• Nenhum resultado encontrado

4. A APLICAÇÃO DO REÚSO DA ÁGUA NA SOUZA CRUZ EM

4.1 Apresentação da Indústria O Grupo Souza Cruz

Fundada em 25 de abril de 1903, pelo imigrante português Albino Souza Cruz, com apenas 16 funcionárias, a Souza Cruz S/A é hoje líder absoluta no mercado nacional de cigarros, com participação de 60,2% do mercado total brasileiro, está entre as dez maiores contribuintes de impostos do país.

A Souza Cruz S/A é considerado um dos maiores grupos empresariais do país. Desde 1988, é o terceiro grupo privado no que se refere à receita obtida, atrás apenas da Autolatina e da Shell (CORRÊA, 1992). A Companhia Souza Cruz Indústria e Comércio S/A é a empresa “holding”76 do grupo, controlada e administrada pelo conglomerado londrino, Bristh American Tobacco (BAT). O grupo BAT é o mais internacional grupo de tabaco, com aproximadamente 17% de participação no mercado global, presente em 180 países.

Sua estrutura organizacional é descentralizada, sendo que cada companhia, como é o caso da Companhia de Cigarros Souza Cruz sediada em Uberlândia, tem grande liberdade de ação e responsabilidade por suas operações, desde que seguindo princípios de gestão e padrões administrativos estabelecidos pelo BAT. No Brasil, o BAT atua nos setores de fumo e cigarros (Companhia de Cigarros Souza Cruz e Tabasa); nos setores de celulose e papel (Aracruz Celulose S.A.); nos setores de sucos e produtos correlatos (Indústria Alimentícia

76 Basicamente Holding é uma empresa criada para participar de outras empresas como sócia ou acionista,

passando a controlar a outra empresa. As holdings podem ser constituídas sob a forma de Sociedade Limitada ou Sociedade Por Ações de acordo com a conveniência de cada caso e o seu principal objetivo é controlar outras empresas. As holdings normalmente são criadas, por empresários que constituem várias empresas, que atuam em vários ramos de atividades, muitas vezes isto é feito para se evitar a concentração de todo o capital em um único setor. Para melhor administrar este grupo de empresas surge a holding, uma empresa que controlará as demais, administrando cada uma delas de acordo com suas características, porém mantendo o controle centralizado. As

holdings podem ser Puras quando são criadas com o fim especial de participar como quotista ou acionista de

outras empresas, não explorando qualquer outra atividade. As Mistas são aquelas que apesar de participarem e controlarem outras empresas do grupo, ainda explora um ou mais ramos de atividade (Indústria, Comércio ou Serviços). O que caracteriza a holding é na realidade as suas atividades e não as declarações em seu instrumento constitutivo. Poderá ser considerada como holding somente aquela que realmente participa e controla um grupo de empresas, se utilizando de sua estrutura econômico-financeiro para tal (OLIVEIRA, 1999).

Maguary S.A.); no setor de filmes de polipropileno, para embalagens (Pólo Indústria e Comércio Ltda.); no setor de biotecnologia (Bioplanta - Tecnologia de Plantas Ltda.) e de diversos serviços. Com claras ligações internas, que implicam em complexas relações espaciais, o Grupo Souza Cruz é fortemente verticalizado proporcionando, por meio do controle do Grupo BAT, um aumento de recursos financeiros e uma abertura e integração ao mercado mundial de fumo, celulose e sucos (CÔRREA, 1992).

A Souza Cruz, devido a sua espacialidade, expressão e condição de poder econômico e político, tem importância diretamente ligada ao poder local, regional, nacional e internacional, compondo vínculos, por meio de agricultura contratual distribuídos pelo Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sua espacialidade é observada nas principais regiões produtoras de tabaco, contanto com usinas de processamento de fumo nas cidades de Santa Cruz do Sul (RS), Blumenau (SC), Rio Negro (PR) e em Patos (PB), com a presença de toda a estrutura técnica agrícola (FIG.62). Possui duas modernas fábricas de cigarros77 localizadas em Uberlândia (MG) e em Cachoeirinha (RS) (FIG.63) e centros de apoio, que operam de acordo com tecnologias em operações e atenção à preservação e gestão ambiental em todos os processos e atividades industriais e logísticos (SOUZA CRUZ, 2008).

Figura 62 - Vista aérea da Fábrica da Souza Cruz em Uberlândia. Fonte: Souza Cruz, 2008.

77 Localizadas em Cachoeirinha - RS e Uberlândia - MG e mais cinco, com menor produção, além de uma rede

de centros onde se localizam unidades de beneficiamento de folhas de fumo, filiais de vendas e depósitos atacadistas. Com uma estrutura de vendas e distribuição que cobre todo o território brasileiro, a Souza Cruz tem seis Gerências Regionais de Marketing, com sede em Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). A estrutura também possui seis Centrais Integradas de Distribuição (CIDs), localizadas em Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), além de Centros de Distribuição e mais de 80 Postos de Abastecimento. Nas instalações da capital paulista também fica localizado o CA (Centro Administrativo).

Sua atuação abrange todo o ciclo do produto, desde a produção e processamento de fumo até a fabricação e distribuição de cigarros, comercializando mais de 75 bilhões de unidades de cigarro ao ano. Cumpre-se ressaltar que a exportação é uma importante faceta dos negócios da companhia, que significa também uma contribuição relevante para os resultados da balança comercial do país. Tanto a fábrica de Cachoeirinha como a de Uberlândia, em suas plantas industriais, segue as práticas das gestões hídricas adequadas à necessidade e funcionalidade de cada indústria, por meio de padrões internacionais reconhecidos, como as ISO’s. O comportamento em relação ao meio ambiente não é apenas por uma política hídrica necessária, mas também uma maneira de cumprir as normativas estipuladas pela legislação brasileira, para tanto, os investimentos em gestão ambiental vem a cada ano crescendo mais, conforme a (FIG. 64).

FIGURA 64 - Total de investimento em gestão ambiental pela Souza Cruz de 2000 a 2008. Fonte: Souza Cruz, 2008. Organização: Clóvis Cruvinel, 2009.

Desse modo, percebe-se que mesmo com os objetivos e o comportamento da empresa, em relação ao meio ambiente, direcionados para um desenvolvimento que visa a minimização de custos e as conformidades legais, os projetos e as atividades ambientais estão promovendo uma “educação ambiental” e ao mesmo tempo uma “mitigação do meio”, por meio de diversas iniciativas. 2,66 3,13 4,20 5,68 0 1 2 3 4 5 6 2000 2001 2004 2008 R $ e m m il h õ e s Investimento em R$ milhões

Dentre elas, destacam-se o Clube da Árvore, as hortas escolares, o projeto Reflorestar, o projeto de redução de energia e emissão de poluentes na atmosfera e o principal projeto que objetiva a minimização de impactos aos recursos hídricos por meio do reúso da água (efluentes) em processos de industriais (ANEXO 9).

Em Uberlândia, a fábrica da Souza Cruz, a maior do gênero na produção de derivados de fumo em toda a América Latina (FIG.65), está a 28 anos em operação. Segundo dados do DMAE (2008) e da própria empresa, desde sua implantação existe uma preocupação em relação à diminuição de impactos causados ao meio ambiente. Sua planta industrial é constituída de 156 mil m² de área construída de um total de 872 mil m². O restante da área total é composto por jardins e de áreas preservadas de cerrado, habitat de diversos animais.

Verifica-se uma preocupação com a preservação do meio ambiente, principalmente com a minimização do gasto e desperdício em relação à água, sempre divulgadas por meio de propagandas publicitárias e campanhas educacionais entre seus funcionários e colaboradores, bem como na sociedade (FIG. 66). Porém, como já mencionado, não se trata de uma preocupação ambiental exclusivamente, mas, sim de uma necessidade de conformidade para com as leis que a obrigam, como qualquer outra indústria, a mitigar seus impactos no meio, principalmente no que tange aos recursos hídricos.

Nesse sentido, a empresa desenvolveu internamente o sistema que define Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional (QuEnSH)41, como será visto a seguir no

próximo sub-item. Os certificados foram emitidos pela United Kingdom Accreditadion Society (UKAS) e pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), sob auditoria e indicação do Lloyd’s Register Quality Assurance (LRQUA). (CARTILHA QUENSH, 2008)

4.2. Da política de gestão ambiental utilizada à justificativa da necessidade