• Nenhum resultado encontrado

A forma do turismo dos chineses

Capítulo I Turistas chineses no mundo: situação atual e futura

4. A análise da psicologia e dos hábitos turísticos chineses

4.3 A forma do turismo dos chineses

A palavra «grupo» usa-se muito na descrição das caraterísticas chinesas, na China todos fazem partes de grupos. Sem o grupo, chinês sente-se perdido. Este gregarismo atravessa transversalmente os domínios públicos, privados e íntimos, reflete-se no comportamento quotidiano dos chineses, e de um modo extraordinário na forma como as pessoas viajam. Este fenómeno resulta da psicologia especial dos chineses. O espírito de grupo é uma caraterística típica dos chineses que resulta da tradição. A sociedade chinesa antiga era uma sociedade agrícola, em que o grupo constituía uma unidade com um papel inegável. O desenvolvimento da sociedade é dominado pela relação entre as pessoas em grupo, mas não depende da lei ou os outros regulamentos como os ocidentais. Os grupos aqui incluem as famílias, os amigos, colegas e outras pessoas com quem se tem um relacionamento de negócios. A relação entre as pessoas desempenha um papel muito importante em todas as atividades, a ponto de influenciar a posição social das pessoas. Os chineses não se conseguem afastar do grupo porque toda a sociedade se constitui a partir de grupos. Ninguém pode separar as pessoas individuais de toda a sociedade. A existência das pessoas depende do grupo a que ela pertence.

Transpondo este gregarismo para o plano do turismo, os chineses prestam mais atenção à segurança e o conforto do turismo. Uma viagem organizada em grupo é mais segura e mais interessante para viajantes em comparação com a viagem individual. Em grupo, os viajantes podem ajudar-se mutuamente. Mesmo que se percam, não se sentem perdidos. Por outro lado, o turismo é uma atividade divertida para os chineses, os turistas preferem aproveitar esta oportunidade para passar férias e desfrutar o tempo livre com família e amigos. Neste sentido, a viagem organizada em grupo traz aos chineses mais alegria e satisfação. Sintetizando os dois aspetos acima referidos, a viagem organizada em grupo parece ser mais adaptada para os chineses. No entanto, com o desenvolvimento económico e social, as opiniões e os hábitos dos chineses também mudaram muito, os modos dos chineses transformam-se cada vez mais de grupal para individual.

«Viagem organizada pelo próprio» já será uma forma de turismo muito favorável dos chineses. Esta forma de turismo traz aos chineses mais liberdade e permite-lhes conhecer melhor os lugares pitorescos. Ou seja, a viagem em grupo já não é tão desejada como em anos anteriores, também devido a problemas que daí derivam. Tal como viagens menos organizadas, especialmente a carência de conhecimento profundo dos lugares pitorescos. Além disso, os chineses de hoje preferem a liberdade, especialmente os jovens chineses, a viagem organizada em grupo já não consegue satisfazer as necessidades dos chineses, sobretudo os jovens.

Em anos recentes, surgiram cada vez mais turistas com mochila que andam entre as montanhas e rios e que representam uma nova tendência do turismo na China moderna. Este tipo de turismo foi influenciado pelo modo de viajar ocidental. Isto demonstra um individualismo crescente no turismo dos chineses, fruto da experiência do turismo emissor e das opiniões ocidentais.

Com o aumento do contato com a sociedade internacional, os chineses já começaram a sair da comunidade fechada e contatar com o mundo positivamente. O aprofundamento do conhecimento do mundo abriu horizontes aos chineses, aumentou a coragem para conhecerem mais o mundo e a capacidade de adaptação ao mundo desconhecido. A diversidade do mundo promove cada vez mais chineses aprenderem a olhar para o mundo de outra forma. Há alguns anos atrás, os chineses que saíam do país preocupavam-se com acontecimentos acidentais e imprevistos. Mas agora com as tecnologias de comunicação, simplificação das formalidades turísticas e apoio linguístico, a viagem internacional já não é uma aventura e uma atividade cheia de elementos indeterminados, mas uma forma de conhecimento e de ampliação de horizontes. Neste sentido, a viagem organizada em grupo já não satisfaz a necessidade dos novos turistas chineses. É inevitável que a viagem organizada pelo próprio se enquadra no processo do desenvolvimento do turismo moderno. No Questionário do

Valor de Expetativa do Turismo Emissor e Turismo de Portugal no Mercado Chinês,

esta tendência já passa a ser muito evidente.

Forma de viagem Percentagem

Viagem com amigos ou familiares 64,71% Viagem organizada pelo próprio 58,82% Viagem de auto-condução 14,71% Viagem em grupo organizada pelas agências 11,76% Viagem organizada pela empresa 2,94%

Viagem individual 2,94%

Fonte: Questionário do Valor de Expetativa do Turismo Emissor e Turismo de Portugal no

Mercado Chinês

Quadro 756 Formas de viagem preferidas dos turistas chineses

O quadro 7 mostra que a maioria dos turistas chineses prefere viajar com amigos ou familiares. A viagem organizada pelo próprio e de auto-condução são duas formas mais populares entre os turistas chineses.

A alteração dos hábitos influencia o número de turistas do grupo e a forma de fazer turismo dos chineses. O surgimento e desenvolvimento do turismo em pequeno grupo ou individual são os fenómenos mais evidentes neste aspeto. No entanto, o instinto da nação determina que os chineses preferem a tranquilidade e harmonia. A aventura e o risco não se adaptam à psicologia dos chineses. Por isso, em certa medida, a viagem organizada em grupo continua a ser um modo do turismo favorável para o povo chinês, sobretudo para os turistas de meia-idade. Mas os jovens e as pessoas com mais conhecimentos e os que aceitam a educação no estrangeiro já começaram a escolher o novo modo no turismo e dar mais atenção na qualidade do mesmo.

Os turistas chineses que costumavam acorrer aos lugares pitorescos, começaram a provar o chamado «turismo profundo», diferente do modelo tradicional. Antes do início da viagem, os turistas têm que preparar a viagem detalhadamente e precisam de ter um conhecimento geral antes de visitar os destinos turísticos para obter mais proveito da viagem. Uma diferença destacada entre o «turismo profundo» e o «turismo tradicional» reflete-se no número dos destinos. Na viagem tradicional os turistas passam por vários países em poucos dias, enquanto no «turismo profundo» dão mais importância à visita vertical e profunda permitindo conhecer melhor o destino, experimentando a cultura, costumes locais, diferentes modos de vida e a fruição de novos ambientes. Atualmente o modelo mais popular do «turismo profundo» na China é o «viagem organizada pelo próprio». O «turismo profundo» mantém a sua popularidade principalmente entre jovens e os que têm vontade de conhecer culturas diversas. A divulgação do «turismo profundo» ainda tem um longo caminho para percorrer, revela uma mudança de opinião dos turistas chineses, o antigo modelo do turismo já não é uma escolha económica.

56

Questionário do Valor de Expetativa do Turismo Emissor e Turismo de Portugal no Mercado Chinês, Questão nº12 - Qual é a forma de viagem preferida.

Os novos turistas chineses voltam a sua atenção também para o «turismo temático». Como o nome indica, este turismo desenvolve-se em diferentes temas. O turismo temático integra diferentes culturas típicas, os turistas chineses podem aproveitar a oportunidade para conhecer bem a cultura local. Este programa revela-se cada vez mais presente no turismo emissor para os chineses. Aliás, o turismo temático permite manter os turistas num destino por mais tempo.