• Nenhum resultado encontrado

4.3 ESTUDO DE CASO 3 OC

4.3.1 Análise de conteúdo preliminar OC

A parir da observação direta e das entrevistas semiestruturadas realizadas com os profissionais do setor de Gestão da Sustentabilidade da OC, da mesma forma como foi feito com os casos anteriores, o conteúdo foi categorizado a partir das categorias e subcategorias estabelecidas neste estudo. O resultado desta categorização com a indicação da frequência com que foram identificados elementos de cada uma delas ao longo do conteúdo das entrevistas é apresentado na Tabela 7.

Tabela 7 - Resultado da categorização – OC

(continua)

CATEGORIAS SUBCATEGORIAS

OC

EN E1 E2 E3 E4 T

BL 1 Objetivos e Motivações Internos 12 1 7 2 22

Externos 1 3 4 8 BL 2 Desafios sociais Social 1 3 7 1 12 Socioambiental 2 1 1 4 Socioeconômico 0 Socioinstitucional 1 1

BL 3 Atores Sociais Internos 2 1 1 6 3 13

(conclusão) BL 4 Processo de Implementação Pesquisa e Desenvolvimento 3 6 2 2 3 16 Prototipagem – Piloto 1 1 Aplicação e Adaptação 1 3 2 6 Difusão 1 1 2 Mudança Sistêmica 0 BL 5 Indicadores Internos 1 2 2 4 4 13 Externos 8 1 9 Inexistentes 0 BL 6 Resultados obtidos ou esperados Diretos 1 1 1 4 1 8 Indiretos 5 3 1 1 3 13 BL 7 Fontes de Financiamento Interno-Empresa 1 1 2 4 Externo-Empresa 1 1 Leis e Editais 3 3

Fonte: elaborado pela autora (2018).

A partir dos resultados da categorização, observa-se o destaque para as motivações e objetivos que partem de um interesse originário da empresa na implementação de práticas sociais. Dentre os desafios sociais aos quais visam atender com suas práticas estão, principalmente, aqueles enquadrados na dimensão social e os projetos para atendê-los contam com atores tanto internos à organização, como funcionários do setor, funcionários voluntários, alta gestão e cooperados, quanto externas, como ONGs, Instituições e órgãos públicos. Ao desenvolverem os projetos de cada prática, a etapa priorizada é principalmente a de pesquisa e desenvolvimento, o que pode ter relação com o fato de terem suas fontes de motivação majoritariamente internas, ou seja, desenvolvem suas práticas a partir dos interesses internos e, para isto, realizam a etapa de pesquisa e desenvolvimento que embasa os projetos e, após sua aprovação já iniciam as ações.

Os entrevistados mencionam mais vezes os indicadores internos do que os externos, isto está relacionado a quantidade de ações praticadas, uma vez que cada uma delas tem seus próprios indicadores, enquanto os indicadores externos, embora tenham, são os mesmos que agrupam as ações como um todo. Há a percepção de resultados indiretos com a prática social e estes são mencionados um maior número de vezes, a despeito dos resultados diretos obtidos ou esperados e, por fim, não são disponibilizadas muitas informações quanto à financiamento, entretanto observou-se no discurso a relação entre parceria, doação e voluntariado que existe ao realizarem as ações, bem como a intensão de começar a usufruir de leis e editais de incentivo

à cultura, ao esporte e à solidariedade, como forma de obter financiamentos do governo. Os detalhes sobre cada um destes blocos são expostos nas subseções que seguem.

A frequência das palavras foi calculada tendo em vista os mesmos critérios utilizados nos estudos de caso das organizações A e B. Assim, a Figura 23 apresenta a nuvem de palavras oriunda desta primeira análise.

Figura 23 - Nuvem de palavras - OC

Fonte: elaborada pela autora a partir do software NVivo11®.

Neste caso observa-se que as ações sociais da OC se desenvolvem a partir de projetos desenvolvidos para a comunidade. Estes projetos são desenvolvidos tendo em vista a política de sustentabilidade oriunda dos princípios cooperativistas de atuação social. Eles são pensados a partir de uma pesquisa feita pelos funcionários do setor nos municípios da região de abrangência da OC. As palavras: prevenção, resíduos, ambiental indicam os focos de atuação da OC em seus projetos, enquanto as palavras: médicos, voluntários, diretoria, funcionários,

instituições e parcerias apresentam indícios dos atores envolvidos nos projetos e da forma

como os projetos são praticados. Consultas e exames são um dos serviços oferecidos à comunidade que podem tipificar uma das ações sociais desenvolvida e a palavra certificações traz indícios de um dos interesses da OC com as ações sociais.

Para visualizar a relação entre as palavras mais citadas ao longo das entrevistas, gerou- se o cluster das palavras apresentado na Figura 24, o qual resultou em quatro agrupamentos de palavras, o primeiro deles reforça a importância que os entrevistados referem às parcerias realizadas, dentre elas, as parcerias com as escolas. O grupo seguinte, complementa o anterior e segue relacionado com os tipos de projetos realizados e seus atores, bem como traz indícios da forma como as ações são desenvolvidas. Tratam-se de projetos com o foco em saúde, cujos

atores envolvidos no andamento das atividades são médicos e voluntários, os funcionários do setor, as instituições e as escolas parceiras. Um dos principais projetos desenvolvidos envolve a oferta de exames e consultas para determinada população em toda a região de abrangência da OC.

Figura 24 - Cluster de palavras - OC

Fonte: elaborada pela autora a partir do software NVivo11®.

O terceiro agrupamento de palavras está relacionado com os motivadores e com os objetivos pretendidos pela organização a partir das práticas sociais implementadas, sendo que a percepção dos clientes e as certificações recebidas pela organização, embora referidas como

benefícios indiretos, aparecem com frequência no discurso dos respondentes. Os projetos visam a prevenção da saúde e são desenvolvidos a partir de um compromisso estabelecido pela política de sustentabilidade da organização, a qual está pautada nos princípios do cooperativismo.

O último grupo de palavras envolve a questão burocrática e hierárquica em que os projetos são submetidos. Todos dependem do aval da diretoria e precisam indicar a qual necessidade pretendem atender. Eles estão relacionados aos indicadores de sustentabilidade que são apresentando pela OC à comunidade. A palavra ambiental está relacionada por ser uma das dimensões envolvidas nos indicadores e uma preocupação da organização.