• Nenhum resultado encontrado

Tel: 34512354

e-mail: cidabrasileiro@hotmail.com

Consentimento Pós-Informação

Eu, ______________________________________, fui informado(a) dos objetivos da pesquisa “Letramento literário na sala de aula: as práticas pedagógicas de leitura e a atuação do aluno/leitor” de maneira clara e detalhada. Sei que, a qualquer momento, poderei solicitar novas informações e motivar minha decisão em continuar se assim o desejar. Declaro que concordo em participar deste estudo. Recebi uma via deste Termo de Assentimento Livre e Esclarecido e me foi dada oportunidade de ler e esclarecer minhas dúvidas.

___________________________________ Assinatura do Participante

 

APÊNDICE C – TCLE - Pais

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para Pais

Seu filho é convidado a participar da pesquisa de doutorado “Letramento literário na sala de aula: as práticas pedagógicas de leitura e a atuação do aluno/leitor”, sob a responsabilidade da professora pesquisadora Aparecida de Fátima Brasileiro. As aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Guanambi/Bahia farão parte de minha pesquisa sobre o letramento literário e a formação do leitor, sob orientação da Prof. Dr. Luiz André Neves de Brito (UFSCar). Este trabalho pretende descrever e analisar as práticas metodológicas de leitura literária no Ensino Médio e as atuações do aluno/leitor no desenvolvimento dessas atividades. Para isso, farei observação não-participante das aulas de Língua Portuguesa da turma, aplicarei um questionário escrito com seu/sua filho(a) e farei uma entrevista para questioná- lo(a) sobre os tipos de leitura, a sua atuação como leitor diante das práticas pedagógicas de leitura e a contribuição dessas na sua formação como leitor. Como relevância social, este estudo busca contribuir com as práticas docentes, com o intuito de rever as metodologias pedagógicas e refletir sobre elas no espaço educacional, especificamente, no que tange ao letramento literário como objeto promotor de diálogo que permite o encontro do leitor com o texto e com uma comunidade de leitores.

Como este é um trabalho para estudo, gostaria que preenchesse a autorização que se segue, permitindo a participação de seu/sua filho(a). Sua colaboração é voluntária e não obrigatória, não havendo compensação em dinheiro pela sua participação. Assim sendo, a qualquer momento, ele(a) pode desistir e retirar seu consentimento referente ao desenvolvimento desta pesquisa. Sua recusa não trará nenhum prejuízo em sua relação com a pesquisadora, nem em relação a sua formação escolar e à instituição em que estuda. Você receberá uma via deste termo, assinada por você e por mim (pesquisadora principal), na qual constam todos os meus contatos e endereço. Você poderá entrar em contato comigo e tirar suas dúvidas sobre o projeto e sobre a participação de seu/sua filho(a) a qualquer momento.

Os dados serão coletados e registrados por meio da resposta de seu/sua filho(a) ao questionário escrito, de minhas anotações das aulas, das fotografias tiradas (para facilitar o processo de tratamento dos dados do pesquisador) realizados no decorrer das aulas observadas, de gravações em áudio da entrevista. Há riscos mínimos com relação à participação de seu/sua filho(a) nesta pesquisa. A coleta de dados ocorrerá na sua escola, em período de aula, não apresentando nenhum gasto adicional a você. No entanto, se, eventualmente, sua participação nesta pesquisa gerar alguma despesa, essa será ressarcida pela pesquisadora no dia da coleta. Com relação à observação escolar, não haverá interferência alguma da pesquisadora, o que não alterará o cotidiano escolar dos alunos. Devido à coleta de informações, seu filho poderá se sentir intimidado em informar sobre a sua atuação no desenvolvimento das atividades de leitura. Caso isso ocorra, o pesquisador buscará uma conversa informal contextualizando com suas memórias e histórias de como se tornou leitor.

Muitas medidas serão tomadas para que as exigências da pesquisa acadêmica sejam cumpridas, para que os alunos se sintam confortáveis durante suas participações e para que os riscos sejam mínimos. Na etapa de questionários e entrevistas, não serão feitas perguntas constrangedoras ou inconvenientes. As informações e as gravações obtidas serão confidenciais, sendo usadas apenas para fins científicos, não sendo mostradas, portanto, a ninguém que não seja esta pesquisadora e seu orientador. Esta pesquisa respeita o que determina o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), desta forma a imagem se seu filho será preservada. Asseguro, assim, sigilo total sobre a participação de seu/sua filho(a). Os dados serão divulgados em minha tese de doutorado, mas não será possível identificar a participação de seu/sua filho(a) ou sua identidade, pois, em nenhum momento, seu nome será revelado; comprometo-me a criar nomes fictícios que não permitam sua identificação nas divulgações. Dessa forma, não há riscos de sua identidade ser exposta.

Comprometo-me, assim, conforme exigido pela comunidade científica, a manter-me fiel aos princípios de anonimato, bem como informá-los sobre os resultados desta pesquisa após sua conclusão. Entretanto, esclareço que a participação dele na pesquisa pode gerar estresse ou cansaço em razão dos procedimentos de coleta de dados e, também, constrangimento, desconforto e intimidação, como resultado das reflexões que envolvem sua própria prática como aluno e da exposição de opiniões sobre as práticas dos profissionais da instituição em que estuda, podendo haver conflito de interesses. Diante dessas situações, os participantes terão garantias de perguntas não muito longas, de pausas nas entrevistas, a liberdade de não responderem às perguntas quando

 

não se sentirem confortáveis, podendo interromper a entrevista a qualquer momento. Com relação à observação escolar não-participante da pesquisadora, caso os participantes se sintam desconfortáveis com sua presença, eles podem fazer uma pausa, solicitando que a mesma se retire da sala de aula e volte, apenas, quando autorizada novamente.

Reitero aqui a relevância e importância da participação de seu/sua filho(a) enquanto informante desta pesquisa, sem a qual essa não poderia se efetivar. Com ela, seu/sua filho(a) estará contribuindo para área de ensino-aprendizagem de Língua Materna, sobretudo no que diz respeito ao ensino de literatura e a formação do leitor literário, orientando as práticas pedagógicas de profissionais da área e fazendo-os refletir sobre a didática de sala de aula e a atuação do leitor para esse contexto específico. A realização desta pesquisa trará ou poderá trazer benefícios para a prática de ensino de literatura no Ensino Médio, ao visualizar a atuação dos alunos frente às práticas pedagógicas de leitura, preocupando-se com as causas dessa atuação e buscando com o docente rever o planejamento, a fim de proporcionar um ensino que priorize a leitura de literatura e o gosto do leitor literário.

Desde já agradeço por sua compreensão e me coloco à disposição para esclarecer possíveis dúvidas ou receber críticas e sugestões 24 horas por dia e sete dias por semana.

______________________________ Aparecida de Fátima Brasileiro Rua Camerino Neves, 47 - Centro

CEP: 46430-000 Guanambi-BA Tel: 34512354

e-mail: cidabrasileiro@hotmail.com

Declaro que, após ter sido devidamente esclarecido pelo pesquisador sobre os objetivos, riscos e benefícios de participação de meu/minha filho(a) na pesquisa “Letramento literário na sala de aula: as práticas pedagógicas de leitura e a atuação do aluno/leitor”, e ter entendido o que me foi explicado, concordo em autorizar a participação de meu filho(a) sob livre e espontânea vontade, como voluntário. Consinto que os resultados obtidos sejam apresentados e publicados em eventos e artigos científicos desde que a sua identificação não seja realizada e assinarei este documento em duas vias sendo uma destinada ao pesquisador e outra a mim. A pesquisadora me informou que o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSCar que funciona na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos, localizada na Rodovia Washington Luiz, Km. 235 - Caixa Postal 676 - CEP 13.565-905 - São Carlos - SP – Brasil. Fone (16) 3351-8110. Endereço eletrônico: cephumanos@power.ufscar.br

Guanambi, ___/___/2018. _____________________________________

Documentos relacionados