• Nenhum resultado encontrado

Análise de variância e de regressão simples entre as variáveis

3. MÉTODO DE PESQUISA

4.8 Análise de variância e de regressão simples entre as variáveis

Para estudar a relação entre as variáveis de liderança, comunicação da liderança e dimensões da cultura, a técnica utilizada foi a análise de variância (ANOVA) que compara as diferenças entre as médias de duas variáveis, uma métrica e dependente e outra categórica e

independente. Segundo Favero et al. (2009), quando a análise de variância demonstra uma significância de até 5%, pode-se afirmar que a relação entre as variáveis é significativa. Este foi o parâmetro utilizado por este trabalho.

Inicialmente, para fazer uma comparação mais geral das dimensões estudadas, as dimensões de cultura (assertividade, afiliação e individualismo) formaram uma média da cultura das empresas dos indivíduos estudados, assim como os fatores de liderança (orientação do líder a tarefa e orientação do líder ao relacionamento) formaram uma média da liderança a quem estes indivíduos se remetem. Da mesma forma, a competência e a satisfação com a comunicação do líder formaram a média de comunicação deste líder.

Para entender se a média de comunicação do líder aumenta conforme a média de liderança aumenta foi realizado o processo de análise de variância comparando os clusters formados a partir da média de liderança (variável independente) com a média de comunicação (variável dependente). Os resultados mostraram uma significância de .000, o que repesenta, conforme os parâmetro de Favero et al. (2009), uma relação significativa. Como é possível visualizar no gráfico 7, a análise de variância mostra que quanto maior a média de liderança maior a média de comunicação. Mostrando também que os mais bem avaliados no quesito de liderança têm também as melhores médias de comunicação.

Gráfico 7 – Análise de variância entre Cluster da Média de Liderança e a Média de Comunicação do Líder

Para compreender melhor a relação de dependência da média de comunicação do líder com a média de liderança, foi realizada a análise de regressão simples que mostrou, conforme a tabela 25, um modelo com poder explicativo aceitável de 59,6%. De acordo com o modelo gerado através da regressão com a média de liderança como variável independente e a média de comunicação como variável dependente, é possível afirmar que a média de liderança possui uma importância positiva de 0,773 para a média de comunicação. Desta forma, o modelo é representado pela seguinte fórmula:

Média de Comunicação do Líder = 0.773 Média de Liderança + 0.856 Constante

Com base nesta fórmula, é possível verificar que um aumento na média de liderança contribui para um aumento significativo na média de comunicação do líder. Isso sugere que quanto mais bem avaliado é o líder, melhor é a sua comunicação.

Tabela 26 - Poder explicativo do modelo de regressão com a comunicação do líder como variável dependente

Modelo R R Square Adjusted R Square Std. Error of the

Estimate

0,773 0,598 0,596 0,41356

Fonte: Resultado proveniente da análise de dados.

Tabela 27 - Modelo de regressão com a comunicação do líder como variável dependente

Modelo B Std. Error Beta T Sig.

(Constant) 0,856 0,135 6,360 0,000

Media_Lideranca 0,744 0,037 0,773 19,883 0,000

Fonte: Resultado proveniente da análise de dados.

Posteriormente o objetivo da análise foi entender se a comunicação do líder gera alguma influência na cultura da organização. Para isso, foi realizada a análise de variância com as médias geradas pelo cluster de comunicação do líder (variável independente) e as médias de cultura (variável dependente). Esta análise também gerou uma significância de .000, demonstrando que a relação entre as médias é significativa. Conforme é possível

visualizar no gráfico 8, quanto maiores as médias de comunicação do líder maiores as médias de cultura destas organizações.

Gráfico 8 – Análise de variância entre Cluster da Média de Comunicação do Líder e a Média de Cultura da Organização

Fonte: Resultado proveniente da análise de dados.

A fim de entender melhor esta relação, foi realizada a análise de regressão simples para verificar o impacto que a comunicação do líder gera na cultura da organização. Conforme é possível visualizar na tabela 27, a regressão gerou um modelo com poder explicativo muito baixo, o que sugere que a comunicação do líder, embora tenha uma relação significativa com a cultura, de modo isolado não é suficiente para explicar o comportamento da variável cultura.

Tabela 28 - Poder explicativo do modelo de regressão com a comunicação do líder como variável dependente

Modelo R R Square Adjusted R Square Std. Error of the

Estimate

0,373 0,139 0,136 0,23986

Finalmente, buscou-se entender o impacto da liderança na cultura. Ou seja, é possível que quanto maior é a média de liderança, maiores são as médias das dimensões culturais? Para compreender isso foi realizada a análise de variância entre o cluster de liderança (variável independente) e a média de cultura (variável dependente). Esta análise mostrou também uma relação significativa (índice de significância de .000) entre as médias do cluster de liderança e as médias da cultura. Demonstrando que quanto maior a média de avaliação do líder maior as médias de cultura encontradas na organização onde o líder exerce suas atividades.

Gráfico 9 – Análise de variância entre Cluster da Média de Liderança e a Média de Cultura da Organização

Fonte: Resultado proveniente da análise de dados.

No entanto, a análise de regressão também mostrou, conforme a tabela 28, um poder explicativo do modelo baixo. Sugerindo que a média de liderança também não é suficiente para explicar o comportamento da variável cultura.

Tabela 29 - Poder explicativo do modelo de regressão com a cultura como variável dependente

Modelo R R Square Adjusted R Square Std. Error of the Estimate

0,377 0,142 0,139 0,23942

Fonte: Resultado proveniente da análise de dados.

Estas análises explicitam a relação existente entre a avaliação do líder, sua comunicação e as dimensões de cultura pesquisadas presente nas organizações onde exercem suas atividades de liderança. Dada esta confirmação, nos próximos subitens estas relações serão analisadas mais detalhadamente, buscando trazer à superfície informações que os dados revelam obre esta relação.