• Nenhum resultado encontrado

ABERTURA DA EXPOSIÇĂO NA GALERIA DA UNIVERSIDADE DE VARSÓVIA

Stanisław PAWLISZEWSKI *

A exposiçăo “BRASIL E POLÔNIA – MAIS PRÓXIMOS DO QUE PARECE”, organizada por ocasiăo dos 90 anos do estabelecimento das relaçőes diplomáticas entre a Polônia e o Brasil, foi aberta na Galeria da Universidade de Varsóvia, no Palácio Kazimierzowski, no dia 21 de novembro de 2011 e permaneceu aberta de 17 a 30 de novembro. Os coorganizadores da exposiçăo foram: o Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Varsóvia, a Embaixada da República Federativa do Brasil, o Museu da História do Movimento Popular Polonês e a Sociedade Polono-Brasileira.

Da abertura da exposiçăo participaram: o Dr. Tomasz Strączek, Curador da Galeria da Universidade de Varsóvia no Palácio Kazimierzowski; o Dr. Francisco Rodriguez, diretor do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Varsóvia; Sua Excelęncia Alberto Simas Magalhães, embaixador da República Federativa do Brasil e Stanisław Pawliszewski, presidente da Sociedade Polono-Brasileira.

Na exposição, composta de 40 planchas com fotografias coloridas e em preto e branco e materiais informativos, foram apresentados importantes acontecimentos de diversas áreas das relações entre ambos os países no decorrer dos seus 90 anos de história, bem como importantes acontecimentos dos 140 anos da história da emigração polonesa ao Brasil e da comunidade polônica brasileira. Foram mostrados fatos e documentos pouco conhecidos que falam da simpatia dos círculos intelectuais brasileiros pela luta dos poloneses visando à reconquista da independência na segunda metade do século XIX e no início do século XX.

O Brasil foi o primeiro país da América Latina que já em agosto de 1918 reconheceu a Polônia independente, e em maio de 1920 estabeleceu com ela relações diplomáticas. Na exposição foram mostradas fotografias da primeira

visita oficial de um presidente da Polônia ao Brasil, a de Lech Walesa em fevereiro de 1995, e da primeira visita à Polônia feita por um presidente do Brasil, a de Fernando Henrique Cardoso, em fevereiro de 2002.

Numerosas fotos apresentam os amplos contatos na área da cooperação científica e cultural, os próximos e antigos contatos entre universidades de ambos os países, como o do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Varsóvia com universidades no Rio de Janeiro, em Săo Paulo e em Curitiba. Possuem uma tradiçăo de muitos anos também os contatos na área da cultura. Na exposiçăo foi mostrada uma foto da famosa obra de Piotr Ukłański “Sem título”, com uma fotografia de João Paulo II. Para essa foto posaram cerca de 3,5 mil soldados brasileiros, em contornos que lembravam a cabeça do papa e fotografados do alto. Essa obra foi apresentada na Bienal de Arte Moderna em São Paulo em 2004.

Uma significativa parte da exposição é dedicada à história da imigração polonesa no Brasil. Há pouco, em 2009, foram comemorados os 140 anos dessa imigração. Numerosos materiais mostram a vida dos imigrantes poloneses. Em fotos coloridas pode ser visto como os descendentes dos imigrantes poloneses cultivam as tradições, a fé, a cultura e a história dos seus antepassados e mantêm contatos com a pátria dos seus antepassados. Foi mostrada a contribuição de poloneses e brasileiros de origem polonesa para a ciência, a arte, a economia e outras áreas da vida do país. Na exposição foram utilizadas muitas fotografias recebidas do Pe. Zdzislaw Malczewski SChr, reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, da Sociedade Polonia e da Associação dos Combatentes Poloneses no Rio de Janeiro. Calcula-se que atualmente vivem no Brasil cerca de 1,5 milhão de brasileiros de origem polonesa.

A organização foi preparada pela Sociedade Polono-Brasileira. A realização desse empreendimento tornou-se possível graças ao patrocínio da Embaixada do Brasil e da Associação “Wspólnota Polska”, como tarefa realizada no âmbito dos eventos promovidos pela Chancelaria do Senado na área da assistência aos polônicos e poloneses emigrados em 2010. A exposição foi também parcialmente financiada pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos Apex-Brasil em Varsóvia e pela Sociedade Polono-Brasileira.

As fotografias e as cópias de documentos na exposição foram cedidas gratuitamente por numerosas instituições públicas polonesas e brasileiras,

Crônicas

arquivos, museus e outras instituições, por organizações polônicas no Brasil e por muitas pessoas particulares.

O autor da exposição expressa os seus cordiais agradecimentos àquelas instituições, organizações e pessoas particulares pela ajuda na realização desse empreendimento. Deseja agradecer de maneira especial ao Prof. Jerzy Mazurek, vice-diretor do Museu da História do Movimento Popular Polonês, e a Tadeusz Chwaliński, do mesmo Museu, bem como ao Prof. Wiesław Włodarski, diretor do Liceu de Educação Geral Rui Barbosa, pela inestimável ajuda na preparação da exposição.

A exposiçăo foi apresentada na Casa Polonesa da Associaçăo “Wspólnota Polska” em Varsóvia, nas filiais do Museu da História do Movimento Popular Polonês em Sandomierz e em Piaseczno-Gniewo, na voivodia da Pomerânia, no Liceu de Educação Geral Rui Barbosa em Varsóvia e, nos dias 17-30 de novembro, na Galeria da Universidade de Varsóvia no Palácio Kazimierzowski. A apresentação da exposição na Galeria da Universidade de Varsóvia permitiu aos estudantes um conhecimento mais aprofundado do Brasil, da sua história e das relações historicamente próximas entre ambos os países e nações. Durante o mês de janeiro de 2012, a exposição será apresentada na Biblioteca Pública Municipal Hugo Kołłątaj em Dąbrowa Górnicza e, de meados de fevereiro até o final de março de 2012, no Museu da História do Movimento Popular Polonês em Varsóvia. Está sendo planejada a sua mostra, na primavera do próximo ano, no edifício do Senado e em outras instituições dentro da Polônia.

Os ricos materiais fotográficos, documentais e informativos reunidos na exposiçăo fazem com que ela desperte o grande interesse dos visitantes.

RESUMO – STRESZCZENIE

“Brazylia i Polska – bliżej niż się wydaje”, to tytuł wystawy w Galerii Uniwersytetu Warszawskiego w Pałacu Kazimierzowskim, zorganizowanej z okazji 90 rocznicy istnienia stosunków dyplomatycznych między Brazylią i Polską. Organizatorami wystawy byli: Centrum Studiów Latino-Amerykańskich Uniwersytetu Warszawskiego, Ambasador Brazylii, Prezes Towarzystwa Polsko – Brazylijskiego. Eksponaty pochodziły z różnych ośrodków, także z Brazylii. Wystawa odwiedziła już kilka miast w Polsce.