• Nenhum resultado encontrado

Anadenanthera colubrina e peregrina O yopo, dentre outros, representam para

No documento Psycodelia Tem Objetivos _ Chaves Do Universo (páginas 171-175)

os Piaroa, índios da região amazônica no sul da Venezuela, elemento simbólico essencial de suas práticas ritualísticas de comunicação com as forças espirituais.

Por meio da experiência com o yopo, o espírito separa-se do corpo e faz o voo ao país dos mortos, onde aprende as canções mágicas dos seus antepassados falecidos.

No ritual os cantos mágicos são entoados, durante toda a noite ou várias

noites, para afastar os poderes dos animais de transmitirem aos homens sua forma, que se manifestam nas doenças; os cantos são dirigidos e entoados primeiramente por um ancião o menyérua; senhor das canções, que acompanha os cantos com o som de um chocalho que também tem poderes mágicos.

Os outros homens, de suas casas, repetem as canções enquanto as mulheres e as crianças dormem.

As práticas ritualísticas do consumo do yopo e de recitação dos cantos mágicos fazem, portanto, parte do cotidiano dos Piaroa. Ocorre sempre que é necessário curar algum enfermo, eliminar alguma doença instalada na comunidade ou afastar alguma forma de perigo.

Após as caçadas, é fundamental que aconteça o rito de evocação para a purificação das carnes dos animais. Apesar de este ser o alimento mais apreciado pelos índios e até considerado uma herança deixada por Wahari, o deus maior da criação, conforme a mitologia Piaroa as carnes são a principal causa de contágio de todas as doenças.

A função do yopo é manter viva a memória de Wahari, o deus que criou o mundo visível. Os índios crêem que no momento alucinógico o espírito vai até a montanha, onde aprende também as palavras poderosas de Wahari. (Ref: 4)

Química

Segundo Lupa, após uma boa pesquisada sobre essa planta, ela também é conhecida como angico vermelho, acredito que isso seja porque existam algumas variedades dessa espécie que diferem na coloração das flores. Existe essa crença que as sementes de A. columbrina e A. peregrina tem grandes quantidades de 5- MeO-DMT, porém o que eu encontrei foi que o alcalóide em maior quantidade é a Bufotenina (5-OH-DMT), o mesmo alcalóide encontrado nos sapos do gênero Bufo. O 5-MeO-DMT e o DMT, são encontrados em pouquíssimas quantidades.Outra coisa que descubri sobre elas, é que as sementes com maior concentração de alcalóides são de árvores do norte da Argentina. O nome Yopo é relacionado à A. peregrina e o nome Cebil à A. columbrina. "Um grande trabalho químico em cima da Anadenanthera mostra de forma consistente que a bufotenina é o único alcalóide em quantidades significativas nas sementes maduras das duas espécies usadas via nasal (A. columbrina e A. eregrina), trabalhos: (Torres & Repke 1996; de Smet & Rivier 1987; Sdvio Nunes et al. 1987; Rend6n 1984; Schultes et al. 1977; Yamasato 1972; Chagnon, Le Quesne & Cook 1971; Fellows & Bell 1971; Holmstedt & Lindgren 1967; Paris, Saint-Firmin & Etchepare 1967; lacobucci & Rdveda 1964; Giesbrecht 1960; Pachter, Zacharias & Ribeiro 1959; Alvares Pereira 1957; Fish, Johnson & Horning 1955; Stromberg 1954).

"Mais de 7.4% de bufotenina foi encontrado nas sementes de A. peregrina variação peregrina, apenas 0,04% de 5-MeO-DMT e 0,16% de DMT; 12,4% de bufotenina foi encontrado nas sementes de A. columbrina variação cebil, 0,06% de 5-MeO-DMT e apenas traços de DMT. Sete estudos com quinze amostras do pó das sementes de Anadenanthera mostraram que a bufotenina é o único alcalóide em quantidades significativas (mais de 2,67% com apenas traços de 5-MeO-DMT e DMT), trabalhos: (Torres et al. 1991; de Smet & Rivier 1985; Schultes et al. 1977; De Budowski et al. 1974; Holmstedt & Lindgren 1967; MariniBettblo, Delle Monache & Biocca 1964; Fish, Johnson & Horning 1955).

* Anadenanthera peregrina – Alcalóides por toda planta:

- 1,2,3,4-TETRAHYDRO-6-METHOXY-2,9-DIMETHYL-BETA-CARBOLINE - 1,2,3,4-TETRAHYDRO-6-METHOXY-2-METHYL-BETA-CARBOLINE - BUFOTENINE - LEUCOANTHOCYANIN - LEUCOPELARGONIDOL Casca: - 5-METHOXY-N,N- DIMETHYLTRYPTAMINE - 5-METHOXY-N- METHYLTRYPTAMINE - N-METHYLTRYPTAMINE Folha: - HOMOORIENTINE - ORIENTIN - SAPONARETIN - VITERINE Fruto: - N,N-DIMETHYLTRYPTAMINE- OXIDE - N,N-DIMETHYLTRYPTAMINE - BUFOTENINE-OXIDE Sementes: - N,N-DIMETHYLTRIPTAMINE - 5-METHOXY-N,N- DIMETHYLTRIPTAMINE - BUFOTENINE

Variedades de ambas as espécies: Anadenanthera colubrina var. cebil; var. colubrina.

Anadenanthera peregrina var. falcata var. peregrina

Dosagem / Uso

2 - 8 sementes trituradas. Retire a casca superficial após tostarem no forno ou microondas, misturar numa proporção 2 de cal para 1 de yopo moído, o cal é cal virgem que pode ser inalada conhecida como shuna (especial para rapés) é fácil encontrar e mais eficiente que cinzas, bicarbonato de cálcio e farelo de conchas.

Para inalar convidar amigo para soprar o produto final, como na foto. Se conseguir algo parecido,

ótimo!! Hehe...

Grande detalhe

Se for utilizar o forno, na minha opinião melhor, deixe a panela ficar bem quente, quente mesmo, e então só coloque algumas sementes, espere questão de segundos e ela ficará inchada dentro de 3 - 4 segundos. Vire as sementes mais um pouco e as tire. Se deixar segundos a mais elas passam do ponto de torra correto, isto acarreta em perda de substâncias.

Ponto de torra

O ponto de torra é quando as sementes não esfarelam facilmente, ou seja, elas receberam calor mas não torraram. A cor delas devem ser de um marrom suave e não escuro. Fica um tanto demorado para moê-la. Em relação a muito tostada é uma característica de que o ponto de torra esta perfeito.

Identificando

O Angico é uma planta decídua e heliófila encontrada naturalmente na Floresta Estacional Semidecidual Montana e Submontana. É encontrada também, com menos frequência, na Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Araucária), principalmente na mata ciliar (Carvalho, op. cit).

A árvore possui em média de 10 a 20 metros de altura e pode atingir até 35 metros. Tem floração exuberante, de grande beleza, sendo utilizada na urbanização de estradas, parques e ruas de Curitiba-PR.

Esta espécie é recomendada para a recuperação de terrenos depauperados, erodidos, bem drenados e para a reposição de mata ciliar em terrenos com inundação. Como produz grande quantidade de sementes, é de fácil germinação, sendo possível produzir elevado número de mudas. (Ref: 3)

Para cultivar o angico basta germinar as sementes sem nenhum cuidado excepcional e cuidar das formigas que o adoram.

Cannabis sativa L.

No documento Psycodelia Tem Objetivos _ Chaves Do Universo (páginas 171-175)