• Nenhum resultado encontrado

1 INTRODUÇÃO

6.3 ACESSO AO MANDATO ELETIVO

O vocábulo “acesso” está aqui sendo considerado como sinônimo de permissão ao exercício pleno do mandato eletivo, isto é, como forma de investidura definitiva, enquanto durar o prazo do mandato. Não se refere, portanto, à hipótese de exercício precário do mandato, ocasião em que há apenas a substituição legal e provisória, nos casos de impedimento ou licença do mandatário. Assim se procedeu para adiante se estabelecer uma comparação entre as formas de acesso e de perda do mandato eletivo, contextualizando, dessa maneira, a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo.

No Brasil, a principal forma de acesso ao mandato eletivo e, consequentemente, ao cargo público-eletivo, ocorre por meio do processo seletivo das eleições diretas, oportunidade em que o corpo eleitoral poderá escolher diretamente os representantes do povo. Entretanto, é admitido excepcionalmente o acesso ao mandado eletivo por meio da sucessão legal, nos casos de vacância do cargo eletivo e também através de eleições indiretas, nas hipóteses taxativamente previstas em lei.

Nas eleições diretas, o cidadão que deseje exercer a habilitação eletiva deve necessariamente submeter-se a uma seleção de natureza tríplice. Vale dizer, seleção político- partidária, jurídica e eleitoral.148 Isto porque, o então pré-candidato deve primeiro ser escolhido no âmbito do seu partido político para representá-lo na disputa

_________________________ 148

CÂNDIDO, Joel J.. Direito Eleitoral Brasileiro. 12ª Edição, revista, atualizada e ampliada. Bauru: Edipro, 2006, p.265.

eleitoral.

Nesta fase, os atos praticados são predominantemente políticos e convergem para as convenções partidárias. Além disso, o candidato deve se submeter a uma seleção jurídica, segundo a qual se avaliam desde as condições de elegibilidade e inelegibilidade (registro de candidatura) até a existência de ilícitos eleitorais em seu favor (AIJE, Representações do art. 41-A e art. 30-A da LE, RCD e AIME), tanto antes, durante e depois do processo eleitoral específico. E, principalmente, enfrenta a disputa eleitoral por cada voto, pois, através da campanha eleitoral, tentará convencer a maior quantidade possível de eleitores de que é a melhor opção diante de tantas outras. Incluem-se nesse processo a renovação das eleições149 quando houver a nulidade de mais de metade dos votos, nos termos do art.224 do CE.150

Por outro lado, no caso de vacância do cargo majoritário o acesso ao respectivo mandato eletivo ocorre pela ordem de sucessão legal, de sorte que o primeiro que constar nesta sequência deverá exercer o mandato plenamente. Por exemplo, havendo vacância para o cargo de Presidente da República, assumirá imediatamente este cargo o Vice-Presidente (art. 79, da CF/88)151 Da mesma forma, ocorre para o cargo de Governador e o de Vice- Governador, para o de Prefeito e o de Vice-Prefeito.

No caso de vacância do cargo de Senador da República, deverá acessar o respectivo mandato o primeiro suplente de Senador e, na impossibilidade deste, o segundo suplente. _______________

149

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. Disponível em: <http://divulgacao.tse.gov.br/>. Acesso em: 07-11- 2010. “Ac.-TSE, de 20.10.2009, no REspe nº 35.796; de 25.8.2009, no REspe nº 35.555; de 30.5.2006, no REspe nº 25.436: na renovação das eleições, reabre-se todo o processo eleitoral. Ac.-TSE, de 1º.7.2009, no MS nº 4.228: “Cuidando-se de renovação das eleições, com base no art. 224 do CE, devem ser considerados os eleitores constantes do cadastro atual”. Ac.-TSE, de 4.3.2008, no MS nº 3.709: observância do prazo mínimo de um ano de filiação partidária ainda que na renovação da eleição tratada neste dispositivo.”

150

BRASIL. Lei Ordinária n.º 4.737. 1965. “Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do País nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do Município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.”

151

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais n.º 1/92 a 66/2010.

Também na vacância dos cargos preenchidos pelo sistema proporcional (deputado federal/estadual e vereador) haverá a sucessão legal do suplente do partido, pelo qual foi preenchido o cargo que vagou, e não o suplente da respectiva coligação partidária. É que segundo posições do TSE e STF já referidas anteriormente, o mandato eletivo é titularidade do partido que elegeu o mandatário. Todavia, em qualquer caso, “ocorrendo vaga e não havendo suplente, far-se-á eleição para preenchê-la se faltarem mais de quinze meses para o término do mandato” (art. 56, §2º, da CF/88)152. Trata-se aqui de eleição direta.

A terceira forma de acesso ao mandato eletivo ocorre por meio das eleições indiretas, no caso de dupla vacância dos cargos de Presidente e Vice-Presidente, desde que esta ocorra nos últimos dois anos dos mandatos. Esta seleção indireta será feita dentro de trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, conforme previsto na lei (Art. 81, CF/88).153 Porém, ocorrendo a dupla vacância na primeira metade dos mandatos, o acesso aos mandatos ocorrerá da forma principal, ou seja, deverá ser feita uma nova eleição direta noventa dias depois de aberta a última vaga.

Ademais, o Supremo Tribunal Federal – STF sedimentou entendimento no sentido de que o art. 81, § 1º, da CF/88 somente vincula as eleições para os cargos de Presidente e Vice- Presidente da República. Em nome do p0rincípio republicano reconheceu a autonomia dos

__________________ 152

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Jurisprudência. ADI 2.709, Rel. Min. Gilmar Mendes, DJE de 16-5- 2008 e Rcl 7.759, Rel. Min. Celso de Mello, DJE de 4-3-2009. Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp. Acesso em: 24-07-2010. "EC 28, que alterou o § 2º do art. 79 da Constituição do Estado de Sergipe, estabelecendo que, no caso de vacância dos cargos de Governador e Vice-Governador do Estado, no último ano do período governamental, serão sucessivamente chamados o Presidente da Assembleia Legislativa e o Presidente do Tribunal de Justiça, para exercer o cargo de Governador. A norma impugnada suprimiu a eleição indireta para Governador e Vice- Governador do Estado, realizada pela Assembleia Legislativa em caso de dupla vacância desses cargos no último biênio do período de governo. Afronta aos parâmetros constitucionais que determinam o preenchimento desses cargos mediante eleição."

153

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais n.º 1/92 a 66/2010. “Art. 56 (...)§ 2º - Ocorrendo vaga e não havendo suplente, far-se-á eleição para preenchê-la se faltarem mais de quinze meses para o término do mandato.”

Estados e Municípios para fixar eleições indiretas nas suas Constituições e Leis Orgânicas, em caso de dupla vacância.154 Porém, esta independência política e organizacional deve respeitar os cânones constitucionais, de sorte que a Suprema Corte brasileira138, preservando a democracia e a eletividade, reconheceu inconstitucional dispositivo a supressão de eleições indiretas.

Em todos os casos abordados os novos mandatários exercerão os respectivos mandatos eletivos apenas durante o período residual deste, pois, uma vez finalizados, proceder-se-á às eleições diretas naturais.

Por fim, podem-se sintetizar as formas de acesso ao mandato eletivo, conforme a ordem jurídica vigente no país: a) eleições diretas, b) sucessão legal, c) eleições indiretas.

6.4 EXTINÇÃO DE MANDATO ELETIVO

A partir da análise de casos de extinção de mandato eletivo, tanto no direito comparado como no direito pátrio, se buscará adiante identificar em qual situação se enquadra o efeito de procedência da Ação de Impugnação de Mandato Eletivo – AIME, de forma a estabelecer a eventual influência de institutos assemelhados, previstos em ordenamentos jurídicos de outros países; bem como o contexto em que o efeito da Impugnatória encontra-se inserido no direito pátrio.

Nesse mister, considerou-se a concepção ampla do termo “extinção” para indicar o término da habilitação eletiva seja qual for a sua causa determinante.

_________________ 154

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais n.º 1/92 a 66/2010. “Art. 81. Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga. § 1º - Ocorrendo a vacância nos últimos dois anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita trinta dias depois da última vaga, pelo Congresso Nacional, na forma da lei.”