• Nenhum resultado encontrado

Meta da aula Apresentar os conceitos e os recursos da

A DOCUMENTAÇÃO DIGITALIZADA

Estamos vivendo um tempo de transformação na maneira de comunicação científi ca: de um processo tradicional, fundamentado na impressão, para um processo de publicação eletrônico, embora ainda haja alguma resistência de parte do meio científi co e acadêmico, opondo-se a essas transformações. CÓ D I C E É uma pequena placa encerada (freqüentemente de marfi m ou madeira), usada pelos antigos romanos para escrever; tábula, pugilar; pode ser defi nido por um conjunto dessas placas, articulado por dobradiças, constituindo uma espécie de livro. Pode ser também um escrito em folhas de pergaminho, unidas por um cadarço (HOUAISS, 2002). AP Ó G R A F O Diz-se de original ou cópia de um escrito; traslado (HOUAISS, 2002). AU T Ó G R A F O É um original, manuscrito, de um autor, que ainda será entregue ao tipógrafo para composição (HOUAISS, 2002).

AULA

5

Assim, atualmente é muito comum que boa parte da informação bibliográfi ca que o investigador irá utilizar durante sua investigação seja encontrada em formato digital.

A literatura científi ca para consulta é cada vez mais disponi- bilizada em forma eletrônica, como os dicionários temáticos que substituíram os vários volumes das enciclopédias impressas. Entre algumas das mais importantes enciclopédias de caráter geral, podemos destacar: a Encarta (Encarta encyclopedia, Microsoft, pode ser baixada no site:

http://superdownloads.uol.com.br/download/161/microsoft- encarta-2000-installation-issues-fi x), Britannica online (Britannica Encyclopedia disponível em: www.eb.com, apud MATTAR, 2005, p. 158) e, em português, o Almanaque Abril (disponível em: www.almanaqueabril.com.br, apud MATTAR, 2005, p. 158). A Van Nostrand’s scientific encyclopedia e a McGraw Hill

encyclopedia of science and technology, das mais destacadas

enciclopédias de referência científi ca no mundo, são também comercializadas em CD-ROM, sendo que a segunda oferece também acesso online com atualização diária (disponível em: www.accesscience.com, apud MATTAR, 2005, p. 158). Vários catálogos e bancos de dados bibliográfi cos, disponibilizados em CD ou online, contêm desde obras de referência até livros, artigos, material audiovisual etc.

Os serviços de I N D E X A Ç Ã O e resumo obtêm vantagens através do crescimento da tecnologia da informação. Existem hoje D I R E T Ó R I O S com a capacidade de receber documentos em formato digital, fundamentado em dados eletrônicos e online, CD- ROMs etc., assim como referências coletando esse tipo de material (MATTAR, 2005, p. 159).

IN D E X A Ç Ã O

Ordenação de dados em forma de índice; classifi cação (HOUAISS, 2002).

DI R E T Ó R I O S

Listas dos arquivos contidos em subdivisão de um disco ou de outro meio de armazenamento (HOUAISS, 2002).

A Biblioteca Nacional, por exemplo, oferece acesso online (e por meio de CD-ROM) tanto para o BNlibris (catálogo de referências bibliográfi cas da Biblioteca Nacional, abrangendo as monografi as incorporadas ao acervo, a partir de 1982) quanto para a Base de Dados do ISBN – International Standard Book Number – (base de dados das obras cadastradas na Agência Brasileira do ISBN a partir de 1978) (disponível em: www.bn.br, apud MATTAR, 2005, p. 159).

A Chadwyck-Healey, editora eletrônica nas áreas de humanidades e ciências sociais, disponibiliza uma série de CD-ROMs com os catálogos de diversas bibliotecas: Bibliographie Nationale Française, Bibliografia Nacional Española, Bibliografia Nazionale Italiana, Deutsche Nationalbibliographie Aktuell e Bibliografi a Nacional Portuguesa (disponível em: www.chadiwick.com, apud MATTAR, 2005, p. 159).

A Intelex Corporation oferece bancos de dados para pesquisa. É possível ter acesso a eles

online, em formato de CD-ROMs e em redes de universidades. Os textos eletrônicos

compreendem os campos de Literatura, História, Filosofi a, Economia, Teoria Política e Estudos Religiosos. São disponíveis: bancos de dados com as obras de autores como Platão, Aristóteles, Descartes, Hegel, entre outros, ou temáticos, como Filosofi a inglesa, Economia (de Smith a Mill) ou Filosofi a política (disponível em: www.nlx.com, apud MATTAR, 2005, p.159).

Em uma investigação na Internet, você encontrará vários diretórios diponibilizando periódicos acadêmicos. A Scielo – Scientifi c Electronic Library Online – é uma respeitável biblioteca virtual que compreende uma coleção de periódicos científi cos brasileiros.

O site da Scielo proporciona um amplo acesso a periódicos e artigos científi cos. É uma fonte valiosa de pesquisa. Visite a página e confi ra: www.scielo.br.

Alguns links online são pagos e exigem senha para que o pesquisador obtenha acesso ao material. Quando a biblioteca da instituição não disponibiliza os serviços que lhe são necessários, é preciso avaliar a relação custo/benefício de uma assinatura individual, mesmo por tempo limitado.

Alguns jornais, como The New York Times (disponível em: www.nytimes.com, apud MATTAR, 2005, p. 160), disponibilizam um serviço que possibilita a seleção dos artigos que você recebe diariamente. Dessa forma, você tem a possibilidade de escolher os assuntos que achar mais importantes (economia, literatura, ciência etc.) e receber online as notícias selecionadas de acordo com a sua preferência.

No Brasil, a revista Exame, disponível em: www2.uol.com.br, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística), disponível em: www.ibge.gov.br, a Gazeta Mercantil, o Estado de S. Paulo, disponível em: www.estadão.com.br, e a Folha de S. Paulo (CD- ROM), entre outras instituições, oferecem preciosas informações em formato digital.

A editora Saraiva, além de disponibilizar produtos em CD-ROM para a área de Direi to, mantém também um portal jurídico, o Saraivajur, que oferece informações, além de uma grande gama de serviços de acesso gratuito, como pesquisa bibliográfi ca, notícias, artigos de doutrina e informações sobre eventos e concursos (disponível em: www.saraivajur.com.br).

Além dos sites mencionados, existem ainda, entre outros, os conselhos federais das classes como o Conselho Federal de Economia (www.cofecon.org.br) que disponibiliza seus textos, e o Conselho Federal de Administração (www.cfa.org.br), que também disponibiliza interessantes textos para os investigadores e outros interessados.

AULA

5