• Nenhum resultado encontrado

O impulso para a exportação de mão-de-obra e emigração chinesa para

Capítulo III Interligações entre comércio, cultura e turismo

2. Influência do desenvolvimento do turismo sobre a China

2.4 O impulso para a exportação de mão-de-obra e emigração chinesa para

comercial das empresas dos dois países, sobretudo a colaboração das empresas estender- se-á ao domínio turístico e setores derivados. O conhecimento do mercado português adquirido através do turismo amplia o âmbito das exportações da China no mercado europeu, especialmente os produtos manufaturados, tal como vestuários, máquinas, equipamentos e componentes elétricos e promove mais cooperações na área das energias renováveis.

2.4 O impulso para a exportação de mão-de-obra e emigração chinesa para Portugal

Portugal é um país com o clima excelente e um alto índice de segurança, é um bom lugar para viver. A viagem a Portugal é uma oportunidade para os turistas chineses aprofundarem o conhecimento deste país, que certamente os impressionará. Ou seja, é possível que a viagem a Portugal promova a imigração chinesa. Os turistas chineses vão desejar viver em Portugal. Por outro lado, nos últimos anos, os chineses emigraram cada vez mais para o estrangeiro. Este fenómeno resulta de dois motivos. Primeiro: a China tem uma grande população. A forte competição da China resulta num grande fluxo de emigração para estrangeiro. Segundo: os emigrantes chineses evitam a competição em certa medida, encontrando novas oportunidades de negócio e outros modos de vida.

Em segundo lugar, a globalização e a crescente cooperação internacional favorecem a fuga de talentos para países estrangeiros. Com o crescimento do contato com o mundo e a alteração das opiniões dos chineses, a imigração dos chineses já se

96

torna cada vez mais comum. Os emigrantes podem frequentar universidades ou escolas superiores para obterem conhecimentos de maneira diferente.

Neste momento, há cerca de 16,785 imigrantes chineses em Portugal97, estes adaptam-se bem ao clima porque tem temperaturas semelhantes às da China. Em suma, a vida em Portugal é agradável, as pessoas podem encontrar o seu lugar na sociedade e significado da vida. O clima agradável, o povo simpático, a sociedade segura, a liberdade são aspetos que atraem mais chineses. Claro, tudo isto pode ser verificado pelos turistas chineses durante as suas visitas. Seguindo isto, o desenvolvimento e crescimento do turismo de Portugal na China tem algum impato na emigração dos chineses que gostam deste país.

Uma viagem ao estrangeiro é um processo de conhecimento da cultura e natureza dos outros países. No entanto, em outra perspetiva, o turismo pode influenciar a visão dos turistas e, em certa medida, estimulando-os a procurar mais vezes um lugar. Às vezes, pode levar os turistas a produzir opiniões acerca de trabalhar neste país.

A exportação de mão-de-obra é uma forma de mobilidade humana num nível nacional ou internacional. O último indica que mão-de-obra sai do país para trabalhar no estrangeiro. Em termos gerais, a exportação de mão-de-obra pode assumir duas formas: a emigração e a mobilidade temporária dos recursos humanos; isto é serviços de apoio técnico, a consultoria internacional, o turismo emissor, serviços financeiros e de transporte.

Neste momento a exportação de mão-de-obra chinesa para Portugal abrange cinco tipos que são a exportação de mão-de-obra estimulada pelos projetos contratados com os países estrangeiros, envio de trabalhadores com contratos com as companhias estrangeiras, o envio de gerentes, ténicos e pessoal de formação por motivo de investimento no estrangeiro, a exportação de mão-de-obra motivada pela instalação, manutenção, a instrução técnica e formação de pessoal no âmbito dos equipamentos exportados para o estrangeiro, a exportação de mão-de-obra pessoal (os próprios trabalhadores procuram trabalho fora do país). A exportação de mão-de-obra exerce uma grande influência no desenvolvimento económico da China nos aspetos seguintes: aumento das divisas estrangeiras, melhoria do mercado do emprego, o estímulo das

97 Informações obtidas em http://sefstat.sef.pt/distritos.aspx População estrangeira residente em Portugal, SEF, 2011,

exportações, introdução e aprendizagem de tecnologias de ponta, crescente conhecimento entre a China e os outros países e aprofundamento da amizade.

Em Portugal, o tipo de importação de mão-de-obra chinesa comporta principalmente quatro tipos, exceto o terceiro acima referido. O mais significativo é o último, isto quer dizer que os chineses saem do país a título pessoal, à procura de oportunidades de negócio e trabalho em Portugal. Agora com o aumento da cooperação comercial entre as empresas estatais dos dois países, tal como a cooperação entre EDP e

Three Gorges, REN e State Grid e Huawei e PT, a taxa de envio de trabalhadores por

causa de necessidades das empresas em Portugal tende a aumentar. Todavia, em comparação com os outros países europeus, a taxa de exportação de mão-de-obra chinesa para Portugal ainda é muito baixa. Isto tem a ver com uma menor comunicação comercial entre a China e Portugal, os chineses preferem dirigir-se para a França, a Alemanha, a Itália, a Espanha, o Reino Unido, países com uma comunicação comercial mais frequente com a China.

O desenvolvimento de turismo no mercado chinês vai ser um estímulo para a exportação de mão-de-obra em Portugal. A maioria dos chineses não escolhe Portugal como um destino profissional porque ainda não tem um conhecimento profundo sobre este país. Os chineses podem aproveitar a oportunidade das viagens para aprofundar os conhecimentos sobre Portugal e o ambiente de trabalho deste país. Portugal tem um ambiente sossegado e a política mais indulgente entre todos países da Europa Ocidental, é um país com menos discriminação, mais pacífico e tolerante. Graças aos novos hábitos de turismo, que privilegiam a viagem profunda e organizada pelo próprio, os turistas conhecem mais a fundo um destino. Se o programa de turismo de Portugal também for enquadrado neste tipo de viagem, os turistas chineses terão mais tempo para conhecer este país encantador e encontrar novas oportunidades de negócio em Portugal.

Uma grande parte dos chineses tem vontade de trabalhar na Europa por causa de ambiente seguro e qualidade de vida. Embora a exportação de mão-de-obra chinesa para a Europa nos últimos anos tenha sofrido o impato da crise económica, a taxa de exportação mantém uma tendência de subida. Isto porque a cooperação comercial entre a China e a Europa, incluindo Portugal, subiu muito por causa da crise económica. Por outro lado, a desvalorização do euro promove o desenvolvimento do turismo da Europa e de Portugal na China. Cada vez mais chineses conhecem melhor a Europa e Portugal, fator que contribui para a exportação de mão-de-obra.