• Nenhum resultado encontrado

Metas da aula Apresentar o conceito de método; defi nir

O QUE É MÉTODO?

Nas aulas anteriores, você conheceu o caráter sistemático do conhecimento científi co. Um acontecimento não é considerado simplesmente um objeto de observação, mas sim uma oportunidade de análise empírica de um fenômeno da realidade. Essa análise abrange refl exões críticas e um conjunto de referencial teórico conhecido, com o qual se combinam essas refl exões.

O universo oferece uma variedade sem fi m de fenômenos a serem examinados, mas a Ciência abstrai o objeto de estudo do fato, selecionando certos aspectos do fenômeno (como massa, velocidade, valência), não analisando assim o fenômeno como uma totalidade, em todos os seus aspectos, ao mesmo tempo.

Na verdade, separar qualquer fenômeno de tudo aquilo com que está relacionado é um ato de operação intelectual na qual o que é escolhido como objeto de refl exão é isolado de uma série de fatores que comumente lhe estão relacionados na realidade concreta (como ocorre, por exemplo, na consideração matemática que despoja os objetos de suas qualidades sensíveis – peso, cor etc. –, no intuito de considerá-los apenas em seu aspecto mensurável e quantitativo).

Como a Ciência busca pesquisar particularidades na realidade, com um sistema que opera unicamente com idéias para interpretar esses segmentos, cada área toma como base suas próprias defi nições ou conceitos para comunicar seus resultados. Dessa forma, podemos nos referir ao sistema teórico de uma Ciência como um sistema conceitual.

Mas o que método tem a ver com isso tudo? Esse processo de estudo de um objeto, de segmentação deste em partes para análise, de seleção e ordenação de dados e conceitos não se realiza de maneira satisfatória se não houver organização. É fundamental analisar, planejar e executar ações passo a passo; do contrário só existirá o caos.

Você se considera uma pessoa metódica? Ser metódico signifi ca seguir métodos. Isso não está distante da sua realidade. Você está constantemente desenvolvendo métodos a fi m de obter resultados mais rápidos e satisfatórios. Nesse sentido, você pode desenvolver um método para estudar, para trabalhar, para cozinhar, para arrumar seu quarto etc.

A palavra método vem do grego. Ela é a junção das palavras meta e hodós.

Meta quer dizer “além de”, que pode ser entendido como “resultado a ser

atingido”, e hodós tem o sentido de “via”, “caminho”. Assim, método signifi ca “caminho a ser seguido para ir além de, para um resultado”.

Método, em termos mais simples, é o caminho traçado para chegar a um resultado.

Podemos perceber que o método não surge de forma ocasional. Ele é o resultado de uma perplexidade: quando nos deparamos com um problema para o qual buscamos uma solução. Ele surge a partir do processo de refl exão dos atos em torno da situação a ser resolvida.

Método pode ser defi nido como: conjunto de regras, de normas, para busca de uma verdade, para detecção de erros na tentativa de alcançar uma fi nalidade desejada. Alguns autores, ao defi nirem método, realçam a inteligência e o talento na forma de realizar tarefas. Outros focalizam as imagens de ordem, de caminho, de segurança e de economia na realização de uma atividade (SANTOS, 2005, p. 93).

Seguir um método é seguir uma série de etapas, ordenadamente dispostas, a serem superadas na busca de uma verdade, para a comprovação (ou não) das hipóteses criadas no estudo de uma Ciência.

AULA

6

Os séculos V e IV a.C. na Grécia Antiga foram de grande desenvolvimento cultural e científi co. O esplendor de cidades como Atenas, com seu sistema político democrático, proporcionou o terreno propício para o desenvolvimento do pensamento.

Um grande sábio dessa época foi Aristóteles que desenvolveu os estudos de Platão e Sócrates. Foi Aristóteles quem desenvolveu a lógica dedutiva clássica, como forma de chegar ao conhecimento científi co. Segundo ele, a sistematização e os métodos devem ser desenvolvidos para se chegar ao conhecimento pretendido, partindo sempre dos conceitos gerais para os específi cos.

Fonte: Filosofi a (2007).

Abbagnano (1962, p. 640) apresenta a seguinte defi nição para método, relacionada ao contexto de pesquisa:

O termo tem dois signifi cados fundamentais: 1o toda pesquisa ou

orientação de pesquisa; 2o uma técnica particular de pesquisa.

O primeiro signifi cado não se distingue daquele de “investigação” ou “doutrina”. O segundo signifi cado é mais restrito e indica um procedimento de investigação ordenado, repetível e autocorrigível, que garanta a obtenção de resultados válidos. Ao primeiro signifi cado referem-se expressões como “o método hegeliano”, “o método dialético” etc. ou também “o método geométrico”, “o método experimental” etc. Ao segundo signifi cado referem-se expressões como “o método silogístico”, “o método dos resíduos” e em geral aquelas que designam particulares procedimentos de investigação e de controle. [...] No uso moderno e contemporâneo, prevalece o segundo signifi cado. Mas é preciso observar que não há doutrina ou teoria, seja científi ca, seja fi losófi ca, que não possa ser considerada sob o aspecto de sua ordem de procedimento e, portanto, chamada método. O próprio Descartes, por exemplo, expôs o mesmo conteúdo do Discurso do método na forma das Meditações metafísicas e dos Princípios de fi losofi a: o que por um lado era método por outro era doutrina. E de modo geral não há doutrina que não possa ser considerada e chamada método se encarada como ordem ou procedimento de pesquisa. Portanto a classifi cação dos métodos fi losófi cos e científi cos seria sem dúvida uma classifi cação das doutrinas respectivas.

Em Ciência, vários métodos são utilizados de acordo com a natureza do objeto a ser pesquisado e a infra-estrutura disponível ao pesquisador.

As duas principais dimensões da Ciência: a L Ó G I C A e a técnica (como fazer) irão proporcionar ao pesquisador o rigor do raciocínio na pesquisa e os meios técnicos necessários para atingir o conhecimento. A lógica procura garantir ao pesquisador a objetividade necessária para o tratamento dos fatos, isto é, estabelece a ruptura dos objetos científi cos com os do senso comum, através de normas gerais, permitindo ao investigador a decisão do alcance de sua pesquisa, dando regras de explicação dos fatos e da validade das generalizações. Um mesmo método permite a utilização de técnicas distintas; entre elas, porém, uma será mais adequada do que as demais.

O Discurso do método é um tratado de René Descartes (1586-1650), publicado em francês em 1637.

O Discurso propõe um modelo quase matemático para conduzir o pensamento humano, uma vez que a matemática tem por característica básica a certeza, a ausência de dúvidas.

Uma das mais conhecidas frases do Discurso é Je pense, donc je suis (citada freqüentemente em latim, cogito ergo sum – penso, logo existo).

René Descartes, fi lósofo francês e autor do Discurso do método. Fonte: DESCARTES (2007). LÓ G I C A A lógica é um ramo tanto da Filosofi a quanto da Matemática. O sistema lógico (ou simplesmente a lógica) é um conjunto de regras para raciocínio sobre um determinado assunto. Muitos sistemas diferentes de lógica foram construídos ao longo do tempo. Fonte: Filosofi a (2007).

AULA

6

Retomando...

Você acha que sua vida acadêmica fi caria mais fácil e produtiva se você adotasse métodos em suas atividades de estudo?

Vamos retomar esse conceito. Explique o que é método e qual sua importância para a pesquisa científi ca.

____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________

Comentário

Se você respondeu que método é o caminho a ser seguido para atingir um objetivo, entendeu o ponto central do conceito. Para traçar esse caminho, elaboramos um conjunto de regras, de normas, a fi m de buscar uma verdade.

Seguir um método é seguir etapas, os procedimentos mais adequados para a investigação. Isso é importante no campo científi co no sentido de organizar dados e informações, tornar a pesquisa mais produtiva e chegar aos resultados com maior rapidez e efi ciência.

Atividade 1