• Nenhum resultado encontrado

08/05/12 14/05/12 16/05/12 Academic Search Premier

4. METODOLOGIA DE PESQUISA

4.4. ANÁLISE DOS DADOS

Na análise dos dados, foram empregadas técnicas quantitativas e qualitativas, decorrentes do uso de método misto.

4.4.1. Análise quantitativa

A análise dos dados quantitativos decorrentes das questões fechadas – ou itens fechados – do instrumento da pesquisa survey envolveu técnica estatística univariada, através da análise de distribuição de frequências, bem como técnica de análise multivariada, através da análise fatorial confirmatória (AFC). A distribuição de frequências é um conjunto de pontuações ordenadas em categorias (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2006, p. 416), que no presente estudo estão representadas nos sete pontos da escala Likert para os construtos PEU, PU e BI, bem como nos sete pontos da escala de diferencial semântico para o construto AT. A análise se deu com o uso dos softwares estatísticos IBM® SPSS® Statistics (IBM, 2012b) e IBM® SPSS® Amos (IBM, 2012a), fornecidos pela IBM® e doravante apenas identificados como SPSS e Amos, respectivamente.

A análise multivariada de dados foi empregada para validar os construtos do TAM, enquanto modelo de medição. Ela é adequada aos propósitos desta pesquisa, uma vez que se refere a todas as técnicas estatísticas que analisam, simultaneamente, múltiplas variáveis

utilizadas em medições sobre indivíduos ou objetos que se investiga (HAIR et al., 2009, p. 23). Foi empregada a técnica AFC, recomendada quando o pesquisador já possui uma ideia pré-concebida sobre um modelo, seja por embasamento teórico ou por pesquisas anteriores (p. 103). Com o uso da AFC, através do modelo de equações estruturais (MEE), foi validada a adequação do modelo para a medição da aceitação da tecnologia ERP por seus usuários e, dessa forma, buscou-se agregar maior credibilidade aos resultados encontrados. Cabe acrescentar que o instrumento de pesquisa adotado, no que se refere ao TAM, já fora submetido a técnica de mínimo quadrado parcial na dissertação de Yoshino (2010, p. 74). 4.4.2. Análise de conteúdo temática

Franco (2008, p. 36) explica que na análise de conteúdo é importante um bom plano de pesquisa para orientar na identificação de conteúdo relevante e na seleção da amostra, bem como na definição de categorias de análise e classes de inferência que possam ser extraídas. O autor sugere um modelo de plano de investigação e acrescenta que a construção dele deve anteceder a análise de conteúdo. O plano desta pesquisa está representado no Quadro 8 e contempla todas as etapas da pesquisa qualitativa.

Quadro 8 – Plano de pesquisa

Etapa Finalidade Tipos de Comparação Análises

1 Pesquisa Documental Descobrir os FC no projeto de implantação do ERP na EMPRESA. Mensagens oriundas da consultoria de implantação, da EMPRESA e os FC previamente identificados.

Avaliar quais FC foram seguidos no projeto de implantação do ERP da EMPRESA. Descobrir novos FC em projetos de implantação de ERP. 2 Pesquisa Documental Descobrir a existência de relação entre FC em projetos de implantação do ERP e os construtos TAM. Mensagens oriundas da consultoria de implantação e da EMPRESA. Descrever possíveis relações entre FC e a aceitação do ERP pelos usuários da EMPRESA. 3 Questões abertas na pesquisa survey Identificar a existência de novos FC no projeto de implantação do ERP na EMPRESA.

Mensagens dos usuários do ERP.

Identificar novos FC no projeto de implantação do ERP da EMPRESA segundo a visão de seus usuários. 4 Questões abertas na pesquisa survey Identificar a existência de relação entre FC no projeto de implantação do ERP e os construtos do TAM.

Mensagens dos usuários do ERP.

Identificar possíveis relações entre FC e a aceitação do ERP pelos usuários da EMPRESA. 5 Entrevista com usuários- chave Validar os FC e analisar a percepção da importância deles para os usuários.

Opinião dos usuários sobre os FC e a importância deles.

Observar a importância dos FC para os usuários- chave.

Etapa Finalidade Tipos de Comparação Análises 6 Entrevista com usuários- chave Identificar a ocorrência dos FC no projeto de implantação do ERP da EMPRESA.

Opinião dos usuários sobre quais FC ocorreram no projeto de implantação do ERP da EMPRESA.

Analisar a percepção dos usuários-chave sobre a ocorrência dos FC no projeto de implantação do ERP da EMPRESA. 7 Apresentação do modelo proposto ao grupo focal

Avaliar a percepção dos gestores e usuários-chave do ERP sobre o modelo proposto.

Percepção do grupo focal sobre o modelo proposto.

Descrever a aceitação do modelo proposto perante os gestores e usuários- chave.

Fonte: Franco (2008, p. 39), adaptado pelo Autor.

Os documentos foram analisados sob duas perspectivas: a) a primeira, de descoberta de FC na implantação de ERP na EMPRESA, avaliando se os fatores identificados na revisão da literatura ocorreram e, também, se houve algum outro fator que não fora identificado na revisão; e b) a segunda, de descoberta de relações entre esses FC e os construtos de avaliação da aceitação do ERP pelos usuários da EMPRESA, ou seja, os construtos do TAM.

Os dados encontrados na questão aberta do instrumento de pesquisa, nos documentos, nas entrevistas e no grupo focal foram categorizados pelo procedimento de “caixas”, quando um elemento é categorizado com base em um sistema de categorias decorrente da teoria desenvolvida num estudo (BARDIN, 2005, p. 147), que, nesta pesquisa, foram os FC na implantação de ERP, conforme o modelo de pesquisa definido. Outra forma de categorização é pelo procedimento de “acervo”, quando as categorias vão sendo definidas com o desenvolvimento da análise (p. 147), que, nesta pesquisa, teve o propósito de identificar outros possíveis FC não identificados na literatura.

Foram revistas as análises das evidências registradas na pesquisa documental, da planilha eletrônica contendo as respostas colhidas nas questões abertas da pesquisa survey, do áudio gravado durante as entrevistas, da planilha eletrônica com as respostas colhidas nas entrevistas e, por fim, do vídeo gravado durante o encontro com o grupo focal.