• Nenhum resultado encontrado

Início da floração

No documento Psycodelia Tem Objetivos _ Chaves Do Universo (páginas 190-200)

É altamente recomendável que se pare de usar fertilizantes 2 semanas antes da colheita, para assegurar que toda a química dos produtos seja absorvida pela planta.

Você pode tentar fumar uma planta macho, ou fazer óleo de haxixe, porém o objetivo principal é a flor ou "camarão" rico em THC e agradável de fumar, em pouco tempo você estará colhendo sua planta, quando ela atingir o ponto onde o crescimento para, começando a inchar e amadurecer.

É recomendável que se coloque um ventilador em cima da planta assim que ela sair do solo, isso simula o vento e estimula o fortalecimento do caule levando a uma planta mais vigorosa que aguentará o seu próprio peso no período de florescimento. Caules grandes e fortes = planta grande e forte = mais e melhores "camarões blá, blá, blá..."

Colhendo/Se cando

A colheita, a secagem e a cura de uma planta de cannabis madura são o clímax da experiência de plantio, e os últimos passos na proclamação da independência do mercado negro.

Apesar destes serem os últimos passos, são os mais críticos para o produto final. A colheita, por exemplo, dependendo da habilidade do cultivador em julgar a maturidade da planta, pode diminuir ou aumentar decisivamente os níveis de THC, assim como os níveis de CBN e CBD.

A cannabis é colhida quando as flores estão maduras, a melhor indicação de maturidade é a cor dos pistilos das flores, durante o curso do período de florescimento, esses pistilos começam a morrer e dependendo da espécie da planta, modificam suas cores para tonalidades de marrom, laranja, etc.

Muitos cultivadores escolhem colher a planta quando 60 a 75% dos pistilos ou "pêlos" mudaram de cor. O tempo ideal de colheita varia de acordo com a espécie de cannabis, então a melhor forma de saber a hora de colher é através da experimentação.

Tente colher amostra das flores durante períodos diferentes durante o florescimento (uma com 6 semanas, outra com 7 semanas, etc) para determinar qual o melhor período de sua escolha.

Quando colhidas antes do tempo, as flores de cannabis contém baixa concentração de CBN e CBD, porém mantendo alta concentração de THC, para alguns, as flores imaturas são desejáveis por manterem altas doses de THC, provocando uma onda "pra cima" e cerebral.

Quando colhidas em estado mais maduro, os níveis de THC caem e aumentam os níveis de CBN e CBD, essa flutuação causa uma onda mais introspectiva e chapada.

O produto final da planta depende diretamente da sua escolha do período de colheita, nutrientes que você forneceu durante a vida de sua planta, o tempo vegetativo permitido, mistura de solo/solução hidropônica usada, e muitas outra variantes.

Tenha em mente que um "camarão" pesa mais quando totalmente maduro e recém colhido, após a secagem e cura apropriada a média de perda de peso pode chegar a 75% do peso original.

Por impaciência, a maioria dos cultivadores novatos querem colher flores cedo; Tudo bem! Certifique-se, porém, de colher flores do meio pra cima da planta, permita ao resto, continuar a maturação.

Frequentemente o topo da planta atinge a maturidade primeiro, colha isso e permita o término da maturação, você notará as flores inferiores se tornando maiores e mais resinosas ao atingir a maturidade completa, a produção de um modo geral pode ser aumentada dessa forma, ao permitir que os galhos inferiores

recebam maior quantidade de luz e por isso mais atenção dos processos químicos internos da planta.

Use uma lente de aumento e tente ver os tricomas entroncados (pequenos cristais de THC sobre a flor). Se a maioria estiver clara, e não marrom, o ápice do buquê floral está próximo,quando a maioria desses tricomas atingirem uma coloração marrom, os níveis de THC estarão caindo e a flor estará perdendo potencial, declinando rapidamente com a exposição à luz e ao vento.

Não colha tarde de mais!

Observe as plantas e aprenda o tempo ideal de colheita no ápice da potência floral.

A manicure costuma ser a parte mais tediosa do processo de cultivo.

É o ponto onde você remove todo o excesso de folhas e galhos indesejados de suas flores, pode ser feito de duas formas, com a planta seca ou ainda verde.

A manicure verde costuma ser mais limpa, com as folhas ainda húmidas não se faz muita sujeira, enquanto a manicure seca pode virar um chiqueiro.

Utilize um par de tesouras ou alicate afiado e limpo para remover o excesso, comece pelas folhas maiores e movendo gradativamente para as menores, para facilitar o serviço.Algumas pessoas costumam cortar em volta da flor como se estivessem fazendo um corte de cabelo, deixando apenas a "pepita" de THC.

Não seque as flores de cannabis ao sol, esse processo reduz a potência dos "camarões". Seque lentamente suas flores pendurando-as ou deitando-as em uma área ventilada, é só o que é preciso para assegurar uma grande sensação.

A Flor é muito mais agradável ao paladar quando secada vagarosamente durante algumas semanas, dependendo da densidade das flores, as mais gordas e pesadas levam mais tempo.

Se você não resistir e a pressa falar mais rápido, você pode secar uma pequena quantidade entre folhas de papel ou saco de papel (Ex: saco de pão) no microondas, fique de olho para não tostar as bichinhas.

Apesar de conveniente, o resultado final será um fumo amargo e áspero de gosto desagradável, já que a clorofila não teve a chance de se transformar em amido e açúcar.

Uma boa indicação de um "camarão" bem seco é o caule.

Se você puder envergar um pouco o caule antes dele quebrar, é sinal que a flor está pronta para cura. Essa é outra fase crítica da experiência de cultivo, uma flor bem curada é muito mais potente do que uma que não foi curada.

Seguindo um processo simples pode se conseguir um ótimo sabor de fumo e uma viagem inesquecível.

Jarras de vidro, latas de metal ou Tupperware, além de outros potes podem ser usados para curar suas flores.

Coloque as flores propriamente secas no pote de sua escolha e deixe descansando em um lugar fresco e escuro, remova a tampa do pote diariamente e vire as flores, permitindo que o dióxido de carbono escape. Repita esse processo por cerca de 2 semanas, ou até alcançar o gosto e/ou potência desejados.

Finalmente, assegure-se de manter as suas flores secas e curadas longe da exposição de calor ou luz. Fazendo isso você terá a garantia de longa vida de sua própria colheita.

Cara cterísticas do Grow.

Chamamos Grow a estufa, e deve ser: Ar fresco

Para além de uma sala de crescimento limpa, uma ventilação própria é muito importante. Quanto maior o número de plantas que você colocar em uma growroom, mais importante se torna a ventilação usada.

As plantas respiram através das suas folhas. Também se livram de toxinas através das folhas. Se não for usada uma boa ventilação os poros das folhas vão-se fechar o que vai levar à sua morte(muito calor causa o mesmo pois os estômatos ce fecham para evitar a transpiração excessiva da planta, causando grande estresse).

Se houver um bom movimento de ar, as toxinas são liberadas, e a planta pode respirar e manter-se saudável. O ar usado é quente (se for muito trabalhoso proporcionar ar quente utilize o da atmosfera mesmo) por isso é melhor ter uma saída de ar no topo, um exaustor.

A entrada de ar deve estar no lado contrário à de saída e no cimo da sala/armário, isto vai fazer com que se crie uma boa circulação de ar. Faça com que a entrada seja 2 vezes maiores do que a saída, deste modo o quarto será enchido com ar fresco muito depressa. Tenha cuidado para que não entre luz pelos buracos o que deste modo faria com que as plantas fossem incomodadas.

Se seu grow é um armário, ou algo do tipo, algumas visitinhas acompanhadas de aberturas periódicas das portas pode ser uma alternativa à compra de exaustores ou ventiladores (cooler de PC)

Iluminação

Feche todas as aberturas e todos os buracos! É muito importante que o seu growroom não seja importunado com luz do exterior.

A duração da noite é muito importante para a cannabis por isso use sempre um temporizador para controlar as lâmpadas e obter um ciclo regular.

Durante a primeira fase, as plantas de cannabis, na fase de crescimento, precisam de noites curtas, cerca de 6 horas. Assim que aumentamos a duração das noites para 12 horas a segunda fase começa, a fase da floração.

Este processo fisiológico/químico é chamado de fotoperíodismo.

As lâmpadas perfeitas para cultivar em indoor são as lâmpadas de alta pressão de sódio, ou seja, as HPS ( não sei se são as fluorescentes, mas utilize elas pois as fluorescentes emitem uma faixa de comprimento de onda perfeito para o grânulos das plantas, grânulos receptores da luz).

Dependentemente do tamanho do quarto, você pode usar lâmpadas de 400 w ou lâmpadas de 600 w. Esta escolha é feita de modo a que todas as plantas recebam uma quantidade de luz considerável e de modo a que todas recebam a mesma quantidade de luz. Usando uma lâmpada de 400 w. Outro fator importante é a reflexão. Pinte o seu growroom de branco ou cubra-o com algum metal refletor para obter resultados otimizados, uma parede branca está ótimo.

Sempre use 400 w para cima, estagio avançados pode-se chegar a 1000 w para uma única planta, mais luz, mais produção!

Solo

Use o melhor solo que conseguir obter. Usar um solo mau não compensa a longo prazo. Verifique a saúde do solo do local que irá pegar, se apresentar plantas doentes, pode se verificar a presença de nematóides, por exemplo, nas raízes. Nota-se aberturas, rachaduras nas raízes, que é um indicativo de patógeno neste solo. É possível, também, comprar solos em casas agropecuárias.

– Solo correto deve drenar a água corretamente. Isto é, deve ter alguma areia nele e também alguma esponja de rocha ou mesmo perlite.

– pH deve estar entre 6.5 e 7.5, pois a marijuana não se dá bem com solos ácidos. Se o solo for ácido, isto encoraja as plantas a serem predominantemente machos, uma característica indesejável.

– Solo também deve conter húmus para reter a água e os nutrientes. Fertilizante

A coisa mais importante que você não deve esquecer é o fato de que deve introduzir fertilizante na terra gradualmente. Comece com uma solução de fertilizante bem diluída e vá gradualmente aumentando a dose. A maior parte dos fertilizantes provoca mudanças de pH no solo. Adicionar fertilizante ao solo resulta quase sempre num aumento dos níveis de acides do solo.

A marijuana parece conseguir absorver bem as quantidades de fertilizantes que você lhe dá, mas tem de ser introduzidos num determinado período de tempo. Durante os primeiros três meses ou antes, fertilize as suas plantas quase todos os dias. Como os níveis foliares da planta diminuem para a floração e para a produção de sementes, deve começar a dar as flores, e se não forem arrancadas a tempo, sementes também. Menos fertilizante para que estas não sintam overfert.

Observação: nunca fertilize as suas plantas, mesmo antes da colheita, pois isto vai incentivar a planta a crescer e abrandará a produção de resina.

Rego

Nunca regue as suas plantas todos os dias, apenas regue quando a planta pedir água ou verifique sinas de que o solo se encontra seco.

– Não deixe o solo secar completamente.

– Uma coisa muito importante no rego é verificar se o solo tem uma boa drenagem, deve haver alguns buracos nos lados de modo que o excesso de água saia sem problema. Se o vaso não drenar, o excesso de água vai se acumular e as raízes das plantas vão ficar simplesmente podres ou com míldio.

– É um bom hábito regar as plantas através de um spray sempre que as luzes se apagam.

Possíveis contratempos Por infocyna:

Muitas dúvidas e muitas lendas entram em jogo quando falamos em cultivo de cannabis no Brasil.

Entao começam a falar porcarias como: "Coloca cascas de fruta na terra!" ou "Rega com leite!" ou " Mata as femeas e fuma os machos!" ARRRGH!!! Idiotices como essas só criam mais dúvidas nas cabeças de nossos pobres cultivadores iniciantes e às vezes podem destruir cultivos fazendo assim com que a pessoa até possa desistir de cultivar! Por isso, para que você fique ligado, nós deixamos aqui umas informações básicas de primeiros socorros para as nossas queridas criancinhas, hehehe!!

Os problemas mais comuns são, o excesso de água e de fertilizantes, seguidos de perto por pH incorreto e raízes emaranhadas. Antes que quaisquer tentativas de remediar sejam tomadas, esses fatores deverão ser considerados.

Deficiência de Nutrientes – Raramente acontecem nos jardins modernos. O que as pessoa veem como deficiência de nutrientes, 9 em cada 10 vezes é problema de pH. Um pH muito alto ou muito baixo trava a capacidade da planta de absorver os nutrientes, por isso elas aparentam estar deficientes, quando na verdade existem nutrientes em quantidade mais do que suficientes na solução/solo. Adicionar nutrientes só piora a situação, desregulando o pH ainda mais e aumentando a quantidade de partículas no meio. Solução - O melhor a fazer, caso seja detectada qualquer forma de deficiência de nutrientes, é medir e ajustar o pH, uma terra boa não necessita de fertilizantes (compostagem, terra fértil).

Excesso de Água – Sinais de excesso de água incluem: folhas murchas, curvadas e amarelando. Também uma boa indicação é o constante cheiro de terra molhada em sua estufa/jardim.

Solução – Aumente a temperatura e o fluxo de ar para evaporar o excesso de água. Você pode também adicionar h2O2 (Água Oxigenada) para ajudar as raízes a receberem oxigenação. Apenas não regue em excesso, somente quando o solo/meio estiver seco.

Se o seu solo estiver encharcado, transplante sua planta para um novo vaso com solo seco e fresco.

Irrigar a hemp somente quando notar que a planta necessita de água, ou o solo está seco.

Excesso de Fertilizante – Sinais de excesso de fertilizante incluem: folhas queimadas, mortas nas pontas/laterais e curvadas para baixo.

Solução – Verifique e ajuste para o pH desejado. Pare de usar fertilizante/nutrientes, molhando em excesso o solo para lavá-lo, caso já citado, terra boa não necessita de fertilizantes, a não ser que queira ter uma colheita turbinada e adicione ao solo fertilizantes com características a estimular a floração na época correta, seria o iníco do aparecimento de pontos de floração (não tenho certeza).

pH Incorreto – Problemas com pH podem se manifestar de diferentes formas, desde deficiência de nutrientes até excesso de fertilizante e folhas queimadas.

Solução – A única forma de saber é medindo e ajustando o nível do pH. Estresse por Calor – Sinais de estresse por calor se assemelham muito a queimaduras por nutrientes, exceto que elas ocorrem no topo da planta, próxima das lâmpadas. O amarelar das folhas superiores é causado normalmente por proximidade das lâmpadas HID.

Solução – Uma forma de saber se as suas plantas estão muito próximas é colocar as costas da mão entre elas e a lâmpada, por alguns minutos. Se você sentir uma sensação de desconforto é porque elas estão muito próximas e a lâmpada deverá ser ligeiramente afastada.

Problemas na s Fo lha s

Amarelar – Acontece por falta de clorofila, fenômeno conhecido por clorose. Possíveis causas podem ser, drenagem insuficiente do solo, raízes danificadas, raízes compactadas, alta alcalinidade e deficiência de nutrientes.

Solução – Mais uma vez lembre-se de checar o pH.**

* * N o t a – N a s ú lt i m a s s em a n a s d e f l o r e s c i m en t o u m a m a r e la r n a s f o lh a s é c o m p l et a m e n t e n o r m a l, p o i s a p la n t a u s a t o d o s o s n u t r i en t es e s t o c a d o s .

Amarelar nas Folhas Inferiores e Medianas – Esse amarelar nas folhas mais antigas é possivelmente um sinal de deficiência de Nitrogênio (N). Como esse é um nutriente transferível (quer dizer que a planta pode movê-lo quando necessário), se uma planta não está recebendo Nitrogênio suficiente das raízes então ele será "roubado" das folhas mais antigas.

Plantas com deficiência de Nitrogênio geralmente demonstram falta de vigor e crescimento pobre, resultando numa planta fraca e atrofiada. Em Sistemas Hidropônicos normalmente o pH está muito alto travando a absorção do Nitrogênio disponível na solução.

Em solo, amarelar também pode ser indicação de raízes emaranhadas.

Solução – Primeiro verifique e ajuste o pH. O pH correto para a cannabis é 6.3 – 6.8 quando em solo e 5.5 – 6.1 quando em Sistema Hidropônico.

Segundo, certifique-se de estar fornecendo a quantidade/tipo correto de fertilizante/nutriente. Para o estágio vegetativo, a cannabis precisa de um alimento rico em Nitrogênio, na taxa NPK de 2-1-1 ou (20-10-10).

Amarelar nas Folhas Superiores – O amarelar nas folhas novas pode ser um sinal de deficiência de Enxofre (S). Essa deficiência é bastante rara, mas começa com o amarelar de uma folha nova por inteiro, incluindo as veias. Outros sinais são raízes alongadas, galhos rígidos e a ponta das folhas enroladas pra baixo.

Na maioria dos caso o amarelar nas folhas superiores é causado por proximidade das lâmpadas.

Solução – Verifique e ajuste o Ph, além do nível de fertilizante/nutriente para se certificar de estar fornecendo o tipo/quantidade corretos para o seu estágio de crescimento. Faça o teste da mão e veja se está muito quente.

Folhas Enrolando pra cima – Pode ser sinal de deficiência de Magnésio (Mg) causada por um nível de pH baixo.

A falta de Magnésio pode ainda gerar amarelamento (com posterior escurecimento e folhas secas) e amarelamento entre as veias, começando nas pontas das folhas mais antigas e progredindo para o centro. Pode ser também um sinal de excesso de calor e humidade dentro da estufa.

Solução – Verifique e ajuste o pH, já que fora do nível ideal a planta de marijuana perde a capacidade de absorver os elementos essenciais requeridos para um crescimento saudável. Se você estiver cultivando em solo, o Magnésio começará a ser travado com um pH de 6.5 ou inferior, em hidroponia começa com 5.8 ou inferior. Se o pH for o correto, então adicione ¼ de colher de chá de Sulfato de Magnésio Heptahidratado (Epsom Salt) por litro de água. Ou para nutrição foliar, dilua a dose anterior com 2 partes de água e borrife periodicamente nas folhas.

Nota – Se a água da torneira tiver acima de 200 PPM o Magnésio será travado por excesso de cálcio (Ca) na água. Magnésio pode ser travado por excesso de Ca, de Cloro (Cl) ou Nitrogênio Amoníaco (NH4+). Se esse for o seu problema use água mineral.

Folhas Enrolando para baixo – Quando isso ocorre, associado com pontas e margens queimadas é costumeiramente um sinal de que o nível de nutrientes está alto demais.

Solução – Verifique e ajuste o pH. Enxague e diminua o nível de nutrientes. Folhas Murchando – Geralmente ocorre por excesso/falta de água ou pouca luz.

Solução – Quando em solo, primeiro coloque o dedo ou um medidor de umidade alguns centímetros abaixo do solo e verifique se está seco ou úmido. Se excesso de água for o seu problema, aumente a temperatura e a circulação de ar em sua estufa para evaporar um pouco do excesso. Adicione h2o2 (Água Oxigenada) diluída em água.

Aviso! – Excesso de água crônico pode levar a raíz es podres/estagnadas e solo enlameado. Caso você detecte esse problema, transplante para um vaso novo com terra fresca e seca. Em Sistemas Hidropônicos, verifique se o meio está úmido ou seco, antes de adicionar água ou ligar a bomba. Se o meio ainda estiver muito úmido, ou muito seco, você precisará verificar seu jardim com mais frequência para checar a disponibilidade de água em seu sistema. Por último, se falta de luz for seu problema, adicione mais luz.

Problemas com Raízes

Raízes Emaranhadas – Isso ocorre quando as raízes crescem mais do que o pote em que elas estão contidas. Plantas cujas raízes estão emaranhadas exibem um crescimento atrofiado, fino, lento e com produção de "camarões" pequenos, folhas murchas facilmente queimadas por nutrientes, necessitando de água constantemente.

O amarelar das folhas antigas progressivamente subindo até que todas as folhas sequem e morram, é um sinal significativo desse problema.

Solução – Transplante imediato para um vaso maior.

A receita de bolo é, 4 litros de solo para cada 30 cm de altura, exceto em clones que podem utilizar uma medida menor.

Ao delicamente retirar a massa de raízes, inspecione e veja se as raízes formam um círculo fechado em volta da massa, em caso positivo, tente muito gentilmente desprender essas raízes da massa de terra. Se as raízes estiverem

No documento Psycodelia Tem Objetivos _ Chaves Do Universo (páginas 190-200)