• Nenhum resultado encontrado

Da mesma família das Ipomoeas é conhecida como: Hawaiian baby woodrose, Cordão de seda, Trepadeira elefante, Morning Glory prateada, Woolly Morning Glory, é nativa da Índia oriental e Bangladesh, também se encontra presente nas ilhas pacificas da Polinésia Francesa, Hawaii e Tonga.

Cresce apoiada em outras árvores ou suportes e pode chegar a medir 9 metros ou mais.

Os efeitos presenciados são, alterações na percepção visual de formas e cores, clareza ou confusão mental, sensação de leveza ou peso no corpo, e outros, podem durar de 6 a 10 horas.

As sementes possuem 0,3 – 1 % de alcalóides Ergolínicos por peso. Estão presentes: Ergina (d-LSA), Isoergina (l-LSA, já discutidos), Ergometrina, Lisergol, Isolisergol, Elimoclavina e Chanoclavina. Lisergol e Elimoclavina são produtos da redução do d-LSD.

Uso

Sabe-se que, a partir de 6 a 8 meses, as sementes podem começar a perder a potência de seus alcalóides, devido à reações químicas com os mesmos. Ainda não se tem prova, mas há relatos de que apenas as plantas oriundas do Hawaii geram sementes com LSA. O motivo ainda é desconhecido, mas deve ser algo relacionado ao solo, clima, pressão, enfim, a todas as condições naturais oferecidas pelo local onde cresce a planta, o que pode possibilitar ou não a presença de LSA nas sementes.

Os efeitos são claramente redobrados quando o LSA é combinado com Cannabis, ou algum derivado da mesma. Prolonga-se o tempo do efeito por até o dobro, e a potência pode ou não ficar mais aguçada. Há relatos de que as toxinas presentes nas sementes de Argyreia nervosa atacam o fígado, agredindo o mesmo sob usos prolongados. Mas ainda não há nada afirmado sobre o assunto.

Náuseas e cólicas

Esse assunto levanta muita polêmica, pois existem pessoas que relatam náuseas com sementes sem casca, e outras que não relatam náusea alguma com sementes com a casca. Ainda não se sabe o motivo dessas indigestões, mas crê-se ser alguma toxina presente não apenas na casca, mas sim em toda a semente.

Pessoalmente lhes indico que alem de raspar os singelos pelos que a semente possui, caso o distúrbio estomacal seja muito, que vc tente agüentar o máximo possível e só depois vomite.

Dosagem

Como regra de experiência, a dosagem conhecida é dividida em 4 níveis: Fraca: 2 a 4 sementes

Moderada: 4 a 8 sementes Forte: 8 a 10 sementes

Muito-forte: 15 sementes para cima Extra-forte: acima de 15 sementes

Como experiência inicial, é recomendado um máximo de 5 sementes. Essa história de "1 semente para cada 10kg da pessoa" não passa de história. É muito mais recomendado seguir a tabela acima.

Cultivo Por Pescabr - PE

Germinando a semen te

Para cultivá-la deve-se deixar a semente mergulhada em água por cerca de 12 horas para quebrar a dormência, após isso se deve enterrar a semente cerca de 0,5 cm no solo. O Solo deve ter boa drenagem. È uma planta que gosta de sol e água em abundância.

Tem um sistema radicular (raízes) muito grande e forte, por isso não se desenvolve bem em vasos, necessitando estar plantada direto no chão para que tenha um bom crescimento. Pode-se retirar mudas por “cortes” de plantas adultas.

Além do processo descrito acima, muitas vezes é necessário um pequeno furo na lateral da semente, longe do "olho", para que se possa quebrar a dormência. Após isso é que se deve colocar a semente na terra e regar, não deixando a terra secar.

Um pou co mais sobre o cultivo da Argyreia n ervosa, segundo experiências próp rias

É uma planta que gosta muito do nosso clima tropical, crescendo preferencialmente em locais onde não haja nem muito sol, nem muita sombra, portanto gosta de uma mescla entre sombra e sol. As folhas podem chegar a medir 40 cm de comprimento por 40 cm de largura, são realmente grandes.

As ramas laterais começam a crescer à partir do oitavo mês de vida da planta. A partir daí, começam a surgir várias ramas laterais, que dão origens a outras, e assim vai, como uma trepadeira. Cresce rapidamente e pode ocupar toda a face de uma árvore ou muro em meses.

A primeira florada se dá entre 1,5 e 2 anos. Possue uma flor fracamente rosada por fora, e arroxeada por dentro. Flores completas, ou seja, apresentam órgãos sexuais masculinos (anteras) e femininos (estigmas), portanto elas se autopolinizam, o que torna possível a produção de sementes. A flor dura no máximo 48 horas, depois disso ela cai e começa então o processo de fecundação e formação das sementes. O cálice primeiro se fecha, depois começa a "engordar" dando origem ao fruto. Esse fruto cresce durante 2 a 3 meses, enquanto as sementes se formam lá dentro. Então começam a secar, e o que antes eram as sépalas da flor formam as "sépalas" do fruto, dessa vez secas e duras como o próprio fruto. Cada fruto gera 4 sementes.

A planta produz entre 5 a 15 flores por nó exposto (os que ficam na face exterior da planta, os que ficam escondidos no emaranhado de folhas e galhos não desenvolvem sementes. Daí tira-se a conclusão que é importante, para produção de sementes, esticar a planta em algum suporte que a faça ficar com uma maior parte exposta possível), o que gera de 5 a 15 frutos por nó, portanto, 20 a 60 sementes. Realmente é uma alta produção de sementes.

Identificação

As folhas tem forma de coração e geralmente medem de 15 – 25 cm de comprimento e 13 – 2,0 cm de largura, verdes na parte de cima e tendem a branco na parte de baixo, nas bordas (bem de leve).

Sépalas medindo 1,3 – 1,5 cm.

Os frutos são lenhosos e medem 1 – 2 cm de diâmetro, secos são muito usados como artigos decorativos, são chamados de rosa de madeira (wood rose) porque as sépalas que ficam em volta dos frutos também são lenhosas, gerando um aspecto de uma flor de madeira.

As flores tem forma de trompete, medindo 5 – 7,5 cm de comprimento e saem das axiais das folhas, sendo de coloração levemente roxa.

Cápsulas de Argyreia.

No documento Psycodelia Tem Objetivos _ Chaves Do Universo (páginas 133-137)