• Nenhum resultado encontrado

Metas da aula Mostrar a importância do método de estudo como fator

O PROBLEMA DA PESQUISA

Toda pesquisa científi ca começa pela formulação de um problema e tem por objetivo buscar a solução do mesmo. Geralmente o pro- blema é apresentado na forma de proposição interrogativa.

Exemplo 1: Formulação do problema.

Qual a relação entre a produtividade da empresa (qualquer empresa) de produtos de limpeza e o perfi l psicológico dos gestores?

Defi nição do problema:

O que é um problema no contexto acadêmico?

Para enunciar problemas merecedores de investigação, precisamos definir, antes, o que é um problema e identificar seus principais elementos.

Problema é uma questão inerente a uma complexidade teórica ou prática para a qual deve ser encontrada uma resolução. Surge de um imperativo anseio do saber, porque o espírito está em estado intermediário entre a ausência de conhecimento e a sabedoria. Não existem problemas para o ignorante, nem os há para o sábio. Um problema pressupõe a consideração da vivência de difi culdades para as quais não existem resoluções, ou a consideração de escassez das soluções possíveis, ou ainda a indecisão de escolher resoluções alternativas. Em alguma hipótese, só há problema para quem tem interesse em solucioná-lo (SALVADOR, 1986, p. 56).

Os problemas podem ser qualifi cados em duas ordens: descritivos ou explicativos. Os descritivos são os que questionam sobre as características e o caráter que diferenciam uma matéria a se examinar de outras matérias paralelas a serem examinadas.

Os problemas descritivos questionam o que pode ser descrito e explicado cientifi camente sobre o assunto em seus aspectos externos e quantitativos, porém, de forma superfi cial. Profundo na perspectiva interna e qualitativa (Idem).

Exemplos de questionamentos descritivos em tema de formação de administradores profi ssionais:

1) Qual a denominação adequada do tema e como pode ser apresentado? (É o problema de seleção do tema).

2) Qual é o objeto e o sujeito do tema? (É o problema de delimitação do tema).

3) Como conceituar e operacionalizar os termos do problema? (É o problema de defi nição do tema).

4) De qual ótica o problema deverá ser focado? (É o problema de tratamento do tema).

5) Como se comparar com outras questões? (É o problema de situar o tema).

6) Quem tem interesse na resposta do questionamento? (É o problema de aplicação do tema).

Como você pode observar, todas as questões alusivas à condução de uma investigação são fontes de problemas descritivos. Compreende, pois, tudo o que precede à monografi a propriamente dita (Idem).

Os problemas explicativos vão direto à essência do assunto. Abarcam todas as questões concernentes ao desenvolvimento ou à monografi a. Podem ser classifi cados em dois tipos: questões que se referem ao desenvolvimento do conteúdo de estudo e questões que dizem respeito ao método de desenvolvê-lo.

As que dizem respeito ao desenvolvimento do conteúdo dos estudos buscam o caráter material e formal do tema, suas causas e conseqüências e suas fi nalidades. E as que dizem respeito ao método de desenvolver referem-se ao encadeamento de seu estudo, isto é, à apresentação, à apreciação e à expressão (Idem).

AULA

9

Fundamentos do projeto de pesquisa

A condição inicial que todo documento científi co deve satisfazer é a coerência; por isso, uma das funções fundamentais da lógica é o seu aproveitamento nos diversos campos do conhecimento. Você (pesquisador) não deve esquecer que durante o desenrolar de uma pesquisa, em qualquer etapa e nível, é imprescindível avaliar logicamente o próprio pensamento.

Segundo Lakatos e Marconi (1995, p. 126), o problema é uma difi culdade, teórica ou prática, na consideração de alguma coisa importante, para o qual se procura uma solução. O obstáculo inicial é o pensamento refl exivo, o cerne, a mola mestra de toda a obra de pesquisa. Depois de deliberar o assunto, identifi ca-se uma questão para ser respondida por meio de uma hipótese, que é uma resposta provisória, a ser confi rmada ou refutada durante o processo de pesquisa.

O problema formulado por você (pesquisador) tem de ser relacionado ao assunto escolhido. No caso, criará um questionamento (uma pergunta) para identifi car o alcance de sua pesquisa. Não há regras defi nidas para se formular um problema, mas alguns autores aconselham que ele seja descrito como uma afi rmação. Particularmente, que seja expresso em forma de pergunta afi rmativa.

Exemplo de uma pergunta afi rmativa:

O administrador é competente para gerir um supermercado? (Como você observou, não tem nenhuma palavra negativa.) Esta é a maneira mais fácil e direta de formular um problema. Além disso, facilita sua identifi cação por parte de quem consulta o projeto. Se alguém disser que vai pesquisar o problema do mercado, pouco estará dizendo. Mas se a proposta for que fatores interferem no mercado? Ou quais são as características do consumidor de legumes? Estará efetivamente propondo problemas de pesquisa.

Planejamento versus plano – Planejar é, segundo Comte, prever

para prover. Prever e prover os recursos para atingir os objetivos (apud SALVADOR, 1986, p. 61).

O objetivo de uma pesquisa é dar solução ou resolver um problema. O recurso é chegar e consultar as fontes de informação.

Existem dois tipos de plano: o plano de assunto e o plano de atividades.

Há um problema?

Imagine que você é o gestor de uma empresa produtora de ratoeiras domésticas. Ao examinar os jornais do dia, leu as matérias relacionadas a fatos sobre infl ação, aumento dos preços dos combustíveis, aumento das taxas de importação de álcool por parte dos Estados Unidos, previsão de acordos entre os governos brasileiro e americano. Responda: você tem defi nido um problema relacionado ao contexto da sua empresa? Por quê? ____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________

Resposta Comentada

Não, o trabalho de pesquisa começa, na prática, com a construção do problema. Como você percebeu, ainda não se tem um problema formulado, pois a relação dos fatos relatados pelos jornais não defi ne claramente como isso poderá afetar ou prejudicar a sua empresa.

Atividade 1

1