• Nenhum resultado encontrado

5 DO PDE-ESCOLA À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

5.5 ANÁLISES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS APRESENTADAS NO SEMINÁRIO

CONVERGENTES ENTRE A ABORDAGEM CTS E A PERSPECTIVA FREIREANA

No Brasil, há algumas iniciativas (AULER, 2002; NASCIMENTO e LINSINGEN, 2006 e SANTOS, 2008) com propósitos de articular pressupostos freireanos e desdobramentos dados ao movimento CTSA, considerando-se que esses defendem a utilização de temas em configurações curriculares. Nessa perspectiva, para proceder à análise das práticas desenvolvidas pelos professores no seminário realizado durante o curso, cujo objetivo foi a socialização das experiências vivenciadas pelos professores na aplicação em salas de aulas, como também o debate sobre as respectivas práticas, evidenciou-se as relações teóricas entre a abordagem educacional CTSA e a filosofia educacional progressista de Paulo Freire, com base nas articulações entre essas frentes pedagógicas, propostas por Galieta e Linsingen (2006), ao discutirem os aspectos relacionados ao ensino de Ciências da Natureza. Assim, foram estabelecidos, como categorias de análise, os três pontos convergentes entre o enfoque CTSA e os pressupostos freireanos, ressaltados por

esses autores: a) a abordagem temática e a seleção de conteúdos e materiais didáticos; b) a perspectiva interdisciplinar do trabalho pedagógico e o papel da formação de professores e c) o papel do educador no processo de ensino e aprendizagem, conforme detalhados separadamente:

a) A abordagem temática e a seleção de conteúdos e materiais: para os autores, tanto o enfoque CTSA quanto o método de investigação temática proposto pelo educador Paulo Freire rompem com o tradicionalismo curricular do ensino de Ciências. Parte-se do princípio que a seleção de conteúdos tem como base a abordagem de temas que contemplem situações cotidianas dos educandos. Sendo assim, para proceder à análise desse ponto foram identificados:

- se o tema estabelece relação com a realidade do aluno;

- se a seleção dos conteúdos ocorreu a partir da identificação de temas que contemplem situações cotidianas dos alunos;

- se houve a utilização de materiais didáticos diversificados e

- se foram elaborados novos materiais didáticos com base na realidade dos alunos.

b) Perspectiva interdisciplinar do trabalho pedagógico: na perspectiva freireana, a investigação temática contribui para a interdisciplinaridade em sala de aula, uma vez que, no processo de redução temática, devem ser escolhidos conteúdos que contemplam diferentes aspectos do tema gerador e este, por sua vez, permite a realização de pontes entre os conhecimentos das diferentes áreas disciplinares. As abordagens CTSA, por sua vez, também ressaltam a importância da discussão de temas sociais a partir de um enfoque interdisciplinar. Dessa forma, para analisar a categoria relacionada a esse ponto de convergência entre os pressupostos freireanos e a abordagem CTSA, identificou-se se as estratégias de ensino proporcionaram interdisciplinaridade.

c) O papel do educador no processo de ensino e aprendizagem: de acordo com Galieta e Linsingen (2006), as propostas de Freire e das abordagens CTSA

requerem um novo tipo de profissional da educação, uma vez que na concepção dialógica da educação, esse assume o papel de catalisador do processo de ensino e aprendizagem e não simplesmente aquele que deposita conteúdos na cabeça dos educandos. De acordo com essa concepção, “o educador já não é o que apenas educa, mas o que, enquanto educa, é educado, em diálogo com o educando que, ao ser educado, também educa” (FREIRE, 2005, p.79).

Para analisar esse ponto de convergência entre o enfoque CTS e a abordagem pedagógica segundo Paulo Freire, identificou-se:

- se foram apresentadas situações que permitiram aos alunos exporem o que pensam, interpretá-las, bem como avaliar soluções e propostas de intervenção; - se foram proporcionadas aos alunos, atividades em grupos;

- se as dinâmicas propiciaram a participação ativa dos alunos e

- se as atividades foram organizadas de forma a contextualizar o tema às questões sociais.

Diante dos aspectos selecionados para proceder à análise, utilizou-se, para a coleta de dados, as fichas de inscrições preenchidas pelos professores para a participação no seminário. Para facilitar a leitura, as fichas estão apresentadas, seguidas das respectivas análises, conforme a sequência de Quadros de 27 a 40.

Quadro 27 - Prática Pedagógica: O mundo das drogas 12.

Tema

do trabalho O mundo das drogas

Tipo de

apresentação ( ) Comunicação oral ( x ) Pôster ( ) Outra: Exposição de material

Justificativa

Sabemos que não se pode falar em educação sem citar a questão da cidadania. A visão de que a escola é um lugar comprometido apenas com as funções de ensinar a ler e escrever não existe mais. Visando a formação de cidadãos críticos e com consenso de seus direitos na sociedade, a escola se integra de questões antes apenas tratadas no ambiente familiar. Uma dessas questões remete-se ao uso das drogas. As drogas são compreendidas como substâncias que de forma, positiva ou negativa, atuam no organismo de um indivíduo, na área médica, como substância com o potencial de prevenir ou curar doenças ou aumentar o bem-estar físico ou mental; na área farmacológica como qualquer agente químico que altera os processos bioquímicos e fisiológicos de tecidos ou organismos. Vários são os efeitos das drogas; algumas dessas substâncias provocam alterações no comportamento e acabam por deixar a saúde debilitada podendo levar até a morte. A adolescência, por ser marcada por um período de mudanças e curiosidades, se torna uma fase suscetível às drogas. Desta forma, se faz necessária a intervenção como forma de se prevenir o envolvimento de nossos alunos com as drogas, a fim de melhorar a expectativa de vida dos alunos, criando novas oportunidades que possam reduzir e prevenir os danos à saúde, bem como as situações de violência e criminalidade associadas ao uso prejudicial de drogas. Público alvo Objetivos Estratégias de ensino Recursos didáticos utilizados Alunos do 8ºano -Promover uma sensibilização em relação à prevenção do uso de drogas lícitas e ilícitas, bem como reconhecer comportamentos de risco no contexto escolar e social.

Aula expositiva sobre sistema nervoso. Divisão da sala em grupos para realização de pesquisa direcionada no laboratório de informática sobre os tipos de drogas e seus efeitos. Apresentação de cartazes sobre as drogas. Confecção de painéis com os cartazes sobre as drogas. Apresentação de vídeo: Diário de um adolescente. Aplicação de avaliação sobre o vídeo. Leitura de histórias em quadrinhos do Maurício de Souza, sobre as drogas. Debate sobre o vídeo, os trabalhos e as histórias em quadrinhos. Elaboração de teatro sobre o tema drogas e suas consequências na vida dos adolescentes. Filmagem do teatro. Apresentação dos teatros às outras turmas dos anos finais do EF.

Multimídia; Apresentação do DVD: Diário de um adolescente Revistinhas em quadrinhos.

Resultados Participação dos alunos nas discussões e atividades desenvolvidas sobre o tema drogas; construção de textos, de cartazes e das peças teatrais, com o protagonismo dos alunos no processo de criação, elaboração e execução. Referências

Bibliográficas

DROGA. 2013. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Droga>. Acesso em: 02 set. 2013.

Filme: DIÁRIO de um adolescente. Direção: Scott Kalvert. EUA, John Bard Manulis, Kathie Hersch, Liz Heller, Paul Hellerman, 1995.

Fonte: Elaborado pela autora com base na Ficha de inscrição do Seminário de Práticas Pedagógicas.

Quadro 28 - Análise da Prática Pedagógica: O mundo das drogas

a) A abordagem temática e a seleção de conteúdos e materiais didáticos

Nesta prática, o tema partiu da necessidade da sua abordagem em função da faixa etária dos alunos e por ser um assunto em evidência devido à vulnerabilidade social em que esses alunos se encontram. A seleção dos conteúdos partiu da temática, sendo utilizadas estratégias de ensino envolvendo situações cotidianas dos alunos. Houve a utilização de materiais diversificados como multimídia, exposição de vídeo e revistinha em quadrinhos pertinentes ao tema abordado. Por meio das estratégias de ensino utilizadas, foram produzidos novos materiais didáticos, como o vídeo, os cartazes e o teatro, sendo necessário ressaltar que essa produção emergiu dos alunos a partir das suas vivências e dos conteúdos trabalhados.

b) A perspectiva interdisciplinar do trabalho pedagógico

As estratégias de ensino utilizadas propiciaram o estudo dos conteúdos científicos referentes ao sistema nervoso, podendo ser observada a interdisciplinaridade nos aspectos inter-relacionados às questões biológicas e químicas, vale ressaltar a interdisciplinaridade imbricada na arte da elaboração dos cartazes e produção das peças teatrais pelos alunos, sendo desenvolvida a comunicação oral e a escrita, além de provocar discussões relacionadas às questões sociais, culturais e éticas permeadas no contexto do tema trabalhado e no desenvolvimento dos conteúdos procedimentais e atitudinais.

c) O papel do educador no processo de ensino e aprendizagem.

Na descrição das atividades desenvolvidas observou-se que a professora possibilitou que os alunos participassem do processo de forma ativa. Para tanto, mediou um percurso que se iniciou por meio do estudo e pesquisa sobre o tema, depois articulou um debate, onde propiciou aos alunos exporem o que pensam sobre o assunto, problematizá-lo e interpretar o contexto abordado frente às questões sociais, além de incentivar a dialogicidade, a integração dos alunos por meio do trabalho em grupo de forma colaborativa e de colaborar para o protagonismo dos alunos.

Quadro 29 - Prática Pedagógica: Confecção de modelos anatômicos do corpo humano, com o uso de alimentos.

Tema do trabalho

Confecção de modelos anatômicos do corpo humano, com o uso de alimentos.

Tipo de

apresentação ( ) Comunicação oral ( x ) Pôster ( ) Outra: Exposição de material

Justificativa

Modelos biológicos como estruturas tridimensionais ou semi planas e coloridas são utilizadas como facilitadoras do aprendizado. Além do lado visual, os modelos permitem que o aluno manipule o material, visualizando-o de vários ângulos, melhorando sua compreensão sobre o que está sendo estudado. O uso de alimentos para a confecção dos modelos anatômicos do corpo humano é mais um atrativo para aumentar o interesse dos discentes.

Público alvo Objetivos Estratégias de ensino Recursos didáticos utilizados Alunos dos 8º anos. - Facilitar a assimilação de parte do conteúdo do 8° ano. - Criar modelos para explicar fenômenos que não podem ser observados diretamente. - Identificar alguns sistemas ou órgãos do organismo humano em representações figurativas e compreender os seus funcionamentos. Atividade proposta:

Os alunos do 8°ano B foram organizados em grupos e, estes grupos deveriam confeccionar os modelos anatômicos do corpo humano propostos, usando alimentos.

Os modelos em questão foram confeccionados e levados para a escola na data previamente combinada pela professora junto com os alunos. Neste dia houve a entrega dos trabalhos e uma apresentação realizada por cada grupo. A apresentação consistia em explicar o que cada alimento representava no modelo anatômico. Após o término das atividades, os “modelos anatômicos” foram consumidos em um lanche compartilhado. - Alimentos diversos. - Câmera fotográfica. - livro didático

Resultados O trabalho realizado, por se tratar de uma atividade diferente, foi desenvolvido de forma prazerosa, facilitando a assimilação do conteúdo referente ao 8° ano.

Referências Bibliográficas

CARIACICA, ES (Município). Diretrizes Curriculares do Município de Cariacica-ES: Ensino Fundamental (6º ao 9º anos). Cariacica, ES. Prefeitura Municipal de Cariacica; Secretaria Municipal de Educação de Cariacica, 2012. CANTO, Eduardo Leite do. Ciências naturais: aprendendo com o cotidiano / Eduardo Leite do Canto. 3. Ed. São Paulo; Moderna, 2009. Componente curricular: Ciências. 3 v.

O uso de modelos e maquetes no ensino de ciências. Disciplina: Preparação de Material Didático para Ensino de Ciências - Aluna: Cristiane Brandão - Professor Élgion Loreto. Disponível em:

<http://w3.ufsm.br/ppgecqv/Paginas%20Pessoais/ElgionPG/preparacao.htm->. Acesso em: 13 jun. 2013.

As Figuras 25, 26, 27 e 28 demonstram os modelos anatômicos preparados pelos alunos, do sistema respiratório, de parte do sistema digestório, do sistema urinário e do encéfalo humano, respectivamente. A Figura 29 apresenta um dos momentos das apresentações dos alunos.

Figura 25- “Maquete" do sistema respiratório.

Fonte: Acervo da autora.

Figura 26- “Maquete" de parte do sistema digestório.

Figura 27- “Maquete" do sistema urinário.

Fonte: Acervo da autora.

Figura 28- "Maquete" do encéfalo humano.

Fonte: Acervo da autora.

Figura 29- Momento de apresentação dos trabalhos.

Quadro 30 - Análise da Prática Pedagógica: Confecção de modelos anatômicos do corpo humano, com o uso de alimentos.

a) A abordagem temática e a seleção de conteúdos e materiais didáticos

Nesta prática, o conteúdo de aprendizagem desenvolvido está inserido nas DCC previsto para o 8º ano, cuja escolha correspondeu a essa organização e foi estruturada baseada numa abordagem conceitual, na qual os conceitos científicos relacionados à constituição dos órgãos humanos, seus respectivos funcionamentos e a importância de cada um para a manutenção da vida foram inseridos de forma articulada com o próprio corpo. Nesta prática, ressalta-se a estratégia utilizada para abordar os conceitos científicos, pois os materiais didáticos utilizados foram confeccionados pelos alunos, a partir de consulta bibliográfica e resultou na produção de materiais didáticos diversificados e utilizados de forma lúdica, prazerosa e coletiva ao se realizar o processo de ensino e aprendizagem.

b) A perspectiva interdisciplinar do trabalho pedagógico

O trabalho pedagógico desenvolvido propiciou o estudo dos conteúdos referentes à constituição física do corpo humano, por meio de uma estratégia de ensino que possibilitou a interdisciplinaridade com as áreas de artes visuais e da língua portuguesa, na produção dos modelos anatômicos e na oralidade, evidenciada na apresentação dos trabalhos.

c) O papel do educador no processo de ensino e aprendizagem.

A professora, para desenvolver a prática pedagógica, buscou informações sobre a aplicação da estratégia de ensino e utilizou de recursos didáticos diversificados, da consulta do livro didático e apresentou aos alunos uma forma prazerosa de aprender os sistemas que formam o corpo humano, as funções dos órgãos e o seu funcionamento. Além dessas estratégias de ensino, a professora possibilitou o trabalho em grupos, com divisão de atribuições e responsabilidades no sentido de buscarem conhecimentos, para apresentarem o conteúdo relacionado. Os grupos confeccionaram os modelos/maquetes, de forma diversificada sob a orientação da professora que, ao mediar o trabalho pedagógico, possibilitou a participação dos alunos no processo, de forma ativa, integrada e colaborativa. Para tanto articulou atividades de pesquisa, de prática investigativa, com apresentação oral, permitindo a dialogicidade, com a exposição pelos alunos dos trabalhos elaborados, em um processo que foram incentivadas a criatividade e a busca pelo conhecimento sobre o funcionamento e a constituição do corpo humano.

Quadro 31 - Prática Pedagógica: Simulação de um dos processos de erosão, consequências e soluções.

Tema

do trabalho Simulação de um dos processos de erosão, consequências e soluções.

Tipo de apresentação

( x ) Comunicação oral ( ) Pôster ( x ) Outra: Exposição de material

Justificativa

A Escola do Campo e Estação de Ciências encontram-se na zona rural do município de Cariacica e a maior parte do público discente pertence a essa região. Por essa razão uma das propostas que está prevista no Projeto Político Pedagógico da unidade de ensino, consiste na alternância de conteúdo. Além das disciplinas habituais de escolas regulares, ela propõe um ensino voltado para alunos da região, com aulas práticas e que sejam aplicáveis ao trabalho no campo. A proposta busca mostrar aos alunos que é possível não só garantir o sustento com suas terras, mas também viver no campo de maneira digna e explorar os recursos naturais com o mínimo de impacto possível. As famílias, da maior parte dos alunos, possuem pequenas propriedades com áreas de produção agrícola. Alguns desses espaços têm sofrido com o processo de erosão devido ao mau aproveitamento e a não conservação do solo, como pode ser observado nas fotografias em anexo (Figura 30). Em consonância com a proposta escolar, este projeto objetivou apontar e expor os problemas decorrentes do mau aproveitamento do solo. Além disso, a proposição de soluções acessíveis e comprovadamente eficazes para a conservação dos espaços agrícolas também foi alvo deste trabalho. No final do projeto, os alunos transformaram-se em multiplicadores desse conhecimento. Uma das tarefas desenvolvida por eles foi a elaboração de uma cartilha com o resumo do que foi aprendido. Essa cartilha foi distribuída na comunidade local.

Público alvo Objetivos Estratégias de ensino Recursos didáticos utilizados Alunos do 7º ano A, professores e funcionários da escola. . -Demonstrar por simulação o processo de erosão do solo, aprimorando assim novos conhecimentos; -Pontuar a importância da proteção e da cobertura vegetal no solo; -Formar alunos multiplicadores, para informar aos familiares e à comunidade local; -Possibilitar um melhor aproveitamento do solo por meio de preservação

Aulas teóricas expositivas. Trabalho de observação no campo feito por alunos e professores. Construção e montagem de Simulador de Erosão. Montagem escrita e apresentação em Power Point (Microsoft

PowerPoint). Com a observação atenta

dos alunos, no caminho que o ônibus passa até chegar à escola, os discentes puderam observar diferentes formas básicas de relevo. O fato de usar o próprio espaço de vivência dos alunos para descrever e detalhar o assunto trouxe muitos questionamentos. Um deles foi a produtividade do solo. A escola promoveu, para os professores, pela instituição SENAR, um rápido curso com um engenheiro agrônomo que, além de abordar o tema sobre a produtividade do solo, forneceu material bibliográfico a respeito da erosão. Lousa, livro, computador e data show, Madeiras, ferramentas: Furadeira, martelo, serrote, serra elétrica, facão, trena, esquadro, pregos, cola, tinta, mangueira, chuveiros, garrafas pet. Resultados

Ao final do projeto, foi produzido o equipamento de simulação de erosão, com a sua aplicação e discussão do tema e foram impressas uma pequena cartilha com informações resumidas, verbetes específicos do assunto e seus significados.

Referências Bibliográficas

Coleção Senar nº 76, Erosão do Solo/ Prevenção da Erosão e Seus Efeitos/ Educação do campo, Saberes e Prática; editora EDUFES (vários autores) /

NEGRINI, Alessandro. Explicando o meio ambiente; produzido pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros).

PERRONE, Adriano; KILL, Miguel A. Espírito Santo História e Geografia: Terra Capixaba.

CÉSAR, da Silva Júnior et al. Entendendo a natureza. São Paulo Saraiva, 2005. Fonte: Elaborado pela autora com base na Ficha de inscrição do Seminário de Práticas Pedagógicas.

As Figuras 30, 31 e 32 respectivamente, demonstram as atividades desenvolvidas na prática pedagógica que abordou o processo de erosão do solo e mecanismos para minimizar as suas consequências.

Figura 30- Momento da aula de campo.

Fonte: Acervo do professor.

Figura 31- Momento da confecção do equipamento.

Fonte: Acervo da autora.

Figura 32- Equipamento confeccionado por alunos e professores.

Quadro 32 - Análise da Prática Pedagógica: Simulação de um dos processos de erosão, consequências e soluções.

a) A abordagem temática e a seleção de conteúdos e materiais didáticos

A abordagem temática incluída nesta prática partiu da realidade local, da vivência dos alunos e suas respectivas famílias, e a seleção do conteúdo de aprendizagem foi escolhido em função da demanda identificada pela comunidade escolar, pois, a região onde está inserida a escola, tem sofrido com o processo de erosão devido ao mau aproveitamento e a não conservação do solo. O desenvolvimento do trabalho pedagógico atendeu à proposta escolar, com a abordagem dos conteúdos de aprendizagem, pela equipe de professores das áreas de Ciências, Geografia, Matemática e Língua portuguesa, com a inclusão de discussões acerca dos impactos ambientais, econômicos e culturais. As estratégias de ensino foram diversificas e incrementadas com o apoio externo, oriundo de parceria com o órgão relacionado à área agrária. Houve a utilização de materiais diversificados como multimídia, com elaboração e apresentação de Power Point (Microsoft PowerPoint), a lousa foi utilizada nas explicações e o livro didático foi usado para estudo e pesquisa. Também utilizou-se de ferramentas, materiais como madeira, pregos, cola, tinta, mangueira, chuveiros, trena e esquadro usados para cálculos, materiais reaproveitáveis, como garrafas pet, para a montagem do simulador, que foi produzido coletivamente pelos alunos e professores envolvidos, como também contaram com a participação dos funcionários da escola. Houve a produção de novos materiais didáticos, o simulador de erosão e as cartilhas produzidas pelos alunos e distribuídas na comunidade do entorno escolar e para as famílias