• Nenhum resultado encontrado

Dá ordem das solanáceas a Ipomoea L. é o maior gênero botânico da família

Convolvulaceae, com mais de 500 espécies. As espécies de Ipomoea são pequenas árvores, lianas (cipós), plantas arbustivas ou herbáceas, anuais ou perenes, que ocorrem nas regiões da América Central.

O grupo inclui espécies importantes para o Homem como a batata-doce ou a I. tricolor, que é a fonte do tlitliltzin( assim chamada pelos Astecas), uma droga alucinógena encontrada no México, mas comum em florestas tropicais.

Na medicina Asteca era chamada Tlitliltzin, a palavra Nahuatl para "Negro", com um sufixo "reverencial", e era empregada em altos rituais de cura xamânica. Na America do Sul as sementes são conhecidas como Badoh Negro.

Atualmente esta planta bastante difundida como ornamental, mais recentemente vem sido alvo de várias pesquisas científicas a respeito de seus componentes farmacológicos, dentre os descobertos estão vários alcalóides ergolínicos e Tricolorina A, um agente de alto potencial de aproveitamento na agricultura no campo da Alelopatia, já empregadas com sucesso em culturas de plantas C4.

Química

LSA, já descrita anteriormente.

Uso

Efeitos leves com LSA podem ser conseguidos com poucas sementes, algo em torno de 25-50 sementes. Mesmo a maioria dos usuários que a usam recreativamente acham necessário se ingerir algo entre 100-400 sementes para se obter os efeitos necessários. Existe um quadro no Erowid.com que mostra a relação entre o número de sementes, peso e nível da viagem.

Para uma viagem leve, de 50-100 sementes ou 1.5-3 gramas. Para uma viagem normal, de 100-250 sementes ou 3-6 gramas. Para uma viagem mediana, de 250-400 sementes ou 6-10 gramas.

Para viagem muito forte, a partir de 400 sementes ou mais de 10 gramas.

Por serem ingeridas oralmente, o começo da "viagem" é afetado pela última refeição feita. Em um estômago relativamente vazio, os efeitos iniciais começam em torno de uma hora após a ingestão. O ápice pode demorar várias horas. Os efeitos, após a ingestão, podem durar de 6-10 horas.

Cultivo

Segundo Shepherd - PE

Pesquisa feita após vários cultivos.

Clima sudeste, região de Ribeirão Preto – SP.

Na época eu tinha dúvida, mas após muitas coisas na vida agente aprende de verdade.

Semeando: O melhor solo para germinação de Ipomoeas foi o substrato marca (All garden), com luz indireta. Na primeira semana, obtive lindos brotos e apos 14 dias já haviam soltado sua primeira folha e estava com o tamanho de 15 cm.

Fiz o teste com terra vermelha, aonde a germinação também foi muito boa, fiz mistura de vermiculita com terra e pó de coco os resultados não foram muitos satisfatórios. O vasos com terra vermelha e pó de coco não se desenvolveram muito e os de pó de coco todas as raízes apodreceram e logo as folhas caíram e as plantas não passaram de 2 cm. Não foi por umidade. Alguns dizem que a fibra deve ser lavada, porém o teste foi feito com materiais encontrados sem nenhuma modificação.

Conclusão: Melhor solo para brotamento, SUBSTRATO. Solo não recomendado para brotar sementes de Ipomoea: Pó de coco.

Umidade: O solo tem que estar úmido ao toque não muito a mais, pois muita água causa o apodrecimento da raiz e também dificulta o crescimento da mesma.

Após soltar sua primeira folha chegou a hora de replantar.

Com a ajuda de uma colher tire toda a raiz juntamente com um substrato fazendo um raio de 2 cm do caule e afunde uns 4-5 cm para pegar além da raiz bastante substrato para evitar que a planta sinta a transferência de ambiente, usei terra vermelha e obtive ótimos resultados, porém o substrato também pode ser usado normalmente.

Geralmente as grande distribuidoras de plantas ao venderem Ipomoeas as plantam em substrato, mas a terra vermelha mostrou um ótimo crescimento com uma ótima força da planta. No caso da minha região essa terra é abundante, mas para os outros amigos o substrato pode ser a melhor opção.

Após replantar fiz vários testes, pouca luz, luz indireta, luz direta, luz na manhã e tarde.

Pouca Luz: Seria uma luz indireta, mas de forma mais sombria, a planta mostrou desenvolvimento bem demorado, não morreu e nem teve nenhuma de suas folhas perdidas.

Luz indireta: a planta cresce devagar, seu caule fica mais fino, ainda continua sem nenhum problema.

Luz direta: A planta sofre um pouco, mas após pegar sua resistência seu caule engrossa e de verde passa para um marrom (meio que vinho), seus brotos são grossos e seu crescimento é muito rápido e gemas laterais aparecem mais rápido. As flores ficam um pouco menor, mas com o mesmo brilho e cor.

Luz na manhã e indireta ao resto do dia: A planta cresce mais rápido, porém com seu caule mais fino. A planta necessita de luz por isso seu crescimento fica muito mais rápido. As folhas são um pouco menores, mas de mesma cor.

Luz na manhã e tarde com luminosidade indireta ao longo do dia: Os brotos crescem menos, ficando mais grossos e adquirem uma base forte para crescer. As folhas ficam maiores e a planta mais saudável precisa de menos sustentação de que as que pegam menos luz.

Guiando Ipomoeas: fiz um teste com um pedaço de graveto irregular e um pedaço reto de arame. Com arame a planta cresce mais regular e já que é liso evita da planta se enroscar e se quebrar como aconteceu no graveto.

Flores: Após 2 a 3 meses a Ipomoea já começa a florescer , sua flor abre pela manhã e pelo final da tarde já esta murcha e em um tom púrpura. Dentro do botão ela é púrpura e ao abrir fica azul (heanvenly blue). Ao murchar volta a sua cor inicial de dentro do botão.

A flor, com ajuda da mãe natureza, se poliniza, caso não polinizar você mesmo pode fazer com a ajuda de um pincel fino, transferindo o pólen de uma para outra.

1 mês após a flor gera suas sementes que já estarão maduras. Elas nascem em um pequeno casulo branco, fica marrom e seca quando esta pronto (1 mês em média).

Aí esta algumas coisas que aprendi ao longo do meu cultivo. Espero ter ajudado. Um grande abraço fiquem em paz!

PS.: Para complementar digo que é bom fazer um parreiral, tipo de uva, e não deixar com que os baraços se amontoem, com muito cuidado vá desenrolando eles e guiando, esta técnica proporciona uns 95% de polinização das flores dando muitas sementes e espaço para as folhas se desenvolverem.

Obs.: tenho uma caixa de abelha perto hehe...

Identificando

Todas as "Morning Glory" que contém LSA pertencem às espécies Ipomea violacea (também chamada de Ipomea tricolor ou Ipomea rubro caerulea); dentre essas espécies, as 4 variedades que contém LSA são "Heavenly Blue", "Pearl y Gates", "Flying Saucers" e "Blue Star", outras variedades podem conter LSA, mas em quantidades muito pequenas para serem usados como um psicoativo.

"Morning Glory" são cipós de ciclo anual, com folhas ovais e profundamente cordadas (forma de coração). As flores em forma de Trompete podem ser brancas, vermelhas, roxas, azuis ou azul "roxeado". As sementes são negras, angulares e dão em cápsulas.

No documento Psycodelia Tem Objetivos _ Chaves Do Universo (páginas 126-129)