• Nenhum resultado encontrado

PARTE IV – ASPECTOS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

BREAFING DA PESQUISA

I - A Pesquisa

Dentro dos papeis definidos para uma equipe de projeto, o gerente é um dos principais responsáveis pelo seu sucesso. Nele se concentra a maioria das funções de planejamento, comunicação, controle e acompanhamento da equipe. Além de competências técnicas, por se tratar de uma função de relacionamento com pessoas, as competências pessoais têm se tornado cada vez mais imprescindíveis.

Como posições de gerenciamento de projetos se tornam cada vez mais proeminentes, a tarefa de alocar pessoas no papel de gerente de projetos que realmente tenham as habilidades, competências e comportamentos para serem bem sucedidos tem se tornado cada vez mais crítica.

Na tentativa de dirimir esse problema algumas iniciativas adotadas pelas empresas, e em especial de TI, tem sido a de busca por pessoas com certificações como o Project Management Professional (PMP®), emitida pelo PMI (Project Management Institute) e já reconhecida na área. Hoje, 62% das empresas, apesar de não exigirem formalmente, vêem a certificação como um diferencial para o cargo. Porém esse caminho tem criado “líderes” com ótimo conhecimento técnico, entretanto, sem diversas outras qualidades necessárias, para uma devida consideração de competência, como gerentes de projetos.

Vendo por essa ótica, a necessidade de instrumentos que auxiliem as empresas a avaliar essas características torna-se imprescindível, bem como propor programas de melhoria de desenvolvimento profissional.

Diante disso a seguinte problemática é levantada: Como avaliar e

desenvolver o líder eficaz de projetos?

O objetivo central desta pesquisa é realizar um estudo sobre a percepção dos valores de liderança predominantes entre os gerentes de projetos das empresas do Porto Digital para, a partir deste estudo, propor recomendações de melhoria da liderança apoiados no uso do método Symlog.

O método SYMLOG (um acrônimo para um Sistema de Observação de Grupos de Níveis Múltiplos), por sua vez, é um modelo teórico e um método de avaliação da melhoria quanto à liderança, trabalho em equipe e eficácia organizacional. Desenvolvido por Robert Freed Bales, Professor Emérito da Universidade de Harvard, este método, baseado num perfil de líder mais eficaz, por mais de 3 milhões de entrevistados, define 26 tipos de perfis de liderança que conseguem preencher a maioria dos perfis das pessoas identificadas em uma equipe de projeto. Alguns desses perfis, porém, são mais indicados como mais

prováveis e testados de serem bem sucedidos liderando projetos do que outros por possuírem uma combinação de qualidades gerenciais, técnicas e pessoais.

II - Como será executada

O processo será essencialmente uma pesquisa Web envolvendo gerentes de projetos do Porto Digital para responder as seguintes perguntas:

• Em geral, que tipo de valores o gerente de projetos mais eficaz que você conhece exibe em seu comportamento?

• Em geral, que tipo de valores o gerente de projetos menos eficaz que você conhece exibe em seu comportamento?

• Em geral, que tipo de valores o Porto Digital precisa promover quando estiver treinando gerentes de projetos?

Serão necessários de 4 a 5 minutos para responder cada uma das perguntas. O período de coleta da pesquisa será de 01/02/2010 a 06/03/2010.

Para participar da pesquisa basta enviar um e-mail para Hector Paulo (hectorpaulo@gmail.com), coordenador técnico da pesquisa.

III - Quem são os envolvidos

A pesquisa será coordenada e realizada a partir de uma parceria formada entre o Grupo de Pesquisa em Gerenciamento de Projetos do CIn-UFPE (GP2) e o Symlog Consulting Group (SGC), com o apoio do Núcleo de Gestão do Porto Digital, da consultoria Valença & Associados - Aprendizagem Organizacional, da Holon Systemic Solutions e do Sebrae-PE.

O GP2 foi criado a partir de uma iniciativa do CIn-UFPE com o objetivo de reunir profissionais e pesquisadores que atuam com projetos de diversas áreas. Atualmente formado por PMPs, PhDs, doutores, mestres, pesquisadores e profissionais, o grupo tem o objetivo de discutir e aprofundar os diversos aspectos que envolvem o gerenciamento de projetos. (www.cin.ufpe.br/~gp2)

O SGC, por sua vez, é uma organização dedicada ao desenvolvimento contínuo e da utilização do método SYMLOG em aplicações práticas e acadêmicas.

Criado em 1983 por Robert J. Koenigs e Margaret A. Cowen, o SGC tem relação direta com o autor e inventor do método SYMLOG, Robert Freed Bales,

Professor Emérito da Universidade de Harvard. Localizada em San Diego, Califórnia, o SGC tem escritórios / representantes espalhados por trinta países. (www.symlog.com/)

Responsáveis:

• Hermano Perrelli de Moura, Ph.D. | CIn-UFPE | www.cin.ufpe.br

• Hector Paulo de Lima Oliveira (coordenador técnico da pesquisa) | Holon Systemic Solutions | CIn-UFPE | GP2 |www.portalholon.com|

www.cin.ufpe.br/~gp2

• Antônio Carlos Valença Ph.D. | Valença & Associados |

www.valencaeassociados.com.br

• Robert J. Koenigs, Ph.D. | SYMLOG Consulting Group |

www.symlog.com

• Guilherme Calheiros, MsC | Porto Digital | www.portodigital.org

IV - Resultados esperados

Como parte de uma ação de capacitação do NGPD, esperam-se como resultados da pesquisa:

(1) Análise dos valores de liderança predominantes entre os gerentes de projetos das empresas do Porto Digital

(2) Recomendação de um perfil empírico para desenvolvimento dos futuros gerentes de projetos das empresas do Porto Digital.

(3) Recomendações de melhoria quanto a liderança para os gerentes de projetos das empresas do Porto Digital, como base para outras ações de

capacitação do NGPD. Os resultados alcançados com a pesquisa serão divulgados através de um

relatório técnico da pesquisa, uma sessão de feedback orientada aos gestores das empresas e líderes de projeto participantes da pesquisa e um plano de ação do NGPD para atender as recomendações estratégicas propostas pelos resultados.