considerando a

situação económica dos chineses que trabalham e estudam em Portugal e em outros países europeus, a promoção dos bilhetes de alguns pontos turísticos impulsionará o número de visitantes.

Além da diversificação dos destinos turísticos, o consumo dos turistas chineses deve ser levado em linha de conta. O consumo é indispensável na viagem dos turistas chineses, as marcas famosas internacionais e produtos típicos de Portugal, tal como o artesanato de azulejo, cortiça e vinhos são mais atraentes para os turistas chineses. No futuro, o consumo dos turistas chineses não se limitará a produtos luxuosos, para abranger o «consumo racional». Neste sentido, os operadores turísticos de Portugal devem introduzir mais produtos de preço acessível, práticos e com alta qualidade.

Em suma, a forma turística dos chineses já se começou a alterar. No

Questionário do valor de expetativa do turismo emissor e turismo de Portugal dos chineses, 47,06% dos inquiridos escolhem o património e herança cultural, 44,12%

escolheram as paisagens típicas com tradição portuguesa, 29,41% dos inquiridos escolheram os museus e galerias, 14,71% elegeram os parques de diversão, tal como o

Carnival e o Disneyland, 8,82% dos inquiridos escolheram centros comerciais dos

Metrópoles. Estes resultados confirmaram que os recursos turísticos com elementos típicos e tradicionais atraem mais a atenção dos turistas chineses que é uma direção principal do desenvolvimento do turismo de Portugal no mercado chinês. No entanto, como o objetivo dos turistas chineses que viajam por Portugal é diversificado, como o que se refere em cima, os operadores, empresas e os outros institutos deve desenvolver o turismo de Portugal na China de acordo com os diferentes alvos de turistas chineses.

Aliás, na pergunta de ‘‘Quais são os artigos de consumo’’ do questionário, 73,53% dos questionados escolhem lembranças locais, isto significa que embora o consumo de luxo ainda exista, os produtos típicos e especiais começaram a ser populares entre os turistas chineses. O consumo racional já não está longe. Por tudo isto, os institutos de turismo, operadores e agências de viagens devem criar e escolher os programas turísticos que correspondem ao gosto dos turistas chineses para que conheçam melhor Portugal. Em termos do consumo, as lojas, centros comerciais e postos de venda de lembranças nos lugares pitorescos devem mudar os produtos, de acordo com a mudança dos hábitos de consumo para dar-lhe mais escolhas.

5. O desenvolvimento de novos programas