• Nenhum resultado encontrado

1. ÁGUA: UM BEM IMPRESCINDÍVEL À VIDA E UM RECURSO

1.6. Conceitos do reúso

1.6.4. Aspectos econômicos do reúso: vantagens e desvantagens

Adotando essas prerrogativas benéficas do reúso, cumpre-se ressaltar que, mesmo com esses benefícios econômicos, a prática de reutilizar a água pelas indústrias não é tão receptiva como se espera, uma vez que a água para fins industriais deve apresentar características físicas, químicas e biológicas adequadas ao uso que se pretende dar à mesma, o que, de maneira geral, vem sendo um impedimento para sua implantação, principalmente devido à falta de mão-de-obra especializada e de suporte técnico-tecnológico. Os principais benefícios do reúso estão balizados por meio:

• Da maximização da eficiência na utilização dos recursos hídricos; • Dos benefícios referentes à imagem ambiental da empresa;

• Da possível adoção de postura pró-ativa com o meio ambiente - marketing verde;

• Da garantia da qualidade da água tratada;

• Da viabilização de um sistema “fechado” com descarte mínimo de efluentes, ou mesmo, nenhum descarte, como é o caso da Souza Cruz em Uberlândia;

41 O reúso é abordado nessa normativa como uma opção (aqui, ressalta-se, como uma opção inteligente) a

destinação de esgotos de origem essencialmente doméstica, ou com características similares para o caso de geração de efluentes.

• Do credenciamento da indústria para futuros processos de certificação ISO 14.001, dentre outros;

• Da independência do sistema público e de suas instabilidades, garantindo sempre o abastecimento de água nos diversos setores da planta industrial.

Portanto, o reúso, de acordo com todas as informações explanadas acima, é uma opção extremamente vantajosa para o setor industrial, tanto no que rege aos recursos naturais utilizados, quanto à obrigação legal instituída. Desse modo, conforme o Manual de Conservação e Reúso da Água para a Indústria, quanto aos benefícios ambientais, econômicos e sociais, o reúso apresenta vantagens e desvantagens, como descritas no QUADRO 5.

QUADRO 5

Vantagens e desvantagens na atividade do reúso em indústrias

Benefícios ambientais

1 - Diminuição do lanço de efluentes industriais em recursos hídricos, permitindo melhorar a qualidade dos mesmos e de regiões com maior concentração industrial. 2 - Reduções da captação de águas superficiais e subterrâneas, possibilitando uma situação ambiental equilibrada e sustentável

3 - Maior disponibilidade de água para outros usos como abastecimento público, hospitalar, diminuindo problemas de demanda.

Benefícios econômicos

1 - Conformidade ambiental em relação às regulamentações e normas estabelecidas pelas leis federais e estaduais da utilização dos recursos naturais, além de possibilitar melhor visão do mercado mundial, por meio do marketing verde.

2 - Mudanças nos padrões de produção e consumo, bem como a possibilidade de reduzir os custos de produção e aumentar a competitividade do setor industrial. 3 - Recebimento legal de incentivos e coeficientes que reduzem a cobrança pelo uso da água.

Benefícios sociais

1 - Novas oportunidades no mercado por meio de empresas fornecedoras de serviços e equipamentos em toda a cadeia produtiva

2 - Ampliação e geração de empregos diretos e indiretos

3 - Melhoria significativa da imagem do setor produtivo junto à sociedade, com reconhecimento de empresas socialmente responsáveis.

Desvantagens

1 - Tecnologias não disponíveis para todas as organizações

2 - Dependendo do processo a ser utilizado, ainda apresenta um alto custo para implementação

3 - A recirculação da água em circuitos fechados pode levar a uma diminuição da vida útil do equipamento e do rendimento dos mesmos devido ao número de ciclos que influi no aumento de contaminantes com a presença de metais e solventes orgânicos, da corrosividade, da possibilidade de afetar a operação e conseqüentemente diminuição de sais e da possibilidade de deterioração originada por microrganismos.

Fonte: Adaptado de HESPANHOL e GONÇALVES, 2004. Organização: Clóvis Cruvinel, 2009.

Logo, avaliando o quadro acima, é notório que a viabilidade do reúso está diretamente ligada ao seu potencial, quer dizer, “é necessário buscar avaliações pré-adoção do reúso, avalizando qualidade da água disponível na captação, do efluente gerado e da água para as aplicações em que se pretende fazer o reúso, além dos padrões de emissão de efluentes”,

como aponta Mierwza (2002). Para que se possam estabelecer em um empreendimento quais serão as vantagens e desvantagens na implantação do processo de reúso.

Para tanto, é necessário que se estabeleçam parâmetros e instrumentos de análise, a exemplo do balanço material42, no intuito de determinar a fração de efluente a ser reutilizada, levando em conta as diversas técnicas existentes de tratamento existentes e, assim, verificar a vantagem econômica de sua implantação.

Segundo Telles e Costa (2007, p.116),

A aplicação do reúso em processos industriais deve considerar além da obrigatória atenção em relação à qualidade da água, também os efeitos potenciais a saúde dos usuários nas instalações e deposição de materiais sólidos nas tubulações, tanques e outros equipamentos e os efeitos danosos aos processos produtivos, como alterações da solubilidade de reagentes nas etapas de processamento e alterações das características físicas e químicas dos produtos finais.

De modo geral, conciliar a procura constante pela competitividade com a necessidade “imposta” de se preservar o meio ambiente, em especial a água, é o grande desafio do segmento industrial no mundo atual. Assim, a implantação do reúso pelas indústrias se torna necessário, como forma de se ater às pressões por indicadores de comportamento e de responsabilidade social e ambiental.

No Brasil, a questão da outorga e da cobrança pelo uso da água, aliada ao princípio do poluidor-pagador, faz do reúso da água uma ação vantajosa e, ao mesmo tempo, um tema instigante para o meio acadêmico-científico e econômico, como forma de minimizar o uso dos recursos hídricos existentes. Cumpre-se dizer que o setor industrial tem a maior capacidade de investimento e racionalização de uso de água, o que já é uma vantagem frente a outros segmentos da sociedade que fazem uso da água.

1.6.5. As bases legais da política ambiental brasileira frente à prática do reúso de água