• Nenhum resultado encontrado

Ao deinir como foco das invesigações um objeto pouco estudado - conforme já assinalado - o primeiro desaio que se colocava era o de localizar as fontes documentais especíicas de trabalho. Essa empreitada teve excepcional sucesso, tendo em vista a abundância de material encontrado a respeito do processo de construção das Escolas Práicas de Agricultura, embora muitas vezes espalhado em arquivos menores ou nem sempre consultados. Paricularmente notável nesse senido foi a localização de rico material gráico - desenhos arquitetônicos e fotos históricas - disponível não só junto aos acervos dos órgãos que originalmente elaboraram tais projetos (acervo da aniga Diretoria de Obras Públicas - D.O.P., junto à Companhia Paulista de Obras e Serviços - C.P.O.S.; e acervo da aniga Divisão de Engenharia Rural - D.E.R., junto à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo); mas também junto aos estabelecimentos que hoje ocupam as estruturas das anigas escolas (especialmente os acervos da Prefeitura do Campus Administraivo de Ribeirão Preto - USP e do Museu Histórico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, acerca da aniga E.P.A. Getúlio Vargas; da Prefeitura do Campus Administraivo de Pirassununga - USP, acerca da aniga E.P.A. Fernando Costa; do Insituto Penal Agrícola Prof. Noé Azevedo, acerca da aniga E.P.A. Gustavo Capanema; do Insituto Penal Agrícola Dr. Javert de Andrade, acerca da aniga E.P.A. de São José do Rio Preto; e da Escola Técnica Estadual Prof. Edson Galvão, acerca da aniga E.P.A. Carlos Botelho).

Cabe assinalar acerca do material documental gráico uilizado como fonte primária, a relevância dos desenhos arquitetônicos localizados nos arquivos da Divisão de Engenharia da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Companhia Paulista de Obras e Serviços - C.P.O.S. Nesse senido, Arango (2003) enfaiza não só a importância desses documentos para a elaboração de pesquisas em história da arquitetura, mas também o rigor metodológico necessário na análise de fontes primárias gráicas, principalmente no que diz respeito à datação das fotos e às dimensões diversas das informações conidas em desenhos de arquitetura. A autora chama atenção assim para o fato de que:

[...] los documentos gráicos conienen mucha información connotaiva que apunta hacia valores implícitos y que demandan procedimientos de lectura y desciframiento especiales. [...] En la invesigación sobre historia de la arquitectura, los planos de un proyecto forman un corpus autónomo, son también a la vez documento y monumento y son tan importantes como los ediicios mismos, por cuatro razones fundamentales: la primera es porque la

instancia proyectual es la manifestación más directa del arquitecto y la que expresa mejor sus intenciones creaivas; la segunda es porque, con frecuencia, los planos no coinciden con la construcción inal, abriendo camino para la comparación y las interpretaciones; la tercera, porque los planos del proyecto son la evidencia más directa de un ediicio que o ha desaparecido, o nunca fue construido; y la cuarta (pero no por ello la menos importante) es por su valor plásico. (ARANGO, 2003, p.2-3)

Destaca-se ainda como insituição de grande importância para a localização de fontes documentais especíicas sobre as escolas estudadas, o Museu Histórico Pedagógico Fernando Costa, localizado em Pirassununga e atualmente fechado para a visitação pública. O acervo deste museu, composto, quase que integralmente, por objetos, livros e documentos do anigo interventor doados por sua família ao Estado, foi de grande importância para a pesquisa e contém material pouquíssimo explorado, mas de amplo interesse sobre o período - como álbuns fotográicos, livros e relatórios oiciais, e principalmente, a coleção completa das minutas de telegramas, cartas e oícios, bem como clipping jornalísico detalhado de todo o período em que Fernando Costa ocupou a Interventoria do Estado de São Paulo.

Cabe assinalar que uma vez localizado, a tarefa de consulta de todo esse material nem sempre foi fácil, apesar da imprescindível boa vontade e colaboração dos funcionários dessas insituições. Podendo ser visto parcialmente tanto como causa quanto como efeito de sua pouca uilização para pesquisas, tal material nem sempre foi encontrado organizado, catalogado ou guardado sob os cuidados que mereceria por seu valor enquanto documentação histórica.

Outra fonte importante de consulta, tanto especiicamente sobre a construção das Escolas Práicas de Agricultura, quanto em termos mais gerais sobre a Interventoria de Fernando Costa e o Estado Novo, foi o material intensamente produzido no período pelos órgãos de propaganda governamentais (especialmente os Departamentos de Imprensa e Propaganda federal e estaduais - respecivamente D.I.P. e D.E.I.P.), que incluíram obras acerca de seus ‘feitos’ e governantes, bem como a publicação sistemáica de relatórios dos mais diversos órgãos (material esse encontrado hoje em grande parte em bibliotecas). Note-se que, se por um lado essa vasta produção de divulgação do regime consitui material proícuo para pesquisas, por outro exige atenção permanente por parte do pesquisador, ao compor um discurso sobre si mesmo, uma imagem auto-construída do regime.

Ainda como arquivo referencial acerca do Estado Novo, de forma especíica, e dos processos políicos brasileiros em geral, nunca é demais ressaltar a importância do acervo do Centro de Pesquisas e Documentação de História Contemporânea do Brasil, da Fundação Getúlio Vargas - C.P.D.O.C.�F.G.V.

Por úlimo, cabe explicar que tendo adotado as normas estabelecidas pela ABNT para a citação de documentos - especiicamente a NBR 10520-2002 -, e procurando facilitar a consulta das referências bibliográicas, optou-se por não dividir a relação das referências

bibliográicas consultadas apresentando-as em um único bloco, que inclui tanto as fontes primárias quanto secundárias, disponíveis em meios diversos. Com relação aos documentos não publicados, consultados em arquivo, procurou-se citar no próprio texto sua origem, além de apresentar, ao inal do trabalho, também uma lista dos arquivos e insituições consultadas em geral.[…] As exigências do momento histórico e as solicitações do interesse coleivo reclamam, por vezes, imperiosamente, a adoção de medidas que afetam os pressupostos e convenções do regime, os próprios quadros insitucionais, os processos e métodos de governo. […]

capítu lo

1

Projetos Políticos