• Nenhum resultado encontrado

Nesta parte do texto, buscou-se pontuar a análise documental e exibir as suas características, ressaltando-se que este estudo se focará somente na etapa analítica, para que seja atingindo objetivo da pesquisa, como o relatado na introdução deste artigo.

A análise documental, segundo Guimarães (1994), exerce sua função por meio da leitura técnica do documento, que visa a identificar a estrutura textual das partes mais relevantes do texto, para que se possa chegar ao seu conteúdo temático.

Alguns autores têm como aporte teórico, a definição de análise documental exposta por Gardin (1981 apud GUIMARÃES, 1994; SILVA e FUJITA, 2004), em que o autor a define, como um conjunto de procedimentos realizados que expressa o conteúdo dos documentos, de modo a repercutir na recuperação, nos quais:

Los niveles de análisis están en relación directa con los elementos dicotómicos que integran el documento: contenido (mensaje) y forma (soporte), distinguiéndose pues entre análisis documental de la forma (ADF) y análisis documental de contenido (ADC), ambos con sus campos teóricos e ámbitos de acción propios. El primero se efectúa sobre el continente, envase o soporte documental, y el segundo se refiere al mensaje del documento (PINTO MOLINA 1993, P. 99).

Compartilhando da definição, Guimarães (2003) ressalta que a análise documental apresenta essas duas peculiaridades, em que, a análise formal (descrição bibliográfica) se faz por meio da catalogação, e a análise de conteúdo (temática) tendo como finalidade a recuperação da informação.

De acordo com Guimarães (1994), a análise documental de conteúdo segue alguns procedimentos, tais como: a etapa analítica, que se inicia com a leitura técnica do documento identificando a sua estrutura textual, da qual sobressaem as partes mais importantes que exibem seu conteúdo temático, utilizando para isso, as estratégias metacognitivas, que têm como objetivo construir enunciados de assuntos.

A outra etapa, denominada de sintética, se constitui por meio da seleção de conceitos: em que os enunciados de assunto são categorizados e ordenados de forma lógica, perante os parâmetros estruturais, funcionais e uso; a condensação documentária corresponde à redução do documento por meio de síntese; e a representação documentária, consiste na tradução do conteúdo temático.

Contudo, para que ocorra a compreensão da estrutura textual do documento, bem como o entendimento das partes mais relevantes, devem ser levadas em conta as estratégias metacognitivas de leituras e técnicas para a identificação da temática.

As estratégias metacognitivas são elaboradas por meio do conhecimento adquirido ou vivenciado no desenvolvimento de uma determinada tarefa, de modo a possibilitar outra vez a sua execução, isso possibilita se resguardar durante a atividade de leitura documentária, com o propósito de evitar erros e incompreensões (SILVA & FUJITA, 2004, p. 148).

As estratégias cognitivas e metacognitivas estão relacionadas, além disso, com os objetivos que serão refletidos no decorrer da leitura documentária, dos quais seus aspectos são abordados por Pinto Molina (1993, p. 162-163), quando enfatiza que:

Pero las estrategias desarrolladas durante el período de la lectura dependen no sólo del lector y del texto, sino también de los objetivos documentales. Concebidas como acciones mentales estructuradas, se pueden agrupar en dos categorías: cognitivas, que comprenden comportamientos automáticos e inconscientes de interpretación; y metacognitivas, que suponen actividades desautomatizadas en las que el lector tiene consciencia de cómo está leyendo. La legibilidad de un texto exigirá una aplicación equilibrada de ambos tipos de estrategias.

As estratégias de leituras seguem atribuições conceituais linguísticas e cognitivas, que se desenvolvem por meio da aplicação contínua e do processamento de informação, os chamados bottom-up e topdown, que são considerados como procedentes da psicologia cognitiva, conforme Pinto Molina (1993) demostra:

a) Ascendentes/ guiados por los datos/ “botton-up”/ inductivos/, en los que la lectura es de tipo lineal, yendo de las partes al todo textual, es decir partiendo exclusivamente del estímulo visual;

b) Descendentes/ orientados conceptualmente/ “top-down”/ deductivos / en los que se camina a la inversa, del todo a las partes, aprovechando los “conocimientos previos” o “esquemas” del lector. La experiencia nos dice que la comprensión/interpretación de un pasaje escrito implica la continua inserción de una gran dosis de conocimiento extralinguístico convencional (“conocimiento previo”). Por conseguinte, el lector no necesita utilizar todos los datos textuales, pues el proceso se inicia aprovechando dicha información extratextual para plantear hipótesis o predicciones que facilitam la comprensión/interpretación. Cualquier autor asume que sus lectores disponen del oportuno nivel de dichos “conocimientos previos” (PINTO MOLINA, 1993, p. 161).

Considera-se, de acordo com a autora, que os métodos de leitura são dinâmicos e ocorrentes de interpretações, e do qual sua compreensão se estabelece pelo processo de significação, de modo a se adequar a análise semântica e análise de conteúdo.

Ressalte-se, ainda que, nesta pesquisa, se focará apenas análise de conteúdo, e que buscará por meio dela, reunir os elementos que se sobressaem durante a condensação e a representação documentária.

Deste modo, para que se obtenha a recuperação da informação pelo conteúdo do documento, se faz necessário seguir alguns procedimentos de análise documental de conteúdo, no qual, em um primeiro momento, se identifica o tema para que, em seguida, se possa representar o conteúdo documental em sistema que vise à recuperação da informação.

Complementando a análise documental de conteúdo, na seção subsequente se demonstrará a semiótica greimasiana, que apresenta procedência para o Percurso Gerativo de Sentido, que visa a estabelecer o conhecimento prévio imprescindível sobre a estrutura textual, e que será utilizado na estratégia metacognitiva de leitura do artigo científico, demonstrando a compatibilidade entre as metodologias.