• Nenhum resultado encontrado

2.4 O Modelo Educativo do ITESM: experiência de referência

2.4.4 A implantação do Modelo Educativo: condicionantes e resultados

A mudança educativa teve como fator essencial o apoio institucional. Sem esse, dificilmente os professores teriam as condições e os espaços necessários para pôr em prática a mudança e torná-la permanente. É mediante o apoio dos órgãos diretivos e administrativos que são estabelecidas as políticas, diretrizes e normas

para a implantação do modelo educativo. Para que a inovação se consolide, uma mudança na cultura organizacional deve ser impulsionada em todos níveis. Desta forma, no ITESM, as instâncias que são diretamente responsáveis e comprometidas no processo são:

- Vice-reitoria acadêmica: responsável pelo desenvolvimento e apoio ao processo de implantação do Modelo Educativo na prática docente por meio das seguintes atividades: definição do modelo educativo, do marco pedagógico, assim como a criação da estrutura de trabalho para a implantação do modelo em todo o sistema.

- Vice-reitoria de Internacionalização: responsável pelas alianças e parcerias com universidades estrangeiras reconhecidas pela inovação educativa para a formação e o intercâmbio de professores com vistas à troca de experiências. - Universidade Virtual: responsável pela disponibilização dos espaços virtuais

necessários para a comunicação e a interação a distância de todos os professores.

- Vice-reitoria de Tecnologia da Informação: responsável pelo apoio à implantação do modelo educativo e pela oferta de ferramentas tecnológicas. Entre as atividades empreendidas para dar cumprimento a essa responsabilidade, está a de oferecer capacitação aos professores para o uso eficiente das opções tecnológicas e trabalhar em conjunto com a vice-reitoria acadêmica para responder às necessidades tecnológicas dos docentes.

- Diretorias dos campus: participam do processo como líderes que compartilham com seus professores as atividades, reconhecem suas necessidades e temores, bem como disponibilizam os recursos necessários, compreendem as mudanças estruturais decorrentes do modelo educativo, realizam reuniões periódicas com os professores com o intuito de conversar sobre a mudança e manter aberto o canal de comunicação constante com eles. Cumprir este compromisso implica em assumir novos e diferentes papéis, passando de líder administrativo para líder educativo. Isso significa participar de forma ativa em todo o processo, como estudar a carga de trabalho do professor levando em consideração o novo contexto, fomentar reuniões entre os docentes para analisar os problemas reais de ensino, aprendizagem e atualização docente em relação à mudança educativa, promover a capacitação adequada aos professores e avaliar a efetividade do processo, assegurando sua continuidade.

O esforço do ITESM nos últimos 10 anos para a implantação do novo modelo educativo na prática docente tem se convertido em uma rica experiência de aprendizagem organizacional e na produção de conhecimentos, o que tem conduzido a resultados significativos, tanto no interior como em ambientes externos à instituição. Do ponto de vista interno, o processo desencadeou a cultura do trabalho colaborativo entre os professores. Atualmente os professores contam com bases de dados e grupos virtuais de colaboração com banco de casos, problemas e projetos; formaram comitês de revisão de casos, problemas e projetos para assegurar sua qualidade, organizaram redes colaborativas de professores que conjuntamente trabalham para criar e compartilhar conhecimento sobre critérios de aprendizagem, formas de avaliação, tipos de atividades e outras questões relacionadas à melhoria dos resultados das disciplinas.

Outro resultado da implantação do modelo educativo foi uma prática docente mais reflexiva e centrada na aprendizagem dos alunos. Assim, os alunos trabalham de forma balanceada em atividades de colaboração e individualmente. Há o incremento na carga horária de estudos dos alunos que participam das disciplinas redesenhadas e elevação da atenção ao desenvolvimento das habilidades, valores e atitudes.

A própria gestão do ITESM sofreu influência no seu processo em vista da implantação do novo modelo educativo. A partir de 2002 foi estabelecido como objetivo da alta gestão, uma administração que fosse realmente eficiente. Para isso, empreenderam ações no sentido de centralizar os processos de manejo das informações e de transferências das melhores práticas para todos os demais campi do ITESM.

No contexto externo internacional, o trabalho de implantação do modelo educativo proporcionou ao ITESM resultados satisfatórios, cabendo destaque aos seguintes:

a) reconhecimento da comunidade acadêmica pela inovação educativa. A freqüente participação em fóruns internacionais, a qualidade da formação de seus alunos e da investigação de alguns indicadores.

b) a participação em associações internacionais caracterizadas por promover o ensino e a aprendizagem com métodos inovadores com apoio de tecnologias computacionais. Atualmente o ITESM é membro do European Consortium of Innovative Universities – ECIU.

c) participação, na qualidade de sócio fundador, do Centro de Aprendizagem Baseado em Problemas e Projetos em parceria com a Universidade de Aalborg e o Centro Internacional para a Educação em Engenharia da UNESCO. O objetivo deste centro é criar e difundir os mecanismos para a educação em engenharia por meio da aprendizagem baseada em problemas.

Esses resultados não foram alcançados num curto espaço de tempo, tampouco foram reflexo do esforço isolado de poucas pessoas. Para atingir esse nível, o processo passou por várias fases, desde a definição das metas a serem perseguidas, passando pela iniciação por meio da superação das barreiras e resistências e pela aplicação, a partir da disposição e abertura dos professores em incorporar as novas metodologias, até chegar na fase da institucionalização. Esta fase foi alcançada 5 anos após o início da mudança educativa e se caracteriza pela aceitação coletiva, compreensão global do processo e, principalmente, pelo comprometimento dos docentes, diretores, alunos e técnicos-administrativos.

O conjunto de procedimentos científicos é denominado de delineamento da pesquisa. Para Yin (1987), o principal objetivo do delineamento da pesquisa é o de garantir que o método e procedimento escolhidos conduzam o pesquisador a responder, de forma lógica e formal, à pergunta de pesquisa levantada.

De acordo com Gil (1996, p.19), a investigação tem caráter pragmático e é um “processo racional e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”.

Este capítulo tem por objetivo apresentar os procedimentos metodológicos que orientaram a realização deste estudo pesquisa na busca de respostas ao problema “quais elementos constituem um programa de desenvolvimento de competências para a mudança da prática docente voltada para um processo de aprendizagem que desenvolva conhecimento, habilidades, valores e atitudes de maneira planejada e intencional?”.

Desta forma, o delineamento deste estudo inicia-se pela classificação da pesquisa e a apresentação das suposições, seguido da descrição do instrumento de pesquisa, da coleta e análise de dados e informações até chegar à delimitação do estudo.