• Nenhum resultado encontrado

A Importância de se ter uma Política Pública

No documento Legislação e Políticas Antidrogas (páginas 39-43)

Atividades de aprendizagem

Aula 5 A Importância de se ter uma Política Pública

Nesta aula vamos compreender o porquê da necessidade de se construir uma política pública para lidar com os problemas causa- dos pelas drogas na sociedade

5.1 Panorama atual

Será que é importante se construir uma po- lítica pública para a questão das drogas em nossa comunidade, cidade, estado, país ou ate mesmo de forma global, envolvendo vá- rios países? O que você pensa sobre isto?

Na aula anterior vimos que o abuso de dro- gas é um fenômeno multifatorial, isto é, tem várias dimensões e que para lidar com este fenômeno vamos precisar de vários olhares e estratégias.

5.2 A necessidade de uma política pública

sobre drogas

Pelas notícias (leia no Saiba Mais), vocês observam que existem várias di- mensões envolvidas neste problema e que elas tem uma proporção muito grande, portanto para superar estes desafios é preciso construir ações es- tratégias amplas, articuladas, envolvendo diversos setores e atores de uma comunidade, isto é precisamos construir políticas (conjunto de estratégia e ações) públicas (da ordem do coletivo, para alem do foco individual e com envolvimento de recursos públicos) sobre as drogas (legais e/ou ilegais).

Sem dúvida que é necessário, importante e urgente a construção de uma Política Pública sobre Drogas. O problema do uso e abuso de drogas tem se agravado ao longo dos anos e já ultrapassou em muito a esfera do indi- vidual, do uso ou não uso apenas como escolha de um indivíduo, seja esta escolha vista como um direito ou por falta de caráter ou por doença! E tam- pouco este fato esta restrito a um tipo de família ou classe social. As conse-

Figura 5.1: Políticas anti drogas Fonte: http://www.google.com.b

Vejam algumas notícias públicas na mídia sobre o problema do uso e do abuso das drogas e seu comércio, acessando os seguintes sites:

Polícia Federal no Paraná faz a maior apreensão de drogas do ano - Acesse no link: http:// agenciabrasil.ebc.com.br/ noticia/2011-09-19/pf-no- parana-faz-maior-apreensao- de-drogas-do-ano;

Mãe acorrenta o filho - Fonte: O documento - Acesse no link:

http://grandecuiaba.com.br/ geral/mae-acorrenta-filho- usuario-para-nao-ir-atras-de- droga/

Falta de leitos dificulta tratamento de viciados em crack, dizem médicos- Acesse o link: http://g1.globo.com/ Noticias/Brasil/0,,MUL1357266- 5598,00-FALTA+DE+LEITOS+DI FICULTA+TRATAMENTO+DE+VI CIADOS+EM+CRACK+DIZEM+ MEDICOS.html

Deputado que causou acidente estava bêbado - Acesse o link: http://revistaepoca. globo.com/Revista/

Epoca/0,,EMI73343-15223,00. html

Polícia fecha ponto de tráfico em frente a escolas na Vila São Paulo – Acesse o link: http://www.jcnet.com.br/ Bairros/2012/04/policia-fecha- ponto-de-trafico-em-frente-a- escolas-na-vila-sao-paulo.html

ou indiretamente, e tem trazido graves consequências e danos à sociedade. O custo dos acidentes de trânsito no Brasil já foi orçado em R$ 28 bilhões ao ano. Constatado que 70% de acidentes de trânsito foram ocasionados pela ingestão de álcool

O problema causado pelo uso e abuso das drogas já ultrapassou inclusive o nível de problema de saúde pública ou só de segurança pública, ele já tomou proporções de um problema cultural e de uma crise de valores em nossa sociedade pós-moderna.

Torna-se importante a participação de todos, da mobilização da sociedade e das organizações do primeiro, segundo e terceiro setor, para a criação, a organização e o fortalecimento de diversas políticas públicas sobre drogas, que contemplem os variados aspectos e dimensões do problema das dro- gas: Saúde, Educação, Segurança, Jurídico, Direitos Humanos, Redução de Oferta, Pesquisa, Estudo, Redução de Danos, Conselhos de Controle Social, Cultura, etc.

Além disto, existem alguns grupos de minorias sociais que apresentam ca- racterísticas especiais no uso das dragas ou na dependência química que de- mandam por políticas públicas especificas: imigrantes, indígenas, população de rua, homossexuais, portadores de deficiências, população carcerárias,...

Reafirmamos que o enfrentamento dos desafios das drogas e sua superação só serão possíveis através do avanço e construção de políticas públicas sobre drogas.

5.3 Alguns exemplos de políticas públicas

sobre drogas

Na construção de uma ampla política pública para o problema das drogas, passa pela construção e consolidação de diversas políticas que atenda os di- ferentes aspectos e dimensões do problema das drogas. Vamos para ilustrar citar algumas políticas, em diferentes estágios de implantação e consolida- ção no país:

– A política sobre o tabagismo – Tem avançado ao longo dos anos e con- seguido reduzir o numero de consumidores, maior controle sobre a propa- ganda deste produto, mudança no valor cultural do usar o tabaco em nossa sociedade.

– Lei seca – Combate e restrição ao beber e dirigir, após a publicação da lei, fez cair o numero de mortes em acidentes de transito dois anos depois de entrar em vigor no Brasil, a "Lei Seca" mostra resultados positivos que confirmam a importância de manter e intensificar as ações educativas, de fiscalização e de mobilização da sociedade para reduzir a associação entre beber bebida alcoólica e direção. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, as mortes provocadas por acidentes de trânsito caíram 6,3% no período de 12 meses após a Lei Seca, quando comparado aos 12 meses an- teriores à Lei. Esse índice representa 2.302 mortes a menos em todo o país, reduzindo de 37.161 para 34.859 o total de óbitos causados pelo trânsito. Apos alguns anos houve um recuo nas fiscalizações além do questionamen- to da constitucionalidade sobre o uso do bafômetro.

– Propaganda sobre as bebidas alcoólica – Foram tentadas inúmeras ações de se criar restrições a propaganda das bebidas alcoólicas, como foi feito em relação aos cigarros, mas até o presente momento o lobby da in- dústria e comércio das bebidas tem barrado avanços significativos (http:// www.propagandasembebida.org.br/) .

– Política nacional de enfrentamento do Crack – Neste ano está sendo lançado um programa tentando articular e aumentar os recursos no enfren- tamento da chamada epidemia de crack. Não se tem como avaliar os resul- tados, mas esta ação tem o valor de sinalizar que o tema entrou na pauta da Presidência do país e do Congresso Nacional. (http://www.brasil.gov.br/ enfrentandoocrack/home)

– Política de prevenção nas escolas – Não existe um programa mais siste- mático, constante e integrado de prevenção as drogas nas escolas. Já se tem algumas experiências e uma ação da SENAD de capacitação de professores para lidar com a temática (htpp://www.senad.gov.br).

Vimos que existem mais políticas em planejamento, implantação ou em de- senvolvimento nos níveis municipal, estadual e federal.

Queremos destacar que muitas delas para serem criadas e implantadas pre- cisam da pressão social, da mobilização da opinião pública e nisto qualquer um interessado na temática pode participar e ajudar: abaixo-assinados, e- -mails, passeatas, boicotes, etc. São alguns dos recursos disponíveis para o exercício da cidadania.

Resumo

Nesta aula vimos o panorama atual, A necessidade de uma política pública sobre drogas, na qual vimos alguns exemplos. Vimos ainda que existem mais políticas em planejamento, implantação ou em desenvolvimento nos níveis municipal, estadual e federal, porém para serem implantadas precisam da pressão social, da mobilização da opinião pública

Atividades de aprendizagem

• Acesse em pelo menos um dos links citados e aprofunde os seus conhe- cimentos e avalie a situação atual de uma das políticas citadas acima.

Aula 6 – As drogas na Contempora-

No documento Legislação e Políticas Antidrogas (páginas 39-43)