• Nenhum resultado encontrado

levantamento 1 em um estudo de campo e exploratória, por proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explicito ou a descobrir novas

3.3 AMEAÇAS À VALIDADE DA PESQUISA

Apesar de todo o rigor metodológico, esta pesquisa apresenta ameaças à validade da pesquisa.

Em relação à coleta de dados, focando no instrumento de pesquisa, consideramos que os questionários são úteis para ampliar o alcance dos entrevistados na pesquisa. No entanto, a utilização de questionários enviados pela internet não permite o contato direto entre o pesquisador e o entrevistado. Neste caso a opção de coleta através de questionários enviados pela internet nos limita a dizer a taxa de não-resposta da pesquisa.

Uma outra ameaça está relacionada à distribuição das avaliações por empresa, pois apenas parte das empresas participaram da pesquisa. Com o apoio do Núcleo de Gestão do Porto Digital, através do seu mailing, os convites chegaram as 120 empresas do Porto Digital. Porém, as respostas ficaram distribuídas em apenas 19 das 120 empresas. Isso implica dizer que há a possibilidade de um viés de não-resposta associado à predominância de respostas a grandes empresas, por exemplo. Outra possível justificativa para a explicação do fato que apenas 19 empresas das 120 responderam a pesquisa está associada ao fenômeno da autoseleção. Isso ocorre quando em uma pesquisa os próprios indivíduos selecionam outros de um mesmo grupo, gerando assim uma predominância de respostas dentro de um subgrupo menor. Neste caso, gerentes de uma empresa indicavam outros gerentes da mesma empresa para participarem.

Por fim, outra possível ameaça da pesquisa está associada também a sua significância, ou seja, no número mínimo de participantes e a validade dos dados referentes à quantidade de gerentes de projetos na população do Porto Digital. Por não existirem números oficiais que digam informações a respeito desta população, para os cálculos foi necessária a utilização de aproximações. Neste caso, em relação ao número de respondentes ao questionário, verifica-se que a quantidade de questionários respondidos recebida foi aparentemente significativa, pois foi recebido um total de 39 questionários respondidos, o que corresponde a 11,7% do total da população. Segundo o parecer emitido pelo Symlog Consulting Group este número foi suficiente para alcançar a saturação teórica, ou seja, avaliações adicionais não

proporcionarão diferenças significativas em termos estatísticos e, muito menos, em termos sociológicos para os resultados da pesquisa.

3.4 RESUMO DO CAPÍTULO

O propósito deste capítulo foi apresentar o quadro de referencia metodológico selecionado para a elaboração da pesquisa. Em resumo, o método hipotético- dedutivo foi implementado através de uma pesquisa de campo (survey), de natureza quantitativa, envolvendo gerentes de projetos de empresas do Porto Digital, distribuídos por 19 empresas situadas no Porto Digital, entre os meses de fevereiro e março de 2010. As propriedades de significância e representatividade da pesquisa atingiram um nível aceitável, dado as estimativas sobre a população.

No primeiro tópico, foi apresentada inicialmente a classificação da pesquisa de acordo com a natureza, método científico, forma de abordagem do problema, procedimento, objetivo e escopo. Esta utilizou o método hipotético-dedutivo, seguindo uma abordagem quantitativa, com objetivo descritivo e exploratório a partir de um levantamento em um estudo de campo. As etapas da pesquisa constituíram- se na revisão da literatura, na pesquisa de campo, na análise dos resultados e na elaboração do relatório.

Em seguida, foram apresentados detalhes específicos da pesquisa de campo, relativos à determinação da amostra de pesquisa, elaboração dos instrumentos de pesquisa, coleta e tratamento de dados, determinação das variáveis da pesquisa e, por fim, as ameaças a validade da pesquisa.

Podemos dizer então que neste capítulo, os principais riscos e limitações das decisões metodológicas tomadas foram apresentados, analisados, discutidos e, quando possíveis, tratados com o rigor necessário para conferir validade científica, qualidade e confiabilidade aos resultados deste trabalho.

4 RESULTADOS

Este capítulo tem como objetivo apresentar os dados e resultados da pesquisa de campo. Na Seção 4.1 será apresentada a caracterização da população pesquisada. Na Seção 4.2 serão apresentados os valores de liderança Symlog encontrados para cada uma das perguntas de pesquisa. Por fim, a Seção 4.3 demonstra alguns resultados secundários desta pesquisa que puderam ser extraídos a partir do questionário de identificação do respondente.

A coleta de dados ocorreu entres os dias 01/02 e 06/03 de 2010 e envolveu 39 gerentes de projetos, distribuídos por 19 empresas situadas no Porto Digital, em Recife, PE. Sendo assim, a pesquisa abordou 11,7% (39 respondentes) do total da população. Este montante se mostra suficiente para atingir um nível de confiança de 80%, que seria de aproximadamente 37 respondentes, aceitável para pesquisas da área de ciências sociais de cunho acadêmico, onde o nível de exigência é de 68%, considerando uma margem de erro de 10%,

No que diz respeito a quantidade de entrevistados para a coleta utilizando o método Symlog, a quantidade de respondentes foi um pouco menor. O total de respondentes para este formulário foi de 32 pessoas, o que representa 9,6% do total da população. Segundo o parecer enviado pelo Symlog Consulting Group, este número se mostrou suficiente para a saturação dos dados.

Conforme descrito na Seção anterior, para questionários disponibilizados na internet é algo impossível calcularmos a taxa de resposta. Neste caso, exibiremos aqui a proporção de questionários anulados, a partir dos critérios definidos para validação dos questionários, para a quantidade de questionários efetivamente respondidos. Para o questionário de Identificação do Respondente, dentre os 44 questionários respondidos tivemos 5 questionários anulados, o que representa uma proporção de 11,3%. Para o caso do questionário de Valores Individuais e Organizacionais do método Symlog, todos os questionários respondidos foram considerados.

Como discutido, a propriedade de significância desta pesquisa pôde ser considerada aceitável para a população de gerentes de projetos das empresas do Porto Digital. Neste caso, os dados desta pesquisa são válidos, a princípio, nesta população, assim como os métodos empregados que podem vir a ser utilizados em pesquisas futuras para comparação ou adaptação destes resultados para outras populações