• Nenhum resultado encontrado

Grafico 2: Cargo/Função que o participante desempenha

3 ANÁLISE DOS DADOS COLHIDOS

3.8 PROCESSOS E PROCEDIMENTOS COMUNICACIONAIS EM PROJETOS

3.8.2 Alguns procedimentos comunicacionais

Conforme disposto no Gráfico 13, dos oito itens da questão sobre os procedimentos aplicados na comunicação entre stakeholders primários em projetos organizacionais que po- dem contribuir para o compartilhamento dos conhecimentos individuais, listados no Quadro 5, dois têm supremacia na concordância total: “Os stakeholders primários de um projeto são identificados no início do projeto”, com 43,08%, e “Em mais de 55% das vezes, a linguagem não verbal (gestos, posturas, físico etc.) e a paralingual (volume e tom de voz), ajuda a com- por a mensagem verbal dos stakeholders primários”, com 36,92%.

Quadro 5 - Lista dos procedimentos comunicacionais contidos no Gráfico 13

I Os stakeholders primários de um projeto são identificados no início do projeto.

II Existe brainstorming entre os stakeholders primários no início do projeto, como uma maneira de

explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou do grupo.

III Os stakeholders primários dão importância para o networking do projeto.

IV Em mais de 55% das vezes, a linguagem não verbal (gestos, posturas, físico etc.) e a paralingual

(volume e tom de voz), ajuda a compor a mensagem verbal dos stakeholders primários.

V São realizadas reuniões de grupo focal entre os stakeholders primários durante o projeto, para

identificar sentimentos, percepções, atitudes e ideias dos participantes a respeito de determinado assunto.

VI Os stakeholders primários estão alinhados com os objetivos do projeto. VII Os stakeholders primários tem liberdade em expressar suas próprias opiniões.

VIII Existe afinidade na relação entre os stakeholders primários, além da ligação de interesse comercial que

Gráfico 13 - Alguns procedimentos comunicacionais aplicados em projetos organizações

0% 20% 40% 60%

I - Os stakeholders primários de um projeto são identificados no início do projeto.

II - Existe brainstorming entre os stakeholders primários no início do projeto,

como uma maneira de explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou…

III - Os stakeholders primários dão importância para o networking do projeto. IV - Em mais de 55% das vezes, a linguagem não-verbal (gestos, posturas, físico etc) e a

paralingual (volume e tom de voz), ajuda a compor a mensagem verbal dos… V - São realizadas reuniões de grupo focal

entre os stakeholders primários durante o projeto, para identificar sentimentos,

percepções, atitudes e ideias dos… VI - Os stakeholders primários estão alinhados com os objetivos do projeto VII - Os stakeholders primários tem liberdade

em expressar suas próprias opiniões. VIII - Existe afinidade na relação entre os stakeholders primários, além da ligação de

interesse comercial que envolve o projeto.

Como você avalia alguns procedimentos de comunicação que envolvem os stakeholders primários, na maioria dos projetos que

você participou?

Série5 Série4 Série3 Série2 Série1

Concordo Concordo parcialmente Indiferente Discordo parcialmente Discordo totalmente

Uma justificativa para a questão sobre o processo de identificar todos os stakeholders ou organizações que podem ser afetadas pelo projeto desde o início é o fato de que informa- ções relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento e impacto no sucesso do proje- to necessitam ser documentadas para poder elaborar eficazmente o desenvolvimento de estra- tégias do negócio e de comunicação entre as partes. E a identificação destes, aliada com a forma de comunicação da linguagem não verbal e paralingual que pode ajudar a compor a mensagem verbal dos stakeholders primários, conforme pesquisada no item IV, pode contri- buir para a análise dos seus níveis de interesse, expectativas, importância e influência para o projeto.

De acordo com as respostas coletadas para estes dois itens da questão, pôde-se verifi- car relevante incidência desses procedimentos comunicacionais em projetos organizacionais podendo otimizar as estratégias de gerenciamento dos stakeholders envolvidos.

Os demais itens tiveram concordância parcial e, conforme lista abaixo, dispostos em uma escala de maior para menor concordância parcial:

1. VI - Os stakeholders primários estão alinhados com os objetivos do projeto, com 50,77%;

2. VII - Os stakeholders primários tem liberdade em expressar suas próprias opiniões, 47,69%;

3. VIII - Existe afinidade na relação entre os stakeholders primários, além da ligação de interesse comercial que envolve o projeto, com 41,54%;

4. II - Existe brainstorming entre os stakeholders primários no início do projeto, como uma maneira de explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou do grupo, com 40%;

5. III - Os stakeholders primários dão importância para o networking do projeto, com 40%; e

6. V - São realizadas reuniões de grupo focal entre os stakeholders primários durante o projeto, para identificar sentimentos, percepções, atitudes e ideias dos participantes a respeito de determinado assunto, com 33,85%.

Analisando o item VII sobre a liberdade dos stakeholders primários em expressar suas próprias opiniões, constatou-se que a concordância parcial de 47,69% teve aproximação dos votos de concordância total de 38,46%. Esta proporção de votos pode indicar grande possibi- lidade de que os stakeholders primários não sejam induzidos por outro quanto aos interesses existentes no projeto ao expressarem suas próprias opiniões.

Para o item III, que discorre sobre a importância que os stakeholders dão para o networking do projeto, 40% concordaram parcialmente, muito próximo daqueles que votaram pela indiferença (30,77%). Isso pode indicar que os stakeholders tendem a achar este proce- dimento pouco relevante.

Analisando os itens VI, VII e VIII, sobre o alinhamento dos stakeholders com os obje- tivos do projeto, a liberdade em expressar as próprias opiniões e a afinidade nas relações entre si, além da ligação de interesse comercial envolvida, pôde-se observar uma tendência à reali- zação da comunicação estratégica com elevado foco no plano do projeto.